Link não é esmola

esmola.jpg

É impressionante a quantidade de gente que escreve pedindo links. Chego quase a achar que um link em um blog visitado pode efetivamente alavancar um blog pequeno.
Não funciona. Desculpe, gente, mas no máximo vocês vão ganhar uma visitação extra, mas no final o número de novos leitores não será significativo.

Meu blogroll aqui do lado é a parte mais negligenciada deste site, só não tirei para não ficar com fama de antipático e também para não receber emails “buá, você não me ama mais, tirou meu blog da lista”.

Ser listado nesse balaio não é vantagem, ainda mais quando não há nenhum trabalho editorial. Se o blogueiro não faz uma descrição dos blogs, não dá uma razão para o visitante clicar, fica o quê? Meus belos olhos, como motivo? Muito pouco.

O melhor link que você pode ter é o “link editorial”, colocado no meio de uma matéria, onde geralmente é feita uma defesa veemente para que o mesmo seja clicado. Esse link aparece quando algo interessante é descoberto no “blog menor” (ou nem tão menor assim).

Mais ainda: Esse link não é negociável. Uma troca de links, no estilo “fale de mim que falo de você” é algo que chega ao nível do anti-ético. Não é algo que você verá aqui. Não perca tempo pedindo para que eu fale de você apenas por seus belos olhos (exceto se você for a Luciana Vendramini, mas aí estará perdendo tempo mesmo, eu falo de qualquer jeito).

A melhor forma de ser linkado e elogiado por seu blog preferido é mostrando serviço. Viu algo que gostou, não gostou ou que o inspirou? Escreva um belo post sobre isso, coloque um trackback. Blogueiro é bicho curioso. VAI fuçar o blog de quem o está referenciando. (a não ser que você seja celebridade multimídia que não tem tempo pra nada, e acaba lendo somente o próprio blog, dada sua agenda apertadíssima)

Se o blogueiro gostar do que você escreve, vai assinar seu feed, e mais dia, menos dia você dará de cara com um post linkando pra você. Não por favor, não por pena, nem por favores sexuais (link pro blog da Juliana Paes aqui) mas por mérito.

Seja ativo e participativo, como diz o Camarada Sérgio, blogs são conversações. Visite vários blogs, deixe comentários, escreva e faça trackbacks sobre o que leu nesses blogs. Mostre serviço.

Não peça links. Link não é esmola e você é muito melhor que isso.

(a parte sobre não trocar links por favores sexuais é exagero, claro. Blogueiras iniciantes, jovens bonitas e carinhosas que façam o ProBlogger gemer sem sentir dor são sempre bem-vindas)

UPDATE

Não deixem de visitar o Blog da Maysa, eu recomendo!



Leia Também:

  • Concordo em gênero, número e grau.

    Às vezes até um anúncio do Buscapé rende um jabá voluntário ;)

    • Parabéns, pelo artigo…

      Sou iniciante neste ramo de parcerias e blogs, porem o seu artigo me deu um grande ensinamento. Com certeza irei apricar as suas informações.

      Abraços e parabens pelo blog.

  • Ahhh, entendi.

    Então me dá um link editorial desse aí!

    :D

  • É como eu sempre digo pro povo que reclama que "ninguém visita" o seu blog.

    Participe da comunidade. Visite, deixe comentários interessantes e mostre pra todo mundo que você merece ser visitado por ser um cara legal, que tem um blog legal e não porque deixar comentários do tipo: "Legal o seu blog."

  • Não sei, mas eu acho que muito desse desespero por links é na expectativa de ganhar algum dinheiro, com essa onda toda de ProBlogger.

  • Cardoso Linka meu blog!!!

    Eu faço um link pro seu ;)

  • Fabio KamiKazeNH Jr.

    Simplesmente direto. Isso é legal :)

    PS.: Abandonei a vida de blogueiro. Não tenho paciência p'ra isso.

  • Novamente simples, objetivo e instrutivo.

    Obrigado pelas dicas.

    abs.

  • Este teu post é um contraponto interessante a vários posts que eu li no rec6, falando de como ganhar dinheiro e links com blogs. Basicamente, encha seu site de links patrocinados e coisas do genero, e por aí vai.

    De cara vê se que este povo não entendeu o espirito do blog. O lance não é dinheiro, é expor suas idéias num ambiente livre e decentralizado.

    Continue não aceitando links como esmola!

  • Miguel, nada errado com blogar por dinheiro. O Lance, se você é um ProBlogger, é dinheiro SIM. E uma das formas de ganhar dinheiro é aumentar seu pagerank através de links.

    A melhor forma de fazer isso é a que sugeri.

    Blogs não têm espírito, blogs são ferramentas, só isso.

  • Meus parabéns, pelo artigo… E concordo com tudo que você disse, mas agora deixo a pergunta:

    O que você acha de Blogs que criam promoções para distribuir brindes, pedem que seus participantes participem colocando textos com links direcionando para esses blogs?

    Você acha isso certo, pois esses só se beneficiaram se aproveitando da bondade de seus leitores?

    Abraços e parabens pelo blog.

  • Ué? Não estão sorteando um brinde? Se não entregarem então só eles se beneficiam. Se entregam, então os dois se beneficiam.

  • Gostei do post sobre links. É para refletir com calma. Acho que a única coisa que realmente pode tornar um blog bem visitado, mais importante que qualquer edtratégis de marketing, é o seu conteúdo. Abraços, Mário.

  • Um exemplo que posso fazer ao seus leitores:

    Um simples comentário que fiz no Top15 Google Fevereiro2007 rendeu um novo post com direito a link: Google Images Top Search Fevereiro2007.

  • "trocar links por favores sexuais é exagero"

    humpf… tarado… taradinho da vovó!

  • Raquel, você por acaso é parente da Zilka? (tomara! tomara!)

  • Interessante o seu post, um trabalho só é reconhecido com muito "trabalho"… eu que sou iniciante vou aproveitar bem essa dica.

  • É por isso que só coloco links para blogs que efetivamente acompanho.

    E até agora, considero.

    A partir do momento que não mais considerar, tenho livre arbitrio para os retirar e nunca mais os ler.

    Abraços

    E sem esmolas, falou! :D

  • Link tem uma UNICA vantagem: eles aumentam o pagerank no Google.

  • Fora que é um saco o cara te enchendo o saco por um link.

    Teve um que encheu tanto o saco do Fabião Morróida que ganhou um post inteirinho, mas eu não gostaria de ganhar um post daqueles…

  • tudo isto de blog, é muito novo pra mim

    feeds, tags, adsense.

    mas ja entendi, que atraves dos comentarios, que postar-mos em alguns blogs, manisfestando minhas opinioes, é que vão levar alguem a querer ver meu blog.

    ou estou errado?

    um abraço cardoso

  • Pingback: Chá de Hortelã » Blog Archive » Como entrar na Lista aí do lado…()

  • Têm gente pensando que por você ser PROBLOGGER, você TOPA TUDO POR DINHEIRO, hein SILVIO !

  • Sou uma blogueira iniciante, bonita* e carinhosa, me dah um link? Voce vai gemer sem sentir dor…

    HAHAHAHA :)

    Otimo post

    Maysa

    *por conta propria

  • Boa!!!

    Um blog só receberá link se tiver motivo para isto, não adianta ficar chorando por um link que não ira acrescentar em nada.

    Trabalhe para ser reconhecido…Falouuuuuu.

  • Pingback: InterNey.Net()

  • Penso que com a popularização dos blogs, tem muita gente entrando na onda só pra conseguir fama. Uma prova são os blogs que existem por aí com conteúdos completamente copiados de outros blogs. Você já até falou sobre isso aqui. Acho completamente estúpida esse tipo de atitude e são justamente esse tipo de pessoa que mendiga um link. Na minha opinião não é assim que funciona, e felizmente a maioria dos blogs mais populares são pertencentes a blogueiros realmente competentes.

  • Maysa: Feito.

  • Cardoso,

    (rindo muito com o "tomara, tomara") que eu saiba os sallaberry[s] que vieram da França, eram dois irmãos e se dispersaram. E como meu avô (que nasceu no Brasil) era surdo-mudo, muita informação sobre parentesco se perdeu… e nós, os da "banda oriental" nunca conhecemos os outros, entre eles Zilka! Mas acredito que sim, éramos parentes.

    Raquel

  • Cardoso, esqueci de dizer que ela na verdade era casada com um Sallaberry, então seríamos meio-parente se é que existe meio-parente…

    raquel

  • Pingback: » Gente, o Cardoso me recomendou!!! »» Blog da Maysa()

  • Pingback: Seo Brasil - O melhor Blog Brasileiro sobre otimização para mecanismos de busca » Blog Archive()

  • Pingback: Liberdade Digital - » Blogar é legal, citar a fonte e linkar é melhor ainda()

  • De fato o blogueiro de verdade é curioso. Mas não podemos também botar todos num mesmo balaio. Existem diversos tipos de blogueiros. Existe aquele que só acessa o seu próprio, como vc mesmo falou. Existe aquele que entra em outros blogs, só para plagiar a idéia dos outros. E entre muitos outros tipos (que não ficarei citando aqui um por um, evidentemente),

    existe aquele que busca conteúdos de qualidade para, acima de tudo, poder aprender. Nós sempre temos o que aprender.

    E o legal não é clicar num link (favorito), o qual vc não sabe nem do que se trata, o legal é vc ser direcionado para um determinado blog, guiado pela imagem que o sujeito vendeu de si, dentro da própria

    blogosfera.

    Blogueiro unido, jamais será vencido. Mas união aqui se trata de amizade verdadeira, não interesse. O velho, fale de mim que eu falo de vc.

    Bom galera, até mais.

  • Concordo plenamente sobre suas colocações, apesar de ser novo nesse mundo blogueiro sei realmente o que é a "choramingação" a pedido de um link, no http://www.republicasdobrasil.com site da minha autoria.

    Abraço a todos!!! e sem esmolas!!! ;)

  • Eu já fiz parceriais com outros blogs através de trocas de links no começo e a maioria que aceitou essa parceria são blogs de qualidade que eu costumo visitar sempre, não fico mais pedindo por links porém sempre que posso faço citações sobre blogs com algum conteúdo interessante, algumas pessoas daqui relataram que o principal motivo de troca de links é a page rank e eu acho que é porai mesmo.No mais hoje em dia eu tenho o link de determinados blogs e nada impede de amanhã eu fazer outros acordos mais interessantes com eles.

  • Pingback: Webcétera - Blog na prática - Problogging - Dicas e Conceitos()

  • Sou editor do jornal O Brasileirinho e este artigo através de um link colocado no site do Interney http://www.interney.net e achei bastante informativo. Na realidade, estava mesmo procurando informações sobre como inserir um sitemap em um blog. Não encontrei a informação que queria, mas tive o prazer de ler o artigo "Link não é esmola"

  • Eu concordo plenamente com o Cardoso e digo que já faço isso desde a criação dos meus Blogs. Eu não saio colocando os links que me são oferecidos, eu visito, avalio e seleciono. Se o blog do cara for realmente interessante, sério e principalmente tiver bom conteúdo eu linco ele no meu, se não, abraços. Já tive muitas reclamações em virtude disso, mas, é assim que deve funcionar.

  • Eu tambem sofro com isso e os caras não entendem e tentam me queimar em bloges e foruns

  • Sim.. e por falar em “link editorial” cheguei até aqui pelo blog do interney .
    A troca de link é uma importante ferramenta desde que seje usada de forma cautelosa ou seja sem abusos, pois quando o SR.Google descobre… lá se foi seu domínio que por um bom tempo voce trabalhou afim de alavancar posicionamento pagerank etc. Devido a muitos pedidos de troca de links recentemente criei o http://www.rg1.com.br um website apenas para este fim , pois são constantes as petições de troca de links .Em geral alguns (ou ainda muitos) sequer sabem sobre as diretrizes dos motores de busca e a importância que isso pode ter.

  • Pingback: Blogosfera agitada? PageRank, Linkbaiting e Raking | MUNDO das TRIBOS()

  • Olha, não sei se foi proposital, mas a associação de idéias entre o último parágrafo e o UPDATE ficou algo ligeiramente sugestivo. :)#)

  • carlos

    poh carlos cardoso o que você falou tem razão eu to entrando nessa vida de blogieiro agora to ralando muito pra levantar meu blog sei que não pe fácil mais quem sabe daqui a um ano eu tenha aprendido quase tudo e melhorado o meu blog ???? mais é isso gostei do seu comentario seu feed ja ta add tenho que ficar bem informado e seu site é a solução

  • cardoso estou começando com site agora, mais trabalho com um guia de anunciantes de bairros e estou começando a cobrar para colocar anuncios no meu site, sempre em busca do sucesso, mais não sabia nada sobre troca de links e agradeço muito suas explicações sobre o assunto espero um dia fazer tanto sucesso como vc. um dia ainda chegarei lá. felicidades e muito sucesso.

  • se puder me dar algumas dicas ficarei muito agradeciso.

  • Ola, Cardoso esse seu post me rendeu um não muito bacana, do fugita,do blog Techbits, ele pediu que eu desse uma olhadinha neste post e entendi o recado.
    Mas sem dúvidas que minha postura em relação ao assunto acabou de ser mudado. agradeço a vocês por ter ddo essa belíssima dica.
    e Link não é esmola.

  • Pingback: As coisas mudam…resolvi mudar « Informatizado - Sempre um forte sinal()

  • Pingback: Blog do Lucho()

  • Pingback: Ajude seu concorrente | BrPoint()

  • Não desprezo o blogroll de um site. Diga-me que vc linka e te direi quem és. Só linko quem acho que devo linkar. Uns tempos atrás andei deslinkando alguns blogs. Todos deixaram de comentar. Magoaram. Coisa de criança. Alguns chegaram a me mandar emails do tipo "Como você ousa?" É só melhorar o nível das postagens que linko de novo.

    abração

  • porra.. tesao de post heim… deu uma abrida na minha mente em busca de VERDADEIRAS parcerias.. parabens aí

  • Pingback: Lu Brasil.Net » Blog Archive » Me Linka?()

  • Obrigado pelas informações. Como blogueiro novato, tenho pesquisado para melhorar minha performance e esse texto foi o mais esclarecedor que encontrei sem ter sido antipático ou grosseiro, como alguns outros por aí.

  • Pingback: Formspring me – Respostas – Incautos do Ontem()

  • E o mais incrível é que até blog's pequenos como o meu recebem este tipo de pedido, sem contar a quantidade infinita de comentários SPAM, é de doer.