Post é o cacete, eu escrevo artigos

Compartilhe este artigo!

mvbrasil.jpg

Longe de mim me associar com os loucos do mv-brasil (note a ausência de maísculas e links, denotando desprezo) e similares, mas uma coisa tenho que concordar: Há uma acomodação muito grande, palavras estrangeiras estão sendo usadas sem a menor preocupação em procurar um similar nacional. Claro que email é mais prático e curto que correio eletrônico, mas printar ao invés de imprimir já é exagero.

Blog é Blog, usar “diário eletrônico” para não usar o termo novo é besteira. Blogar já virou verbo informal. Excelente. Só que eu blogo um texto, uma notícia, um artigo, uma nota. Não um post. Aliás, eu posso até postar algo, mas não um post. Post é genérico de “bloquinho de texto que não tenho saco de classificar”.

Eu reconheço a preguiça. Falo o tempo todo “vou fazer um post”. Acho que isso ocorre por dois motivos:

  1. A preguiça em si – Dizer “vou fazer um post sobre isso” dá menos trabalho do que decidir de antemão se o assunto vale uma foto-legenda, uma notinha ou um artigo completo.

  2. Preconceito / complexo de inferioridade – vindo da mídia tradicional, já tendo escrito para revistas e livros, parte de mim ainda sente o blog como uma mídia menos nobre. O blogueiro iniciante, por sua vez, não se sente confortável em chamar o seu trabalho de “artigo”. Talvez pelo grau de cobrança envolvido com o termo.

Ambas as posturas são bobas, irreais. Estou adorando a experiência como blogueiro, encontrando gente excelente com material de primeira linha, da mesma forma que a mídia tradicional dá cada mancada de morrer de vergonha.

Curiosamente o fenômeno também se reflete na literatura. Não só o jornalismo é considerado “superior” ao blog, a literatura também. Muitos autores fazem posts que na verdade são contos ou crônicas, mas não os chamam pelo nome. No caso do blog uma rosa por outro nome não é uma rosa, pelo visto.

Claro, quand posts de blogs são impressos sofrem uma evolução pokemon e viram livros. Vá entender.

Eu sou a favor da precisão. Passarei a usar o termo mais adequado, na língua que for. Se for review de filme é resenha, se for de equipamento/software é avaliação, se for falar do Google é Search Engine, se for de blog é o que for o texto final do post. <== ARGH! viu? fiz de novo…

Technorati : , ,



Compartilhe este artigo!