A forma mais baixa de spam

Compartilhe este artigo!

A frase é minha mas podem roubar: No futuro todo mundo pensará por quinze minutos em criar uma rede social.

Existem quase tantas redes quanto usuários, e cada dia surgem mais. O problema é que não adianta montar o site acreditando que Se Construir, Eles Virão. Esse é o erro número 1 dos deslumbrados, achar que basta ter o site no ar e os usuários migrarão como salmões.

Nessa hora, quando bate o desespero, começa a apelação. Recebi um spam hoje de uma empresa muito FDP que oferecia o seguinte serviço:

Um programa que usa palavras-chave relacionadas a seu negócio, varre sites que atendam essas palavras-chave, anota os endereços de email encontrados e cria um mailing para você mandar spam, digo, sua incrível e imperdível nota sobre seu incrível e imperdível site que ninguém conhece / visita / gosta.

Mas o pior de todos os tipos de SPAM são os que usam de psicologia, abusam da carência normal do ser humano por atenção. Pode ser o picareta que manda email “oi, aqui é a clarinha, veja minhas fotos” ou o “cartão apaixonado”, ou pode ser o velho truque do perfil falso (tm Maxwell Smart). Monta-se um perfil atraente (nem sempre é o caso, como veremos) e solta-se a isca.

Vejam o “convite” que recebi no meu email do MSN, que como todos sabem NUNCA uso para nada:

Quem me conhece sabe que tenho um certo trauma de ruivas gordas, mas resolvi morder a isca, para ver qual era a do serviço. Aliás mordi justamente por ter certeza de que a criatura da foto é inventada.

O site é uma bosta de rede social de 5a categoria, mal-traduzido, parte do cadastro está em espanhol, parte em português, parte em inglês. O email da tal “patrícia cardoso” é patywhetney@hotmail.com e, claro, o Google não tem conhecimento de sua existência. Como todo bom site filho da puta, você uma vez cadastrado não pode mais remover sua conta. No máximo desativá-la. Para reativar, basta… fazer novo login.

Sério. Se você é investidor, desenvolvedor, assessor de imprensa, consultor de marketing viral, o escambau, não deixem seus clientes usarem desses artifícios, muito menos sugiram esse tipo de coisa. Nada queima mais rápido um site ou serviço. Posso dizer mil coisas ruins do Orkut, mas pelo menos eles não assumem uma postura suja como essa.



Compartilhe este artigo!