Eu fui sondado por um portal…

Compartilhe este artigo!

E outras mentiras deslavadas para promover seu blog

Existem blogs que só associam sucesso à aprovação alheia, o que é verdade, mas acham que a aprovação válida tem que vir de instituições, não de pessoas. O que é ridículo.  Não é sua posição como vencedor de um concurso que vai trazer leitores para seu blog.

Os blogueiros que não acreditam em comentários, onde os leitores expressam seu contentamento (ou não) precisam sempre dizer para si mesmos o quanto o blog é bom, então usam e abusam de vários recursos. Se não for levado a sério, pode ser uma boa fonte de diversão. Vamos então ver como você pode promover seu blog de forma descarada, parcial, inexata e totalmente mentirosa:

1 – Fui sondado por um Portal

Coloque isso em um post. Os leitores mais inocentes vão achar o máximo. Você está ganhando a legitimização da mídia de verdade, não é mais um zé ruela qualquer. Claro que não haverá follow-up, o assunto morrerá até o ano seguinte, quando você poderá repetir a estratégia.

2 – O Blog estourou a banda

Excesso de tráfego é chique. Explique que o blog ficou com problemas de acesso por excesso de visitas, que consumiram toda a banda disponível. “uau, ele deve ter milhões de visitas”. Não importa se você usa um provedor quarteirizado nacional vagabundo com 20MB de banda / mês. Muito menos se você usa o blogger.com, diga que já está normalizado, ninguém nunca poderá comprovar se você realmente ficou sem banda ou só blefou.

3 – Estou lançando um livro

Existem dois tipos de livro: Os de verdade e os outros. Os de verdade são os editados através de uma editora que rejeita 100% dos textos submetidos à apreciação, tem critérios, equipe de produção gráfica, força de vendas, etc, etc.

Os outros podem ser:

1 – editados via vanity press, aqueles serviços onde você manda um .DOC, ele é transformado em um livro com uma capa genérica e você compra todos os exemplares, distribúi aos amigos e parentes, esperando que com isso a obra “estoure” e você consiga uma editora de verdade.

3 – ebooks- são a forma mais baixa de literatura profissional. ebook é o blog em PDF. Podem haver boas obras? Claro, mas todo mundo procura os autores tradicionais, pois a própria facilidade de gerar um ebook já banaliza a obra. Não é um “livro de verdade”.

O blogueiro que lança um livro através de uma editora de verdade está expandindo sua base de leitores, gerando uma mídia prática e disponibilizando seus textos em um meio bem menos efêmero que o eletrônico, SÓ ISSO.

Já o blogueiro que quer primariamente a credibilidade do mundo real vai lançar um ebook ou um livro de poesias com edição de 200 exemplares em formato A4 e antes do toner secar nas páginas internas vai mudar a assinatura de email para “fulano de tal, ESCRITOR e blogueiro”.

4 – Estava viajando, não deu para postar

É uma justificativa válida, mas o blogueiro-com-crise de atenção vai dar um jeito de contar em detalhes sua viagem para as ilhas gregas com um virtual  clone da Luciana Vendramini e suas duas irmãs gêmeas ninfomaníacas, da parada no casino em Monte Carlo, em como ele desmontou uma célula da AlQaeda em Chipre e como isso não foi nada, nem mereceu um post.

5 – Recebi um email muito legal…

“Uma leitora, que assinou como L.V. escreveu comentando sobre aquele post com a receita de profiterolis. Achei bem legal, mas a mensagem dela foi meio ambígua. Não sei. Estou consultando vocês, meus milhares de leitores. É possível uma mulher que demonstra claramente ser ninfomaníaca se apaixonar perdidamente por alguém através de um blog? Ou eu entendi errado o email dela?”

Um post desses, que jamais será contestado, pode fazer maravilhas para sua reputação, se seus leitores forem bem piores que os meus, que perceberiam essa manipulação rasteira na hora ;)

6 – Publique fotos com amigas bonitas

 

Ser visto agarrado a um filé só é ruim se você for açougueiro. Pegue (no bom-ok, no mau sentido também, se puder) as mulheres bonitas que conhece, tire fotos e post no blog, como quem não quer nada, para despertar a inveja e admiração dos visitantes menos afortunados. Essa é garantida de gerar feekback. Sim, é uma confissão,já fiz isso mais de uma vez.

7 – Tire os comentários e os contadores

O BoingBoing é um blog com visitação absurda mas sem comentários. Tá certo que eles publicam as estatísticas de visitação, mas convenhamos você não é obrigado a fazer isso. Sem comentários ou contadores, colocando apenas os posts, sem nenhum indicador de visitação ou comentários, atualizando com um ou outro feedback ao final “fulano comentou que no site tal já existe uma vacina para esse problem” você passará a impressão que tem um site de alta rotatividade, que inviabilizou o uso de comentários, pelo próprio volume de visitantes.

Os contadores podem indicar exatamente quantos pageviews você tem, o que não é bom se forem poucos. Use contadores invisíveis. Melhor anunciar suas visitas em termos relativos. “Gente, muito obrigado, vocês não têm idéia. Este mês as visitas dobraram em relação ao mês passado!” – isso é verdadeiro mesmo que estejamos falando de 50 visitas hoje e 25 no mês passado. Contando os robôs dos sites de busca.

Conclusão

Todos esses métodos são comuns, usados por muita gente, e podem passar a impressão que seu site é muito maior do que a realidade. Se você precisa dessa autoilusão, mande bala. A Bia está disponível delivery, mas só para atendimento de odontologia domiciliar. Com foto é mais caro. Use suas próprias amigas. Capriche nos textos de auto-exaltação e logo terá o melhor blog do mundo (em sua opinião). Só não me convide, ok?



Compartilhe este artigo!