Assumir seu leitor como burro é burrice ou burrada?

Compartilhe este artigo!

donkey.jpg

Se você achou o título bobo, eu concordo. Trocadilho é a forma mais baixa de humor, exige pouco ou nenhum esforço para ser entendido (ou criado) e é extremamente descartável. Por isso mesmo é extremamente popular. Aquelas besteiras envolvendo nomes de cerveja ou de carros são bons (maus) exemplos.

O problema é que muitos sites e blogs estão seguindo essa linha. Baixam o nível dos textos, apelam para a piada fácil e desrespeitam o leitor, assumindo que escrevem para retardados (não estou com saco de ser politicamente correto) eles espantam o leitor normal, ofendem o inteligente e fazem a alegria da massa simplória. Vale a pena?

O blog “Pérolas das Assessorias de Imprensa” publicou um post com um anúncio fúnebre excelente. Um anúncio fúnebre com um texto infeliz:

É com prazer que a Diretoria e Funcionários da TERRAFOTO S/A comunica o falecimento de seu colega Engenheiro Sergio da Costa Sampaio.

Até aí tudo bem. Só que como diria Chacrinha, na Internet nada de cria, tudo se copia. Pra pior. Recebi a mesma imagem, devidamente assinada por um daqueles sites idiotas que só fazem remasterizar piadas alheias. Veja abaixo, sem a assinatura. Não faço propaganda de gente ruim.

donkey2.jpg

Exato. Para “facilitar” a vida de seus leitores, DESTACARAM a palavra “prazer”.

Eu sei que a geração atual que sofre de déficit de atenção, mas uma frase de três linhas? Será que eles acham o leitor tão burro, tão incapaz que precisa ser carregado pela mão assim? Eu adoro sitcoms, mas aquela claque dizendo a hora que devo rir me irrita profundamente. Esse tipo de atitude no anúncio acima irrita ainda mais.

Não é uma piada sutil, não é uma imagem com algo infimamente errado. Diabos, é um texto de três linhas, qual a dificuldade de compreender um texto desses? Quem os responsáveis por esse site acham que são seus leitores? Forrest Gumps? Arigós(© Grande Líder da Silva) ou rejeitados da escolinha da APAE?

Eu entendo que algumas vezes um texto longo é demais para as ovelhinhas, meu post “Jesus Cristo Era Gay?“, que ataca a postura do desmiolado autor da pergunta recebeu vários emails de gente que só leu o título, assumiu que EU estava fazendo e pergunta e partiu pro ataque. MAS TRÊS LINHAS?

Infelizmente serei um dos poucos ofendidos pelo realce do texto acima. Baixar o nível parece ser a solução. E a curto prazo é. Zorra Total faz muito mais sucesso do que Monty Python. Se uma série como Fawlty Towers, com John Cleese passasse aqui metade das piadas seria perdida ou irremediavelmente adaptada. A frase clássica dele ao garçon, se referindo aos hóspedes alemães, “whatever you do don’t mention the War” teria, com certeza, uma explicação inserida. “não mencione a Segunda Guerra Mundial, eles perderam” ou algo assim.

Quando William Bonner comparou o telespectador médio a Homer Simpson, foi criticado pela inteligentzia, mas com atitudes como a da piada acima, esses sites nivelam por baixo sua audiência, criam uma geração desacostumada a pensar, incapaz de apreciar um mínimo de sutileza. Viram o que o Cocadaboa se tornou, logo antes de morrer; um site com um milhão de visitas e incapaz de se autosustentar via publicidade.

Essa é a realidade. Visita por si só não quer dizer nada. Truques como fotos de mulher pelada, anúncio de conto erótico com a Sandy, gerador de cartão de telefone são bons pra atrair visitas, mas de que adianta uma relação de 10000/1 de visitantes/cliques ou visitantes/comentários?

Baixar o nível do material publicado, buscando agradar um pretenso público é uma péssima escolha. Não educa seu público. Educar no sentido de instigar sua inteligência, dar uma piada, um texto que o faça participante, não um simples trocadilho, uma imagem mal-acabada, uma piada explicada ou um texto de três linhas com a piada realçada por um marcador.

Isso é humor fast food, e eu odeio kibe.



Compartilhe este artigo!