Lição de humildade para blogueiros arrogantes (e burros)

Compartilhe este artigo!

O que é a modéstia senão uma humildade hipócrita,
através da qual um homem pede perdão por ter as qualidades
e os méritos que os outros não têm?

— Schopenhauer —

 

Os arrogantes e inteligentes não precisam, pois sabem seus limites. O resto de nós precisa desses “reality checks” de vez em quando.

Quando você começa a ouvir (e falar muito) na “Blogosfera brasileira”, quando blogs começam a ser discutidos como se ao invés de um computador o blogueiro se comunicasse com o leitor com um arbusto em chamas, quando seus posts começam a ter epígrafes, quando você começa a citar a si mesmo, é hora de descer do pedestal.

A questão central, em minha opinião, conforme citação minha  neste artigo do Mediablog, é que:

“(…) Necesitamos tener consciencia de que no sólo grandes poderes traen grandes responsabilidades. Pequeños poderes también.”

Um blog é, antes de tudo, um pequeno poder. Sim, Virginia, nossas responsabilidades são grandes mas nós somos insignificantes. Os blogs não vão mudar o mundo enquanto o mundo não tomar conhecimento de sua existência. Hoje ainda dependemos da mídia tradicional, uma menção no Fantástico vale mais que qualquer primeira página do Google. parafraseando o Grande Líder, “Blogs são marginais. Pouca gente lê, pouca gente respeita“.

Escrever para um blog nem de longe é tão significativo para o grande público quanto escrever um livro. Um podcast não traz 10% do status de ter um programa de rádio. mesmo que o livro e o programa atinjam menos de 10% da audiência do blog e do podcast.

Isso quer dizer que o blog não vale à pena, que devemos abandonar tudo e procurar um espaço na mídia “de verdade?”

Por Xenu, claro que não! Só precisamos entender que blog é uma mídia recém-nascida, ainda não compreendida no Brasil, e que nossa penetração é mínima. Ainda falamos mais para nós mesmos do que para qualquer outro.

Para que eles se tornem acessíveis E respeitados, precisamos dessa consciência. Não somos profetas, não somos donos da verdade, e nossa mídia não é melhor nem pior do que qualquer outra. No máximo ela é diferente.

Se você está em um surto messiânico, se achando o Rei da Blogosfera, a melhor técnica para voltar ao chão é ver como o Brasil ainda é pequeno. Entre na página de estatísticas do BoingBoing, veja o que é um blog de verdade, em termos de visitas, banda, hits.

Melhor agora? Entendeu que somos uma titica de galinha choca etíope subnutrida comparados com um blog DE VERDADE? Comigo funciona…

Agora que você não se acha mais a reencarnação do filho secreto de jesus com buda, alterado cirurgicamente para se parecer com Donald Trump e criado por maomé, volte ao trabalho e invista no seu blog, com menos vapor e mais informação. O problema é se ACHAR grande. Ser pequeno não faz mal. O Boingboing já teve UM visitante. Seu plano só dará certo se você aceitar que precisa começar do zero.



Compartilhe este artigo!