É tão difícil interagir com um blogueiro?

Compartilhe este artigo!

Os blogs são vistos como um meio onde a interação é absolutamente promíscua (no bom sentido, infelizmente) mas na realidade ela não é tão generalizada assim. Interagir com os leitores come muito tempo, e se um blogueiro resolver disponibilizar  mais do que um ou dois meios de interação, logo estará enterrado em mensagens, sem chance de separar o sinal do ruído.

Notem, não estou falando para fechar os comentários, blog sem comentários nem pode ser chamado de blog. O que estou dizendo é que em projetos individualistas do eu-sozinho, os comentários e formulários de contato são o limite pratico de ferramentas de interação.

Quando você recebe mais de 500 spams por dia (fora os que são mortas na fonte, por plugins como o Bad Behaviour ou o SpamKarma) tem que avaliar esses comentários manualmente, a não ser que assuma a perda de alguns comentários legítimos marcados como falsos positivos.

Infelizmente comentários são uma droga, quando passam de 50 são absolutamente horríveis de se ler, não há encadeamento de mensagens, como o Digg e mesmo com usuários cadastrados, as ferramentas são inexistentes.

A saída? Nenhuma. Mesmo assim, vamos ver alguns métodos de interação que podem ser (e são, em alguns casos) usados por blogueiros:

Fórum

Alguns blogueiros criam fóruns, mas como o Edney descobriu, o tempo acaba sendo consumido pela administração do mesmo. Sou admoderador de um fórum médico nos EUA, e acreditem, ele consome mais tempo do que meus dois sites juntos, na parte de controle de mensagens e spam.

Existem plugins e ferramentas de fórum com integração ao WordPress, mas ao usá-las você passará a lidar com spam e trolls em uma escala bem maior. Ou então irá abandonar o forum à própria sorte, e sua morte estará decretada.

Lista de Discussão

É uma forma de interação que também não é atraente, dado o alto grau de disponibilidade que ela exige do administrador. Viaje 3 dias, esqueça de liberar mensagens moderadas, e vai ver como os usuários cairão em cima de você.

Outra desvantagem da lista é que ela não reflete no blog. Você pode ter 10.000 membros, o visitante do blog não terá a menor idéia (ou acesso imediato) a esse conteúdo.

Canal de IRC

Talvez o pior de todos. A novidade da interação instantânea logo se torna obrigação. Do contrário seu canal vira terra de ninguém, engraçadinhos entrarão com seu nome e farão propostas indecorosas ao Cobalto, por exemplo.

SkypeCasts

Ver IRC 

Shoutbox

A shoutbox é aquela caixinha de texto na lateral, onde você deixa uma mensagem curta e ela é imediatamente exibida. Eu não conheço nenhum blog com uma dessas que não tenha uma enorme lista de palavrões e xingamentos.

MSN e similares

Alguns blogueiros divulgam seus endereços de messengers. Isso rapidamente se alastra, e uma das cenas mais apavorantes que já vi foi a Bia Kunze abrindo o MSN e sendo recebida por centenas (não estou brincando) de visitantes que ela saía cadastrando graciosamente. O resultado foi ela cometer MSNcídio. Instant Messengers não são ferramentas de comunicação de massa. Funcionam muito bem, de um para um, com um grupo reduzido.

Lembre-se, a sua produtividade baixa na proporção equivalente ao quadrado do número de contatos em sua lista.

Mais ainda, você deixa UM leitor satisfeito, e o resto continua sem saber se você existe.

Newsletters

Faça-me o favor.

 

E agora, José?

Eu poderia dizer que não vim trazer paz, mas uma espada, que não quero explicar, quero confundir, mas quem acompanha este blog sabe que eu prefiro sempre dar um fio de esperança aos leitores.

O que sugiro, então, para aumentar a interação com seus usuários, sem comer 90% do seu tempo e garantir orgasmos aos trolls e spammers é, como já se tornou tradição, algo que eu não faço, mas tenho o excelente álibi de nunca tê-lo feito por ter acabado de ter a idéia.

Sugiro um post semanal onde você listará os melhores comentários. Os mais interessantes, instigantes, divertidos. Também pode dedicar uma seção aos mais patéticos, os mais mal-escritos e o famoso “bonde andando”.

Lembre-se de colocar os links das matérias e dos sites dos autores dos comentários, se existirem. Comente trackbacks que achar interessante (você acompanha seus trackbacks, não?) e avise, por email, que o leitor foi incluído nessa compilação.

Com isso você ganhará mais um espaço de interação, dentro da estrutura do blog, e com periodicidade. Blogs que usam o WordPress podem inclusive oferecer um feed RSS para a categoria, que você pode chamar de “A Semana”, ou algo assim.

Acostume-se a separar posts e comentários interessantes, no dia de escrever esse post semanal terá mais material do que necessário.

Você estará prestigiando seus visitantes, abrirá um canal de comunicação com a vantagem da familiaridade e com o tempo criará um hábito.

Portanto, aguardem para semana que vem o Contraditorium Em Revista (ou outro nome igualmente criativo).



Compartilhe este artigo!