Como destruir sua imagem em 1/232 de segundo

Compartilhe este artigo!

Dizem que a primeira impressão é a que fica. É verdade. Você pode até achar mais complexidade por baixo dela, mas dificilmente será errada. Isso se aplica a seus textos. Na Internet, então, quando 80% dos visitantes costumam ser recém-chegados, é muito perigoso perder a linha, mudar o estilo ou simplesmente vacilar, por um segundo que seja, pois isso pode espantar seus leitores para sempre.

Nós, humanos, julgamos de forma rápida e impiedosa. Pergunte a qualquer mulher que depois de um jantar excelente, seu cavalheiro solta, sem-querer, um leve arroto. Babou, perdeu, playboy. Todo o esforço dos dias anteriores, todo o teatro de levá-la a um recital, escolher vinho, etc, foi por água abaixo.

Esses julgamentos podem ser corretos ou injustos, mas por segurança prefiro achar que são corretos. Um bom exemplo é o texto sobre “O que o Internauta Quer“, escrito por Raúl Candeloro e reblogado no Business Opportunities Brasil. O texto vai bem, até um momento em que o autor, aparentemente especialista em internet, comete um deslize, dizendo:

Hoje ninguém mais se posiciona como o maior catálogo de endereços do mundo – simplesmente porque ninguém quer chegar no Cadê, digitar ‘vendas’ ou ‘marketing’ e aparecerem 536 registros. Possivelmente os 20 primeiros serão analisados, o resto vai para o lixo.

Alerta vermelho, parem as máquinas. Onde esse cara se enfiou, debaixo de que pedra ele esteve nos últimos… 10 anos? Cadê? CADÊ?

Toda minha experiência de Internet me faz pensar: “Esse cara é um teorista, não vive a Internet. Não depois da invenção do modem V90″.

O resto das dicas é até interessante, mas são lidas com um pé atrás. O texto foi envenenado por uma palavra.

Assim, cuidado com o que escreve, não tente forçar familiaridade, é melhor confessar no início sua posição de leigo esforçado, a posar de especialista, escorregar e fazer papel de bobo diante de seu público. Do mesmo jeito que ninguém leva a sério um especialista em Internet que cita o Cadê como exemplo em 2006, o mesmo pode acontecer com n outros temas.

PS: Só para você não ficar com remorsos por não levar o Raúl a sério, mais adiante no texto ele dá a prova definitiva de que realmente, bem… leia por si mesmo:

Se quiser ter excelentes exemplos de diagramação, visite as homepages do UOL e Terra.


Technorati : , ,



Compartilhe este artigo!