Argentina entende o verdadeiro espírito da Wikipedia

Compartilhe este artigo!

Stephen Colbert, o comediante americano que apresenta o Colbert Report criou o conceito de Wikiality, que é a base da Wikipedia: Democracia aplicada ao Conhecimento. Segundo ele se um usuário achar que algo é verdade, basta convencer a maioria dos outros e aquilo se torna uma verdade. A Realidade pelo Consenso. É mais ou menos assim que a coisa funciona mesmo.

No mundo real as enciclopédias e livros ainda insistem em trabalhar com conceitos arcaicos e autoritários como fatos documentados e especialistas qualificados. Mas isso está mudando!

Na Argentina a Ministra da Educação, marta Torino pediu demissão depois que gastaram US$2 milhões imprimindo uma enciclopédia oficial, distribuída a milhares de alunos, e na mesma as Malvinas são identificadas como “Falklands Islands – GB”.

O Ministério da Defesa pediu explicações, pois o material dá a entender que as Malvinas não estão sob controle argentino, o que é um ataque à soberania, orgulho e ao próprio espírito do povo argentino. E um fato incontestável.

Foi impresso um adesivo corrigindo o “erro”, mas não é o bastante. Querem que a enciclopédia seja reimpressa, caso isso não aconteça a Associação de Veteranos da Guerra das Malvinas diz que vai entrar na Justiça.


As tropas inglesas claramente derrotadas…

Os vitoriosos soldados argentinos…

A História é escrita pelos vencedores, se os vencedores forem regimes totalitários e fechados como a Coréia do Norte, do contrário veríamos jornais cheios de manchetes dizendo que o o Iraque está indo muito bem para os EUA e o Vietnã foi aquela vitória completa. Quando você, além de perdedor quer reescrever a História nos tempos de Internet, Wikipedia (sim, a Democracia aplicada ao Conhecimento funciona, nesse caso) e comunicações globais instantâneas é no mínimo ridículo.

Hermanos, por favor; ustedes disputaram, tomaram em la cabeza. Aceitem. Senão todo mundo vai começar a dizer que Argentinos são maus perdedores…

Fuentes: Noticias IRuya, Daily Mail

Bônus: O vídeo (infelizmente sem legendas, desculpem) onde Stephen Colbert define o termo “Wikiality”, que lhe rendeu entre outras coisas um banimento da Wikipedia (sim, Wikitards não têm senso de humor):





Compartilhe este artigo!