Blog, assim como sexo, é prazeroso sozinho mas comercialmente tem que envolver mais de um.

Compartilhe este artigo!

Cardoso, compenetrado (epa!) visualizando a expansão de seu império.

 

Acompanhando os blogueiros profissionais nos EUA, reparei que quase nenhum tem apenas um blog. Alguns chegam a 15 blogs. O bom-senso nos faz achar que isso é loucura, tomar conta de dez blogs não faz o menor sentido.

Só que todo mundo que sempre viveu baseado no bom-senso e no que “todo mundo sabe” nunca inovou, sempre respeitou demais as regras para ousar quebrá-las. Eu não creio que alguém tenha ficado rico assim. Vamos esquecer o bom-senso, vamos pensar em como adequar uma rotina de trabalho de 40 horas com um modelo de… 10 blogs. Acompanhe, o resultado é surpreendente. Eu mesmo me assustei.

Nota: A estimativa de 40 horas usa um modelo irreal para qualquer um que trabalhe com TI fora do serviço público. Aliás seria um sonho se o pessoal pudesse trabalhar de nove às cinco todo dia. Então, para fins de blog, provavelmente conseguiremos mais de 40 horas semanais. Mas não sejamos gananciosos. Ainda.

Vamos lá: Temos oito horas em um dia normal de trabalho. Nove às Cinco, sem almoço, ou Seis, com uma hora no meio.
Isso dá oito horas, ou 480 minutos.

Vamos assumir um total de 10 blogs. Já estão configurados, no ar, com todas as tecnologias de otimização, feeds, etc, tudo funcionando.

A manutenção preventiva, como backups, atualizações, etc, pode ser feita por terceiros, ou por você, uma vez por semana. Faça uma hora extra e isso se resolve, ou então contrate alguém para cuidar da manutenção. Vale cada centavo, acredite.

Nos sobra a manutenção que não pode ser feita por terceiros, como cuidar da correspondência, apagar spams do Akismet, responder comentários. Digamos que isso consuma 10 minutos por blog.

10 x 10 = 100 minutos

A menos que você seja o Connor mcLeod, e saiba TUDO (nunca entendi direito o Quickening) você precisa se informar, saber o que acontece no mundo, para ter sobre o quê escrever.

Digamos então, tempo para ler seus feeds, separando os posts candidatos a se tornarem entradas em seus blogs: 60 minutos.

Assim, de 480 minutos iniciais, temos:

480 – 100 – 60 = 320

Com 320 minutos para escrever, dividindo por 10 posts isso dá um total de 32 minutos por por post.

A menos que seja um tratado, ninguém leva meia-hora escrevendo um post. Mesmo que faça um mais elaborado, compensa-se um post maior com um ou dois posts menores, em outro blog.

Pela minha experiência acho que um blogueiro que goste e tenha facilidade (geralmente andam juntas) de escrever cuida desses dez posts em metade do tempo.

Lembro que já fiz seis posts para o MeioBit em menos de uma hora, sem reblog puro, sempre emitindo opinião e acrescentando informação.

Temática Específica
Um blog rende mais, em termos de visitas, publicidade e conteúdo, quando tem uma temática específica, um blog especializado em shruberries tem muito mais possibilidade de reter um visitante do que um que só toque por acaso no tema, mas fale também sobre andorinhas, cocos, pedras pequenas e… patos.

Entretanto, embora seja bem atraente para o AdSense, um blog específico pode ter dificuldades de aproveitar temas da moda, e embarcar em algumas tendências. O Contraditorium lucrou com o Efeito Cicarelli, mas nem de longe foi tão bem-sucedido quanto o carloscardoso.com, onde pude falar besteira sobre a cidadã. Aqui falei sério sobre o tema, o que não rendeu nem de longe tantos cliques.

Agora o tal RBD está na moda, e não tenho nenhum lugar para falar (nem mal) deles. A maioria dos blogueiros que conheço também não. Aliás fico até feliz de não ter, já passei por um Menudo, não quero outro. Mas e outros temas populares, mais palatáveis?

Ter vários blogs também é atraente nos dias lentos. Já rodei meus feeds todos duas vezes para espremer um post para o MeioBit. Se fossem 10 blogs com temas diferentes, com certeza teria conseguido material para uns cinco, no mínimo.

Se você é um superstar, listado como um dos maiores blogueiros do Brasil, não precisa se preocupar, pode continuar com um blog só, e um milhão de visitas-dia. Se você é somente um blogueiro competente, tentando se profissionalizar, mais adequado é dividir seus ovos entre várias cestas, investindo em vários blogs ao mesmo tempo.

É mais trabalhoso? Com certeza, mas estamos falando de ganhar dinheiro trabalhando, que é parte da definição de profissional.

 

Technorati tags: , , ,



Compartilhe este artigo!