Blogueiro sem ego tem mais que sair correndo

Compartilhe este artigo!

Imagine a cena: Eu montei um programa de TV. Na verdade um quadro, como degustador no Family Business, do FX. Aviso aos amigos, comento no trabalho, começo a apresentar meu quadro diário. Há outros programas no mesmo horário, mas eu confio no meu taco. Sei que não sou o Johnny Carson mas sei apresentar um programa, sei manter o espectador interessado.

Aí entra meu produtor, e diz: “Fomos muito bem mês passado. Ah, aqui estão os números da concorrência. 133 mil outros programas foram lançados mês passado, junto com o seu”.

CENTO E TRINTA E TRÊS MIL.

Imagine que você montou seu consultório de dentista, e a cada mês entram 133 mil concorrentes no mercado. Ou que você escreva para um jornal, e todo mês surja essa quantidade de novos profissionais.

Já apavorou?

São os números apenas do www.wordpress.com, excelente serviço de blogs, nos moldes do blogger.com.

Segundo as estatísticas de julho:

  • 133 mil blogs foram criados.
  • 143 mil novos usuários se cadastraram
  • 2 milhões de posts e 764 mil páginas foram criadas
  • 2.8 milhões de comentários escritos

Vamos ver se entendi. Em um mísero mês 143 mil pessoas se associaram a um serviço, criando 133 mil novos blogs?

E aqui o pessoal reclamando se ficou na posição 40 ou 60 de um ranking qualquer? Preocupado com o Estadão?

São 133 mil blogs todo mês, só no WordPress.com. Estatisticamente, se 90% forem lixo, como disse Nelson Rodrigues, temos 13.300 blogs bons. Se desses 10% forem realmente bons, são 1330 blogs bons todo mês. Que seja 1%. 133 novos blogs muito bons a cada 30 dias, e você pensando na morte da bezerra macaca?

Na Invasão da Normandia, no Dia D os aliados desembarcaram 156 mil tropas. 143 mil blogueiros, significa praticamente uma Invasão da Normandia por mês, e nós estamos do lado errado, meu caro Schultz.

Nossa única arma é o conteúdo. É isso que nos diferencia desses 133 mil blogs, mas não podemos deitar sobre as louras (louros não, não é minha praia) e viver de passado. Seu lindo post de ontem pode funcionar pra paraquedistas mas seus leitores querem novidades, e boas.

Temos que nos reinventar a cada dia, fugir da rotina e dos posts previsíveis. A Grande Mídia não tem esse problema, uma emissora de TV, mesmo um Jornal não fecha com facilidade. O Jornal do Brasil, por exemplo, está pra falir desde os anos 80, pelo que escuto.

Nessas horas os blogs não são mais veículos ou emissoras. Nessa hora somos frágeis e efêmeros como um quadro no Mais Você, da Ana Maria Braga. Só que o nosso adversário não é o Estadão. Ele pode ser chato, feio e bobo mas é um só. Tems outros 132.999 blogs para superar em termos de qualidade de conteúdo, originalidade, personalidade.

Dá pra escrever tendo em mente essa concorrência absurda?

Até dá, mas só se você deixar seu ego tomar conta. Do contrário, racionalmente, sairíamos correndo.



Compartilhe este artigo!