Dissecando o Hype do Banner do Senado

Compartilhe este artigo!

Estudar os fenômenos da Internet é quase tão divertido quanto fazer parte deles, ainda mais com a certeza de sempre aprendermos algo de novo.

Desta vez por exemplo eu estava preparado. Quando do hype das Fotos da Gol tive que mudar correndo de plano de hospedagem e mesmo assim o servidor não aguentou. A famigerada tela de Excesso de CPU do Bluehost assombrava minhas noites.

Agora quando decidi fazer o post tomei duas providências:

1 – Verifiquei a disponibilidade de recursos de meu servidor com mais potência, o do MediaTemple (na verdade já estava nele faz tempo)

2 – Removi meu plugin de cache standard, o WP-Cache e instalei o WP-Super Cache, um plugin preparado para enfrentar mesmo o Efeito Digg. Funcionou, o site ficou lento mas não saiu do ar.

 

Quanto aos números de acesso, vamos ver como foi a semana do hype:

hype4

hype5

Domingos costumam ser dias fracos, e como o artigo foi ao ar quase 16h, a visitação não sofreu grande alteração. Já na segunda-feira foram mais de 3.000 usuários únicos extras, por causa dos links. Isso resultou em 35,45% do tráfego vindo de outros sites (fora sites de busca). Em comparação no mês de Julho a média de tráfego vindo via links cai para 12,30%.

Vamos isolar, usando o Google Analytics somente a página com a denúncia dos banners do senado:

 

hype2

No período de 13 a 16 (por volta das 6 da manhã) de Julho de 2008 a página foi visualizada 9084 vezes, por 7982 pessoas. Com 198 comentários / links significa que a página provocou reação em 2,78% dos leitores. Pode parecer pouco mais levando-se em conta a Regra do 1%, 2,78 é um número expressivo. (nota: os números variam um pouco, não vou refazer conta, estou com preguiça)

E quanto à origem desses visitantes?

 

  hype3 

Imagem capturada um pouco depois da anterior

Dos 9218 pageviews da matéria 1728 vieram de links diretos, pro email de terceiros (não-gmail), etc. Vamos ignorá-los.

O primeiro lugar é da Rosana Hermann, com absurdos 1493 visitantes referenciados para cá. Em segundo vem o Fenômeno, o único site realmente capaz de derrubar servidores na Internet Brasileira, o UEBA. O poder de mobilização dele é imenso, ainda mais por não ter um formato de blog e publicar muitos links, o que dispersa o público. Em terceiro o blog do Malvados. Aliás, palmas para o Dahmer, que teve a grandeza de colocar de lado sua implicância com “blogs de aluguel” e publicar o link, ao contrário de um jornalista que de vez em quando se traveste de blogueiro e respondeu a um email com a denúncia com “Indo atrás da velha imprensa para se divulgar, Cardoso? =)”.

Em 4o lugar o blog do Marcelo Tas, que parece que está fazendo sucesso com um tal de CQC. Eu não conheço, e “um tal” não é pejorativo, é no sentido de “não chegou até a mim”. Já aconteceu antes. Passei anos antes de ver o Pânico, depois virei fã do Christian Pior e evangelizo sempre que posso. Dada a quantidade de gente que fala (bem) do CQC, melhor não esperar tanto tempo e dar logo uma olhada. Onde passa? Qual o link? Onde acho?

Derrubando Mitos

Não estou falando do dória mandar pouco mais gente que o Orkut, mas do Ueba. É consenso entre quem trabalha com Internet que o tráfego do Ueba não é qualificado. O público de sites como o Digg, Fark e similares consome muito rápido, olha, vai embora, não clica em banners (nem do Senado). Correto?

ERRADO!

Vamos ver o tempo de visitação médio entre as fontes mais relevantes de visitas:

hype6

Para um público dispersivo e volátil, uma permanência de CINCO MINUTOS na página é mais que satisfatório. Rivalizou com os 5:33 da Rosana Hermann, que, é consenso, tem um público qualificado. Mesmo o Malvados, que tem um público acostumado a conteúdo que se resolve em 3 quadros aparece com respeitáveis 4:39. Ninguém fez feio.

Dica SEO, afinal eu falo de blogs

Aporrinhar a Rosana atrás de links não é uma boa sugestão, então peço veementemente que você não faça isso. O Dahmer também não. Ele tem humor ácido e sabe desenhar, você não vai gostar de vê-lo irritado. O melhor aqui é o Ueba. Bolas, ele VIVE de links enviados pelos leitores.

Use mais o UEBA. Visite o site, veja os links mais visitados e monte um perfil do que o leitor dele gosta, e tente adequar seu conteúdo. Sabendo usar somente o Ueba já viabiliza economicamente um blog.

Conclusão

O que não me surpreendeu, embora tenha me decepcionado é ver que enquanto um assunto crítico como esse rendeu no mesmo período 1000 Pageviews A MENOS do que o link onde falo do filme pornô da Leila Lopes. Definitivamente o povo Brasileiro funciona na base de Pão e Circo mesmo.



Compartilhe este artigo!