É viral sim, obrigado.

Compartilhe este artigo!

Eu já tive problemas com anunciantes que não entendiam blogs, o Morróida duas vezes por semana me escreve reclamando da mesma coisa, e a insatisfação parece ser geral. Os anunciantes, que ainda não se acostumaram com essa coisa de televisão e merchandising, foram engolidos pela Internet.

A idéia de veicular algo em um veículo, onde não têm sequer controle sobre o que vai ser escrito pode ser assustadora. Por essas e outras não invejo quem tem que vender essa nova mídia para os anunciantes mais tradicionais.

Ou melhor, invejo sim, quando aparece uma campanha bem-feita.

Outro dia me fizeram uma proposta pra lá de curiosa: Queriam colocar anúncios do AdSense (isso muito me agrada) contando pequenas fofocas e curiosidades de blogueiros, para isso queriam alguma informação minha que fosse “suculenta”.

Como meu Caderninho Preto e a pasta (encriptada) Sex Tapes (não, não tenho a do Inagaki) estavam fora de questão, relatei um pequeno causo, de quando caí no esgoto (e, dizem as más línguas, nunca mais saí).

Não perguntei qual era o cliente, qual era a campanha, quais eram os detalhes. Eu GOSTO desse tipo de brincadeira, funcionam melhor quando a gente sabe menos.

Logo depois os anúncios começaram a pipocar, em vários blogs além do meu. O link apontava para o Twitter da Fofoqueira, ou Gossip Girl, depois que desistimos de traduzir nomes das séries, lá na metade dos anos 90.

O Sim, Viral fez um resumo da história, só acho que errou na conclusão. A idéia, a meu ver, não era fazer com que os blogs escrevessem sobre a série, e sim que os leitores dos blogs se interessassem pelas fofocas sobre os blogueiros, e assim visitassem o site.

A parte feita para atrair blogueiros que gostam de um hype foi usar o Twitter. Isso foi genial. O negócio está estourando, todo mundo antenado está lá, e a instantaneidade e brevidade (existe brevidade, digo, fora o doce?) do Twitter é excelente para esse tipo de divulgação.

Junte a isso convites para festas distribuídos por modelos em limousines pela cidade de SP, e já temos outro bom ingrediente pro buzz em torno da série.

Esse meme/buzz/hype conseguiu atrair a atenção de muita gente, como o Brainstorm9, o BlognaTV e o Futilidade Pública.

Espero que surjam novas campanhas com estratégias pouco ortodoxas. Podem não ser tão lucrativas quanto posts pagos (não acho que o impacto no AdSense seja sequer mensurável) mas são bem divertidas, e para quem vive de escrever, idéias criativas são sempre um estímulo.

PS: ao que me consta as fofocas dos blogueiros são verdadeiras.



Compartilhe este artigo!