Seu blog/site/produto/banda é uma bosta. Se estou errado, me convença

Compartilhe este artigo!

Even Jesus thinks you suck!

Tempo é um recurso precioso. Seja você um mega-blogueiro de sucesso incontestável, amado por milhões, invejado por muitos, seja você um mero miguxo balbuciando besteiras no MSN, seu tempo É precioso.

Por isso mesmo quanto mais você respeitar o meu tempo (e o de qualquer um) mais eu o respeitarei.
É comum receber emails no estilo:

Oi, $user, adoro muito seu blog. Visite o meu blog.

Ou então:

Somos uma banda linda maravilhosa de reggae-punk, divulgue nosso site!

Também aparece bastante:

Meu blog é dez, o melhor blog do mundo. Visite-o! (e não coloca nem a URL)

Pior ainda: Muitos releases de produtos e eventos, enviados por assessorias “sérias aparecem da mesma forma. Não só querem divulgação como querem que você faça todo o trabalho. Querem que você vá no site, descubra sobre o quê aquela desgraça fala, pesquise para ver quem faz…

Desculpe, não tenho tempo para brincar de detetive. Um blogueiro, jornalista, redator, precisa de informação. Quanto MAIS informação melhor. Quanto mais de bandeja, melhor ainda.

Quem tem mais chance de ser clickado?

Vejam isto!

Ou:

Vejam, achei um vídeo do Morroida saboreando um pênis de sorvete…

Nota: O tal vídeo existe MESMO!


link para o vídeo do Morróida saboreando um pênis de sorvete

Por mais que confiemos nos amigos e blogueiros de qualidade como eu, tempo é tempo. Eu prefiro saber no que estou clicando, ainda mais se meu cronograma estiver apertado.

Na parte de divulgação é essencial que você muna seu destinatário com o máximo de informações. Não dá para ficar regulando, para mandar o famoso “mais detalhes, entre em contato” (seguido de telefone).
Não dá pra ficar criando teasers por email. “Temos um lançamento genial, ligue para maiores detalhes”. Perdeu, Playboy. Meu tempo é caro demais pra isso.

Tempo, gente, tempo.

Um bom exemplo: Recebi um email do Bloghunters divulgando um filme. Um tal de Shutter – Imagens do Além, que eu não vi mas a Íris viu e disse que é ótimo.

No email, veio uma sinopse, o link do site do filme e descrição do material disponível.

Alem disso veio um Press Book em formato Word falando em detalhes sobre o filme. Não é um press release de uma página, são 22 páginas de informações, sem imagens, apenas (no bom sentido) texto.

Há informação suficiente para fazer uma resenha completa sobre o filme, só não farei por ser um pobre blog, sem credibilidade. Essa coisa de fazer resenhas de discos sem ouvir é reservada para órgãos estabelecidos. Eles podem. Ou não.

Quanto tempo levou para o tal Press Book ser feito? Não sei. Eu diria um dia, por um bom redator.

Quantas vezes ele será replicado pelas redações? Quantos emails seguiram com ele em anexo? Centenas.
Isso se chama INVESTIMENTO.

Quando for vender seu blog, sua banda, seu projeto de ventriloquia peniana (existe, pior que existe) invista em um bom material de divulgação.

Eu sei que ao menos para você e sua mãe seu projeto é o melhor do mundo, seu bloguinho é maravilhoso e sua banda dá de dez nos The Beatles (piada velha), mas para mim não. Nem para o resto do mundo.

Gaste menos tempo olhando-se no espelho, certificando-se de sua genialidade e mais criando as ferramentas de divulgação de seu trabalho. Você só tem a ganhar, se fizer uma página de apresentação de seu blog/projeto, ou mesmo um doc a ser enviado, ou mesmo um texto de 2 ou 3 parágrafos que passe informação real, ao invés de dizer “leia pq é bom, blz?”.

Ninguém é obrigado a acompanhar o seu entusiasmo, ou mesmo o meu. Uma indicação com argumentação tem muito mais chances de ser apreciada. Por mais que seja chato escrever textos óbvios explicando uma verdade clara e evidente.

Para você.



Compartilhe este artigo!