Desorganização? É, a CBN entende disso

Compartilhe este artigo!

contraditorium-desorganizacao1.jpg

Hoje a Bia apareceu no MSN, perguntando se eu estava conseguindo acessar os arquivos de áudio de sua última participação no CBN Debate. Fui lá, testei, acessei, mas reparei que a coisa estava… meio lenta. Sabem quando uma imagem começa a entrar, linha a linha? Isso, como no tempo da linha discada e modem 9600.

Fui investigar. Sabem a foto do nobre mancebo aí de cima? 1.6MB. SIMMMM. UM PONTO SEIS MEGABYTES. Tamanho da foto? 149×200 pixels. ISSO MESMO. Um ridículo quase-thumbnail. Como conseguiram? Simples. BMP. É, gravaram as fotos em formato BITMAP. O tema do debate, “desorganização”, se encaixa perfeitamente.

Mas… piora. A foto da Bia? Veja as propriedades:

contraditorium-desorganizacao2.jpg

É. 1.7MB. 640×932. Nem reduziram, usaram aquele truque safado de reduzir a imagem no HTML, e F&@$&#$$* a banda do visitante.

As outras imagens nem me dei ao trabalho de olhar.

Sério, gente, isso sim é desorganização. Será que o sub-assistente de estagiário trainee nível 1 que cuida do site não aprendeu ainda? Arquivos .BMP são haram, não pode. E reduzir imagens usando HTML? Isso é coisa do início da Internet, isso não se faz. Imaginem os ouvintes que acessam via linha discada. estão até agora esperando o carregamento da página. Os leitores da Bia que acessam via celular ou PDA, e pagam por dados trafegados devem estar xingando a 18 geração de seus futuros decendentes. E com razão.

Sugiro que a rádio invista mais um pouco nos profissionais que cuidam de sua presença online, é a primeira forma de mostrar respeito a esse novo público.


* Nota: F&@$&#$$ para quem não entendeu quer dizer “foda-se”.



Compartilhe este artigo!