Et Tu, Coca-Cola?

Compartilhe este artigo!

Muito tempo atrás, em uma galáxia distante, uma galera de primeira dava shows diários nas agências de propaganda. Era gente do nível do Alcides Fidalgo, João Galhardo, Enio Mainardi, Julio Ribeiro, Lula Vieira (um dia peçam no bar para eu contar a história dos cachorros), Nizan, Washington, puxando mais no passado Orígenes Lessa…

Esses caras escreviam textos lindos, com excelentes sacadas. Quando davam de fazer poesia, saíam com peças como o Jingle da Varig ou a música de natal no Banco Nacional.

Agora, a frase do Poeta “Já que ficou chato ser moderno, agora serei eterno” foi desvirtuada. “Já que ficou chato ser moderno, agora serei retardado”.

Vejam o anúncio que achei na Superinteressante:

Isso mesmo que você está lendo. A Coca-Cola, que já fez campanhas brilhantes, como a dos ursinhos, que fazia comerciais disputando pau-a-pau com a Pepsi, abriu mão de mais de 100 anos de tradição de propaganda de qualidade e fez um anúncio em miguxês.

Pela Meleca Sagrada de Cristo, quem aprova uma coisa dessas? Pior, quem ESCREVE um anúncio desses? Meu amigo, me desculpe, mas não dá pra se dizer REDATOR com um anúncio assim. Você não redigiu nada, no máximo regurgitou. Desligou o cérebro, deixou ligados somente os neurônios mínimos para sua sobrevivência, e em um momento de folga deles cuspiu essa obra de arte.

Eu sei que as salsinhas não devem ser superestimadas, mas mesmo um miguxo, retardado funcional target dessa campanha merece um mínimo de respeito. Façam o seguinte: Abram na página 8 há um encarte da Pepsi Twist, são quatro páginas, voltado para o MESMO público, escrito de forma informal, bem coloquial, usando termos como “mané”, “mermão”, “zoeira”.

Só que o português está correto, há um tema real fechando o anúncio, os personagens, limões (ok, talvez sejam mais espertos que salsinhas) falam normalmente, não como uma versão da Hello Kitty com paralisia cerebral.

Eu não sou o target de nenhum dos dois anúncios, mas eu prefiro a Coca-Cola que apóia artes e cultura, tem seu tradicional prêmio de teatro infantil e mantém bibliotecas pelo país. Essa Coca-Cola do Sprite, que apóia e legitimiza essa aberração linguística criada por estudantes ignorantes para esconder sua própria inabilidade com o idioma, essa Coca-Cola eu prefiro esquecer.

Só não vou declarar um boicote, pelo singelo fato de não beber Sprite anyway.



Compartilhe este artigo!