Vou falar de blog sim, obrigado

Compartilhe este artigo!

Eu reparei uma tendência muito chata. Os blogueiros que dependem emocionalmente de platéia andam reclamando de blogs como o meu, o do Bruno e outros que falam… sobre blogs. No princípio achei que fosse uma reclamação inócua, depois percebi uma tendência preocupante.

Os ProBloggers que se prezam nunca assumiram uma postura inatingível, nem posam de gurus. Queremos escrever, faturar nosso dinheirinho, em troca de entreter nossos leitores. Só isso. Não queremos seguidores, discípulos, sicofantas, nada disso.

Com nossas dicas, os que escrevem sobre blogs dizem o tempo todo: “é possível, você também pode ter um blog! Não somos nada demais, se você souber escrever, for criativo, também pode ter um mega-blog hipervisitado”.

Isso tem causado irritação na Blogosfera Intelectual (tm Slonik) que não liga para dinheiro (oficialmente) mas quer ser babada como formadora de opinião, moradores do Olimpo, seres muito além dos seus leitores. Eu NUNCA vi, aliás, um membro da Blogosfera Intelectual incentivar seus leitores a escrever. No máximo aceitam comentários. A maioria inclusive está removendo blogrolls, e só faz links para destinos “seguros”, como jornais ou outros blogs da mesma Blogosfera Intelectual.

Eles também não assistem TV (coisa tão popularesca) nem comentam nenhuma obra com menos de 400 páginas e não tenha sido escrita por um russo suicida. Parte da platéia acha o máximo. “Uau, o cara deve ser bom, leu Guerra e Paz em sânscrito”. O Blogueiro Intelectual vai agradecer o elogio, dizer que “não é nada” mas jamais estenderá a mão ao leitor. Em festas e eventos, fica um grupinho de longe “caramba, é o fulano!” e o blogueiro intelectual estufa o peito, faz cara de poucos amigos e continua a batucar em seu Mac. (blogueiro intelectual sempre usa Mac, mas despreza Steve Jobs)

Os blogueiros populares (no sentido Ratinho da coisa) não têm essas frescuras. E isso é uma ameaça. No momento em que o público começa a se identificar, a perceber que seu blogueiro não é nenhuma sumidade, questiona a validade do Blogueiro Intelectual. E isso não pode acontecer.

Por isso essa campanha velada, para que os blogs antropofágicos parem de falar de blogs. O ideal é que a arte de blogar seja uma ciência oculta com letras apagadas, mantendo blogueiros em um pedestal, se possível com gente pedindo autógrafo em eventos.

Não vai rolar. Sério. Os blogueiros pé-no-chão gostam de ser pé-no-chão. Gostamos de linkar para leitores, de descobrir blogs novos e compartilhar conhecimento.

Somos humildes? Céus, não. Nossos egos são enormes. Talvez por isso não tenhamos medo. Por melhor que os novos blogueiros sejam, nós acreditamos que temos o bastante para garantir nosso espaço. E com isso, garantimos o espaço de toda uma geração de candidatos a blogueiros que quer se expressar e precisa de um incentivo.

Quem não gostar disso que escreva um longo e tedioso texto, cheio de citações em alemão. Prometo que vou ler. (ass: Richard Nixon)



Compartilhe este artigo!