Lidando com excesso de tráfego

Compartilhe este artigo!

 OK. Sendo realista, não é você que tem excesso de tráfego, seu servidor que é uma bosta. Isso vale para os dedicados, para os emprestados e para os contratados, como o Bluehost. Todos eles têm um limite, seja de banda instantânea, seja de recursos de CPU.

Como conviver com isso se você tem um ou dois sites de alta visitação?

A solução, no meu caso, foi dupla: Primeiro, ativei o WP-Cache, um plugin excelente que cria uma estrutura pré-montada, que alivia muito as chamadas a banco de dados. Em segundo lugar, desabilitei plugins não-essenciais que consumiam muitos recursos, como o Stattraq.

A dica aqui é simples: Não instale nada em seu blog que você não possa utilizar, via site de terceiros, sem prejuízo a seus recursos próprios.

O WP-Stattraq é excelente, mas consome recursos preciosos. Algumas vezes há até “exageros”. Conheço gente com GBs de espaço mas que aponta todas as imagens do blog para o Flickr. Faz sentido? Inicialmente não, mas ao fazer isso  garante um uptime muito maior.

Portanto, pense duas vezes antes de habilitar 20 ou 30 plugins diferentes. Não adianta ter um site fantástico, cheio de recursos, se ele fica fora do ar todo o tempo.



Compartilhe este artigo!