Blogueiros ricos e a Wikiality

Compartilhe este artigo!

Stephen Colbert é, em minha opinião, o melhor jornalista americano da atualidade, em seu programa ele satiriza o dia-a-dia da política, sempre centrado em seu personagem, um cara absolutamente obtuso, conservador e radical.

Entre os vários termos que criou, destaco “Wikiality“, que seria a base da Wikipedia, “Verdade por consenso”, onde a veracidade dos fatos é definida por uma maioria, sem levar em conta o método científico ou a qualificação dos envolvidos. Segundo Colbert, é a “Democracia aplicada ao conhecimento”.

Eu lembrei do Colbert na hora, quando vi este post da Cris Zimmerman. Nada errado afirmar que Bruno Alves seja o Segundo mais rico ProBlogger brasileiro. Errado, de cara, é achar que algum dos envolvidos seja/esteja rico por causa de blogs. “mais bem-remunerado”, “com maior faturamento”, ok. Agora, rico?

A wikiality aqui é que a pesquisa sobre qual seria o blogueiro -vá lá- mais rico foi feita… com uma votação.

Isso mesmo: Neste post aqui a Cris fez a eleição, afinal nada melhor para determinar um fato do que perguntar o que as pessoas acham. Sugiro que faça uma votação perguntando quando começará a paz no mundo, depois publicando “paz no mundo em 25 dias”.

Aliás, mais interessante ainda é que EU ganhei a votação. Sërio. Tive 61 votos contra 59 do Bruno Alves. Sö que a Cris não gostou, e mandou ver no Tapetão. De 1o passei para quinto e último (grifo dela) lugar.

Quem me acompanha sabe que parei de divulgar dados de faturamento tem algum tempo, nem tenho interesse em entrar nessas disputas “o meu é maior que o seu”. Inclusive que eu me lembre nunca disse que era o blogueiro mais bem-remunerado do Brasil.

Eu não sou dono da verdade, nem tenho a pretensão da Cris de definir a realidade através da democracia, mas eu gostaria realmente de saber como ela descobriu o faturamento de todos os blogueiros envolvidos (principalmente o meu), fez as projeções inclusive de que o Bruno vai ultrapassar o Interney, e principalmente, porque mudou a pesquisa, depois que o resultado não agradou. Será alguma vendetta? Acho possível, já que se reparar na imagem da votação, notará que eu não estou com link, ao contrário dos outros. Coisa feia, Tia Cris. 

Sendo assim, por favor mantenha-me fora desse tipo de pesquisa, se você vai alterar o resultado cada vez que não gostar dele, ok? E em sua homenagem vou mudar a tagline do site, de “Allgemeinen Anschulterlaubnis”, para “O único blog de US$1 milhão do Brasil”. Tá bom assim?



Compartilhe este artigo!