Cirurgia no T3

Compartilhe este artigo!

Antes de mais nada, uma cirurgia precisa ser planejada. Assim, da esquerda pra direita, os principais equipamentos utilizados:


Da esquerda pra direita…

  • Caderninho de notas, caso falte luz
  • Multímetro, caso nada acenda e precise identificar um batimento cardíaco
  • Chaves de R$1, pinça magnética e chave maior
  • Fita isolante. Sempre útil. mcGyver que o diga
  • Foto da Bia, pra inspirar. Já saber QUAL a foto, morro mas não digo
  • O T3. Missa de corpo ausente não tem graça
  • Instrumento de precisão para liberação de estresse (caso tudo dê errado)

Feito isso, temos que abrir o Palm. Não é complicado. São alguns parafusos Philips e o slider já se solta naturalmente. Só é preciso CUIDADO ao puxar, do contrário você terá que substituir um delicado cabo flexível que JAMAIS achará fora da Palm ou da gethightech.


A única função social desse cabo é passar o sinal dos botões. Se você pode viver sem eles, arranque sem dó.


Vejam o cabinho delicado (ui!) na visão traseira.

Aberto o slider, temos que tirar o tampa traseira menor. Também Não é problema. Basta não ser grosso.

Aberta a ostra, o resto é festa. Primeiro passo, desconectar a bateria. Com isso a tampa principal fica mais acessível. Vejam o T3, desmontado, numa visão superior (como a de um x30):


O negócio redondo à direita embaixo que parece uma bateria, na verdade é um alto-falante. Também podemos ver, no lado esquerdo, o leitor do cartão SD/MMC, o microfone e o motor do vibrador (epa!).
O conector da tela/digitzer é o quadrado dourado no canto superior esquerdo.

Reconectei os cabos por um momento. Vejam que coisa aterradora, um T3 funcionando todo desmontado….


Desmontado o digitizer, a tela, tudo, verifiquei com lupa. Não há oxidação, desgaste nem nada que visualmente comprometa o equipamento. Por desencargo limpei o digitizer com álcool isopropilico… removi e reconectei-o à placa-mãe, e nada. Testei fora da tela do Palm, em pé, deitado, nada. Ele continua lendo a tela fora de posição, e NãO responde à calibração. Não consigo aceitar que não seja software… improvável um equipamento morrer assim sem qualquer indicação visual.

Não considero a expedição um fracasso total, pois consegui descobrir duas coisas muito interessantes sobre meu T3.

Ele é versão antiga, Made in China. Até aí tudo bem. Complicado é abrir o bicho, e dar de cara com uma placa-mãe… da ASUS.

Duvidam? Vejam só…


Mas calma… ainda melhora…. Todo usuário de Palm lembra das intermináveis brigas Sony/Palm, um grupo defendendo a empresa japonesa, outro defendendo a americana. Vi gente chamando a Palm de COITADA, dando a impressão de que eram dois caras numa garagem, lutando contra todo o Mundo. Pois bem. Enquanto o pessoal chafurdava nessas briguinhas, lá em cima os caras não só desfrutavam de seus jatinhos, mulheres e bebidas caras, como faziam seus acordos. Vejam QUEM, minha gente, QUEM faz a tela do T3….


é, minha gente. A Fony é Soda.

Eu só que saber uma coisa: Como a Palm muda de fornecedor pra Sony, nunca teve casos de MDS com seus Cliés para logo em seguida voltar ao mesmo velho problema?

Onde a Palm está errando?

Explica essa, Mr. M.



Compartilhe este artigo!