Severino’s Wonderful Adventures

Compartilhe este artigo!

Vocês assistiriam um programa mostrando o dia-a-dia de um peão de obra? Ou as aventuras de pescadores da Colônia Z11? Ou o trabalho de construção da Vila do Panamericano?

É, eu também não.

Mesmo a esquerda festiva, que admira o trabalhador braçal com olhos quase homoeróticos, acha lindo mas de longe. Gostam da figura idealizada do Trabalhador, não de seu dia-a-dia.

Então me expliquem: Como os programas mais populares do Discovery Channel envolvem peões de obra, construção civil e pescadores?

A série Pesca Mortal é tão rigidamente estruturada como um filme pornô. Todos os episódios são iguais. Mesmo assim vejo sempre que posso. Outras séries mostram o dia-a-dia de unidades recicladoras de lixo, gente que limpa e inspeciona esgoto e toda série de trabalhos não-glamourosos, que mesmo assim são apresentados como algo curioso e interessante. Até lixeiros já renderam programas legais.

Assim vejamos: O pais-símbolo do capitalismo fez mais para popularizar a imagem do trabalhador braçal, para mostrar seu ofício, para exibi-lo como um sujeito cheio de dignidade exercendo um trabalho necessário e honrado, do que a esquerda brasileira em toda a sua existência.

Devo ter acompanhado mais peões de obra ao assistir o Discovery do que qualquer militante do PCB, e garanto que olhei para eles com muito mais respeito e admiração, pois não os considerava  pobres criancinhas ignorantes políticos manipulados e enganados.

Mas… são peões americanos, espanhóis, mexicanos. Nunca vi um programa nesse estilo com brasileiros.

Acho que a visão paternalista da nossa inteligentzia impede que o trabalhador braçal seja mostrado de igual-pra-igual. O Diretor de Cinema, fazendo seu filme-denúncia mostrando o quanto o trabalhador é explorado pelas empresas malvadas se considera muito superior, jamais poderia mostrar o trabalhador sob uma ótica positiva, muito menos como um profissional capaz e bem-sucedido em seu ramo.

O sujeito abaixo de uma certa renda per capita não tem o direito de ser feliz. Se ele faz um churrasco com os amigos ele está se alienando, se enganando. Se ele diz que é feliz sendo eletricista ou mecânico, ele foi condicionado pelo Poder.

Me poupem!

Eu quero ver um programa desses do Discovery falando do peão da Petrobras que trabalha em plataforma, do sujeito que comanda guindastes em Itaipu, quero ver as histórias dos lixeiros do Rio de Janeiro. Quero ver esse pessoal sendo mostrado como realmente são: Gente normal ganhando a vida.

Quanto aos filmes-denúncia só mostrando a miséria e a desesperança, deixem para exibir nos festivais de Cuba.

O trabalhador brasileiro ganha muito mais quando conquista nosso respeito, não nossa pena.



Compartilhe este artigo!