Se você reciclar, aí que vira lixo

Compartilhe este artigo!

No mundo online dos vídeos virais a máxima de que idéia boa deve ser reciclada não funciona muito bem.

É cruel, mas é a vida. O vídeo é genial, fez sucesso. Ponto final. Você não pode usar a mesma idéia, o espectador vai lembrar do original e achar seu trabalho no mínimo patético e sem imaginação.

Isso não quer dizer que não haja espaço para mash-ups. O vídeo do Will it Blend com o Chuck Norris, do artigo de ontem é o exemplo perfeito. Errado seria um “Fatos sobre o <produto do dia>”.

Ser original em uma época onde parece que tudo já foi feito é difícil, mas a culpa também é nossa. Gostamos de complicar. Achamos que o complexo é sempre o correto. É difícil de aceitar que às vezes uma idéia completamente simples pode ser a melhor saída.

Veja por exemplo este vídeo viral criado para divulgar o Wii Fit, com o título “Porque você deveria comprar um Wii Fit para sua namorada”:

Ele foi visto até o momento por 1,187,979 pessoas. UM MILHÃO DE ESPECTADORES!

É uma dona rebolando jogando um simulador de bambolê, nada mais. A cidadã se chama Lauren Bernat. Na foto abaixo, ela e o sujeito do vídeo:

Aliás, ela é bem saidinha:

Uma pesquisa feita pelo editor do site ShoeMoney revelou que ela e o sujeito trabalham em uma agência de publicidade, e o próprio vídeo foi enviado para o YouTube através da conta da agência.

Ambos negam que o material seja um viral, mas o cheiro é forte demais. Tudo bem, como já disse, se o viral é bem-sucedido, não há problema em ser desmascarado.

Só não pode ser replicado. Os vídeos-resposta e similares não chegam nem perto da visitação do original.

Essa é a palavra-chave. Não é preciso ser genial, mas é essencial ser original. Algumas idéias são incrivelmente simples, mas ninguém pensou nelas antes. É um quesito que pesa bastante na avaliação do leitor.



Compartilhe este artigo!