Rapidinhas

Compartilhe este artigo!

Experimentando um formato diferente. Comentando vários temas diferentes, sem me alongar muito:

Blogs e Pedestal

No Impermanentes é feita a afirmação: “Um blog não deve ser feito com objetivos financeiros, acho q isso perde um pouco da ideia de blog“. Eu entendo isso como uma visão romântica, até ingênua. Blogs não são diferentes de um telejornal, um filme, um programa de rádio, uma revista ou um livrinho de cordel. Não há nada que faça o blog melhor, mais nobre que essas outras mídias. Achar que ganhar dinheiro blogando vai contra “a idéia do blog” é torná-lo algo de especial. E não é.

Da mesma forma, achar que ganhar dinheiro com algo torna o ato menos nobre é um clássico fruto da cultura católica, onde aprendemos que “lucro é pecado”. Aos que consideram blogar pensando em dinheiro algo indigno, pois eles estão dispostos a blogar por puro prazer, pergunto: Pescadores amadores vão para as colônias de pesca apontar dedos para pescadores profissionais, dizendo que estão se afastando da “verdadeira” pescaria?

 

Feeds Parciais vs Feeds Completos

Fui um dos primeiros a defender feeds completos. A argumentação me convenceu. A experiência comprovou que é o caminho correto. Agora surgiu a terceira via. Querem feeds só com os títulos para facilitar a vida dos 0,00003% que usam dispositivos móveis. Aqui não. Eu uso dispositivos móveis e sei configurar tanto o Symbian quanto o PocketPC para pegarem somente os títulos. Criar um terceiro feed geraria alguns problemas:

1 – se o usuário se interessar terá que acessar o site completo para pegar a notícia. Foi-se a economia do feed só de título

2 – mais um feed significa tempo, manutenção e customização. Não tenho mão-de-obra sobrando ou uma legião de voluntários

3 – você julga um post pelo título? Como autor terei que dedicar 40% do tempo pensando no título, ao invés de produzir a matéria, se tudo que o usuário terá para basear a decisão de lê-la é um título. Eu gosto dos meus, mas nem sempre estou inspirado.

4 – oferecer mais feeds só vai confundir o usuário novato, ainda mais agora que com o Internet Explorer 7 o RSS vai estourar. Não quero correr o risco de um novato assinar o feed errado e sair reclamando que eu só disponibilizo os títulos.

 

O Kibe Não Compensa

Mr Manson foi o último a dar (epa!) a notícia, mas o fez com gusto: o Ig foi condenado a pagar R$20K pro Odisseu Kapyn, por plágio descarado safado e desqualificado. Bem feito. Todo mundo que cria material original passa por isso. Algum mané copia o artigo, enfia o próprio nome e parasita o seu trabalho. Quando o ladrão é alguém com muita visitação, fica pior ainda provar o plágio. Com essa ação pelo menos sabemos que “dá” pra levar esses parasitas para o pau.

O que os kibes da vida não entendem (aguardem longo artigo sobre o tema) é que fazer humor não é difícil, se você tem a equipe correta. Vão para um bar, com vários bloquinhos, em duas horas conseguirão material para vários dias. Não dá é querer manter um site de humor com um modelo de escritório de contabilidade, cheio de regras e funcionando de 9 às 6.



Compartilhe este artigo!