Dá pra escolher logo? É pra comer, não pra casar!

Compartilhe este artigo!

doces.jpg

Eu costumava dizer isso para minha ex, no supermercado, quando ela empacava diante de uma prateleira. Mulheres precisam desenvolver toda uma relação emocional com a comida, pelo visto. Homens não, são bem menos seletivos. A não ser que sejam blogueiros.

Um fenômeno interessante é que a frequência com que artigos são postados em um blog tende a diminuir, à medida que este se torna mais antigo. Há vários fatores que influenciam isso, como os blogs que são só terapia, cujos autores páram de postar quando arrumam namorada/emprego, os blogs que existem enquanto o autor não arruma coisa melhor a fazer, os blogs que ficam sem histórias interessantes a contar.

Em minha opinião o mais pernicioso motivo que leva um blog a sofrer uma queda na quantidade de posts é o perfeccionismo.

Autores constumam ficar mais chatos com o tempo, ninguém que goste de escrever consegue gostar de algo que fez no passado, sempre tem uma melhoria, sempre acha algo que poderia mudar para melhor. Todos somos George Lucas.

No caso dos blogs, percebo um certo receio de minha parte na hora de escolher temas. Não só no Contraditorium, mas mesmo no carloscardoso.com, que teoricamente seria bagunça. Já deixei de publicar vários textos, por não estar satisfeito. Incidentalmente, quase todos recentemente. E são textos que com certeza eu publicaria 6 meses atrás, quando eu tinha a obsessão de postar várias vezes ao dia.

Ao mesmo tempo que isso é bom, precisa ser dosado. Não há realmente ganho em postar vários textos ao dia, a não ser que você seja o MeioBit, o Digg ou o Fark. E mesmo no MeioBit já me peguei sendo extremamente seletivo separando o joio do trigo. (e publicando o joio, como prega o bom jornalismo)

Este post no DeGustibus apontou para um artigo do Eric Kintz bem interessante, onde ele explica que a frequência dos posts não importa mais. Um dos argumentos inclusive prega que excesso de posts pode ser prejudicial, gerando a “Fadiga de RSS”, termo proposto neste post de Seth Godin e independentemente deduzido por mim no artigo sobre as Panelas de Blogueiros.

No Web-Z, Marcelo Amaral se revoltou e disse “Chega de posts inúteis, besteira tem lugar“. Só que o que ele considera inútil hoje não o era seis meses atrás, a tendência é se tornar mais e mais seletivo.

Eu tento fazer um post por dia aqui, mas na falta de assunto, prefiro não publicar nada, a colocar um tapa-buraco qualquer, ou escrever a famigerada crônica sobre falta de assunto. Um dia pode afetar seus ganhos para mais (se for algo bem viral que renda zilhões de visitas) mas o ato de não postar por um dia ou dois não irá afetar seus ganhos negativamente.

A inércia, graças ao Google é muito grande. Não publicar nada durante 24 horas só seria prejudicial se todos os seus usuários viessem por meio de RSS e estivessem em dia, sem nenhum texto antigo para ler. Felizmente não é assim que a banda toca.

Portanto, caro blogueiro, escreva quando tiver assunto, sem o fogo de escrever todo dia. Mas também não precisa escolher o tema como se fosse seu último.

(sAchou a última frase pouco inspirada? É verdade. São 05:40AM e se você chegou até aqui pode perfeitamente perdoar uma frase mediana. Na pior das hipóteses, amanhã tem outro texto, anyway)

Technorati : , ,



Compartilhe este artigo!