Dani, parabéns. De Hype agora você é Meme

Compartilhe este artigo!

Meme* é um conceito criado por Richard Dawkings para determinados blocos de informação cujo único objetivo é a autopropagação. Da mesma forma que um gene tem por natureza se reproduzir, um meme também, mas no campo das idéias. As correntes com promessas de prêmios ou danação espiritual caso não sejam retransmitidas são memes. Os emails de garotinhos com câncer pedindo emails são memes. Os memes (que já estão enchendo o saco) na blogosfera também são memes.

E a Cicarelli agora é um meme.

Quando essa história surgiu imaginava-se que cairia no ostracismo, como a Paris Hilton (com um vídeo muito mais interessante, aliás). Só que ao invés de deixar quieto, ela resolveu abrir o bocão (e que bocão) reacendendo o caso, no momento em que ele estava prestes a morrer. Trazido das portas da Morte, agora o barraco-cicarelli é um meme, destinado a viver para todo o sempre na Internet. Satisfeita, bocão?

Vejamos o que aconteceu com a Paris Hilton – figurativamente falando, não vou mostrar o vídeo do monstro-verde:

Mesmo sendo uma figura presente na mídia, seu pico (se bem que pico é mais a Lindsay Lohan) foi no começo de 2005, com o famigerado vídeo. Depois teve um ou outro momento de mais atenção, mas o tal vídeo efetivamente é passado.

Vejamos agora a Cicarelli, como era sua presença na Web, até então. (o gráfico é só de 2006 mas acredite, dali pra trás não muda muito)

Como podemos perceber, depois da história do tal vídeo ela caiu completamente no ostracismo de novo. Para todos os efeitos práticos, estava acabada. (não fisicamente, claro) Comparemos com outro assunto que ocupou as manchetes na mesa época, o acidente da gol:

Cicarelli em azul, Gol em vermelho. Aparentemente o hype do vídeo de sexo foi muito maior do que a história do acidente. O que por si só já gera conclusões interessantes. Mas… vamos detalhar o mês de outubro:

eu leio neste gráfico uma queda rumo a uma estabilização. Ambos os assuntos estão mortos e enterrados (sem trocadilhos). Mas… em novembro surgem as histórias de Cicarelli processando eu, tu e o rabo do tatu, vou fechar o youtube, a blogosfera e o Vaticano também. (ela não gostou do Código DaVinci). O que acontece?

    

Começa a aparecer de novo. Uma queda acentuada, ficando abaixo das notícias da Gol começa a se reverter em uma série de picos. E o gráfico parou em 20 de Novembro, aproximadamente.

Hoje ela está em 8 entre as 10 palavras mais buscadas na Internet brasileira, o interesse pelo vídeo reacendeu de forma Saurônica e quem não viu, agora com certeza vai ver.

Só posso agradecer. sobrou até pra mim. A idéia idiota de fechar o YouTube no Brasil rendeu um post em meu blog em inglês, que por sua vez rendeu um post e DOIS links no BoingBoing, o 2o blog mais lido do mundo, com mais de 300 mil unique visitors / dia.

Para a Cicarelli também rendeu. Se ela queria exposição, está tendo. O Leo acabou de me mandar um screenshot:

Isso mesmo, além da praia ela deu na CNN também. Para quem estava preocupada com “a imagem”, os planos foram por água abaixo.

O que tiramos de tudo isso (fora o dinheiro)?

DEIXA QUIETO. Sério. Um escândalo, uma briga online, deixe morrer. Se você se diverte, perfeito, vá em frente. Se é algo que pode te comprometer, se é algo como as fotos daquela menina do interior de SP, esperta até não poder mais, transando com dois e tirando foto do lado da placa do carro, assuma e deixe morrer.

Tentar tampar o sol com a peneira é besteira. Ela ficou muito mais burra ao afirmar que as fotos eram montagem. Pombas, a Vivi Fernandez quando fazia o Dreamcam botava pra quebrar. Golden shower, salto de sapato, caneta esferográfica, dedos sortidos, etc. Foi dar uma entrevista, negou tudo. “é trucagem, efeito de computador”. Claro, claro.

Em 5 ou 10 anos teremos centenas  de Cicarellis (não na minha horta, infelizmente) com a quantidade de fotos e vídeos de “amadoras” que existem por aí. Essas mulheres se tornarão juizas, professoras, jornalistas, dentistas, médicas e mulheres de políticos.

Irão todas tentar fechar a Internet, quando suas fotos e vídeos começarem a aparecer?

Eu acho que quem falar muito, reclamar muito, corre o risco de se tornar um Meme, e um meme maligno, como a história do Mário Gomes e a cenoura, o Richard Gere e o Hamster, as “Garotinhas do Abeu” e várias outras.

Aos blogueiros, o mesmo conselho. O Leandro, do Sampaist. postou um texto na lista da Blogosfera questionando sobre até quando brigar, quando desocupados, xiitas e similares invadem seus comentários, como fizeram neste post onde ele dá sua opinião sobre a “banda” Calypso e a “cantora” Joelma.

Lembre-se que os mais irados e revoltados muito dificilmente possuem algo complexo como um blog (sim, fãs do Calypso na cadeia evolucionária ficam abaixo das miguxas) e o único lugar onde podem expor sua raiva, é no seu blog.

Quem está no comando, então? :)

* Sim, linkei para um artigo na Wikiédia em português. Finalmente um texto bem-feito. Deve ser o Natal. Clarence, você ganhou suas asas.



Compartilhe este artigo!