Internet-BR: Os pioneiros são os nanicos

Compartilhe este artigo!

Eu já havia reparado nesse fenômeno, e é algo bem curioso. Convenhamos, se alguém fosse imaginar quem anuncia em Internet, pensaria em grandes empresas, com visão, departamentos de [BP]marketing[/BP] ativos, gente disposta a investir em uma [BP]mídia[/BP] ainda nova demais para sequer ser ensinada de forma eficiente nas [BP]universidades[/BP], certo?

Então me expliquem, como o Google consegue seus anunciantes? Experimente visitar os anunciantes de um blog qualquer. São os suspeitos habituais ([BP]submarino[/BP], o próprio Google, [BP]Microsoft[/BP]) mas também há muitos, muitos anúncios de sites como:

O tal Zap Imóvel aparece inclusive com erro, o site não existe.

Como será que o Google consegue? Os sites são claramente de empresas sem nenhuma tradição de Internet, em geral são amadores, simples mesmo. Não dá pra acreditar que essas empresas tenham, sozinhas, decidido investir em [BP]propaganda[/BP]. Muito menos que eles usem o AdWords e todas as ferramentas do Google para anunciantes.

Sendo sincero, muitos sites desses não deveriam estar anunciando. Primeiro precisam investir em seus sites, do contrário estão espantando o visitante que pagaram para chegar até eles.

Eu imagino que o Google deva ter um grupo de [BP]Jedis[/BP], em seus escritórios de vendas, ligando para empresas aleatoriamente, fazendo o gesto Jedi de controle mental e dizendo “Você vai anunciar em Internet”.

Nenhum outro programa de publicidade tem a capilaridade do AdSense, e se conseguiram isso tudo com um humilde escritório em MG, imagine com as novas instalações em SP. Prevejo um futuro brilhante para o mercado de publicidade online no Brasil, com o Google liderando e a concorrência se aproveitando disso também.

Quer dizer, se resolverem o problema dos pagamentos, do contrário vai começar uma debandada para outros serviços, que culminará com a saída dos anunciantes também. Mas, como dizem por aí, “ema, ema, ema cada um com seu problema”. O meu não é contornar as restrições da [BP]Receita[/BP], o meu é fugir do Seu Barriga.



Compartilhe este artigo!