E o BlueBlus pelo jeito se vende bem barato…

O BlueBus é um site de notas curtas que tem o irritante hábito de começar frases com conjunções adversativas e postar barrigas como  dizer que foi lançado o primeiro jogo pra iPhone, quando os mesmos existem pra mais de ano.

Eles também gostam de falar mal de blogs. Tudo bem, eu mesmo falo mal de blogs o tempo todo, mas de vez em quando exageram.

Hoje mesmo o BB publicou uma nota (meu estoque de nofollow hoje acaba!) falando de uma iniciativa da Coca-Cola que, para divulgar o lançamento de uma nova bebida mandou geladeirinhas USB para diversos blogueiros, que além de vir com uma amostra do isotônico ainda traziam vídeos da campanha, o show completo.

geladeirinha

Para detalhes da promoção, leia o Sim,Viral (sem nofollow, o Zigg é gente boa)

Legal, não? Dependendo do blog sai muito mais barato do que um post pago (ou publieditorial, como chamam agora) e ganha muito mais simpatia, tanto do blogueiro quanto do leitor. Claro, se a bebida for uma merda, todo blogueiro decente vai dizer isso, ou vai preferir não escrever sobre o assunto.

O Júlio Hungria discorda. Vejam trecho da nota que fez sobre o assunto:

Ontem, os blogueiros receberam, também em primeira mao, o filme de lançamento, que já foi postado. Nos blogs-de-aluguel veja aqui e aqui.

BLOG-DE-ALUGUEL? Então se a senhora sua mãe ganha uma camiseta da Nike e a coloca ela vira uma mãe-de-aluguel? Eu vi ontem WALL-E, adorei o filme e fiz uma resenha. Se eu tivesse sido convidado para a pré-estréia e postasse a MESMA resenha eu seria um blogueiro-de-aluguel?

O Ziggy ficou puto nas calças e mandou uma resposta. CLARO que o BlueBus foi cínico como sempre:

Rafael, a expressao nao tem sentido pejorativo. Se vc tiver uma sugestao melhor, estou aceitando. Mas em jornalismo (blog nao é um formato moderno de jornalismo?) nao aceitamos geladeiras ou quaisquer outros tipos de coisas que envolvam valor que nos comprometa com comentarios positivos sobre produtos ou pessoas.

Primeiro, Júlio, jornalista que se preza escreve em português correto. Passe a usar acentos como gente grande. Assim você parece mais jornaleiro. Sem sentido pejorativo.

Segundo, eu lamento MUITO que a sua integridade e Credibilidade seja algo tão barato que possa ser comprometida por uma geladeira USB.

Gostaria de te informar que ao mesmo tempo em que há sim, blogs que se vendem por qualquer merreca e falam que gostam de Passport, os blogs sérios são feitos por gente SÉRIA e de caráter, que não precisa "fugir da tentação" para não ceder ao pecado.

E mesmo que cedêssemos, não sei se a geladeira USB é o preço médio de um jornalista, mas um blogueiro custa bem mais caro.



Leia Também:

  • Perfeito, Cardoso, mais uma vez.

    • mAI lING

      E QUEM É DONO DO "BLOG"? QUEM LIMITA À CLASSE, TOMA PARA SI E NÃO FAZ NADA DE ÚTIL. A SELEÇÃO É NATURAL, NAO É POR PRETO, BRANCO OU AMARELO. REGRAS PARA ISSO POR NATUREZA JÁ É CONTRA A NATUREZA DO MEIO. AGORA SÓ FALTA TER "FACULDADE" PARA PODER TER A SUA OPNIÃO E PUBLICA-LA.NUM BLOG, POST, CHAT, MURO, AGENDA, BRAÇO OU QQ OUTRA FORMA LIVRE DE EXPRESSÃO. PAGA, LUCRATIVA OU NÃO.

  • Tanta cagada por causa de um pendrive que gela.

    • Eu acho muito bonitinha, não que seja prática. Deve levar uns dois dias pra gelar um… cubo de gelo ;)

      • Eu também achei muito bonita. Claro que gostaria de ter uma.

        Eu sou um daqueles que compra o Lançador de Míssil USB.

  • eu me vendo por pouco *–*

    :D

    • Você é um kanalha, isso sim! hauhauahu

      • huashssuahs :)
        ahh não me culpe Luiz, a vida é dificil hoje em dia kkkkk

  • A frase final é genial. Com certeza, nós custamos bem mais.

    Ridículo o que o Blue Bus fez. Chamar os blogs de vendidos e mentirosos – porque ficou bem claro que isso é o que ele pensa – porque receberam uma presente, gostaram e escreveram sobre o assunto.

    Cara, esse assunto cansa, eles ainda não perceberam? Não perceberam que difamar alguém só porque participou de uma campanha publicitária é infantil e mostra uma visão limitada e preconceituosa?

    Não perceberam que essa de "a expressão não tem sentido pejorativo" não cola? Não perceberam que não, blog NÃO é um formato moderno de jornalismo, a menos que o autor do blog queira usar um formato jornalístico?

    Não perceberam porra nenhuma, né. Esses posts foram uma senhora babaquice, isso é o que é. E tenho toda a impressão de que não vão perceber nada tão cedo.

  • Cardoso,

    Ele não coloca acentos pq o site dele, o mesmo desde 1995, não permite. Dá pau.

    Mas notícias tipo Amaury Jr sempre tem espaço.

  • Ei, sacanagem mesmo é o Cardoso insinuar que jornaleiro não sabe escrever! :)

    • Na verdade quando eu era criança queria ser jornaleiro, a idéia de poder ler todas aquelas revistas e jornais de graça me fascinava.

      • Putz, Cardoso! Eu também queria ser dono de banca de revista por isso!

        • Já eu, queria que meu pai fosse dono de banca de revista. Depois, passei a encher o saco dele pra montar uma livraria quando se aposentasse. Pena que não fui bem-sucedida…

        • Fernando Chaim

          Sou sobrinho de livreiro. Maravilhoso ter todos os livros a disposição, o que não tiver, você encomenda.

          Ruim é pegar a paranóia de ler sem marcar o meio do livro.

      • Hehehe, eu já tive essa vontade também, aliás, até hoje as vezes ainda tenho, é tanta coisa interessante que tem em uma banca de jornal, de repente é uma idéa a se fazer o.O

        • Acho que nao tenho cacife para comprar uma banca sozinho, mas quem sabe nao rola uma sociedade ;-)

      • Eu queria ser operadora de caixa de supermercado. Achava que o dinheiro ficava todo para elas.

    • Era o que eu ia falar também, sacaneou os caras. :D

  • Bem… acho até que em um meio envolvendo mais pessoas no processo editorial, isto por mais bobo que seja pode ser evitado, afinal, você não tem como controlar a índole de todos os envolvidos.
    É muito comum que nestes casos, a imagem do jornalista se misture à do jornal. O jornalista fica quase anônimo.
    Neste caso, para evitar possíveis constragimentos, deve ser feito com cuidado.

    Porém, em um blog escrito por um único sujeito, é o blog que se mistura à imagem do blogueiro. O sujeito é mais importante que a insituição.
    É o dele que está na reta.
    Ao falar de um produto, o cara sabe que os leitores dele sabem quem é ele.
    Por isso, blogueiros podem até ousar mais, ir mais fundo elogiando ou criticando um produto específico motivado pelo que bem entender. Ele cuida diretamente do seu rebanho.
    Um jornalista se for "anti-ético" e plantar propaganda travestida de matéria arranha sua imagem com os colegas, talvez no meio profissional, mas ainda fica um pouco preservado pelo quase anonimato que pode se travestir. Pode nem ter prejuízo financeiro, sendo deslocado de função caso tome maiores proporções.

    Para o blogueiro, uma falha dessas acarretaria em perda de credibilide com o seu cliente, o destino inicial e final de seu texto.

    Mas o cara tem de ousar mesmo e escrever para seu público-alvo, emitir opinião nos assuntos que os jornais não o fazem. Sem se preocupar com esses militantes chatos.

    • Exato! São mídias diferentes com características diferentes.

  • mas a geladeirinha não tem USB e muito menos abre nenhum popup. o pior de tudo é que o cara não sabe nem apurar.

    • Achei que ela avisava quando chegasse e-mail no GMail.

      Imagina uma vending-machine que solta uma Guinness toda vez que você recebe um SPAM ou um twitter?

  • Conheço muito jornaleiro que escreve melhor que certos jornalistas…

  • Vai começar uma nova guerra?

  • Eu me vendo por cinco mangos, ou um saquinho de alfafa.

  • Sem nem entrar no mérito do que eles escreveram neste ou naquele post em específico, eu ostaria muito de saber POR QUE o Blue Bus existe. O que é aquilo, Jesus? O site tem um maldito texto em SCROLLING no topo! Eu tinha texto em scrolling no meu site sobre o SONIC, em 2002!

    Tudo escrito errado, sem acento, e ainda notas sobre coisas que meia dúzia de gente está interessado. Eu não conheço UMA pessoa que leia o BlueBus porque gosta. Conheço alguns que lêem pelo mesmo motivo que assistem um filme do Chuck Norris. É tão ruim que chega a ser icônico.

    Falaram aí que os caras não colocam acento porque dá pau no site. Mas "um" dá pra escrever, né? "Um" não tem acento, e mesmo assim o título de uma nota lá é "1 game especialmente criado para iPhone e iPod Touch". Da mesma forma o "vc". Se o problema é o acento, um "voce" estava de bom tamanho. No excuses.

    Se aquilo é jornalismo, eu tenho muito orgulho de ser blogueiro.

    • Nossa, também fiquei abismada com a gramática, a pontuação, a acentuação e a construção das frases naquele bluebus!!! Fabio, também gostaria de saber por que aquilo lá é lido e visitado. Bom, eu visitei agora pela primeira vez e achei muito mal escrito, além de bem feinho… Pretendo não voltar!

  • Ô, Cardoso, vamos colocar umas linhas em branco entre os parágrafos aí nos comentários? Imagina que legal seria. ;)

  • O quê??? Era mentira que o Morróida gostava de Passport???

    • e há um padrão, ele também diz que gosta de mulher…

  • blog ñ é nada relacionado a verdade ou mentira e sim opinião. A opinião dos blogueiros é levada em consideração simplesmente por não serem vendidos. Tanta credibilidade a ponto d ter ações de mkt … leitor que segue dia a dia saber como é a pessoa e o que ela escreve… acha q leitor é burro de não perceber qdo foi escrito pq foi comprado/subornado/propinado?
    Blogs de aluguel é chamar leitor de estúpido, isso sim !
    ps: não sou blogueira.. apenas seguidora de blogs !

    • ESSE é o ponto que eu vivo defendendo, embora muita gente não concorde comigo. A credibilidade tá no blogueiro, na pessoa que escreve. Se o leitor lê um blog, é porque gosta do conteúdo e ele provavelmente confia no blogueiro. Se o blogueiro pisar na esparrela, o leitor vai perceber – e se ele fizer direito, e der a opinião sincera, sendo pago ou não, o leitor também vai perceber.

      • Na verdade essa prática não é nova, isso acontece o tempo todo com todo tipo de produto, várias empresas enviam seus produtos para os formadores de opinião ligados com o público alvo que desejam alcançar, visando com isso maior evidência porque "fulano" usa ou indica. O que ocorre é que com o crescimento da "blogosfera" pessoas, que antes eram anônimas, agora viraram novos formadores de opinião, só que diferente da maioria, fazem questão de frisar que receberam determinado produto e expressam (pelo menos os com caráter) suas reais opiniões sobre ele. Infelizmente alguns "profissionais" parados no tempo jamais vão entender isso.

  • Falando sobre o post, irretocável – e rápido, pois não? :P

    E não, blog não é um formato moderno de jornalismo. Nós não temos editores mandando-nos escrever sobre tal ou qual assunto e, depois, cortando nosso texto porque desagradam a algum financiador. Nós escrevemos sobre o que queremos. Talez um dia o Blue Bus e outros entendam a diferença.

  • Melhor manter todos os objetos cortantes longe od Blue Bus… Ele ainda se mata.

    Uns dias atrás @baunilha já tava chamando o BB de "Contigo"…
    A gente tá cansado de ver "barriga" lá…

    Daqui a pouco tá enaltecendo a versão de "Perhaps Love" do Roberto Justus e fazendo promo pra ganhar uma cópia autografada do CD.

    Campanha no Twitter pra deixar de acompanhar o BB…

    Pára… para tudo…

    Acho que nem a Coca-cola está gostando… Ou será que está? Será que o Blue Bus ganhou um troco pra criar a polêmica?

    A Coca-cola não disse nada sobre isso na nota publicada…

    Pronto! O Blue Bus não ganhou a geladeira, mas ganhou… um trocado pra gerar a polêmica…

    Só pode ser isso…

  • Tie

    Sei que pouco se falou sobre o produto novo da coca-cola. =)

  • Minha opinião foi publicada.
    http://www.bluebus.com.br/show/2/84940/_meu_objet

    Acho tosco tudo isso, parabéns pelo post.

  • Eu juro que nunca entendi por que tanta gente lê esse site de fofocas que nem acentuar sabe. Sou mais o Babado.

  • O que eu acho mais engraçado nesta palhaçada toda é a "verdade estabelecida", de que diploma de jornalismo é atestado de bons antecedentes ou comprovante de ética.

    Não tem quem me tire da cabeça que esse tipo de celeuma é dor de corno, por estar ficando para trás no tempo, perdendo audiência e vendo outros ganharem os mimos que outrora seriam silenciosamente recebidos.

    • Esse diploma não quer dizer nada. Digo isso por ter um! Os blogs hoje em dia me rendem bem mais do que eu se eu trabalhasse em uma redação ou em um site que não acentua seus textos. Pelo menos, no meu blog, eu uso o português correto!

  • Sensacional.

  • Tudo isso só porque o pessoal do BB queria ganhar também uma geladeirinha. Vamos juntar uma grana e dar uma pra eles? : )

  • É recalque, Cardoso… Quem em são consciência anunciaria num ônibus azul?
    Só quem anuncia em Busdoor é a Pousada do Suarez :P

  • Hugo C.

    Bom, se fosse um kuat ou guaraná poderia até levantar suspeitas sobre demonstrar a qualidade do produto em blogs…Mas pôxa, Coca-cola? É muito dificil não gostar, qual a farsa em falar de um produto que agente gosta? Tenho certeza que Júlio é daqueles que vai no bar e pede aqueles sucos de amora+abacaxi.

  • Imagina se o BB descobre que eu ganhei uma lavadora da Brastemp… vão dizer que me vendi em troca de calcinhas higienizadas com ozônio.

    E eu conheço blogueiro que se vende por 100 reais. Super em conta!

  • Milena

    Porque a geladeira é USB??? O que ela tem de diferente?

    desculpa a ignorância.. mas não entendi..

    Qto ao blogs de aluguel… sério.. prefiro não comentar…

    e eu até achava o bb honesto… Tipo, sem grandes descobertas, mas até que tinha umas manchetinhas ok…

  • Esses caras do Blue Bus não sabem a hora de ficarem quietos…

  • bye bye blue bus!

  • ah … agora estou entendendo a briga…
    ninguem melhor que o CC pra dar essas respostinhas.. huahauhu

  • Kid

    Cardoso, tu sabes bem que tenho nada além de profundo respeito por você.

    Poréééém, estaria traindo minhas raízes se não falasse o que vou falar após os dois pontos: cê não acha que a negada tá levando isso a sério demais, não?

  • ah… por falar nisso, acho esses tipos de bebida uma bosta.
    Ficava com a geladeira o jogava o resto fora.

  • Alguém avisa aquele jornalista caquético que eu não faço jornalismo, que não sou jornalista, que o que eu faço é conteúdo.

  • Pelo menos serviu pra unir mais um pouquiiinho a blogosfera…

  • Kid

    Sem contar que a negada que tá publicando a história tá fazendo nada além de gerar tráfego pros caras. Eu por exemplo nunca nem tinha ouvido falar nos malucos até hoje.

  • cara, sou jornalista e concordo com vc, mas infelizmente tem uns caras [muitos] que sismam com umas idéias bestas e falam essas bobagens. oq eles nao lembram é q vc pode driblar esse tipo de situação colocando nas matérias aviso de que receberam tal coisa. é só ser claro. pronto. uma vez discuti isso com um jornalista coroa e perguntei se a integridade dele valia uma bola de futebol. ele ficou puto, claro.

    de qualquer forma, essa tira é interessante:
    http://www.malvados.com.br/tirinha1155.gif

    • merda. cismam. porra! tá vendo! maldita faculdade de jornalismo!

      • hehe liga não Thales, deve ser o efeito LDU ainda… rs

  • Se o BB me der uma geladeirinha melhor eu fico do lado deles :) hahaha

  • falou e disse o 1º blogueiro Profissional :D

  • Certas discussões precisam mesmo de alguém de peso como vossa senhoria, pra chegar e dar um basta.

    Congrats.

  • Concordo com tudo o que foi escrito. Hoje os blogs representam muito em questão de opinião para grandes empresas, e o fato dessas empresas voltarem sua divulgação para blogueiros não é nada errado. Não vejo isso como "compra de opiniões positivas".

    Acho que essa "picuinha" desse Blueblus é tão ridícula quanto a picuinha de um monte de blogueiras paty brigando pra saber quem foi a primeira a escolher uma imagem para um layout ou quem foi a primeira a comprar uma boneca feia. O importante é a valorização do blogueiro, e foi apenas isso que vi. Essa coisa de blogs de aluguel e posts "mascarados" como vi no Plurk agora a pouco é pretexto pra inveja evidente. Penso que todos os contemplados por essa ação bacana vejam isso como inveja mesmo, e aproveitem bem o presente bacana recebido.

    No mais, parabéns por mais esse post, assim como os demais. Sou leitora antiga do Contraditorium :)

    Abraços!

  • e o tal i9 , é bom ?

    pelo jeito, vou ter q comprar pra saber …

  • Pingback: Blogs de aluguel — Gulp - Desenvolvimento e diversão (youtube, orkut bloqueado, revistas grati()

  • Velha história do jabá…
    Eu queria uma geladeira dessas, mas se fosse uma meerda eu falaria… Já esse cara aí do ônibus azul… Bom, acho que se a geladeirinha fosse dada à ele, seria a "melhor geladeirinha de todos os tempos, o lançamento do ano"…

    Tsc tsc tsc.

  • Pingback: Caro leitor, me responda uma coisa… | Brainstorm #9()

  • O ônibus azul não mudou uma vírgula desde quando eu o acessava e estava na faculdade está no beta teste até hoje.
    Quem não se adapta as novas tecnologias e ao mercado vai perdendo espaço. E existem milhares de blogs ótimos que tem muito mais credibilidade que o bb e nasceram muito depois do mesmo(o nome é competência). Neguim tem que evoluir mas preferem parar no espaço. Empresas sérias com pessoal de marketing ligado as novidades nunca passaria um viral por um blog assim (estático). Daí não ganha geladerinha e faz biquinho, rs… Tudo isso é uma graça. Eu queria uma geladeirinha, achei tão retrô o formato dela, hahahaha! Vou sair difamando todos os outros, affa!
    *Achei ótimo o viral da coca quando crescer faço igual.

    só, beija!

  • Pingback: » Embaixablogs: Blogs que sabem se expressar sobre marcas. | CA’BIANCA Comunicação &()

  • S.

    Atrás do Ônibus azul tem um Daniel de cueca…

  • A unbigosfera só sabe se defender com piadinha. É isso que diferencia uns e outros…

  • Galileu

    O que é perder a credibilidade por causa de duas palavras.. a força da web é genial.

  • Acho que o autor do Blue Bus ficou com invejinha por que não ganhou uma geladeira…

  • O pior é que parece que quem criticou não leu nenhum dos posts dos supostos alugados! Ninguém fez um post tipo "pessoal olha só o que eu descobri, a Coca Cola lançou um isotônico novo que é uma delícia!" Todo mundo deixou claro que se tratava de uma campanha de lançamento, todo mundo mostrou a tal geladeirinha, etc. Ninguém foi enganado não!

  • Pingback: Blog Press » Blog Archive » Giro da semana()

  • Pingback: Hoje é um Bom Dia » Blog Archive » Internet - Sendo levada a sério desde 1995()

  • Pedro Luiz

    Sempre que leio estes tipos de briguinhas me faz achar que vocês não tiveram infância. Não quero desmerecer aos blogueiros, o direito de reinvidicar credibilidade e respeito ao serem citados e, muito menos, tenho o interesse de diminuir o ato em si das críticas de certos jornalistas. Mas, vamos ser honestos, essa discussão vai levar aonde?? mais uma espécie de Blogs X Estadão !??! Não, por favor.. Eu quero meus blogs de volta. Àqueles aos quais estavam mais preocupados em escrever do que estes de hj em dia, mais preocupados em defender suas militâncias e etc. Quem perde somos nós, seus leitores.

    Os Blogs nunca vão perder seu espaço, porém, como tudo na vida, tem o tempo certo para ganhar tudo aquilo que merecem. Aguardem, porque este processo é muito natural, foi assim com o jornal, rádio, tv. Po que seria diferente com a internet?? Parem de perder tanto tempo discutindo com a "imprensa" se vocês são ou não são o que eles dizem. Afinal, falem mal, mas falem de mim. Quem ganha com isso são os proprios blogs q sao estimulados a serem lidos, e aí, cabe aos leitores decidirem o que é bom ou ruim. Sinceramente, o blog do cardoso é muito bom, o brainstorm 9, também é, e eu prefiro saber a opinião de vcs sobre tudo, menos essa coisa de ficarem batendo boca com estadòes e bluebuses por aí.

    Grande Abraço

    • Pedro, se essa mentalidade do BlueBus se espalha sem oposição, logo as empresas páram de investir em blogs. Sem dinheiro, os blogs que você gosta vão fechar, os blogueiros vão ter que procurar emprego.

      Já brigamos muito para sermos levados a sério pelo Mercado, já há agências demais que acham que blog é puta de R$100,00 e é só pagar e mandar o release pra impressão. Se os anunciantes também tiverem essa impressão, se a Coca-Cola decidir não investir mais em blogs pq "pegou mal", perdemos todos.

      • Kid

        Por essas (e muitas outras) me sinto feliz por ter um emprego e não precisar depender do mundo blogueiro pra me sustentar :S

        (Não que esteja desmerecendo o trabalho dos pro-bloggers, é que esse negócio de internet (serious) business não é pra mim)

        • Tem hora que cansa mesmo, infelizmente o mercado paga muito mal na área de redação, se fosse arrumar um emprego de verdade meu rendimento iria pro chão.

      • Kid

        E outra Cardoso, eu sinceramente não acho que blogs "perderão a credibilidade" assim da noite pro dia porque alguém como o BlueBus (O FAMOSO QUEM, como se diz em fóruns) chamou-os de "blogs de aluguel".

        Tipo, eu ainda estou muito surpreso com a idéia de que aquela merda recebe mais de cinco visitas diárias. Por que alguém leria aquela porcaria, na boa?

        • Há visitantes que não ler! Simples, não?!

        • Renato

          O Blue Bus é um site tradicional e um dos mais acessados por quem trabalha com publicidade. Informe-se melhor.

          No mais, concordo com o Pedro Luiz. Ganhei asco de muitos dos blogueiros de hoje em dia por essas e outras. Quando não é militância pela "categoria", falam sobre "monetização" ou ficam comentando sobre o que foi dito em outros blogs. Por que simplesmente não escrevem seus textos? Não têm nada pra escrever? Não sentem simplesmente prazer em escrever, como os blogueiros de antigamente? Tão aqui só pra ganhar dinheiro mesmo? Blogs não fecham por não terem publicidade, conheço vários que dispensam isso e existem há anos. Mas isso acontece especialmente com os antigos, o problema é que muitos dos blogueiros de hoje em dia estão mais interessados em faturar com Adsense e incluir palavras-chave pra atrair visitantes do Google – a maior parte desses blogs nem tem leitores de verdade, só visitantes vindos do Google e outros blogueiros – do que escrever algo interessante.

          • Renato, chama-se profissionalização. Não temos nada contra quem escreve por puro prazer, mas existe uma enorme diferença entre isso e você querer dizer que nós não podemos ganhar dinheiro com seu hobby.

            Quanto a dizer que os blogs não têm nada para escrever, é verdade, ficamos MESES sem postar nada esperando o BlueBus pisar na bola.

            Dos blogs que não fecham e não tem publicidade, quantos desses blogueiros vivem diretamente desses blogs? Aliás, vá catar coquinho! O BlueBus vive de publicidade. Deixe de ser HIPÓCRITA.

      • Poutz quem vê assim até acha que as agências pagam 2372x mais que R$100,00 por um post pago rsrsrs doçe ilusão…

        • Renato

          O problema não é ganhar dinheiro com blogs. O que vejo de errado, que pra mim prejudica muitas vezes o conteúdo de um blog, é ter isso como missão principal. Faturar com publicidade deveria ser apenas um desdobramento natural de um blog bem escrito, já que bons textos atraem leitores e proporcionam divulgação gratuita na blogosfera. E, como você sabe bem, uma grande audiência atualmente pode ser convertida facilmente em ganhos financeiros. Mas há anos atrás ninguém se preocupava com isso, e hoje você diz aos leitores aqui que, sem publicidade, este blog e outros acabam. Pode ser a sua opinião como blogueiro, mas muitos outros não pensam assim. Muitos dos que hoje ganham alguma coisa ou vivem como pro-bloggers, escreviam sem preocupação nenhuma com rendimentos de Adsense há anos atrás. E provavelmente continuariam a escrever se assim continuasse, porque pra muita gente escrever não é apenas uma fonte de renda, é algo prazeroso. Mas é tanta propaganda que fazem de "como faturar dinheiro com adsense", "como se tornar pro-blogger", que aparecem na blogosfera quem escreva só pra ganhar dinheiro e não dê importância à qualidade dos textos, quem queira apenas ter seus milhares de visitantes vindos do Google – dos quais pouquíssimos se tornam leitores -, que possam clicar nos milhares de anúncios dispostos no blog.

        • Renato, blog ruim não dá dinheiro, jornal ruim não dá dinheiro.

          Dinheiro ser CONSEQUÊNCIA não é errado. Se chama ter um plano de negócios. Ganhar dinheiro "por acaso" é inclusive mal-visto no mundo empresarial.

          E não é uma opinião, é um fato. Sem dar dinheiro este blog não existiria, o meiobit não existiria, o digital drops não existiria.

          Eu escrevo só pra ganhar dinheiro, quando escrevia por hobby JAMAIS publicaria 42 posts em 4 dias, como foi minha média de 1/7 a 4/7.

          "publicidade ser desdobramento natural" é hipocrisia, coisa de criptocomunista brasileiro que acha que ganhar dinheiro é pecado.

          Você acha MESMO que a Pixar faz um WALL-E sem calcular direitinho se vai dar dinheiro ou não? E você acha que isso torna o filme MENOR de alguma forma?

          EU escrevo para ganhar dinheiro. Ponto. E faço isso pq escrevo bem, senão não ganharia dinheiro. Mas não há nenhuma "consequência natural" aqui.

  • Tem gente que só não vende a mãe porque ela se vende sozinha, mas não dá para generalizar.

  • pra mim isso tá mais pra um "mimimimi…. não me acham importante por isso vou chamar de vendidos… mimimimi".
    agora é cíclico o assunto? parece que de tempos em tempos se volta a questionar os blogs… seria um modo de bater na tecla até que alguém acredite?

  • Que tipo de público frequenta a internet como um todo, é normal pensar-mos que não é um público estúpido,ou ignorante(no sentido sério da palavra), e sim, formadores de opinião em sua maioria, pensar que um mero post que não atingirá nem a 10% da população que visita os blog podera influênciar a opinião dos leitores, é a meu ver, dar um imenso diploma de burro ao leitor, imaginar que um pequeno brinde a um blogueiro de renome, usurpara sua dignidade é uma afronta a inteligência, está certo o Cardoso entre outros grandes blogueiros, que vão há frente em defesa da blogosfera como um todo, deixar que se crie éco este tipo de notícia, é dar rasão aos que falam pelos cotovelos, como este tal Bluebus não sei das quantas, acho que é puramente falta de competência e público que leva à um indivíduo como este brandar tal opinião.

  • Parabéns pelo post, nem precisa falar mais nada!

    Abraços,

    Fabio Allves http://fabioallves.blogspot.com/ http://ctrlcinemactrlvicio.blogdpot.com/

  • Qual será o próximo mimo ???

    • Uma almofada pra cotovelo (USB, claro!). Mas o BB será incluído :)

  • Pingback: A polêmica da Coca-Cola e a sua geladeirinha « Rê Byte()

  • Vinícius K-Ma

    Kid, foi justamente por isso que o Julio usou as tais duas palavrinhas: pra tentar atrair desesperadamente atenção ao BlueBus, mesmo que da forma menos inteligente possível. Algo como "último suspiro", hahaha.

  • Em janeiro de 2007 fizemos o Moto-a-Porter para a Motorola durante o SPFW. Foi uma ação onde juntamos 20 blogueiros (sendo 5 internacionais) para fazerem, por primeira vez, a cobertura do evento.
    Foi uma experiência muito bacana e gratificante, mas agora adivinha quem detonou a ação dizendo que era anti-ético uma marca estar patrocinando ela? Isso mesmo…o Bluebus. E parece que não aprenderam nada in the meantime.

  • Copiando você: CLAP! CLAP! CALP! CLAP!

    Essa eterna tentativa de desacreditar os blogs é um saco. O pessoal não entende que os bons e os maus profissionais podem estar em toda parte.

    Seu "pé na bunda com luvas de pelica" (como diria uma namorada que eu tive) em cima desse pessoal foi preciso, oportuno e muito bem aplicado.

    Um abraço.

  • Isso vindo do site que faz matéria sobre capa da Playboy e outros Hypes para ter mais acesso via Google….. esse ônibus azul que não dá link…

  • Eu morro de rir da blogosfera e suas causas perdidas!!
    tudo isso por conta de uma geladeirinha, um energético e uma frase de efeito usada para chamar a atenção??

  • CA NÁH LHAS
    SA FA DOS
    ESSES BLOGUEIROS SÃO SALAFRÁRIOS!!!!

    BURN BLOGS, BURN!

    Na real? O cara estuda quatro anos para conseguir um diploma de jornalista para escrever em um site chamado ÔNIBUS AZUL.

    Vamos fazer o FAJOFRU – Fundo Adsense para Jornalistas Frustrados.

    • APOIADO! APOIADO! Fundo Adsense para todos os jornalistas q não receberem presentinhos e ficarem revoltados e com inveja.

  • Pingback: Blog do Cardoso » Blog Archive » Jogo/Concurso dos sei-lá-quantos erros()

  • Pingback: Blue Bus e a polêmica virtual «()

  • Pingback: Blog de Aluguel? Foi Esse o Nome que Rolou Nessa Sexta | Rodrigo D. Parobé()

  • Bem

    Julio
    Desculpe por querer me meter no assunto mas….
    Pelo amor de Deus, porque vc "reclama do figura BB"?
    Nem esquenta, o seu problema esta na outra parte
    Ctr C existe e é uma realizadade nas piores faculdade do ramo…
    O problema do Ctr C é justamente
    "não tem conteúdo".
    até coloquei o figura nos meus favoristos…
    como exemplo em sala de aula…para os alunos…
    Bem,
    só não entendi a comparação com jornalistas?
    é pra mimm esse papo de blog-de-aluguel é JABACULÊ ou mais simples "jabá"
    bem é isso
    continue escrevendo que estamos aqui lendo…
    P.S. não sei porque, eu uso o firefox, mas alguns links da sua matéria não abriram…

    valeu
    julio cesar mansur haddad

  • Morri de rir com o "mãe-de-aluguel"… O exemplo foi ideal.

  • Pelo visto ele é um dos frustrados por não ter ganho um iPod que a gravadora da Maria Rita distribuiu para os jornalistas dos grabdes jornais de SP, e agora está frustradinho novamente porque queria essa geladeira USB.

    É a única explicação possível.

    Claro que no caso da Maria Rita alguns jornalistas fizeram uma resenha mela-cueca, mas esse tipo de generalização proposta pelo bluebus com um termo pejorativo SIM, só mostra o amadorismo do autor.

  • A resposta que foi dada ao ziggy, demonstra claramente ser feita por alguém que não entende nada de blogs e que se dizer entendido, primeiro por chamar os blogs de formato moderno de jornalismo, isso tanto é incorreto como minimalista, a menos que a intenção seja criar um blog jornalístico, eles são em si, expressões de opiniões, justamente o contrário do cobrado ao jornalismo que é imparcialidade dos fatos. Outra foi que ao falar que blogs-de-aluguel não tem sentido pejorativo, o busão azul diz que é o termo atual e que antes eram chamados de blogs corporativos, dando então uma definição de wikipédia. Blogs corporativos SEMPRE foram blogs associados a empresas, nunca a blogosfera relacionou esse termo a um blog por receber um brinde ou colocar um post publicitário.

  • Pingback: Digital Drops » Blog Archive » Coca-Cola Lança i9 Hidrotônico em 9 Blogs Brasileiros()

  • Bel

    hsuhsuhsus…. eu tenho uma geladeirinha dessa vermelha… para ganhar essa verde, eu seria um blog-de-aluguel…kkkkkkkkkk

    Quem não quiser, pode me mandar q eu aceito..rsrsrrs

    Eu aceitaria numa boa esse presentinho e ainda postava o que eu achei… e falaria a verdade… já que não sou muito fã de isotônicos, eles iriam se ferrar comigo…

    lol

  • Putz, eu nunca tinha ouvido falar e muito menos visitado o ônibus azul e por causa dessa celeuma toda dei uma passada por lá….
    foram os dois minutos mais mal gastos da minha vida! Que p%$#@ é aquilo? E como é que a blogosfera séria pode ficar preocupada em "perder a credibilidade" por causa daquilo que é jogado porcamente lá? Acho que toda essa confusão só fez aumentar a visitação daquela bomba.

  • Equilibrium

    Pra mim parece mesmo é que ele não ganhou uma geladeirinha, eu tenho uma sobrinha de cinco anos que teria a mesma reação, perfeitamente compreensível!

  • Fellipe

    "… vai preferir não escrever sobre o assunto." blogueiro de aluguel! pq se o produto for uma merda, q aquele q recebeu o "brinde" DE SUA OPINIAO!!!!!!!

    MORTE AOS BLOGS CAPITALISTAS!!!!!!!!

  • Pingback: Enquanto isso, na Sala de Justiça | BlogueIsso!()

  • Pingback: Global Voices Online » Brazil: The Rent-a-Blog debate heats the blogosphere()

  • Pingback: Blue Bus x blogueiros: variações sobre o mesmo tema « ZNet()

  • Acho essa discussão tão extensa e ao mesmo tempo repetitiva… será que uma assessoria de imprensa não é um conteúdo publieditorial? até aonde está o limite da publicidade e comunicação? Você quando vira um formador de opinião, não pode dar a SUA OPINIÂO? Parece papo de esquerdista quadradão… blog de aluguel é o caralho!

  • Ganhaste uma não é geladeirinha dessas? Está aí o motivo de tanta revolta com o BlueBlus. Conta aí? Essa bebida da Coca Cola é boa mesmo? Posso acreditar em um "pseudo jornalista" que aceita presentinhos? Tá bom…

    • Mais um idiota que não leu o post, não visitou o link referenciado e perdeu excelente oportunidade de ficar calado.

      Não, não ganhei a geladeirinha não.

      E "pseudo-jornalista" é a puta que o pariu, eu sou blogueiro.

      • Hahahaha!

      • Calma "blogueirinho", com essa atitude ganhará uma na próxima uma rodada… Afinal, é isso que empresas como a Coca Cola está querendo, adoçar a boca dos "blogueirinhos" com "presentinhos", deixando-os saltitantes para que façam propagada de seus produtos de graça. Realmente essa nova mídia é muito lucrativa, não?

        O que seriam das lagoas se não fossem o patos… Hahahahahaha.

        • Aqui, senhoras e senhores, temos um caso clássico de jornalista desesperado sendo atropelado pela Modernidade.

          Ah, se algum "blogueirinho" quiser comparar comentários, o IP dele é 189.13.30.50. Vejam se assinou com nome verdadeiro por aí…

        • Hahahahahaha.
          Acabaram-se os argumentos. Consegui tirar o "bloguerinhio" do sério… Manda pra galera agora meu novo IP…

  • Pingback: tritter » Blog Arquivo » roupa suja se lava na web()

  • Hahaha!

    O mais engraçado nos posts polêmicos do Contraditorium são os comentários..

    Olha o cara lá em cima: 4 linhas de comentários, sendo que duas foram pra fazer jabá do blog. Não cito nomes para não ser anti-ético.. Rsrsr

    Tanto que o Cardoso fala…

  • Pingback: Blog de Aluguel | Controle Remoto Blog!()

  • Pingback: não quero saber quem começou()

  • Não concordo com a posição do BlueBus no episódio, mas acho perfeitamente compreensível que alguém desconfie da legitimidade da opinião de um blog que recebe um presente pra falar sobre a marca.

    Naquela vez em que jornalistas receberam um iPod com o segundo disco da Maria Rita foi um bafafá só, com a classe sendo chamada de tudo que é nome – todos pejorativos, diga-se. Por que agora com os blogueiros seria diferente? Saibam lidar com isso, pessoal.

    Aliás, acho muito triste a maneira como a maioria dos blogueiros tem se comportado sobre o episódio, partindo pra ataques pessoais contra o Júlio Hungria e ao BlueBus. Quer dizer que se a pessoa não pensa exatamente como a gente tudo que ela faz é horrível? Que os blogs são espaços sagrados onde nenhum tipo de crítica é admitida?

    Que tal parar com os posts “briguinha de 5a série” e aproveitar a chance pra esclarecer o assunto de uma vez por todas?

  • Pingback: Que Ciúme Bobo()

  • Gente…

    E Se elee Gostou ??

  • Felipe

    Sinceramente, acho essa discussão igual a outras entre blogueiros x blogueiros. Os blogueiros que me desculpem (ou o Blue Bus que me desculpe), mas pra mim o Blue Bus nada mais é do que um Blog aleijado. Aleijado pq não tem espaço para comentários.
    Tirando este detalhe, o seu formato é de blog. Sua linguagem e conteúdo também.
    Lá há espaço para informações interessantes, posts de convidados e também coisas supérfluas.
    O Blue Bus é um blog publicitário, assim como o Brainstorm9 e outras centenas que se criaram nos últimos minutos (se falarmos em anos, coloque mais alguns zeros no "centenas"). E assim como todos estes, há espaço para notícias dos figurões da publicidade. Nizan e seus seguidores do mal. Uns blogs tem mais espaço, outros menos. Leia quem quiser.
    Blog de aluguel talvez tenha sido um termo forte. Mas não acredito que seja pejorativo. Se foi essa a intenção, foi tiro no pé.
    E já cansou esse papo de blogueiros ofendidos. Toda semana tem um reclamando que a TV falou mal, que o Rádio falou mal, que o Jornal falou mal, etc. Falou mal? Ótimo, continue com o bom trabalho pq é assim que se encomoda os outros.
    Abraços.

  • Davi Cury

    ahahaha…..

    blogueiros 5 x 0 Blue Bus

  • Pingback: Blogs de Aluguel | Felipe Alves - Criações()

  • mahira

    claro que eles aceitam 'presentes'! mas tem que vir com o belo nome de press-kit..

    • Telefones que nunca devolvem, carro em test-drive permanente… é, eu conheço algumas histórias.

  • Pra mim, isso é dor de cotovelo de quem não recebeu geladeira =)

  • Pingback: Mess in Motion » Blog Archive » Blogueiros não podem ser alvo de ações de marketing?()

  • Charles

    Cara, a pior coisa que você pode fazer é ficar dando audiência para o BlueBus, mencionando… Eu nem conhecia… Fui ver e PQP como aquilo lá é feio… Não dá nem vontade de ler…

    Anyway…

    Só para te comentar, leio muito sobre F1… Tempos atrás, os blogs que eu lia reclamavam que um outro estava chupinhando o conteúdo deles descaradamente… Fui ver e acompanhei a guerra… Durante a guerra o blog do cara ganhou audiência e cresceu…

    Fizeram as pases, o blog do cara não é tãããão interessante assim, os outros não comentam mais… Tá minguando…

    Enfim, "Não responda ao blogueiro raivosinho, que ele na verdade quer roubar parte de sua audiência"

  • Pingback: Minha Geladeira » Dia de Folga - opinião com gelo e laranja()

  • kleber

    Quero mais é que vcs blogueiros ganhem dinheiro, mas quando for post pago(com geladeira, dinheiro…, não custa avisar que se trata de um post pago. Por uma questão de honestidade.

    Uma das coisas mais patética que eu ja vi, foi quando o ronaldo foi pego com os travecos e um blogueiro postou algo como: "aí galera, a Nike ta com site para que vc mandem mensagem de apoio ao Ronaldo que está se recuperando de uma contusão séria." Tosco

    Eu, quando mentalmente, associo blogueiro com jornalista assim o faço pois este tem o compromisso de realizar o seu trabalho trasmitindo a verdade, , mesmo que seja a sua verdade particular.Eu quero a sua opinião, nao a de uma empresa. O blogueiro ao meu ver, deveria seguir por esse caminho.

    Nao sou blogueiro, nao quero ser e nem tenho talento ou paciênica para tal mas, com sinceridade; me sinto desrespeitado quando vejo uma propaganda sem a sua devida identificação.

    Ah, nunca ouvi falar do bluenaoseioque. Para mim é assim, se não connheço, não existe.

    tchau

  • Pingback: Quer anunciar um produto? Mire suas armas para o povão | Anderssauro.com()

  • Ser blogueiro de aluguel, além de anti-ético, fere o código de defesa do consumidor:

    "A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal." – Art. 36 do Código de Defesa do Consumidor.

    Saudações uninuni.com

  • Pingback: A Geladeirinha Verde, a Ética Transparente e o Balaio()

  • Pingback: Entrevista Blogs Acontecendo Na Blogosfera 09/07/2008()

  • Pingback: Promoção: Tenha sua geladeirinha USB, sem precisar de “mimimi”()

  • Pingback: Você Também Pode Ganhar Uma Geladeirinha, Sem Mimimi()

  • Pedro

    Só um idiota acredita na sinceridade da opinião de alguém que recebe alguma coisa pra falar de algo, seja grana, seja presentinho "só pra experimentar". Uma coisa é você passar num mercado e um promotor de vendas te dar um copinho plástico daqueles pequenos, de café, com uma dose homeopática de um suco novo que saiu. Isso é UMA coisa. Você tranquilamente chega na sua casa, após provar o produto, e diz se é bom ou ruim.

    Agora, ganhar geladeirinha pelo correio? Ah, faz-me rir. E é pra acreditar que um sujeito desses não teve sua "opinião séria e seu caráter sem jaça" amaciados por esse afaguinho SEM-VERGONHA e BEM-ACEITO?

    Quem é sério e tem caráter, se for pra falar do produto, COMPRA, PROVA e aí, sim, ESCREVE A RESPEITO.

    Quem recebe mimos pra falar de algo já tá, DE CARA, botando na berlinda qualquer merda parecida com "credibilidade" que ache que tem.

  • Na minha época isso se chamava Jabá.

  • Pingback: Ôpa! Não é propaganda | Me Tire Deste Ócio!!!()

  • Eu já recebi uma bola de futebol da Adidas, http://blog.wilson.com.pt/2008/07/09/footbo-rede-… e não me senti nada mal por publicitar o site em causa…

  • Pingback: A polêmica dos Blogs de Aluguel |Em: Besteirol.info()

  • Pingback: E aí Brasil? Cadê a sua cara? « Capacitando o Fluxo()

  • Pingback: trecos&trapos.org » Blog Archive » Viamão Lotado()

  • Pingback: Minha geladeira é um altar | Blog do Ronaldo()

  • MUDANDO DE ASSUNTO JA VIU MAIS CARA DE PAU QUE ESSA MULHER
    http://cabecaxata.com.br/?p=3426

  • Fazem mais de dez dias que o BlueBus comentou sobre blogs de aluguel e ainda estou lendo comentários por aí, me pergunto se a estratégia de marketing da Coca-Cola não foi a de pagar um por fora para o BlueBus gerar a polemica, pois vi mais citações sobre o isotônico deles entre os blogs que se envolveram na polemica de que nas outras mídias.

    Abraços a todos

    Giba

  • Pingback: [POLÊMICA] Coca-Cola, BlueBus, blogs-de-aluguel, monetização, e o que você tem a ver com isso. | Poi()

  • Pingback: Megalopolis » Mistureba()

  • Pingback: Coca-Cola, BlueBus, blogs-de-aluguel, monetização, e o que você tem a ver com essa polêmica | Pois B()

  • É um refrigerador estranho.O senhor trabalhará por USB?

  • Pingback: Ônibus azul, velho e decadente « Vamos Falar Mal()

  • Pingback: COMO JOGAR MERDA NO VENTILADOR? | Eita Preula!com.br()

  • Pingback: Ônibus azul, velho e decadente | Vamos Falar Mal()

  • Pingback: Embaixablogs: Blogs que sabem se expressar sobre marcas. « Blog do Ca’Bianca()

  • Pingback: Ôpa! Não é propaganda | Me Tire Deste Ócio!!!()

  • Paulka

    Acho que caí no conto do vigario, fechei 10 busdoor e já tem 1 semana e até agora não recebi 1 ligação se quer. E meus amigos que moram na zona sul do Rj. Ninguém viu a propaganda em ônibus nenhum. Alguém sabe me dizer se é comum ser enganado por essas empresas de publicidade?????? Ou se o retorno é a longo prazo?

    Obrigado!