Manifesto Bloguista

Compartilhe este artigo!

Falei outro dia que se fosse feita uma equiparação, os jornalistas deveriam usar o mesmo sufixo de quem escreve em blogs, e passar a se denominar jornaleiros.

Falada a piada fica bem melhor do que escrita, ainda mais quando lembro que uma das minhas profissões de sonho, quando criança, era jornaleiro. Imaginava ficar lá, ganhando dinheiro enquanto me fartava lendo de tudo na banca.
Mais ainda; essa briga entre blogueiros e jornalistas não me parece mais fazer sentido, nós já passamos dessa fase. HOJE no blog nós fazemos o que somente poucos  da profissão de jornalista fazem: Escrevemos colunas diárias de opinião, assinando com nosso nome.

Fazemos nossa própria pauta, não queimamos pestana na rua atrás de matéria, não ficamos ligando para 10 Ministérios implorando por uma notícia. Desculpe, Pedro Dória, mas isso pode ser bom para você. Aqui as fontes vêm até nós, como neste caso de um servidor de hospedagem do Governo usado para fins pessoais.

Eu não quero brigar com o foca que escreve o funéreo da Folha da Manhã, nem com o sujeito que está acompanhando a seleção brasileira de futebol de botão no campeonato na Somália Setentrional.

Eu não quero brigar com o sujeito que fica o dia inteiro sentado pesquisando os sanduíches de queijo mais caros do Brasil.

Eu não quero brigar com o sujeito que fica acompanhando lista de mortos no acidente da TAM e ligando para a família das vitimas perguntando “como a senhora está se sentindo?”

O meu leitor também não quer isso. Esse trabalho burocrático a imprensa faz, muito bem.

Eu quero brigar é com o Paulo Francis (sim, ele ainda é algo a ser superado), com o João Ubaldo, com o Artur Xexéo, com o Arnaldo Jabor, com o Ancelmo Góis.
Os jornalistas insistem em querer que nós sigamos seus passos, acham que nós almejamos nos tornar seus iguais.

Desculpe, pessoal, mas não quero mais ser jornaleiro, eu quero ser colunista. E sou. Ou melhor: sou Bloguista.

No meu blog eu sou dono, editor e articulista. Eu sou o Drummond, o Rubem Braga. Sou Samuel Wainer e Roberto Marinho. Adolfo Bloch e Assis Chateaubriand.

Vocês diriam a um desses para ficar ligando para delegacia de policia apurando matéria?
Nós não queremos o espaço de vocês. Sabemos que ele é importante, tanto que consumimos muito mais de seu trabalho do que vocês consomem do nosso, mas por favor não achem que por isso somos iguais, ou que almejamos nos tornar jornalistas.

O mundo está mudando. Cabe a vocês decidir: Dinossauros podem se tornar lindas aves, ou podem permanecer para sempre estagnados como celacantos. Há um mundo maravilhoso em nosso futuro. Sobrevive quem evolúi. Como vocês preferem fazer parte dele?

Quanto a nós blogueiros e bloguistas, somos pequenos ratinhos insignificantes, evoluindo também. Não prestem atenção em nós…



Compartilhe este artigo!