O Link da Rua é a Serventia da Casa

Compartilhe este artigo!

corrente.jpgOu: Coloque um link externo e diga adeus a seus leitores. Eu sei, é triste, mas é verdade. Quando usava um plugin para contabilizar cliques, na maioria das vezes o primeiro link em um artigo era o mais clicado.

Nem esquentou cadeira, o visitante já partiu pra outra. A quantidade de cliques decresce à medida que o texto vai chegando a seu final. Quanto mais enterrado um link, menos usado.

Isso quer dizer que devemos seguir a orientação de alguns probloggers, de não colocar links externos, somente para nossos próprios sites ou artigos dentro do mesmo blog?

Eu acho que não. A estrutura de hyperlinks é a razão da existência da Web. Se você não gosta disso, largue o blog e vá escrever um livro. A graça é justamente você estar em uma página, ver algo interessante, clicar, ir para outra, outra outra e outra. Um usuário mais experiente com um Firefox da vida vai clicar com o botão direito e abrir em outra aba, enquanto continua lendo o seu texto. Quanto ao resto, esperemos que voltem.

Do ponto de vista mercadológico, o ideal é que o usuário não saia de seus domínios, passe o resto da vida percorrendo suas milhares de páginas de conteúdo, clicando nos banners e gerando receita equivalente ao PIB de alguns países da África, mas na prática a não-existência de links só gera uma experiência pobre.

E pobreza só agrada aos intelectuais. Torne seu site interessante, interaja, coloque links para o que for interessante e justifique seus argumentos. O leitor não tem obrigação de acreditar em você, ele se sente mais confortável com uma sucessão de fatos e links, que mostrem de onde vieram suas idéias e em que elas se baseiam.

Do contrário seu texto sem links se tornará só mais uma pérola do achismo, exemplo clássico de blog C-List, me myself & I, que começa e termina no autor. E isso, eu acho, não dá IBOPE. Aliás, acho não, tenho certeza.

(este texto foi feito propositalmente sem links para demonstrar o quanto um argumento pode virar “achismo”, quando não se baseia em nada além da opinião do próprio autor)

Technorati : , ,



Compartilhe este artigo!