Pogrom no IM

Compartilhe este artigo!

birds.jpg

Os anos passam e os Instant Messengers vão se acumulando. No princípio era o ICQ, depois a coisa degringolou. Hoje temos MSN, AIM, Yahoo, gTalk, Skype e até o Jabber. Fora os menores.

Meus contatos sofreram uma pequena diáspora, mas ainda se concentram no MSN. Os contatos do ICQ são em sua maioria gente que não entra faz tempo. O Yahoo é mantido por causa de dois contatos, que mal ou bem existem em outros IMs. O gTalk tem uma meia-dúzia de quatro ou cinco, mas é completamente subutilizado.

Chega. Ou dá ou desce, como disse o Bispo Macedo. Isso consome memória e disco, no caso do PC, onde fico com vários clientes abertos (ou rodo o Trillian e abro mão de funcionalidades) ou consome preciosos recursos, quando uso no PocketPC. E consome meu tempo.

Por mais que eu tenha multitarefa, espaço de sobra no cartão de memória, centenas de MHz no processador, carregar as listas de quatro serviços de IM não é moleza. Se uso via GPRS então, babau. Não há PDA que agüente.

No Symbian, com o Nokia 6600, a coisa piora. Uma eternidade para ele baixar a enorme lista de contatos (afinal baixa também os offline)

Assim, tomei uma decisão: Vou promover um pogrom em meus messengers, com as seguintes providências:

Erradicação do gTalk, Yahoo e ICQ do desktop.

Em dias normais usarei somente o MSN e o Skype. Em dias ecumênicos abrirei o Meebo estando disponível no ICQ e gTalk também, em honra aos velhos tempos.

Eliminarei todos os contatos do ICQ e do MSN que não tenham aparecido online nos últimos 15 dias ou que eu não tenha uma lembrança vívida de quem sejam. Eu sou acessível por email, homepage, Google, então, como disse o PG, quem quiser falar comigo consegue.

Espero com isso voltar a ter uma lista manejável, e que o Instant Messenger se torne novamente uma ferramenta útil, não um “arquivo de gente que conheci”, como é pra muita gente.

Em empresas a coisa mais irritante é conversar com alguém e ver que o MSN da pessoa não pára de piscar. É virtualmente impossível trabalhar assim, então empresas acabam pagando para pessoas baterem papo. Por isso muitas estão bloqueando os Instant Messengers, ou usando soluções restritas a servidores internos.

Não precisa ser assim. Em meu antigo emprego nós liberávamos seletivamente o acesso a MSN, dependendo do grau de responsabilidade da pessoa. É a melhor forma de agir, e vale para pilotar aviões, arrancar dentes, fazer neurocirurgias e utilizar Messengers.

Eu recomendo uma limpeza dessas para qualquer um. Afinal, mais do que o tempo de seu patrão, você está desperdiçando o seu próprio.


Technorati : , , ,



Compartilhe este artigo!