China de olho nos blogueiros anônimos

Compartilhe este artigo!

 

Segundo a ZDNet, a Internet Society of China está propondo uma legislação assustadora: O Fim do Blogueiro Anônimo. Basicamente você poderia até blogar com um pseudônimo, mas seus dados reais estariam registrados junto às autoridades competentes. Competentes em quê? Bem, pergunte aos parentes dos milhões de mortos na Revolução Cultural ou aos pais daquele idiota que ficou na frente do tanque na praça Tianamen.

Não é de hoje que as Autoridades Constituídas temem os blogs. Sua dinâmica é ágil demais para quem estava acostumado a lentas e progressivas pressões em empresários, chefes de redação e jornalistas individuais. Quando precisam enfrentar uma mídia eminentemente viral como os blogs, eles não sabem o que fazer, apelam para saídas tradicionais, como o caso do Sarney processando blogueiros, mas o resultado são mais blogs disseminando o caso.

Blogs podem não ser a doença, não creio que sejam a cura, mas são uma danada de uma infecção!

Um sistema de nomes verdadeiros será inevitável se a China quiser padronizar e desenvolver sua indústria de blogs

Claro, se o objetivo for uma indústria de blogs como os blogs de militantes petistas, evangélicos e fás do RBD, somente com notícias positivas, elogios rasgados ao Status Quo e fúria assassina contra qualquer um que ouse discordar. Sendo que na China a parte de “assassina” é a que deve ser levada em conta.

Blogar em um país onde oposição política é proibida em Lei, é reconhecida como Traição, já não é confortável. Dar uma pseudo-liberdade, baseada em um pseudo-anonimato, ao mesmo tempo que exige um registro geral de blogueiros é algo no mínimo patético. Nessas horas eu abaixo a cabeça, fecho os olhos e penso que não gostaria de ser chinês. (em outros momentos eu também abaixo a cabeça e penso que não gostaria de ser chinês, mas estou de olhos abertos) (ta-dum!! obrigado, obrigado, experimentem o filé, estou aqui todas as terças)

Blogueiros disseminando anonimamente informação inverídica na Internet causam uma influência negativa na sociedade

Com certeza, Pai-Mei, com certeza. Mandar tanques contra estudantes, promover infanticídio e aborto compulsório em caso de gravidez não-autorizada pelo Estado, perseguir religião organizada pacífica, matar quem usava óculos pois era sinal de um intelectual não causou nenhuma influência negativa. Só os blogueiros.

O melhor de tudo é que não vai dar certo. Como sempre o Poder não conhece a Internet. Hoje a informação flúi na China, ela é necessária para manter o regime marketista-leninista que transformou uma grande plantação de arroz em uma potência mundial (tomou, King-Jon-Il?) e não há volta. Sem Internet a China mingua.

Isso pode acontecer no Brasil? Se por alguma reviravolta louca o Sarney se torne Presidente, ele pode propor algo assim? Os blogueiros correriam em pânico, vendo seu direito ao anonimato tungado?

Podem botar o tênis de corrida, meninos e meninas. Uma legislação dessa estaria embasada na Constituição Federal. Vejam o que diz o Artigo 5o, Parágrafo IV:

É livre a manifestação do pensamento,
sendo vedado o anonimato

Pois é, minha gente… falamos tanto da China mas não olhamos nosso próprio labo.

 

Technorati tags: , , , , ,



Compartilhe este artigo!