87% dos comentários são spams – Não deixe seu blog chegar a esse ponto

Compartilhe este artigo!

spam2.jpg

Estava lendo os comentários deixados pelos arigós n’A Companhia, mas estava difícil. Muito spam nos comentários. O Grande Líder da Silva escreveu até um post sobre isso. O Jônatas, que não é bobo nem nada, tentou dar sua contribuição. No meu caso, tenho 3 blogs, uma visitação bem razoável, e quase nenhum spam. Você também pode ficar assim. O segredo? Só vou contar porque assim ganho pontos do Grande Líder na Avaliação de Desempenho, talvez até uma PLRzinha.

Spam nos Blogs
Existe dois tipos principais de spam: O Spam de Comentários e o Spam de trackback.

O spam de comentários pode ser uma grosseria, um monte de links atulhando uma mensagem, como este:

spamcom1.jpg

Ou pode ser uma coisa sutil e mais maléfica ainda, como neste post, d’A Companhia:

spamcom2.jpg

A sujeira aqui é que o spam passa por um comentário comum (se algum arigó soubesse inglês, claro). O primeiro tipo quer que o usuário clique, por isso mostra dezenas (às vezes centenas) de links. O segundo tipo quer legitimidade. Ao ser listado em um site correto, o link se torna kosher. Os sites de busca passam a indexá-lo. Assim quem procurar por phentermine, provigil, valium, viagra ou outras drogas terá mais chances de achar o site do spammer.

O spam de trackbacks faz a mesma coisa, só que apontando para o site maligno. Se o seu gerenciador de trackbacks não usa o atributo “nofollow” a aranha do Google cairá como um patinho, indexando o carcará.

OK, já sei o problema, qual a cura?

spamcura.jpg

Na falta do Harry Callahan, eu utilizo e recomendo o plugin da Akismet.

Como funciona:
Cada vez que um comentário é postado em seu site, o mesmo é enviado para os servidores da Akismet. Passam por uma série de filtros, que retornam uma indicação de spam ou não. Se for identificado como positivo, o comentário é arquivado no banco de dados no blog, não é exibido, e lá fica por 15 dias, quando é deletado automaticamente.

Se comentário for válido, e tiver sido marcado como spam indevidamente, você só precisa desmarcá-lo. Ele será reenviado para a Akismet, onde irá integrar o banco de dados de falsos positivos, melhorando o processo de identificação, pois eles aprendem com os próprios erros.

Mesmo as mensagens curtinhas que tiram o Grande Líder do sério são na quase totalidade das vezes identificadas.

Quanto Custa?
Nada se você não ganha nada com seu blog. Se ganha mais de US$500 / mês, eles pedem uma absurda e impagável contribuição de… US$5,00. Espero eu estar pagando em breve, o farei com prazer.

Pré-Requisitos
O plugin necessita de uma chave da API do WordPress. Mesmo rodando no Movable Type. A chave de API é obtida criando-se um blog no www.wordpress.com. É gratuito. Entre no painel de administração, clique em “users”, sua chave da API estará disponibilizada logo abaixo do título:

spamcom3.jpg

Copie a chave. Você vai precisar depois. Agora dividimos a descrição. Se você usa WordPress, continue. Se usa Movable Type, clique em uns 18 anúncios aqui do lado, pra me dar uma força, depois role a tela até o título “Instalando no Movable Type”. (Na verdade, se você usa WordPress também pode clicar em 18 anúncios) .

Instalando no WordPress
Copie o plugin, baixado desta página da Akismet para o diretório wp-content/plugins. No painel de administração, ative o plugin. Você será brindado com uma assustadora mensagem dizendo que ele não está ativado pois falta a chave da API. clique no link fornecido ou no link “Akismet Configuration”, nesta mesta tela.

Uma tela explicativa aparecerá, com um campo para você inserir a chave da API:

spamcom4.jpg

Coloque a chave copiada mais atrás, clique em Update e pronto. Caso encerrado. Agora é sentar e relaxar. Sob a aba “Manage” de seu gerenciador irá surgir um novo ítem, “Akismet Spam”, com um número entre parênteses. Sendo zero, tudo bem. Maior que isso, é spam. Você pode revisar ou deixar pra lá. Recomendo que inicialmente revise. Debaixo de cada comentário há uma checkbox “Not Spam”, marque as que não forem spam, em seguida clique no botão “Not Spam” no rodapé da página. Minha experiência diz que você não vai fazer isso muitas vezes.

Instalando no Movable Type
Depois de 18 cliques en anúncios, cá estamos…

O Akismet foi pensado para o WordPress, que é muito superior a essa bicheira do Movable Type que você usa, mas como a Biazinha estava afogada em spams, eu como desinteressado e idealista que sou, corri atrás de uma solução.

A Appnel Internet Solutions desenvolveu um plugin que cai como uma luva para o caso. O plugin funciona da versão 3.2 em iante do Movable Type. Alguns módulos do CPAN são exigidos, você descobrirá se não os possúi da pior maneira.

Baixe o plugin deste link. Descompacte os arquivos na sua máquina.

Copie o conteúdo do diretório extlib para o diretório mt/extlib de seu servidor. Em seguida, o conteúdo do diretório plugins para mt/plugins.

Ele aparecerá instalado na janela de plugins do admin do MT.

spamcom5.jpg

Lembra da chave da API? Clique em Show Settings, no plugin. Coloque a chave, clique em Save Changes e pronto…

Vá na moderação de comentários, clique em “Junked Comments”. Os comentários malignos estarão em quase sua totalidade lá. Abaixo um exemplo. Clique para ampliar:

spamcom6.jpg

Note a pontuação negativa, que transformou o comentário em spam: “Akismet says spam”. E o Akismet falou, tá falado.

Espero que esse guia tenha sido útil. Para mim o Akismet foi um achado.

Agradecimentos Finais:

  • Bia Kunze, por ter me dado a chance de ajudá-la com minhas parcas habilidades
  • Grande Líder da Silva, por me inspirar com sua Lideralidade
  • Ao pessoal da Akismet, por criar um excelente serviço
  • E finalmente ao mário. (Vai, pergunta…)



Compartilhe este artigo!