web metrics





Grandes Portais – Great Deceptions*




Existe uma mística em torno dos tais grandes portais, muita gente acha que estar em um portal é garantia de milhões de visitas. Mas será que é isso mesmo? Será que rende tanto assim?

Quando o IG lançou o “minha notícia”, aquele site onde você faz um spamzinho básico, e se o editor for com a cara libera um link pro seu site, muita gente achou que era uma mina-de-ouro. Depois disso vi gente falando que o retorno não era isso tudo. A grande fonte de visitação em massa continuava sendo o UEBA.

Com a divulgação os rankings do IDG Now!, imaginava-se que rolaria uma avalanche de visitas, mas o Morróida me manda muito mais links que o IDG..

Então o MeioBit saiu no G1.

mbglobo_tn.jpg

Não com um link discreto, mas com uma chamada de capa na área de ciência e tecnologia. Estão vendo a matéria “Astrônomos flagram..” ? Pois é. Por um erro de um leitor do MeioBit que trabalha lá, tanto o título da matéria quanto a foto apontavam para uma página do MeioBit.

Vai ser o dia do servidor cair, certo?

Digamos que o “erro” ficou horas no ar, até alguém perceber. Querem saber o resultado?

meiobit.png

Isso mesmo que você está lendo. 269 visitas.

Um site com chamada de capa em uma das editorias do G1 rendeu… 269 visitas.

Por um lado a audiência é bem qualificada, o bounce rate, isto é, a média de gente que entrou, olhou e foi embora ficou em 43%, e na média os visitantes leram duas páginas antes de sair.

Mas.. 269 visitas?

O meu feeling (embora eu concorde com o Nizan que só quem ganhou dinheiro com Feelings no Brasil foi Morris Albert) diz que o mercado dos portais está muito pulverizado, e que se você não está na capa absoluta, está na vala-comum. Com 19.497 assinantes de feed e mais de 50.000 visitas/dia o MeioBit é muito, mas muito mais influente do que qualquer área de portal fora da página principal. Pombas, EU publiquei aqui sobre o lançamento do Salsinhas e consegui mais de 269 visitas.

Não sei se os blogs já podem ser considerados umsa nova mídia, mas creio que já é hora de percebermos o óbvio: Na Internet ter nome de jornal grande por trás não quer dizer muita coisa. Se ninguém te lê, você não é relevante. E nós somos muito mais lidos do que imaginamos.

Faça as contas.

* O título é assim mesmo, é um trocadilho com o falso cognato. “Deception” em inglês quer dizer enganação, fraude. Se você não chegou até aqui, parou no título e foi direto comentar “deixa de ser burro, Cardoso”, considere-se habilitado a ouvir um VTNC ou similar. Obrigado. – A Direção



Leia Também:

Sobre o Post

Este post foi escrito em 31/01/2008 às 2:24 am

Está arquivado na(s) categoria(s) Blogosfera, Internet.

Você pode acompanhar os comentários via RSS 2.0.

Você pode fazer um comentário, ou trackback de seu próprio blog.



27 Respostas para “Grandes Portais – Great Deceptions*”

  1. Dizem que uma boa diggada dá só 20mil. Acho que o milagre está MUITO mais perto do que imaginamos. Nada como um hype bem na veia, como aquele primeiro airplane que esborrachou-se.

  2. É, as pessoas têm habitos diferentes na internet face a televisão, por exemplo. Mas com posts assim e algum tempo mais, os (melhores, pra nós) interessados abrirão os olhos e começaram a investir mais em blogs.
    É o que diz minha sorte no orkut, quando eu o abri hj. ;)

  3. Diego Costa em 31/01/2008 às 2:46 am

    Estaria ai a revolta do Estadão?

  4. De fato Cardoso, é decepcionante.

    Pelo que eu sei a capa do UOL rende bem mais que isso, eles já apontaram um link para o forum do Uêba tbm sem querer, e foram alguns milhares de visitantes em poucas horas.

    Rafael, um Digg que saia entre no ar em bom horário (12 dia na costa oeste), pode render mais de 40.000 visitas se estiver na "off beat news" ou alguma das áreas principais de tecnologia. Mas na pior das desgraças rende mais de 10.000…

  5. Perdão, corrigindo o horário do Digg: Meio dia na Costa Oeste

  6. Geralmente os grandes portais com grandes nomes por trás tendem a ser tendenciosos, as pessoas gostam mais de ler opiniões pessoais do que de uma empresa.

  7. Tb cara, vc quer o que tb, olha o tipo de notícia. Se fosse na editoria do big brother vc ia ver só…

  8. Na minha modesta opinião quem tem o hábito de navegar na Internet (não estou falando de conversar no msn e ver as páginas do orkut) para buscar informação não busca notícias nos grandes portais, quem tem um mínimo de conhecimento sabe que não são lá que estão as matérias relevantes, o leitor da Internet, como o Henrique Artur falou, busca opinião, ele não quer só saber que foi lançado um determinado produto no mercado com uma nova tecnologia, para ele é interessante saber como aquilo vai impactar na sua vida, o que vai trazer de valor para ele, etc…

    Esse é justamente o diferencial dos blogs, a capacidade de dar algo além da notícia, do padrão normal das mídias tradicionais.

  9. Aposto que se o link estivesse no EGO iriam muito mais visitantes. Claro que com uma qualidade muito inferior, mas aí já é outra questão…

  10. Bom, tvz eu esteja falando besteira mas, curiosamente, algo parecido aconteceu conosco, despropositadamente. Qdo vimos a reportagem no Jornal da Band sobre a tromba d'água em Ilha Comprida, resolvemos comentar discretamente o incidente, e qual não foi nossa surpresa ao descobrir q nosso post virou top 1 no google (escreva o q pus em negrito acima para ver).

  11. Nada como um grande "Dickens" para a inspirar. Ficou ótimo o título!

  12. "Estaria ai a revolta do Estadão?"

    Pensei a mesma coisa.

  13. Concordo, eu já "caí no conto" no Ig Notícias, e o retorno não foi lá essas coisas. O UEBA é realmente o peso pesado em matéria de envio de leitores. As superando a casa dos mil sem esforço.

  14. Cardoso,

    O portal Uol começou recentemente a fazer chamadas de seus blogs convidados na página principal.

    O meu blog Contos Bregas já teve dois posts publicados. Um deles foi linkado na tarde de um domingo e rendeu mais de 4 mil acessos somente naquele dia.

    Não sei como estão os outros portais, mas colocar blogueiros na capa do portal é uma decisão louvável.

  15. Eu já ganhei mais de 2000 visitantes com uma matéria no Uêba, mas nada se compara aos mais de 10 mil numa chamada que foi capa do Minha Notícia no IG, acho que a matéria ficou lá o dia todo, além de boas visitações o público é bem qualificado…

  16. aeuhaueaue
    voce queria oq?
    desde quando brasileiro lê alguma coisa sobre ciência?

  17. Grandes Portais – Great Deceptions*…

    [By Carlos Cardoso] Existe uma mística em torno dos tais grandes portais, muita gente acha que estar em um portal é garantia de milhões de visitas. Mas será que é isso mesmo? Será que rende tanto assim?…

  18. Cardoso, o título do post está mesmo errado! Deveria ser The Great Decepticons! =D

  19. Bom, eu sou um cara que tenho uma grande leque de interesses, mesmo sendo pouco espicializado em muitos me interesso por inúmeras coisas MESMO. E por incrível que o último local onde vou buscar informação são nos grandes portais, mesmo sendo mais práticos, eles tem um conteúdo pouco envolvente e algumas notícias que poderiam ser melhor trabalhadas, são pouco desenvolvidas e jogada as traças.
    quando eu preciso de um conteúdo especializado procuro um blog que foca o assunto ou compro o jornal do dia.
    Abraços

  20. E em reposta ao comentário do "aff".
    Eu conheço muitos brasileiros que se interessam por conteúdo científico, pricipalmente jovens (da minha faixa hetária).
    O que atrapalha é a falta de vontade de procurar algum lugar com notícias bem trabalhadas e conteúdo envolvente em grandes portais.
    xD, abraços.

  21. [...] o artigo Grandes Portais – Great Deceptions*, do Carlos Cardoso, que fala sobre o mitológico “poder de fogo” do G1 que em algumas [...]

  22. Concordo com quem disse que ciências não rende tanto “curiosos” no Brasil quanto “BBB” e outros supérfluos.

    Mas mudando de assunto, além do UEBA, eu gosto também do LinkTo… se alguém souber de algum outro, compartilhe conosco… ;]

  23. Lennonsys,
    vc conhece alguns alguns amigos que leem?
    se voce considera alguns amigos como Brasil ok
    mas nos somo 180 milhoes
    seus amigos e os outros brasileiros que tambem leem sobre ciencia nao sao nada perto disso

  24. "Aff" eu sei que mais de 70% da pop. brasileira é alienada e pouco interessada por ciência e conhecimento.
    Mas o que eu quis dizer foi que existem MUITOS brasileiros sim que se interessam por ciência e que mto raramente usam algum dos grandes portais pra se informar.
    xD
    Abraços

  25. Fui capa no Digg e consegui mais de 90.000 visitas em um único dia.
    E poderia ser bem mais. O DreamHost resolveu dar uma travada bem no momento que a notícia no Digg ganhava força.
    Se não fosse e engasgada teria passado fácil de 100.000 visitas únicas.
    E essas visitas não redem muito no Adsense. :-/
    .

  26. Assim como aconteceu com o Daniel Rizzo, um link no Minha Notícia rendeu 10 mil visitas em um dia.

    Bem mais que o Uêba, por enquanto.

  27. Bom eu acho que a internet pode ser muito bom para o aprendizado das crinças mas, tambem para ao lazer.

Regras: Comentários de clones serão apagados. Caso seu comentário contenha ofensas pessoais, textos todos em caixa-alta, palavrões desnecessários ou miguxês você poderá ter seu email e IP expostos publicamente. Anonimato não é um direito, é um privilégio. Use-o bem ou perca-o. Se quiser me xingar, seja criativo, assim há uma leve chance de seu comentário ser aprovado. Do contrário não gaste seu tempo.
As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do blog, algumas vezes mal refletem as do autor do comentário.

Faça seu comentário

Quem é Cardoso

Para saber mais sobre o autor deste blog, visite este link. Para enviar uma mensagem, clique aqui. Para anunciar, clique aqui.




Hey, você aí...

Colabore com o blog que você conhece e ama. Ou então com o contraditorium. Demonstre seu afeto da forma que todo mundo entende: Com dinheiro. Ei, se até Deus precisa dele, quem sou eu para discordar? Escolha sua doação:
Valor do Agrado

Jabá

O Contraditorium está hospedado no Bluehost, com transferência mensal ilimitada, espaço em disco ilimitado, domínios ilimitados, infinitos subdomínios, PHP, Ruby on Rails e todas as funcionalidades que você puder pensar. Quanto? US$6,95 / mês, quinze Reau, menos que uma pizza. Conheça o Bluehost, clique no link abaixo.