O Manoel e a erva maldita

Compartilhe este artigo!

Estava passando pela porta do quarto da empregada quando vi que ela estava lendo um post com uma argumentação interessante*: As salsinhas estão dominando o mundo?

O Manoel acha que sim, ele está preocupado com a proliferação de blogs com conteúdo MUITO ruim, dizendo textualmente:

Com a crescente ascenção dos tubérculos e salsinhas aos blogs, estamos vendo aumentar a quantidade de blogs com conteúdo classe Z, que vai do duvidoso à porcaria mesmo

Também diz:

Felizmente (ou infelizmente), é muito fácil publicar qualquer coisa que se queira na Internet. E os blogs tiveram um papel fundamental nesse avanço. Qualquer um pode manter um blog, com um mínimo ou nenhum gasto – e o pior (ou melhor), ainda pode ganhar dinheiro com isso.

Eu acho que é só felizmente. Eu prefiro ter 1000 blogs ruins, que nem tomo conhecimento da existência, a perder a chance de ler UM blog que eu goste e visite. Ainda nos anos 90, em meu primeiro livro, falei da maravilha que era a Internet, onde qualquer um estaria de igual-para-igual com qualquer Roberto Marinho, onde nossas páginas são tão facilmente acessadas quanto a do maior dos portais.

contraditorium-salsinha2.jpg

É verdade. E até melhor. Nas buscas do Google é muito mais fácil ver blogs aparecendo em primeiro lugar do que grandes portais. Esse poder, essa capacidade de por puro mérito (e bom uso de técnicas de SEO <== aprenda-as aqui) aparecer no alto das buscas deve irritar tanto os blogueiros ruins quanto os editores dos portais, que com todo seu dinheiro não conseguem ficar na frente de nossos bloguinhos insignificantes.

Só por isso já daria para justificar a existência das salsinhas (que chique, estou em primeiro no Google pra pesquisa com o termo “salsinhas“).

Quanto ao conteúdo ruim, Nelson Rodrigues já dizia que 90% da produção intelectual humana é lixo. O conteúdo classe Z, duvidoso ou porcaria mesmo é a regra. Independe se é blog, revista, jornal, livro ou programa de auditório. Quando o BlogBlogs abriu, os blogs mais rankeados eram os de sacanagem, em geral explícita. O Manuel teve que modificar o sistema para remover a putanhagem das listagens. Mas é disso que o povo gosta. Todo mundo que coloca por experimentação um post falando da última capa da Playboy vem depois comentar “nossa, recebi um monte de visitas”.

É muito fácil fazer um blog desses. Copie fotos de sites de imagens engraçadinhas, coloque imagens da pelada da semana, uma ou outra piadinha que chegou por email e pronto. Garanto que vai ter mais visitas do que eu. Só que o Manoel não vai gostar. Quem você valoriza mais? Um sujeito ranzinza que chama seu blog de porcaria ou o contador nas alturas, e os tapinhas nas costas de seus amigos que vão no seu blog atrás das fotos da peladona da Playboy, das fotos dos Mamonas e da montagem da semana com a Marta Suplicy?

Assim como é muito mais fácil fazer um filme ruim do que um filme bom, assim como temos poucos bons atores e um monte de figurantes de Malhação, na blogosfera é a mesma coisa. Os blogs refletem a sociedade. É a informação que querem consumir, no formato que estão acostumados.

contraditorium-salsinha3.jpgO fato da monetização ter entrado no radar das salsinhas não é algo que eu considere relevante. Blogs realmente ruins não rendem. O fato do sujeito publicar toneladas de posts copiados na íntegra, apenas imagens ou encher o texto de palavrões só vai servir para que ele caia no fundo das masmorras do Google. Com isso não ganhará visitas, não ganhará cliques e ficará mais frustrado ainda. Vai me mandar um email xingando de charlatão, dizendo que essa coisa de ganhar dinheiro com blog é mentira, e desistirá.

Existem DOIS motivos que levam alguém a escrever um blog: Gostar e Ganhar dinheiro.

  • Se você gosta de escrever, tem chances de ter um bom blog
  • Se você gosta de escrever e quer ganhar dinheiro, tem chances de ter um bom blog e ganhar dinheiro com ele
  • Se você não gosta de escrever, você não tem motivo para ter um blog
  • Se você não gosta de escrever e monta um blog para ganhar dinheiro, seu blog será um lixo e você NÃO ganhará dinheiro com ele

Portanto, só ganha dinheiro com blogs quem gosta de escrever E quer ganhar dinheiro. A monetização é uma opção, mas só dos bons blogs.

Podemos reclamar “maldita inclusão digital”, mas é o preço que pagamos. Sejam as salsinhas nos comentários, sejam as salsinhas ecológicas tentando reciclar o lixo que publicam em dólares, estatisticamente é mais gente acessando, mais gente escrevendo, e muita gente que não se animou até hoje a ter blog acaba vendo essa proliferação e pensa “poxa, eu posso fazer melhor que isso” e se lança na blogosfera.

E isso é bom.


* Como eu afirmei anteriormente que não estava mais lendo o blog do Manoel, e como cultivo a imagem de jamais mudar de idéia, usei o velho truque de homem que quer comentar a novela mas não admite que assiste. Colou?



Compartilhe este artigo!