Estou Boicotando a Wikipedia Brasileira

Compartilhe este artigo!

Existem várias críticas válidas ao modelo da Wikipedia, como o sensacional episódio do programa de Stephen Colbert sobre o assunto. Eu acho que no geral a auto-regulamentação funciona, não no sentido de “levar democracia ao conhecimento”, mas somente se houver uma massa qualificada de leitores dispostos a colaborar. Por isso só faço links para a Wikipedia em inglês.

O brasileiro adora novidades, as abraça com uma fúria de fãs inexistente no resto do mundo. Só que sejamos realistas, não temos gente qualificada suficiente. O resultado é uma enciclopédia com milhares de artigos, quase todos muito ruins.

Há milhares de artigos que são criados apenas por status, para o sujeito dizer que “nossa, eu sou autor da Wikipedia”, mas são entradas de uma ou duas linhas. Na entrada para “Marlene Mattos“, por exemplo, o texto se resume a:

Marlene Mattos (São José de Ribamar, 27 de abril de 1950) é uma produtora de televisão brasileira. Tornou-se nacionalmente conhecida por ter sido durante mais de uma década a empresária da apresentadora Xuxa. Atualmente é diretora, produtora e tem uma agência de casting de atores.

Nem uma entrada para sua página no Internet Movie Database colocaram. Nem checaram o Google, ou o Guia dos Curiosos. Isso é biografia? Compare com a biografia de Aaron Spelling, na Wikipedia “de verdade”.

Fazendo uma pesquisa rápida, constatei a diferença gritante entre a quantidade de informação na Wikipedia em inglês e na nossa. Vejamos alguns artigos:

quantidade de caracteres por verbete

verbete Wiki BR Wiki Inglês
Harry Potter 33.825 64.557
Ayrton Senna 7.512 42.035
Alain Prost 5.552 20.827
ONU 10.404 46.726
Kofi Annan 1.114 17.758

O que isso quer dizer? Bem, sabemos que o brasileiro não gosta de ler, e quem não gosta de ler não gosta de escrever. Mas gosta de aparecer. Por isso a grande quantidade de artigos sem conteúdo. Vale a o volume, não a qualidade.

Pesquisando sobre distúrbio bipolar para este texto aqui, dei de cara com um artigo na Wikipedia brasileira.. vejam a pérola:

O distúrbio bipolar é uma patologia que ataca índece alarmante de pessoas hoje em dia.

Meu amigo, se você mal consegue escrever corretamente, não se meta a participar de uma enciclopédia. “indece” é o cacete. Falta simancol, coisa que há em outras versões da Wikipedia. Aqui, vai ter gente reclamando pois eu estou violando o direito democrático do analfabeto acima se expressar.

Democracia o cacete, estamos falando de uma fonte de informação que será usada por outras pessoas, querer publicar algo lá, sem a menor qualificação ou sequer dominando o idioma é, para mim, muito pior que vandalismo pura e simples.

Quanto ao erro factual, não, meu amigo, o distúrbio bipolar não ataca ninguém, não é nenhum bicho, e a quantidade de casos sempre foi constante, o que mudou foi o método de diagnóstico. Os casos de possessão demoníaca diminuiram, sabia?

A Wikipedia Brasileira é, no momento, uma fonte de informação não-confiável. Alerto a todos para não utilizá-la. Usem a Wikipedia em inglês ou então o Google, de preferência checando suas fontes. Com isso o “indece” de informação errada em seus trabalhos com certeza diminuirá.

ATUALIZAÇÃO:

Seguindo o comentário feito pelo Alex Hubner, li seu relato assustadorl da Stalinização da Wikipedia em português. Muito triste ver que esse é o destino de todo projeto comunitário no Brasil.


Technorati : , , ,



Compartilhe este artigo!