Faça um favor a si mesmo: Esqueça o AdSense

Tenho visto muita gente começando a escrever por causa dessa onda de ProBloggers. Eu mesmo me orgulho de dizer que provavelmente mais gente está escrevendo hoje por minha causa do que pelo Paulo Coelho, mas… vamos devagar com o andor.

Outro dia uma amiga que nem sabe direito sobre o quê quer escrever já disse que quer colocar “aquele negócio de anúncio que dá dinheiro” no futuro blog.

Menos, gente, menos.

Óbvio que não partilho da visão romântica de que blogs são coisinhas lindinhas e imaculadas e não podem ser profissionalizados, monetizados, prostituídos e cafetinados. Acredito na mídia blog, como acredito em livros e revistas. Só que ao contrário dessas outras mídias o blog não só pode como até deve crescer sem se preocupar com monetização.

Você não vai viver de blog no primeiro dia, nem no primeiro mês, e muito, muito provavelmente nem no primeiro ano. Seus ganhos estão atrelados à audiência, e no começo ela será pífia. Imaginando que você terá raras visitas, seus ganhos serão mais raros ainda e isso pode ser frustrante.

Escrever um post complexo e interessante, pesquisado e trabalhado, para no final do dia não fazer nem um dólarzinho não parece “justo” (pra usar o estranho termo que o Fábio associou à remuneração de blogueiros) mas nem Shakespeare, blogueiro fosse, conseguiria mais que isso com seus sonetos, se o blog fosse iniciante, ainda nem conhecido pelo Google ou pela blogosfera.

É o que vai acontecer no começo. Alguns dias você não ganhará nada. Nem um pingadinho. Se sentirá inferior ao Al Bundy. Pensará em desistir. Tudo culpa da maldita extensão AdSense Notifier do Firefox e da sua noção de que “é só escrever o que vem à cabeça e ver o dinheiro entrar”.

Não é assim que funciona, e esse papo “campo dos sonhos”, construa e eles virão, implica em uma tonelada de trabalho. Fazer um campo de baseball sozinho, na mão, não é algo que eu chamaria de “trabalho fácil”.

Seu trabalho no blog será afetado, se você tiver o objetivo de ganhar dinheiro de verdade com ele, a menos que tenha uma excelente visão de longo prazo, que entenda o investimento em tempo e expertise que está fazendo, e que ele não dará retorno significativo de um dia para o outro, achará frustrante os ganhos iniciais. Seus amigos que acompanharão o projeto vão rir secretamente (se não forem ProBloggers também) da merreca que você está ganhando.

Logo você repensará seu projeto, e corre o risco de encostar o blog.

Portanto, em uma primeira fase, esqueça a propaganda. Você escreve atrás de audiência, você não escreve para o robô do AdSense. Então mexa seu traseiro gordo e escreva. Para seus leitores. Os poucos que você tem, os muitos que terá no futuro. O tempo que você perderia consultando ferramentas de monetização, discutindo se submarino é melhor que AdSense e se o HotWords funciona e se o Mercado Livre rende bem em site pequeno, você estaria escrevendo, acompanhando seus leitores, dando feedback nos comentários, visitando outros blogs e deixando comentários inteligentes (a melhor forma de atrair visitantes qualificados).

Ninguém vai te criticar por colocar anúncios tardiamente. Seu blog continuará gratuito da mesma forma. Seus textos continuarão lá. Seus textos antigos, então indexados pelo Google, continuarão gerando dinheiro, texto em blog não fica velho (estranho, para uma mídia tão efêmera, mas é isso mesmo) e você começará a faturar de uma posição bem mais confortável.

Somente se preocupe em colocar AdSense, buscapé e outros quando seu blog passar de 1000 pageviews por dia. Em teoria você já terá atingido o potencial de sustentar um servidor próprio, o que é muito pouco, em termos de dinheiro, mas é O Limiar, o ponto em que um blog se torna autosustentável.

Convenhamos, não será muito mais chique se você puder dizer “coloquei AdSense no meu blog e no primeiro mês ele já se paga”?

 



Leia Também:

  • Tenho adsense no meu blog, mas não me preocupo muito com o valor que recebo. Continuo escrevendo o mesmo de sempre, e o que vier (e se vier) é lucro.

    Mas é bom ler um post desses pra colocar os pés no chão.

  • Eh, ehehe eu estou sofrendo com essa parada de monetização. ehehe

    Ja consegui um pico de 400 visitas em um dia, mas até agora o adsense ta mingando…

    Parabens pelo novo layout.

  • Adorei o artigo.

    Minha dúvida é a seguinte: blogs que não falam de blogs, internet e tecnologia como assuntos principais têm futuro em pageviews?

  • Inominável Guru ProBlogger,

    Quando você fala 1000 pageviews você está falando das visitas humanas, excluídos os robots, spiders e etc ou serve para essa aferição, as impressões de página do Google Adsense?

    Obrigado pela luz. ;-)

    Abraços e sucesso

  • Sábias palavras, e ainda tem a questão do CTR, que pode resultar em 1 dolar para 100 clicks. Acho que a receita seria conteúdo+tempo=retorno, tem gente que não entende que deve seguir a fórmula. By the way, eu sou míope ou o texto tá muito claro?

  • abri meu blog, semana passada e havia lido aqui, que dava pra ganhar uma grana com isto.

    até me inscrevi no adsense, mais por curiosidade.

    seguirei seu conselho, colarei textos e mais textos, não ha bem maior do que , poder repartir com todos, o que pra nós é tao caro!!!

    um abraço

  • Faltou um detalhe importante, Cardoso

    O AdSense encerra contas fracas – de baixo movimento. Não recordo bem quanto, mas digamos que se após 6 meses não atingir U$ 10, babau

    Minha namorada ficou toda animada em faturar com o Google, focando justamente o faturamento e não o conteúdo, os artigos. Expliquei que a mentalidade dela estava invertida, precisa de bom conteúdo e visitas pra ter algum ganho :) O ganho é consequencia!

  • Faltou um detalhe importante, Cardoso.

    Contas do AdSense sem movimento, ou muito pequeno, são canceladas pelo Google. Após alguns meses da conta criada, se ela não atingir X dolares (não recordo quanto) pode ser encerrada.

  • calma cardoso, não é pra tanto… 300 pageviews/dia e meu site já tá se pagando com o buscapé

    o q aconteceu com o layout antigo? cadê o maldito cachorro voador?

    flws

    igor

    http://infostf.blogspot.com

  • Texto interessante, Cardoso.

    Acho que ele poderá esclarecer e fazer muitas pessoas acordarem desse “sonho” que é o Adsense, uma maravilha que dá dinheiro de forma rápida e fácil…

    Como você disse, o importante é conseguir o público de seu blog e, depois, tentar monetizá-lo de maneira eficiente.

  • Adorei o artigo!

    A minha dúvida é: blogs com temas que não falam de blogs, internet ou tecnologia como assuntos principais têm futuro em pageviews?

  • Coitado do meu… rsss… se eu fosse escrever pensando em retorno financeiro eu estaria f***** .

    Só tenho 60 visitnhas por dia… rsss. Não coloquei e não pretendo colocar tão cedo qualquer remuneraçõa. Aliás, nem sei se um dia colocaria, acredito que não…não sei ganhar dinheiro com isso. Sei escrever…e pra mim.

    Abração

  • Tiagotb

    ótimo post…

    Ultimamente no MSN venho recebendo vários pedidos de ajuda de como colocar o adsense ali ou aqui, qual posição melhor, etc…

    Mas sempre falo…primeiro coloque conteúdo,depois mais conteúdo e pra termina mais conteúdo…e depois começe a pensar no adsense…

    Grande parte dos que falam comigo acham que o adsense é um rio de dinheiro, mas não é assim que funciona…sem contar aqueles que colocam um “clique aqui” encima do banner…

  • Calma cardoso… meu site tá com 300 pageviews/dia e já se sustenta com o buscapé…

    esperar chegar a 1000/dia é um martírio

    a propósito, tô já faz um tempo lendo só no feed, mas o q aconteceu com o layout (ou leiaute) antigo? cadê o cão voador?

    flws

    igor

    http://infostf.blogspot.com

  • Muito válido este seu post. As pessoas querem ficar ricas e acreditam que a Internet seja o caminho, pois viram tantas reportagens de “milionários de Internet”.
    Mas o caminho é longo, árduo e requer dedicação, muita dedicação.
    Rapadura é doce mas não é mole não ;-)
    Abracos
    Maysa

  • Tive o meu primeiro clique no adsense depois de uns quatro meses de blog!, quando ainda estava no blogspot…E o coloquei desde o começo! Confesso que fui levado pelos bloggers-make-money-easy! mas me dei conta que as coisas não são tão “easy” Só depois de 6 meses vieram as singeles centenas de pageviews! Mas ainda vejo tantos blogs “nascendo” já com o adsense, sem ao menos 10 posts!

    Ah! o novo tema ficou bom, ideal!

    abraços!

  • CC, concordo plenamente com o que disse, hoje há uma corrida para o "proBloguismo". Há um frenesi com a impressão que é dinheiro fácil.

    Este post fala bem direto pra mim, estou começando melhorar o meu blog. Já coloquei o AdSense, mas não tenho a ilusão de vê-lo pagando minhas contas nem tão cedo. Minha relação com o AdSense é extremamente pacífica e só vejo sentido tirá-lo de lá se os meus amigos proBloggers ou os senhores de Kobol me disserem que isso espanta os visitantes ou que causa câncer.

    Ah, não há a menor duvida que a fomos influenciados pelo sucesso da blogosfera brasileira.

  • Como sempre, excelente texto! ;)

    Acho que tem muita gente se perdendo nos anúncios por aí. O maior problema é a poluição visual. Tem blogs que não dá nem pra ler…

    Abraços.

  • Em primeiro lugar, parabéns pelo blog e pelo artigo. Concordo que tudo se resume na visão de longo prazo e o que mantém esse horizonte é a crença que se tem naquilo que faz. Tudo que é encarado de forma profissional, levando em conta que se pode ter mais decepções do que realizações mas que tais realizações são capazes de superar todos os obstáculos, o segredo é não desistir…encontrar o nicho certo, há espaço pra todo mundo com ou sem Adsence.

    Abraço
    Paulo Lourenco

  • Se você quisesse ser mais preciso do que foi, não teria conseguido.

  • Confesso que me identifiquei com a sua amiga que está ansiosa em colocar “aquele negócio de anúncio que dá dinheiro” no blog dela.
    Fico oscilando entre a vontade de lucrar rápido e o desejo de atingir um número razoável de visitantes. Mas seu post me ajudou a perceber que essas duas coisas andam de mãos dadas e que não adianta querer retorno rápido.

  • Pingback: Comentários e blogroll - 5 de março de 2007 | Repositório()

  • Muito bom o post Cardoso! Eu me encaixo exatamente nessa categoria de blogueiro iniciante e tudo isso que você escreveu vêm passando pela minha cabeça há algum tempo! Ver um adsense minguado igual o meu as vezes é um desânimo, mas acredito no que você disse: esqueça a propaganda e se divirta escrevendo! Abraços

  • Pingback: » $2 por dia, na primeira semana de blog ? Blog Verde()

  • Pingback: Como se tornar um Problogger, por Carlos Cardoso » Prática()

  • Ótimo artigo, Cardoso.

    Eu só coloquei Adsense no meu blog (e no meu site pessoal) agora, depois de um ano e nove meses!

    E só coloquei mesmo por desencargo de consciência… afinal, apesar de eu não escrever todo dia, dá um certo trabalho deixar tudo em ordem para os visitantes… Então a idéia de ter algum retorno por este trabalho é bem agradável…

    Também nem sei quantos pageviews diários eu consigo…

    Vixe! Será que estou longe do meu primeiro rendimento via blog?!? :D

  • O canto da seria é tentador, há hoje uma corrida achando que ser proBlogger é só sentar e batucar o teclado.

    Esse post é extremamente relevante pra mim. Estou melhorando meu blog, escrevendo mais e até já coloquei o AdSense lá. Estou extremamente consciente que nem tão cedo terei minhas contas pagas por ele, mas a não ser que meus amigos proBloggers ou os senhores de Kobol me digam que AdSense espanta visitantes ou que dá câncer, eu não os tirarei de lá.

    Não é segredo que seu sucesso tem motivado a nós, “infantoBloggers”.

    “Ao infinito e além” BLY

  • Pingback: Comentários e blogroll - 5 de março de 2007 - Parte 2 | Repositório()

  • Olá Cardoso, parabéns pelo novo visual do site, ficou muito limpo e profissional (afinal, você é um ProBlogger).

    Uma observação, quando você fala em esquecer o Adsense é no sentido de inserir os códigos mesmo? Me ferrei, meu site é iniciante. Tem uma visitação modesta mas crescente, e a pior coisa que tem é a neura de acompanhar diariamente os “não-ganhos”. Espero que em cerca de 01 ano e meio eu possa escrever pra você e falar – você tinha razão, só devia ter posto o Adsense agora.

    Fazer o quê, né?

  • ótimo post, cardoso!

    realmente, quem faz um blog e coloca banners do adsense achando que vai virar o mais novo problogger no primeiro mês vai quebrar a cara. pra faturar com o blog tem que ter cliques, pra ter cliques tem que ter audiência, pra ter audiência tem que ter conteúdo, e ter conteúdo – e, principalmente, conteúdo de qualidade – demanda tempo, dedicação e planejamento. e, definitivamente, se o foco do blogueiro for mais na renda diária do adsense que no conteúdo, pode ser frustrante e até desestimulante, já que os ganhos são pífios no início.

    no mais.. gostei do layout novo, só senti falta do beagle. :(

  • Querido Cardoso, antes fosse tão grande a sua variedade de assuntos quanto é o seu ego.

    Essa receita de bolo na qual você transformou o “tornar um blog rentável” não é de todo errada, porém HÁ SIM exceções. Mas com todo respeito, esse assunto me parece quase que uma paranóia para você. Freud deve explicar.

    Lembre-se que muita gente neste planeta sequer ouviu falar sobre
    Paulo Coelho. ;)

  • Bom, tudo isso que o Cardoso disse é vrdade. Não da para começar um blog pensando em ganhar dinheiro. O melhor é começar por motivos mais “nobres”, como se divertir, compartilhar conhecimento, mostrar ao mundo o que você pensa… Eu mesmo iniciei meu humilde blog no começo de janeiro deste ano, e me supreendi quando vi no AdSense (sim, iniciei meu blog com o AdSense) que havia faturado 24 centavos de dolar depois de 2 meses… E acabei de me surpreender mais quando vi que estou tendo visitas frequentes (preciso postar mais algumas coisas lá para manter essas visitas :-).

    Na verdade o adsense esta no meu blog mais por experiencia, por curiosidade de como isso funciona, já que eu não tenho tmpo nem paciência para manter um blog com posts diários que chamariam mais visitantes e mais receita.

    O objtivo de meu blog na verdade é ter um local para por e expor minhas idéias (algumas até que são boas, mas outras…), um passatempo, me divertir um pouco, o que vier é lucro. Espero que eu esteja indo pelo caminho certo…

  • Pingback: Bruno Godoi » Blog Archive » Uma nova profissão, veneno pra quem vê errado()

  • Concordo em partes com a sua opinião Cardoso, e se a pessoa até coloca sim um meio de “monetizar” o blog, porém não liga muito pra isso e continua escrevendo “de olho nos poucos leitores” que tem, e não no “pouco dinheiro que entra”? Não daria na mesma? Demora sim, mas chega, essa seria uma bela frase de um iniciante depois de algum tempo sem nem olhar o adsense/buscapé/hotwords/algo e após alguns meses (as vezes mais que 12) ver que chegou um cheque, ou uma carta do google, ou um depósito caiu em sua conta, não seria melhor ter um mínimo do que não ter nada?

  • Acho que o que você disse é valido. Desde que você não utilize as técnicas mais "underground" de SEO para paraquedistas!

    Em menos de 1 mês consegui 100 dólares.

    Portanto acredito que, com um pouco de estudo prévio, você pode iniciar seu blog já lucrando.

    Digo isso com o seguinte exemplo: se você, cardoso, fizesse um novo blog agora obviamente já saberia como agir para lucrar mais nos primeiros dias de vida.

    Foi assim que aconteceu comigo: me preparei e entrei para ganhar!

  • 1. Instale o Adsense
    2. ?????
    3. Lucro!!!!

  • Cristiana: Claro, blogs que não falam diretamente de Internet têm um público muito maior

    Mirian: Não é questão de ego, é questão de TEMA.Este blog É voltado para ProBloggers, monetização, técnicas para aumentar visitação, etc.

    Você entra no Fanaticosporfutebol.com.br e reclama que só falam de futebol?

  • Concordo plenamente com tudo o que foi dito. Voltei à blogosfera não para monetizar e sim para conhecer o maior número possível de pessoas com áreas de interesse compátiveis com a minha. Acho que no quesito Pés no chão, Cabeça nas Estrelas (eu li esse livro aos 9 anos (risos)), eu já adquiri certo know-how (ao menos o suficiente para não ir com tanta sede ao pote).

    E fique certo que esse post já foi para os favoritos desde que saiu do forno.

  • Trabalho com internet a 4 anos, e a pouco mais de um ano, criei o meu blog que mais durou. Os outros eram projetos pessoais, fiz este último pelo prazer de escrever. Levei mais de ano o blog, apenas com custos, hospedagem, domínio.. mas fazia pelo prazer de escrever. Não é muito visitado, porém epois de colocar o adsesne tenho ganhos diários satisfatórios, que pagam as despesas do site e sobram pra uma cervejinha. Mas a idéia, nunca foi essa..

  • No meu blog eu coloquei o AdSense desde o primeiro dia. Me surpreendi quando vi que havia ganho 24 centavos de dolar em 2 meses, achei que não iria sair do zero tão cedo :-) Mas coloquei o AdSense só por curiosidade de ver se funciona mesmo, o objetivo do blog é compartilhar conhecimento, trocar informações, passatempo, um espaço para escrever bobeiras, mas claro que até passou em minha cabeça em ganhar algo com ele, mas isso é secundário.

  • Eu acredito que tudo deva ter planejamento. Assim como criar um blog para ganhar grana.
    Então como meu espaço tem pouco mais de um mês, não estou esquentando se estou ganhando $1 ou $10. O que eu sei é que quero lutar para conquistar o meu espaço.
    Se vou conseguir… só o tempo responderá.
    Agora uma coisa muito importante, se a pessoa não gostar de blogar, ou melhor, se não gostar de escrever sobre os assuntos que publica, não irá muito longe…
    Ótimo post!
    abs

  • A parte do ego nada tem a ver com a parte do tema.

    “Eu mesmo me orgulho de dizer que provavelmente mais gente está escrevendo hoje por minha causa do que pelo Paulo Coelho, mas(Cardoso,) vamos devagar com o andor.”

    E ainda, se me permite:

    “Então mexa seu traseiro gordo e escreva. Para seus leitores. Os poucos que você tem, os muitos que terá no futuro. O tempo que você perderia consultando ferramentas de monetização, discutindo se submarino é melhor que AdSense e se o HotWords funciona e se o Mercado Livre rende bem em site pequeno, você estaria escrevendo, acompanhando seus leitores(…)”

    Ué..

  • Matou a pau com esse artigo, excelente, estava com a mentalidade de ficar rico com adsense quando comecei a blogar, mas quando vi que tinha 1 visita por dia e era do meu colega de trabalho, cai na real….Mas ainda acredito que vou encontrar os artigos que me levarão ao pote de ouro do Google…Sou brasileiro e não desisto nunca!

  • Eu desisti do Adsense, pelo menos por hora. E coloco o banner do submarino muito mais pela questão estética do que realmente pensando em ganhar uns trocos. Além do mais, já que meu blog é de resenhas, é justo colocar links para as pessoas saberem quanto custa o que ali resenho.
    Ainda assim, ótima idéia alguém falar o que você falou:Adsense dá dinheiro apenas para uns poucos blogs…

  • Criar um blog ou postar unicamente pelo dinheiro (pelo menos no começo) não é lá a coisa mais sábia a se fazer. Mas mesmo assim eu coloquei com o meu, mas sem que isso se tornasse o foco do blog.

  • Pingback: BrPoint | RoI de um blog()

  • Realmente é muito difícil, ainda mais que tem muita gente que quer ganhar dinheiro fácil e acaba viajando na maionese. Aí na hora de colocar em prática e ver que é osso duro de roer, acaba desistindo. Como a Maysa disse, rapadura é doce, mas não é mole não :)

  • Concordo com isso.

    Criei ano passado e descobri o funcionamento do Adsense esses dias.

    Tem gente que cria só pra ganhar mesmo, é uma coisa bizarra, mas acho que o adsense, a partir de um certo momento quando em pouco tempo dá uma quantia (mesmo que muito pouca) significante, pode animar o dono do blog a escrever mais e buscar posts mais e mais interessantes.

    Isso quer dizer que é possível que apareçam mais blogs de qualidade (e de pouca também)

  • Pingback: Dose Múltipla()

  • Cardoso, com relação aos 1000 pageviews, eu tenho um contra exemplo. Meu blog tem pouco mais de 150 pageviews diários e já vem se sustentando nos últimos dois meses, e com folga. Acho que só consigo isso devido à alta relevância dos anúncios e à venda de livros indicados.

  • Pingback: Clique Aqui()

  • Pingback: Um blog, um post. E meu! Vai entender… - Bruno Torres ponto net()

  • Cardoso,

    Em parte concordo com você quando diz que não devemos nos preocupar com os ganhos no início do blog. Mas discordo quando você diz que não devemos monetizar um blog antes de termos 1000 visitas/dia. Creio que enquanto não temos 1000 visitas/dia é que teremos oportunidade de adquirir know-how do monetização ao mesmo tempo em que escrevemos para aumentar audiência. Se deixarmos para adquiri-lo somente quando já tivermos um sucesso relativo, corremos o risco de perder as visitações ao focarmos na monetização.

    Outro ponto que vejo é que a medida de visitações absoluta não é uma boa medida do sucesso do blog. Ao colocarmos o Google Analytics, vemos as taxas de rejeições de entrada, aquilo a que você se referiu de leitores bomba, que só gastam banda, não lêem nada e vão embora. Vejo pelos meus blogs, que é este indicador o que melhor indica se o blog é de sucesso ou não, além dos seus leitores de feed.

  • Meu blog com 100 exposições do Adsense hoje, consegui 5 cliques, que me renderam $1,10. Um tanto estranho, pois muitas vezes faço mais de 200 exposições do Adsense e não consigo nenhum clique.

    Por isso eu digo: Não custa nada sonhar. Às vezes dá certo!

  • Pingback: Escrever, escrever e escrever | Escrita Torta em Linha Reta()

  • Caríssimo

    Gostei de ler esse post.Escrevo de Portugal, não sei se vai ler isto, tem aí à minha frente um bela lista de comentários. Coloquei Adsense há pouco, mesmo tendo lido algures que só compensa se o blog recebe rmuitas visitas.O meu nunca tem mais de 100 por dia e ultimamente até tem tido muito menos. Mas eu queria perguntar se fará sentido colocar Adsense num blog que só tem imagens, que o meu é assim.Não comecei a blogar para fazer dinheiro e antes porque achei uma boa ideia para conhecer artistas plásticos.Juntei o Adsense mais por brincadeira e o dólar por dia é engraçado, se viessem mais seria muito engraçado.Tem opinião?Imagens chega para fidelizar público?

  • Caramba!Carlos: tu é mesmo Pro!Resposta na hora, no minuto!Obrigada!Vou linkar teu blog para ir lendo.Tua escrita é agradável.E pode ser que eu aprenda alguma coisa!Saudações blogueiras!

  • Pingback: Four Live Blog » Blog Archiv » Confesso virei um escravo!()

  • Interessante ler um texto assim. Iniciei recentemente meu blog, inicialmente com o intuito de divulgar minhas opiniões. Tenho adds lá, mas estão lá por estar… quem sabe um dia eu chegue no nível de popularidade necessária para ganhar um extra… mas por enquanto to lutando pra ter meus textos discutidos e comentados… hehehe

    Valeu pelas dicas! ;)

  • Muito interessante esta matéria.

    De Fato, a primeira coisa que pensamos ao montar um blog é no retorno financeiro, e isso é errado, pois, pelo menos no meu caso, comecei sem planejamento algum. Mas sinceramente, nõ penso em ficar rico vivendo de um site/blog, mas, gerar receita extra e sempre bom!

    PArabéns pelo blog!

  • Pingback: Rodrigo Flausino » Blog Archive » Explicando os assuntos deste blog()

  • Pingback: Athena de Vento » Um Comentário que Merece um Post()

  • Não necessito do adsense pra nada.

    Veja você mesmo …

    http://assistencia-gratis.blogspot.com

    Ofereço assistencia em informática apenas por prazer e gosto pela informática e internet.

    klub24

  • Boas,

    Cardoso, venho pedir desculpa pelo ultimo comentário que fiz em seu blog.

    Foi apenas uma experiência.

    Sou MCSA, mas um newbie como blogger. O meu blog tem apenas 2 semanas, no entanto, após consultar seu blog e outros que falam sobre SEO e Adsense, consegui colocar o meu no 1º lugar do ranking do google nas keys: assistencia gratis.

    Pode confirmar em:

    http://assistencia-gratis.blogspot.com

    Caso necessite alguma coisa de Portugal, ou algo que eu possa ajudar ou dar, terei muito gosto.

    Abraço, e uma vez mais, as minhas desculpas.

    PS: espero que não tenha levado a mal …

    Artur,

  • Ha, esqueci ..

    Em relação ao seu post, "esqueça o Adsense", discordo completamente. Tenho um amigo que tem um site de emprego em Portugal, e com a escassez de emprego por cá, ele chega a facturar num dia $1.000. É isso aí, $1.000 num só dia (e a uma segunda-feira, que é dos piores dias).

    Ele nem me conta quanto factura no melhor dia.

    Pode ver o resto desta história em meu blog …

    Portanto, VIVA O ADSENSE !!!!!

    Coloquem logo no primeiro dia. Agora concordo quando falam que o conteúdo é MUITO IMPORTANTE. Pois claro!!

    Conteúdo é a chave para ter sucesso = muitas visitas, e fidelizar teus leitores.

    Abraços,

    Artur,

  • Outra,

    Posso colocar um enxerto de seu post em meu blog?

    Achei muito interessante, pois é um tema que gera alguma polémica, e polémica = + leitores = sucesso = €

    Se é que me faço entender!?

    Abraços

  • j.oliveira

    Olá!, Tenho um blog que no momento encontra-se inativo, porém, estou pensando em criar um blog com coteúdo adulto, e gostaria de saber se vale a pena. confesso, sou aficcionado por esse tipo de publicação. não me interpretem mal, haja vista que não sou nenhum tarado de plantão.Abraços! Gentileza me orientar via E-mail.

    Att.j.Oliveira PS: Parceiros serão bem vindos!

  • Também acho o conteúdo muito importante. Aliás ele vem em primeiro lugar! A monetização é uma consequência.

  • Muito bom seu post, vou me preocupar mais com o conteudo do meu blog, do que os lucros do adsense =p

    <abbr>Rafael – último post do blog… Seu MSN no Blog – Dicas para Blog</abbr>

  • Muito boa matéria, parabens pelo blog.

  • Provando o que você disse, texto de blg nao fica velhor. Falou e disse!!! rs

    2011 e seu texto está mais atual que nunca, principalmente com a descarada desvalorização dos cliques por parte da Google Inc

    Prezados, faço minhas as palavras do amigo, valorizem o conteudo e os cifrões serão reais (nao confunda com crifrões, por favor, a não ser em casos especificos, claro) .

    Enfim, a midia na internet precisa de uma reforma, acredite. Essa facilidade comprometedora vai ser tema da nossa voz, a Voz do Brasileiro. Conheça!

  • Otímo valeu pelas dicas, esse é um exemplo, "post de blog não fica velho" estou chegando nas 200 pageviews…

  • Boa noite.. sei que este post é antigo.. mas como vc disse.. isso não envelhece.. rss
    Sou mais um novato no mundo dos bloggers.. Tenho bons acessos vindos de agregadores de links.. Obtive até algumas quantias significantes alguns dias (poucos dias).. e essa semana o blog bombou.. ganhei 30 (+1) dos visitantes e tal.. fiquei empolgado.. porém logo recebi um email do google avisando q os adsenses foram retirados.. eu já havia recebido a carta com PIN.. tava pertinho.. nao fiz nada de diferente doque já fazia e rolou isso.. Se der.. dá um conselho ae.. http://upgradefilms.blogspot.com/

  • Muito bacana sua postagem, e como você disse o que vale mais é trafico de visitantes, se não tiver visitas não haverá ganhos, meu blog possui em media de 3.000 a 5.000 visualização de paginas e posso dizer que ja da para ganhar uma graninha boa. e olhe meu blog tem apenas 4 meses, http://www.simcarros.com,

  • Muito bancana seu artigo, e como vc falou, o que traz lucro para um blog são as visitas, se não tiver visitas não vai adiantar nada, outra coisa a levar em consideração é de onde vem as visistas, pelo que eu tenho visto nos relatorios do meu blog, as visitas vinda google tem maior chance de clicar em uma propaganda do que as visitas vindas de agregadores, o meu blog tem apenas 4 meses e ja tem em torno de 3.000 a 5.000 visualizações de paginas por dia.. valeu galera meu blog http://www.simcarros.com.

  • Acho que, mesmo iniciando um blog e longe de ter muitas visitas, já pode ser colocado os adsenses. Afinal, no que isso vai atrapalhar? O que não pode existir é uma ilusão que vai ganhar dinheiro em pouco tempo. Isso não existe. Na internet, assim como em qualquer outro lugar, ganha dinheiro quem trabalha muito e persiste.

  • Em um país com um déficit de leitura de dar medo, não me impressiona o fato de que pageviews demorem pra atingir um número considerável.

  • Esta história se encaixa perfeitamente no que minhas amigas vem falando. Todas querem apenas criar um blog sobre modas e achar que vai ganhar dinheiro. Precisa de muito trabalho para ganhar dinheiro com internet. Eu coloquei alguns adsenses no meu blog e até hoje não ganhei mais que centavos em vários meses. Ilusão pura!

  • Excelente suas dicas, tudo tem um tempo para amadurecer, até um blog/site.

  • Muitas pessoas começam a escrever e 2 ou 3 meses depois param, esperam retorno imediato e quando este não vem desistem. Com relação as 1000 pageviews eu discordo um pouco, acredito que com umas 300 views diárias já se pode colocar anúncios, cada blog recebe um valor diferente nos anúncios, CPC, CPM, etc… um que ganhar 30 dólares com determinada quantidade de vizualizações diárias, se fosse em outro nicho, poderia estar ganhando 200…critérios que só a google sabe…