The Kibe is On the Table

Compartilhe este artigo!

Uma das maiores críticas ao kibeloco é que ele não dá links das piadas que encontra em outros sites, isso resultou na campanha Usura Não!, onde para ser justo, é reconhecido que não é só o Tabet que chupa sem dar nomes aos bois. A prática é comum, a usura gerou inclusive o termo "jornalismo mão-de-vaca", onde chupa-se um entrevistado por horas, enche-se laudas e laudas, fecha-se a pauta e não dão nem um maldito linkzinho.

Hoje pesquisando para esta matéria do MeioBit, sobre um cara que é iDoctor, médico de iPods, descobri textos sobre ele no Ars Technica, na Fortune/CNN, na AppleTell, na MSNBC e na Fox News.

Desses somente os dois últimos deram o LINK do site do entrevistado. Dos dois últimos, só a Fox News colocou o link clicável. O kibe bateria palmas, se abrisse a mão em algum momento.

Eu atribuo isso a um tipo de pensamento egoísta, "não quero que ninguém largue meu texto pela metade", que encontrou adubo na visão SEO-Marketeira-puta-de-adsense que determina que páginas não podem ter muitas saídas, se o usuário só puder achar como saída o clique no anúncio, perfeito.

Usabilidade? Não, obrigado.

O caso do Doutor iPod aí de cima também exemplifica outro modelo comum de site, o replicador de informação, ou WebXerox. Não há informação nova nas matérias, há outra dezena de sites replicando o mesmo texto ou trechos.

Se você não tem NADA a acrescentar a uma informação, não a replique. Feche seu site. A fonte de onde você iria copiar é melhor que você, sua própria atitude demonstrou isso.

Se quiser manter um site, ACRESCENTE algo. Se o sujeito copiar um texto inteiro da Reuters, e pesquisar a URL do instituto de pesquisas citado, já está ajudando. Mas nem isso faz-se.

Assim é fácil ter um bilhão de blogs na Internet brasileira, como a Proposta Indecente que rolou por alguns blogs uns dias atrás:

"Tenho um blog mas não tenho tempo de escrever, por isso estou convidando você…"

Esse é mais um dos iludidos que querem ficar ricos sem fazer nada e sem nem sair de casa para não fazer nada. No final, mais blogs efêmeros poluindo a blogosfera.

Não se iluda. É possível ter um blog de sucesso, mas para ser respeitado e dormir tranqüilo você precisa seguir As Quatro Regras Básicas:

 

  1. Não Copie.
  2. Não Espameie.
  3. Não Kibe.
  4. Não Delegue.

[atualização]  Um bom texto sobre isso saiu aqui no blog do Leo Baiano.



Compartilhe este artigo!