web metrics





Bit Torrent – Tutorial Completo




napster Se você é um produtor de [BP]Hollywood[/BP] pare de ler por aqui. Se for um usuário querendo aprender como funciona o mais eficiente sistema de troca de arquivos inventados, veio ao lugar certo. Com este tutorial qualquer novato que nunca baixou um [BP]MP3[/BP] irá utilizar o Bit Torrent para buscar [BP]filmes[/BP], [BP]livros[/BP], [BP]músicas[/BP] [BP]seriados[/BP] e programas compartilhados na Internet. Tutorial completo com links e arquivos.

HISTÓRIA ANTIGA

Até o século passado, transmissões de arquivos era coisa séria. Ou você assinava um serviço como o RENPAC da Embratel, um serviço de EDI como o do Infolink ou ficava à própria sorte, lidando com modems, protocolos e handshakes. Se você não sabe o que é zmodem, kermit e zoltrix, você é uma criatura mais feliz.

No tempo do BBS a comunicação era linear. Um usuário baixando um arquivo não interferia no download de outro usuário, mas também não ajudava. Era frustrante subir um arquivo, cheio de vontade, para descobrir que outro havia subido o mesmo arquivo minutos antes. Também não importava se todos menos você tinham o arquivo. Seu download não ganhava nem perdia.

Com arquivos de 16 ou 20Kb tudo bem, mas o advento do Netscape, o primeiro arquivo realmente grande a ser distribuído, tudo ficou pior. Não havia o conceito de recomeçar um download do ponto onde havia parado, as conexões eram lentas; em sua maioria trinta ou quarenta usuários compartilhavam um link de 64Kb.

Isso atrasou muito a principal função da Internet, que é a troca de arquivos de sacanagem.
Embora a quantidade de usuários e sua pulverização pelos quatro cantos do planeta tenham matado o conceito de BBS, as alternativas de distribuição de arquivos ainda refletiam aquele modelo inicial. Até hoje um download via FTP não passa de dois computadores enviando e recebendo pacotes de informação relativos a um arquivo, independente do que os computadores em volta estejam fazendo.

NAPSTER, GNUTELA E OUTROS BICHOS


napster

A primeira geração de programas peer-to-peer assumia que uma enorme quantidade de gente tinha arquivos a compartilhar, e seria benéfico fornecer uma ferramenta para que essas pessoas interagissem entre si. Funcionou muito bem. Bilhões de músicas passaram pelo Napster, tornando o MP3 um formato conhecido e tirando o sono das gravadoras. Entretanto nem tudo são flores. O [BP]Napster[/BP] baixava os arquivos de um usuário de cada vez. Você não ganhava nenhuma vantagem por baixar um arquivo popular.
Os programas como o Gnutella, que ainda sobrevive, mutado no Kazaa sofriam da mesma limitação.

DICA: As figuras são ampliáveis, basta clicar.


teste
Tela do NeoNapster, uma versão
politicamente correta da ferramenta.

A MULA

Seria uma alternativa interessante o eMule, mas mérito de gerenciarem melhor os downloads logo foi ofuscado por uma tendência a trazer muitos arquivos falsos, spams, vírus e pornografia ilegal. Nada garante que um arquivo baixado seja realmente o que você espera.
Outro inconveniente é o modelo de fila. Condiciona-se o download de um arquivo a diversos fatores, como ordem de chegada, quantidade de arquivos disponíveis do *seu* lado, em alguns casos até consegue-se o máximo em egoísmo on-line; troca condicional. Só permito o download do arquivo A se você compartilhar, para mim, o arquivo B.
Por isso muitos arquivos, embora tenham disponibilidade teórica, na prática são quase impossíveis de baixar pelas redes tradicionais.

O VERDADEIRO PONTO-A-PONTO

A humanidade estava razoavelmente satisfeita com o modelo existente. Pouca gente tinha banda larga, os arquivos em geral eram músicas individuais em mp3, e ninguém sentia realmente as deficiências do modelo.
Então veio o [BP]DVD[/BP]. E o leitor de DVD para micros. E o DeCSS, um programa que integrava essa bagaça toda. Junte uma gota de inventividade, um container de maldade contra a MPAA, um formato de compressão chamado divx;) e presto! Temos filmes inteiros em excelente qualidade. E uma eternidade de espera para baixar cada um deles.

MPAA – Motion Pictures Association of America – São o mal. Sério. São Satã em pessoa. Eles querem impedir que você empreste seus discos. Se juntar cinco amigos, já está violando a licença. Leia o texto de alerta em qualquer um de seus DVDs.


teste
Uma visão não muito exagerada da RIAA.

NASCE O TORRENT

Um sujeito muito inteligente, chamado Bram Cohen, que provavelmente tinha uma enorme coleção de filmes educativos de domínio público, pensou no problema, que na verdade tem duas partes:

  1. como distribuir uniformemente um arquivo para o maior número de pessoas simultaneamente?
  2. omo evitar filas e sobrecarga de servidor quando da fase inicial, onde somente um, ou poucos computadores possuem o tal arquivo?

A solução proposta foi simples e elegante. Por definição, todo membro de um enxame (o termo que compreende os computadores conectados a um arquivo torrent) é tanto receptor quanto transmissor.

Veja na figura abaixo o modelo tradicional versus o modelo torrent.

Modelo Tradicional: Um servidor,
nenhuma interação entre clientes

torrent
fonte: Wikimedia

Modelo Torrent: Um tracker, clientes
interagindo e trocando dados entre si

torrent
fonte: Wikimedia

No modelo tradicional temos um servidor que controla as transferências, os pacotes e arquivos disponíveis, quem está com o quê. Isso gera uma enorme carga no servidor. Se o mesmo sair do ar, diga adeus.

No modelo torrent, o servidor ainda existe. É chamado de tracker. Na prática só serve para guardar o arquivo .Torrent com as informações básicas do arquivo compartilhado, como tamanho, nome, endereço do(s) tracker(s)- sim, um torrent pode ser referenciado por mais de um tracker de cada vez – e, principalmente, dados para autenticação. Com isso você evita baixar “O convento das freiras lésbicas karatecas assassinas” renomeado para “Bambi”. Ou o contrário.

Um tracker tem outras funções. Controla sua relação de envio / recebimento. Alguns usuários não entendem o conceito de compartilhar e forçam seus clientes para que somente recebam. Isso é ruim par todo mundo, então alguns trackers impõe limites para quem só recebe sem dar nada em troca, mas nunca limitando qualitativamente o conteúdo. Nada daquele esquema de trocas de alguns servidores do eMule.

EXEMPLO PRÁTICO

A Applet abaixo foi desenvolvida pelo pessoal do site http://aphid.org. Está sendo hospedada no meu servidor para não consumir a banda deles.

Este programa é um excelente exemplo de funcionamento do Bit Torrent. Vamos entendê-lo:

Existem dois tipos de pontos em uma rede torrent: Os Seeders e os Leechers. Seeder é que semeia um Torrent, Leecher é que chupa. Vamos simular a criação de uma nova .torrent no cyberespaço.

Os comandos são simples: Tecla “+” adiciona um Leecher ao conjunto, tecla “s” adiciona um Seeder. Clique a Applet para ela ganhar o foco, em seguida tecle “+” umas 3 vezes. Verá que aparecem círculos com um espaço vazio. Esse espaço representa seu arquivo.

Com 3 ou 4 círculos orbitando, nada acontece. Precisamos de um Seeder. Tecla “s”. Veja como ele imediatamente elege um Leecher aleatoriamente como primeiro receptor. Ele está aos poucos enviando o arquivo para esse Leecher, mas por enquanto tudo ainda é igual ao modelo do eMule.

Em algum momento esse nó inicial irá começar a compartilhar com os outros, mesmo sem ter terminado o arquivo. Acrescente mais uns 5 ou 6 nós. Ideal que fique com uns 10. Aguarde alguns segundos para que a os mais recentes passem a receber dados. Veja como alguns nós bem posicionados recebem dados de diversas fontes simultaneamente!

Se você tiver paciência, verá o nó mais antigo se transformar em um Seeder. A essa altura sua tela deve estar uma teia de aranha de informações se entrecruzando.

Imagine isso em um ambiente de banda larga! A eficiência é assombrosa, sem sobrecarregar nenhum dos nós da rede. Idéia de gênio.




Bit Torrent Simulator – http://aphid.org

Clique na applet, use “s” para adicionar seeds e “+” para adicionar leechers.



Leia Também:

Sobre o Post

Este post foi escrito em 09/01/2006 às 7:59 am

Está arquivado na(s) categoria(s) Internet, Tutoriais.

Você pode acompanhar os comentários via RSS 2.0.

Você pode fazer um comentário, ou trackback de seu próprio blog.


Páginas: 1 2 3


101 Respostas para “Bit Torrent – Tutorial Completo”

  1. Olá Cardoso,

    Muito bom tutorial.

    Algumas operadadoras de banda larga estão fazendo traffic shapper nas transferencias p2p para limitar a banda.

    A NET Virtua, com suas novas "SUPER-MEGA-FLASH-ULTRA-VELOCIDADES" (2, 4 e 8mb)esta fazendo isso, assim podem vender o produto para um número bem maior de clientes. É a ganância! e propaganda enganosa!

    Nas versões novas dos clientes torrent, existe uma opção que permite criptografar o cabeçalho dos pacotes de TCP/IP para que o traffic shapper não consiga identificá-los. O problema é que todos os usuários devem estar com essa opção ligada para a velocidade de download seja compatível com a velocidade do link utilizado.

    Alguns provedores também estão monitorando as portas do programas p2p. Neste caso, basta colocar uma porta aleatória (alguns clientes já fazem automaticamente).

    []s

    JP

  2. O Bitcomet 0.60 (http://download.pchome.net/internet/bt/16059.html) tem a opção "Protocol Header Encrypt".

    Abraços,

    JP

  3. eu não entendi nada……sou iniciante comecei a usar agora o azureus…..to tenrando baixar o jogo Age fo Empires III…tem 16 seeders e 0 leechers……o que isso significa? deu erro e não consegui baixar? tem 16 pessoas semenando e ninguém upando!? ou baixando!?

    obrigado

  4. Cardoso,

    Tenho baixado programas de estudo da lingua francesa, tais como Pimsleur

    e Rosetta stone.

    Na hora de fazer rodar o programa, simplismente não consigo entender o que

    é necessario. Nao consigo rodar e fico muito frustado após dias baixando um

    longo programa….

    No que voce pode me orientar neste caso (frustante…)

    Obrigado

  5. sou iniciante e não sei como adiquiri seeders pode me ajudar.

  6. Bom otimo tutorial, so faço as pergunta porque ñ tenho paciência p/ ler.

    estou meio perdido,há como realizar mais que um download ao mesmo tempo no bittorrent?

    E depois que termina um determinado download, o que fazer,EX:baixei um jogo ([newNova] 2189 – Madagascar – Operation Penguin (U)-rar) mas ele ñ quer abrir o que devo fazer.

    Outra coisa e o tal de cliente-bittorrent, Pra que serve? Como usar?

    Obrigado!

  7. [...] O Glacial foi vítima de plágio, também de Portugal. Um belo post sobre o Nokia 6600 foi chupado sem dó. O Tutorial sobre Bit Torrent, que publiquei em meu blog, também foi vítima. Achei várias chamadas de um fórum português, com o sujeito inclusive copiando as imagens. O verme copiou o texto todo, assinou e pronto. E ganhou vários elogios. Ia modificar as regras de acesso para que as imagens fossem substituídas pelo goatse.cx, mas ele se deu ao trabalho de copiá-las para outro servidor. Era plagiador profissional, sabia que corria risco de ser surpreendido. [...]

  8. Muito obrigado

    Ótimo tutorial

    Parabéns

  9. show o tutorial!!

  10. Sergio Lima escreveu:

    SL| Excelente texto, muito didático. Mas percebi

    SL| que você escreve exclusivamnte para o usuá-

    SL| rio do windows. Não é necessariamente ruim,

    SL| mas sempre é possível ampliar o leque de

    SL| leitores do seu blog

    Mas Sergio, quem garante que TODOS os 2

    usuarios de Mac no Brasil, mais os 4 ou 5

    que usam Linux e outros sistemas, vao se

    interessar pelo Tutorial do Cardoso, para

    valer a pena perder tempo escrevendo para

    essa meia-duzia? 8-P

    E voce, Cardoso, viu só o que dá querer

    ensinar alguma coisa? Agora tem um monte

    de gente perguntando pra voce sobre codecs,

    WinRAR e ate como fazer para coar o cafe-

    zinho enquanto espera o download…

    Agora GUENTA!.. 8-P

    (nao é à toa que, hoje em dia, os distri-

    buidores REMOVEM facilidades de configuracao

    nos programas, elas só servem para gerar mais

    duvidas, mais perguntas, e mais despesas com

    suporte… Vale mais a pena manter o usuario

    ignoante…) 8-D

    [ ] Rubens

  11. Meu patrão achou que eu estava jogando naquele applet

  12. [...] O cinema, assim como o Soylente, é feito de gente. Repetindo: não importa quantos Dolbys, THX, Megasurrounds, projeções digitais eles criem. A graça do cinema não está em ver um filme. Isso você faz de casa, aluga um DVD ou baixa um torrent. Cinema é integração, é gente. Cinema começa muito, muito antes da bilheteria. Cinema começa quando você lê uma notícia sobre uma futura produção, quando alguém comenta no trabalho que seu diretor preferido tem um novo projeto, que vem coisa boa por aí. [...]

  13. Meu caro, seu tutorial é excelente! Muito bom aprender mais sobre os .torrent ! Eu sou usuário tem uns 2 mesesmas ainda não entendia bem o funcionamento, depois de ler vou passar a deixar meus arquivos baixados pra compartilhar (eu mudava o diretório pra não ocupar minha taxa de upload!

    Um abraço e parabéns pelo blog e excepcional trabalho! Ah, e obrigado!

  14. Essa animação demonstrando como funciona o torrent daria um belo screensave…

  15. Adilson dos Santos em 16/06/2006 às 7:53 pm

    Cara!!! Eu nunca tinha conseguido entender o torrent, mas hoje consegui ver até o seu funcionamento. Gente inteligente como vc é que faz nós nos encantarmos cada vez mais com a tecnoinformática(Gostou) a animação que vc criou já faz se entender a metade. O resto a gente tem que se virar e ir em frente. Quanto a picaretagem dos servidores de estarem roubando banda já é antiga e nós pobres usuários é que sofremos. O que faço: Fico alguns dias sem usar e qdo se distraem de mim, la estou eu de novo usando o que é meu de direito.

    Um abração pelo lindo e bem explicativo tutorial.

  16. [...] Mais de um ano sem tv por assinatura, minha seleção de séries se tornou muito mais restrita. O pouco que vejo é via Bit Torrent, então nada de loucas experimentações. Só pego o filé, seja Galactica, Roma, Over There ou American Dad. [...]

  17. [...] Mesmo com o GPRS gratuito, fica inviável utilizar os bons recursos que a Rede oferece, como o YouTube ou o BitTorrent. Na hora de baixar uma série interessante, fica complicado, se sua conexão não passa de 1 ou 2 Kbps. [...]

  18. Muito didático e excelente o tutorial todo. Vou repassá-lo para alguns amigos(as) meus que são iniciantes nos torrents para esclarece-los, claro, sem deixar de citar a fonte de onde vem as informações.

    Parabéns pelo seu trabalho aqui apresentado.

  19. Sou usuário antigo da internet, peguei o finzinho da era BBS utilizando um BBS disponível pela faculdade do meu irmão.

    O BitTorrent é, com certeza, uma ótima ferramena P2P, faço downloads muito rapidamente: em um torrent que tenha muitos seeds pego entre 200-400kbps (tenho virtua 4mbps, uso µtorrent com encriptação e a "porta mágica" 49512).

    Só não gostei do que foi falado do eMule. A Mula é um meio de troca de arquivo que visa favorecer aquele que realmente quer trocar algum arquivo, e não apenas sugar arquivos da rede sem colaborar com ninguém.

    Claro, tornar o eMule rápido requer um pouco mais de paciência, mas é possível burlar algumas etapas de ganho de velocidade tendo um arquivo de usuários conhecidos (clients.met) com bastante usuários. No próprio emule vc encontra arquivos atualizados.

    Baixei quase todos os episódeos dos simpsons, em português (dvdrip, tvrip) pelo eMule. MP3 eu só pego no eMule, muita coisa mais antiga só tem no eMule. E não passo horas e horas pra baixar alguma coisa, a velocidade do meu eMule é a mesma do BitTorrent: entre 200-400kbps.

    Basta saber configurar a mula que ela é uma excelente ferramenta P2P.

  20. ola cardoso,

    primeiramente parabens pelo tutorial

    se possivel gostaria q vc esclarecesse uma duvida p mim, ja q baixei alguns programas p estudo de idiomas mas n consigo rodar de jeito nenhum nem sei o q e necessario p faze-lo funcionar..sera q vc pode me ajudar?

    abracos

  21. Parabens pelo blog. Mto esclarecedor.

    Alguns comment's aqui colocados é q, sinceramente….como a de um q diz q não tem passiência para lêr!!! – Ó meu amigo, se defacto queres aprender algo sobre informática, tens q ler milhares de eBook's, Tuturiais, Blog's, Foruns, etc… Este tuturial je é um resumo de várias fontes e está mto bem resumido e de fácil compreensão.

    Como é que alguem diz q não tem passiência para ler isto??? Tal indíviduo nem merece resposta, pois é um desrespeito para quem perdeu horas a compilar toda esta informação!

    Cumprimentos p/o autor.

  22. [...] Agora com licença, o µTorrent já terminou de baixar o sexto episódio, e preciso descobrir quem sai, quem fica e como os geeks se saem na prova em que têm que fazer fotos sensuais de suas damas. [...]

  23. Parabéns,

    Sou usuário de BitTorrent a mais ou menos duas horas…é sério, duas horas…seu tutorial é dez! Resumo ele em três palavras: "Puta que Pariu"!

    Já baixei um vídeo fácil, fácil… Agora quero aprender alguma forma de melhorar o desempenho do BitComet. Instalei a versão 0.74 porém não consegui mais de 35kb de down, apesar de usar velox de 1mb. Tem como configurar a ferramenta?

    Parbéns novamente e obrigado!

  24. Rogerio Miguel em 19/10/2006 às 8:24 am

    Parabens pelo tutorial!!!!

    Tenho usado internet e trabalhado com e afavor dela desde a epoca das BBS. Acredito piamente que atitudes como a sua, alem de uma enorme ajuda aos usuarios de qlqr porte, é tbm uma enorme ferramenta de incentivo a criação de manuais e meios de entendimento do complexo universo que abrange o transito e gerenciamneto de informação.

    Mais uma vez MEUS PARABENS !!!!

  25. Meus parabéns pelo tutorial!!!

    Sou um dos 6 a 8 usuários de linux referenciados em um dos comentários acima. Em primeiro lugar, nós somos minhares, e como todo bom usuário do GNU/LINUX (uso kurumim e slack, show de bola!!!), fuçar e aprender é regra, nada contra os usuários do windows, mesmo porque tem suas qualidades, e uso de vez em quando, não se pode cuspir no prato que se comeu certo!? Temos várias ferramentas de torrent, mas eu ainda não tinha me interessado muito pelo tema até o momente que tentei baixar um filme, e depois de ler um pouco fui tentar o torrent, enquanto baixava o dito filme usando opera e o cliente torrent do pinguin, deparei com seu artigo, que muito me ajudou. Grato companheiro, tenho me esforçado para chegar ao ponto de poder transferir conhecimento como você, me orgulho em saber existem pessoas que podem ensinar algo a novas cabeças, como você fez.

    Continue assim, o segredo está no código fonte…

  26. Meu caro o seu tutorial foi ótimo, mais eu queria saber sobre a conexão como eu faço para configura a minha conexão com o programa….

    Obrigado

  27. ai vai uma pergunta muito simples,

    mas que eu nao sei, estao todos falando em como o bit comet é bom que só precisa saber como configurar

    mas ninguem ensinou como configurar o bit comet

    alguem sabe????????

    pois eu gostaria muito mesmo de saber

  28. fiko bom mas poderia ter saido melhor…configurações simples mas porém bem feitas

  29. Olà !

    Muito obrigada pelo tutorial, finalmente entendi como fucionam os torrents!

    Baixei o programa, criei as pastas como você indicou… mas estou com um problema, serà que você pode me ajudar ?

    Dà erro de porta ! E o µtorrent recomenda um programa que eu não consigo entender ! Hà uma maneira mais fàcil de descobrir qual a porta adequada ?

    Muito obrigada !

    Um abraço

  30. Melhor tutorial que vi sobre o assunto até hoje, se não fosse Bittorrent não teria eu não teria como assistir meus seriados favoritos dentre eles o melhor pra mim esta sendo Heroes

  31. Parabéns pelo tutorial. Utilizo torrent mas não tinha conhecimentos total de seu funcionamento.Abraços

  32. [...] [1] [2] [3] [4] [5] [6] [...]

  33. Personalizar busca no Opera…

    Entre as inúmeras funcionalidades do Opera, como mostrado no post anterior, temos a que permite o próprio usuário personalizar sua busca, e acessá-la direto da barra de endereços. Este pequeno tutorial passo-a-passo, pretende ensinar como criar su…

  34. Só porque transou na praia quer tampar o sol com a peneira…

    O bloqueio do YouTube na BrasilTelecom está sério. A blogosfera começou a relatar o problema, agora até os grandes portais já estão reportando o mesmo. Uma das teorias conspiratórias que surgiu diz que a BrasilTelecom está com seu backbone sobr…

  35. [...] Após eu ter escrito o texto onde não apenas falava que seria ridículo, mas também impossível(?) bloquear o youtube, leio este fim de semana que a Brasil Telecom bloqueou realmente o youtube em seu backbone internacional. Compartilhando a opinião da Sandra Carvalho sobre o assunto, acho que este bloqueio está entre o “ridículo e o patético”,  além do mais, com tantos crimes ainda impunes, principalmente na área política, um caso tão esdrúxulo consegue uma decisão tão rápida, enquanto coisas mais importantes mofam nas gavetas e arquivos dos excelentíssimos juízes. Mesmo com esse bloqueio a apenas um website (seria um complô contra o google no Brasil?), diversos outros websites exibem o vídeo à vontade, e você pode inclusive encontrar o mesmo em torrents (não sabe usar? o Cardoso explica!), então, é praticamente impossível barrar algo na internet, e não será uma ordem judicial que conseguirá fazer este milagre. Apesar dos grandes esforços do nosso “governo” (principalmente do congresso e dos juízes), e da tentativa em vão de “chinalizar” a internet brasileira, vemos claramente que os dinossauros que “mandam” no país não entendem nada de internet, e pelo jeito nem querem entender, apenas mandar, como os antigos coronéis que há muito tempo habitaram estas terras. É triste, mas é a realidade. E mesmo querendo mudar esta realidade, será complicado, pois ainda há muitos brasileiros que vendem o voto em troca de uma “bolsa esmola”, mantendo os mesmos e péssimos políticos em seus “castelos” construídos com o dinheiro público. E quem veio até este post procurando o vídeo da Daniela Cicarelli, não direi onde encontrá-lo fora do youtube! [Tags:Daniela Cicarelli video youtube google proibição brasil telecom bit torrent] [...]

  36. Parabéns pelo tutorial. Eu mesmo estava pensando em fazer um, mas agora posso apenas indicar o seu para os amigos.

    Gostaria de fazer uma contribuição, que é o site www. torrentz.com. Ele permite que o usuário faça buscas em vários sites ao mesmo tempo, teclando as palavras-chave uma vez só. Os resultados são listados e pode-se escolher qual o site do qual o torretn será baixado.

    Além disso, tem um plug-in para o Firefox que adiciona uma busca na barra de tarefas, junto com as já existentes.

    Abraços!

  37. como devo proceder para ve os videos que baixei, uma vez que meu player (windows) diz que naum tenho os codecs necessários?

  38. essa porta 4952 dobrou minha velocidade .tenho velox 1 mb e estou baixando a 98 kb antes baixava em 48 kb . valew galera

  39. TVU Player: Tutorial completo sobre televisão online…

    Televisão online. Download de séries. Baixar legendas. TVU Player. Torrent. E-mule. Essas e outras expressões e palavras são cada vez mais comuns para os fãs de seriados. É verdade que muita gente ainda acompanha os progr…

  40. [...] Baixe vai torrent. Não sabe utiliza torrent? O Cardoso explica. Quer legendas? No Legendas.tv tem. Qualquer coisa é só chamar. [...]

  41. <abbr title="Completo"> <acronym title="Muito bom"> <blockquote cite="Ouro Preto do Oeste"> <code>

    Ficou muito bom</code></acronym></abbr>

  42. Joao Portugues em 09/02/2007 às 6:04 pm

    Infelizmente o plágio é comum aqui.

    Peco desculpas

  43. Muito bom o tutorial.. me ajudou msm…

    tb é bem engraçado, o que ajuda a compreensão..

    interessantíssimo…

  44. Fernando Pereira em 25/02/2007 às 5:13 am

    Muito interessante os eslarecimentos para os leigos, entretanto não entendi onde e quando devemos clicar o + e o "s" para adicionar um Leecher ou um Seederao conjunto.

    Fernndo.

  45. Parabens pelo post! Muito educativo! =)

  46. Olá, gostei do tutorial, deu para entender bem como funciona os torrents…

    Os programas de torrentes pra Mac são bem parecidos e facilmente encontrados.

    No entanto não sei como reproduzir as legendas dos filmes que baixo pelo torrent, sei que não foi sobre isso que vc escreveu, mas acho que não custa perguntar, neh?!

    Abraços

  47. Esse tutorial está D+, já perdi a conta de quantas vezes já passei o link pra ajudar o povo a entrar no maravilhoso mundo do torrent.

    Abraços.

  48. Sou iniciante e não sei como usar,Podem me ajudar?Quando pede a URL no BitTorrent não sei o q digitar! Como faço para baixar jogos e filmes?

  49. I have found out the useful information for me, thanks a lot.

  50. Ola, sou iniciante e queria saber quais são as URLs, que eu uso para baixar os arquivos….Obrigado

  51. baixei um arquivo torrent e não consigo ouvir. que que eu devo fazer?

    obrigado

  52. PELO AMOR ME AJUDEM….

    Eu acho q to fikando doido, pois baixei um arquivo torrent de 4.24GB em menos de 5 minutos no OPERA… Alguem pode me explicar o pq, ou se é algum erro?

  53. ola, baixei o torrent e não consigo baixar musicas pelo mesmo não sei utiliza-lo. Poderiam me ajudar? Pois baixo em 100% os arquivos e depois não sei o que fazer; Me ajudem.Desde já Obrigado.

  54. Ahh, você está louco mesmo!
    Em resposta a:
    “Pedro em 11/07/2007 às 10:22 pm
    PELO AMOR ME AJUDEM….

    Eu acho q to fikando doido, pois baixei um arquivo torrent de 4.24GB em menos de 5 minutos no OPERA… Alguem pode me explicar o pq, ou se é algum erro?”

    Tu ta lelé?
    Cara você baixou o arquivo .torrent, que deve ter alguns Kb apenas, dai você precisa de algum programa como o Shareaza ou o próprio BitTorrent para abrir o .torrent e começar a baixar, aí sim vai baixar os 4.24Gb que você falou!
    Respondido?
    Té mais…

  55. Um dos melhores tutorias que já acessei até hoje!

    Queria saber se devo ou não ativar o modo criptografia do torrent?

    Valeu

  56. henrygemeo em 25/09/2007 às 6:38 am

    oii bom dia!!

    como eu faço pra baixar meus torrents??

    qual programa q eu uso??

    grato

  57. [...] A new comment on the post #204 “Bit Torrent – Tutorial Completo” is waiting for your approvalhttp://www.contraditorium.com/2006/01/09/bit-torrent-tutorial-completo/ [...]

  58. Rsrsrs, o foda de fazer post-tutorial é que chove de perguntas idiotas…

    Belo tuto, Cardoso!

  59. a entendi nada…soh sei q quero ver o video da cicarelli e nao consigo axar…

    quem poder me ajudar envie o video a esse email

    andre.sants@hotmail.com

  60. Cardoso, será que o André acima pode ser considerada a nova "Salsinha do dia"? Tem todo potencial de sê-lo. :)

  61. durval brasil em 13/10/2007 às 5:41 pm

    Caro Cardoso,estou mal acostumado com a facilidade que tive, ao usar o LimeWire, e estou apanhando para usar o Bit Torrent 6.0, pois alguns detalhes eu não sei como devo proceder. Achei ótimo o tutorial que esclareceu perfeitamente como funciona o Torrent. Tenho procurado no Google, talvez esteja fazendo a pergunta errada, uma explicação, passo a passo, se possível com tela de exemplo, que possa ajudar a operar o programa detalhadamente e acredito que possa ajudar muitos outros neófilos em baixar mp3, filmes, jogos etc.
    O meu interesse é baixar cds ( até discografia completa )de grupos,quando eu era adolescente eram chamados "conjuntos ",desde já grato pela atenção que me será dispensada, " " PAZ E LUZ " "do sexagenário, Durval

  62. Robson Correia em 23/10/2007 às 1:57 pm

    Não entendir nada.. gostaria se um maior explicação tipo um passo a passo com baixa é como configurar para ter um maior rendimento.

    Ficaria muito grato caso a minha solicitação fosse atendida.

  63. Olá de novo, acho que já posso melhorar minha pergunta. Eu baixei um filme e no final removi o torrent da lista do UTorrent. Pelo que vejo deixo de ser um seed, certo? então, agora sabendo que é bom mater-se seed, como reverter isso? até já mudei o nome do arquivo.

    Obrigado

    Eduardo de novo

  64. não consigo baixar nada no torrente pq ele dá erro no link… estou fazendo alguma coisa errada? help me please!!!!!

  65. [...]     Wikipedia Torrent. O que

  66. EU NÃO ENTENDODI PQ O MEU BITTORRENTE FICA COM IMA VELOCIDADE DE 1K

    E RARAMENTE CHEGA A 5 MINHA NET É DE 600K ALGUEM PODE ME AJUDAR ….OBRIGADO

  67. aiaiai nao entendi nada sera q aguem poderia me ajudar de um jeito mais resumido
    me ajudem porfavor
    caso alguem queira ajuda m add ai no msn o orkut
    romario_miranda@hotmail.com

  68. Francisco em 11/06/2008 às 9:51 am

    Excelentes dicas; foi por aí que comecei a usar o Torrent.

    Já baixei vários arquivos de música pelo Bit Torrent, mas não consigo abrí-los. Eles têm a extensão .mp3 mas o Media Player diz "O arquivo que você está tentando executar tem uma extensão (.mp3)que não corresponde ao formato do arquivo." Como faço para ouvir as músicas?

  69. Marcelo Barbosa em 28/07/2008 às 12:24 pm

    Eu já uso o Azureus desde janeiro, pouco tempo. Usava meio que de forma intuitiva, não sabia exatamente o que eram seeds e leechers. Agora deu uma grande "clareada".

    To escrevendo mais para elogiar a forma de você escrever. Você consegue ser coloquial sem pecar no portugues. Muito bom mesmo!

    A única observação que eu tenho é que no desenho "Modelo Torrent" eu acredito que o grafo gerado tenha bem mais arestas que o grafo da figura, mas entendo a limitação de se desenhar… deveria ser algo quase 3D.

    De qualquer forma, parabéns, pelo texto.

  70. Tem um mês que baixo filmes no Mcomet.Eu clico no filme e depois na opção Wtorrente.com e aparecia uma listagem para baixar.Mas agora não aparece nada, é como se não tivesse mais disponível o download.

    Eu não entendo nada disso, será que eu tinha um limite de download?

    Agradeço se alguém tirar minha dúvida.

    Marcia

  71. Muito bom o tutorial. obrigado!

  72. Caro amigo, muito bom o tutorial, consegui aprender bastante com ele, porém, ainda ficou-me uma dúvida… como faço para assistir / gravar o arquivo baixado, não sei como fazer isso, poderias me auxiliar?
    Grande abraço

  73. Oi Francisco!

    Tenho o mesmo problema. vc conseguiu resolver e ouvir as musicas pelo Media Player??

  74. Excelente tutorial. Obrigado pelas explicações e parabéns pelo excelente trabalho.

  75. Tutorial é legal,o meu progama de baixar torrentz ou todos estão bloqueados como eu faço pra desbloquear ele??

  76. No meu computador, quando eu ponho o cursor em cima de cada imagem de exemplo no seu tutorial, aparece uma tarja verde escrito COMPRAR. Quando eu dou o clique, aparece algumas propagandas. Quando eu cancelo as propagandas, a imagem não é ampliada, permanece como está e eu não consigo visualizar o exemplo. O que é que eu estou fazendo errado?

    Nibbo

  77. RESP. PARA RUBENS

    É POR ISSO Q PESSOAS COMO VC NAO VAI PRA FRENTE E NAO PERMITE Q OUTROS VÁ

    MARCOS

  78. Bom dia, baixei arquivos via torrent e não consigo executar no media player, winamp, enfim qq reprodutor de música, ja baixei pacote de codecs e o problema persiste, alguem pode me ajudar ? OBrigado.

  79. Tenho o mesmo problema, vocês resolveram ?? abraços.

  80. Carlos Alberto em 12/05/2009 às 1:12 am

    galera axu q to tendo um problema com a minha configuraçao de rede
    porque o icone na parte de baixo do programa tah um triangulo amarelo
    e quando eu coloco pra testar se a porta está funcional, fala que não está funcionando!
    alguem sabe o que eu devo fazer?
    vlw!

  81. fiz tudo certo, baixei o Bit torrent, baixei o xuxa so para baixinhos, mas na hora de fazer o download ele só fica inativo e não sai do lugar. Me ajude!!!!!!!!!!!!!!!!!

  82. ´Baixei o Bit torrent, coloquei o xuxa so para baixinhos para baixar, mas não saio do lugar, o q faço????????????????????????

  83. Tenho o bittorrent no meu PC, e daí? Não consigo ver os filmes que baixei. Sou simplesmente leigo, preciso de um BEABÁ para leigo. Alguém aí me ajude, mas por favor fale numa linguagem que o leigo aqui possa entender.

  84. Atitudes erradas de pessoas pseudo inteligentes e prepotentes não deveriam ser difundidas. Suas palavras fogem de qualquer contexto didático – objetivo maior de um tutorial ótimo como este. “Manter usuários ignorantes”? Você sabe tudo sobre tudo?

  85. SILVIO CESAR em 11/10/2009 às 4:42 pm

    ola eu gostaria de saber se ha um tutorial expolikativo de como configurar o bit torrent, uso a versao 6.2 e keria deixa lo bem legal, pois baixo muita musica e to tentanto achar um modo de configurar ele e nao consigo.

    desde ja agradeço.

    SILVIO

  86. poxa, estou baixando prince of persia 3d with win xp patch a 10 kbps, o que é uma droga. como aumentar esta velocidade para pelo menos 100 k…me ajudem, estou ficando quase louco, estou há 4 dias tentando baixar este jogo que têm 852 MB.

  87. Que aulas fantásticas!!!

  88. MANOEL MESSIAS em 26/06/2010 às 6:37 am

    NÃO CONSIGO BAIXAR NADA NO BITTORRENT. DUAS SEMANAS ATRÁS ESTAVA FUNCIONANDO, MAS AGORA QUANDO ADICIONO OS TORRENTS NÃO SAEM DE 0,00%. O QUE EU FAÇO?

  89. Nunca havia baixado nenhum arquivo por torrent. Baixei o filme do The Doors e não consigo executá-lo no WMP, como faço?

  90. Regras:…"Anonimato não é um direito, é um privilégio". Se eu fosse você, retiraria essa bobagem que escreveu. Dúvidas? Sugiro a Constituição Brasileira, em que um dos motes principais é a liberdade de expressão, pensamento e credo. Lá também está escrito que todo cidadão tem o direito constitucional ao anonimatoe e ao sigilo, como um dos princípios fundamentais dos direitos humanos.

    Infelizmente você me lembrou das antigas e quase extintas Redes de IRC, que diziam a mesma coisa que você disse…e se acabaram. No mais, seu blog está excelente.

    hehehehe…sucesso ae, brother…

  91. Meu, você é um imbecil. Não, você é a MÃE de todos os imbecis. De todos os dias que poderia ter escolhido pra tirar o pé da boca, hoje foi o pior. Sério, nas palavras de Sua Majestade, PORQUE NÃO TE CALAS?

    Constituição da República Federativa do Brasil: TÍTULO II – Dos Direitos e Garantias Fundamentais CAPÍTULO I – DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    (…)
    IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

  92. O applet não está carregando, tem um outro link para o mesmo?

  93. Faltou no seu Tutorial dizer que, para baixar estes arquivos, há que se filiar em algum serviço de texto para celular ou pagar a alguém alguma coisa.

    De fato nada é grátis neste mundo, mas vc deveria ter incluido isto em seu Tutorial.

    Ao demais, não sei a quanto tempo vc o escreveu, mas o angelina.torrent está bichado! Não se baixa de forma nemhuma.

    Armando.

  94. AHN? BEBEU?

  95. Perguntas Obvias em 31/12/2010 às 7:52 am

    Meu caro amigo, como sou muito ocupado, não tive tempo de ler seu blog !

    A Minha pergunta é a seguinte, o meu Torrent é em inglês, tem com eu faze-lo ficar em português ? Se sim como ?

  96. ana cristina em 20/03/2011 às 3:12 pm

    obrigado é um bom pograma

  97. Uhh .Bom

    So q alguem poderia me simplefica como coloco ele ''BitTorrent'' pra fucionar 100%
    sem variaçao d transferencia d dados ou algo proximo disto?
    Digo ''roubar'' a todas a conexiçao so pra ele
    serra ppossivel isto?

  98. só gostaria de saber uma coisa. quando estou baixando um certo arquivo ele mostra o tempo de conclusão do arquico 1w 4d 8h….
    gostaria de saber o significado das letras w d h
    respondam urgentemente pro meu e-mail….
    abraços

  99. oi! Li seu comentário e estou na mesma situação que você.. Faz já algum tempo que eu baixei o programa Rosetta Stone para língua holandesa e eu simplismente não consigo usar o programa pois meu computador não abre! Você conseguio achar o problema ou alguma solução? Obrigado!

  100. Helena: Perto do q li nesse blog ñ sei nada, mas posso te dizer q depois q baixei o programa (grátis) da http://www.legendasbrasil.com.br – ñ precisei mais me preocupar com as legendas: vc baixa o filme, clica c/ a direita nele q o programa das legendas baixa rapidinho a melhor legenda p/ o filme.
    Abraço e vida longa e próspera p/ o Cardoso q me fez entender finalmente como funciona o Bit Torrent.
    Paz e Luz !
    celso LF.

  101. por isso escreveu ignoante nem ignorante sabe ser ou escrever?
    Mas concordo k as perguntas deviam ser respondidas e ou os dados de utilizadores mais experientes sobres essas Faq's respondidas pelos mesmos. Assim ficava mais fácil do k m cardoso enfrentar tantos espinhos, ai desculpa ppl rosas pk o espinho era o "ignoante".
    Paz

Regras: Comentários de clones serão apagados. Caso seu comentário contenha ofensas pessoais, textos todos em caixa-alta, palavrões desnecessários ou miguxês você poderá ter seu email e IP expostos publicamente. Anonimato não é um direito, é um privilégio. Use-o bem ou perca-o. Se quiser me xingar, seja criativo, assim há uma leve chance de seu comentário ser aprovado. Do contrário não gaste seu tempo.
As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do blog, algumas vezes mal refletem as do autor do comentário.

Faça seu comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Quem é Cardoso

Para saber mais sobre o autor deste blog, visite este link. Para enviar uma mensagem, clique aqui. Para anunciar, clique aqui.




Hey, você aí...

Colabore com o blog que você conhece e ama. Ou então com o contraditorium. Demonstre seu afeto da forma que todo mundo entende: Com dinheiro. Ei, se até Deus precisa dele, quem sou eu para discordar? Escolha sua doação:
Valor do Agrado

Jabá

O Contraditorium está hospedado no Bluehost, com transferência mensal ilimitada, espaço em disco ilimitado, domínios ilimitados, infinitos subdomínios, PHP, Ruby on Rails e todas as funcionalidades que você puder pensar. Quanto? US$6,95 / mês, quinze Reau, menos que uma pizza. Conheça o Bluehost, clique no link abaixo.