Idéia: agência de conteúdo

Compartilhe este artigo!

Pela quantidade de blogs que vivem de roubar conteúdo já dá pra termos uma idéia do quanto material original é valioso, mas o buraco é muito mais embaixo. Não são só blogs. Todo mundo precisa de conteúdo. As TVs por assinatura se aproveitam do fato de não serem um serviço por demanda, do contrário não poderiam disponibilizar o mesmo conteúdo em 3, às vezes 4 horários diferentes no mesmo dia. Reconheço que é uma comodidade, mas deixa de existir quando você pode acessar o conteúdo na hora que quiser.

A questão é: Qual conteúdo? Produzir é muito mais complicado do que consumir. Leva mais tempo, e tem um custo maior. Vide Hollywood. Podemos ver 3 filmes em um dia e não vamos ficar pobres, mas tente produzir três filmes. Sai um cadinho mais caro.

Conversando com um amigo meu, descobri que sua empresa, uma das maiores empresas de desenvolvimento de software do Brasil tinha um problema: Criavam produtos para operadoras de celular mas as operadoras queriam, junto, o conteúdo. Faz sentido. Mesmo besteiras como “Horóscopo Online” e “Anjo do Dia” precisam de alguém que as escreva.

E quer saber? Não existe.

Imagine então algo mais genérico. TODO site de empresa tem uma área “notícias e novidades”, que obviamente fica muito bem no layout entregue pelo designer mas nunca, jamais é questionado quem irá alimentar a área de notícias. Resultado? A batata voa de mão em mão até que a área é abandonada. Já vi sites com notícias de um ano atrás, como “novidades”.

Esses sites não podem comprar notícias prontas. Com sorte conseguem algum clipping especializado, se são de uma área mais popular, mas não há, que eu saiba, um clipping para áreas específicas e menos populares, como uma empresa especializada em esportes radicais para geeks. E mesmo com tal clipping, o trabalho de redigir as notícias ainda cai na mão de alguém.

Onde esse pessoal poderia comprar notícias para seus sites? Ora bolas, em uma Agencia de Conteúdo. Imagine e estrutura: Enxuta, com 4 ou 5 Criadores de Conteúdo (mais chique que redator, mas o salário é o mesmo) e uma estrutura automatizada. O cliente receberia seu conteúdo via XML, HTML ou mesmo email. O conteúdo seria adequado à necessidade do cliente, com formato, quantidade de caracteres, produção (ou não) de imagens, frases curtas, previsões astrológicas, pesquisa de citações para Frases Do Dia, etc.

O Criador de Conteúdo teria que ser um profissional com domínio do Idioma (Sorry, miguxas) e um gosto por cultura pop, consumindo muita literatura, televisão, jornais, etc. Esse profissional teria que escrever um texto sobre agropecuária, tomar um café e em seguida criar um Horóscopo para Cachorros, sem se prender a estilos, preconceitos ou crises existenciais.

Seria disponibilizada uma Sala de Lazer, com várias TVs (com pacotes Premium de assinatura), estantes de livros, uma farta coleção de revistas, máquinas de café e refrigerante (grátis) e, claro, WIFI. A idéia é não alienar o profissional da mídia que, afinal de contas, ajudou a criar a bagagem cultural que o torna um recurso interessante para a empresa.

O produto seria vendido para todo cliente que precisa de conteúdo especializado mas não em quantidade que justifique a contratação de um profissional.

Em minha experiência é muito melhor escrever cada dia sobre um tema, do que falar sempre do mesmo assunto. Os caras que fazem bulas farmacêuticas são heróis. Uma empresa assim me parece bem atraente para quem gosta de escrever.

Outro produto que poderia ser vendido por essa Agência é o Blog Corporativo Temático. Sejamos realistas, empresas pequenas dificilmente têm assunto para postar todo dia, muito menos gente pra cuidar disso. Não seria mais interessante ter uma agência especializada que garantiria um post de qualidade por dia, além de toda a parte de administração do blog, deixando a cargo da empresa apenas enviar o material, quando decidissem publicar algo específico?

Eu vejo futuro nessa área. Com os celulares se tornando mais capazes, com computadores se tornando mais baratos e interessantes para as classes C e D, há uma demanda forte por conteúdo. É só aproveitar.

PS: a imagem em questão não tem nada a ver com o assunto, mas é uma homenagem ao “faustinho”, que na falta de argumentos, no post sobre o REC6, reclamou até de ter que ver minha foto em alguns posts. NO MEU FUCKING BLOG!!!!!



Compartilhe este artigo!