Dica Quente: Imagens de domínio público para seu blog

Compartilhe este artigo!

Todo mundo usa o Google Images ou similar, buscando fotos pra ilustrar matérias. É um fato. Só que sejamos realistas, é algo no mínimo duvidoso, já que a maioria dessas fotos tem SIM direitos associados. Criar as próprias imagens é algo que alguns blogs fazem, mas é por demais trabalhoso para operações de um homem só, como a maioria dos nobres representantes da blogosfera.

A saída é material em domínio público, seja por idade, seja por ser produzido por órgãos governamentais.

Uma vez li uma FAQ da NASA onde um sujeito perguntava se teria que pagar para usar uma imagem. A resposta foi excelente: “Você já pagou. Essa foto foi tirada com o dinheiro de seus impostos. Ela é, por direito, sua”.

Tente fazer isso com um mapa do IBGE…

contraditorium-elmo.jpg

Assim uma excelente fonte de imagens é o Tio Sam. Não só a NASA, mas de tudo que você possa imaginar. E este site aqui traz toneladas de links para bases de imagens no Grande Irmão do Norte. É muita coisa, muita coisa mesmo. Só tem que procurar. Essa foto do Elmo aí de cima por exemplo achei na galeria do DEA, parece que alguém estava usando esses bonecos para contrabandear cocaína. E pelo olhar do bicho, uma meia-dúzia de sacolés estourou em seu estômago.



Compartilhe este artigo!