O bom leitor não faz xixi na cama…

Compartilhe este artigo!

Eu comentei aqui sobre um post do Fábio Seixas onde ele falava dos problemas do modelo atual de monetização nos blogs. No final do post ele faz algumas sugestões de como dividir a remuneração (que já não funciona) entre os leitores. Eu não acho que transformar os blogs em uma comuna marxista seja o melhor caminho para alguma coisa, mas o artigo dele levantou uma questão importante:

Como premiar o bom leitor?

Veja bem; não estou falando dessas promoções “adicione-me como favorito no BlogBlogs e ganhe um pendrive”, eu falo de estimular o bom comentário, o leitor fiel, o leitor que efetivamente contribúi para o blog.

Bati cabeça sobre isso durante um bom tempo, alguns meses atrás. Todos os modelos que encontrei caíam no conceito de rede social, onde os próprios leitores votariam nos comentários, e os mais bem-cotados ganhariam um mimo. Seja o sempre-presente pendrive, seja algum prêmio mais caro.

O problema é que está mais que demonstrado: Todo e qualquer sistema de votação comunitário na Internet é imediatamente alvo de tentativa de fraude.

No dia que eu disser que o comentário mais votado da semana ganha um pendrive, alguém vai fazer um script e soltar 10.000 votos. No dia em que eu disser que quem fizer mais comentários, o autor do script acima vai alterá-lo para postar “eu keru o pe/\/drive!!!” umas 20.000 vezes pelo blog.

Se eu tomar uma atitude totalmente unilateral, absolutista e inquestionável, escolhendo eu mesmo o melhor post, os comentários vão encher de gente insatisfeita me acusando de imparcialidade. Mesmo sendouma decisão pessoal e imparcial desde o começo.

Eu concordo plenamente com o Fábio, o bom leitor deve SIM ser recompensado, mas é algo complexo. E uma desvantagem de você disponibilizar seu produto de graça. Nem uma assinatura do blog posso dar.

O desafio aqui é premiar (em todos os sentidos) os bons leitores, sem com isso atrair os indesejáveis, os que apareceriam somente atrás dos prêmios, gerando tráfego desnecessário e enchendo os comentários de lixo. Uma promoção dessas, se descontrolada, pode simplesmente destruir um blog. Não quero ser obrigado a fechar os comentários por causa de uma nuvem de gafanhotos digitais.

Em conclusão, a idéia é excelente, é uma regra básica da economia: Incentivos funcionam, mas o difícil é descobrir quais incentivos utilizar no caso de blogs. Aceitamos sugestões. E se uma delas for boa o suficiente e eu a implementar, o autor ganha um Pendrive. Sério!



Compartilhe este artigo!