Meu Blog não é seu palanque

Compartilhe este artigo!

Existe um tipo de SPAM em comentários que é chato. O “adorei seu blog, visite o meu – http://algumaurldofotolog”. Tudo bem, são miguxos achando que são espertos, fazendo copiar/colar. Esses a gente mata e pronto. (o comentário, calma)

Outra categoria, muito mais perniciosa, são as rêmoras.

Para quem desperdiçou as manhãs de sábado jogando bola ao invés de assistir Mundo Animal e Jacques Costeau, Rêmora é um peixe com uma estrutura no alto da cabeça especializada para grudar em um tubarão ou outro peixe grande. Não são parasitas, pois não consomem recursos do hospedeiro (no máximo prejudicam a hidrodinâmica) mas também não vivem uma relação de colaboração, muito menos uma simbiose.

São apenas… caronistas, comendo as sobras do peixe grande.

[atualização] O Rafael tem um exemplo excelente. Vejam neste post aqui, os comentários, do 42 em diante. Sequestraram os comentários e transformaram em palanque.

Nos blogs temos comentaristas que aproveitam o espaço para vender seu peixe. Não no sentido “visite meu blog”, ou mesmo “Compre meu Vi@gr/\ natural”. Os caronistas gostam de fazer “denúncias graves”, contra a Rede Globo, a ONU, Papai Noel, etc. Assim temos um post sobre… “Psicoagronomia Marciana” e o sujeito posta um comentário de 250 linhas comecando com: “Denúncia Grave – A Saúde em Caicó” seguido de números de processos, o causo pessoal de como sua tia-avó teve a próstata removida por engano, bla bla bla.

Esses são eliminados sem dó nem piedade, e num dia ruim o email é colocado na lista negra do WordPress.

Entenda, caro peixe-parasita: Blog não é Palanque. Ou melhor: É. Meu. Ele reflete as MINHAS opiniões e a MINHA agenda pessoal. Se você acha que algo merece ser divulgado aqui, faça como o Fabiano, divulgando a campanha do Fábio, que quer trabalhar no Google: Mande um email.Entre em contato. Exponha sua idéia.

Dá certo? Nem sempre. Muitas vezes eu vou dizer “obrigado, mas não obrigado”. Outras vezes em vou achar legal, interessante e vou fazer uma puta campanha em cima da coisa.

Você só não vai conseguir simpatia, de mim e de mais ninguém, se entrar em nossos comentários e ficar deixando seu lixo por lá.

Notem, não estou reclamando de textos longos, ou de links. A função de um comentário é discutir sobre o assunto do post, e se com isso o visitante escrever um tratado, com links para posts em seu próprio blog, excelente. Quanto mais discussões melhor. Blogueiros gostam de discussões.

O que não gostamos é de que roubem o nosso palanque.



Compartilhe este artigo!