O COB e sua cara-de-pau olímpica

Compartilhe este artigo!

especialolimpico

Eu sei que o povo não tem memória, mas tem Google, então vamos nos situar. Lembram do Comitê Olímpico Brasileiro dando ataque de pelanca achando que a mentalide de pool de TV dos anos 70 se aplica ao Mundo Online, tentando exigir cobertura online exclusiva somente pelo site oficial:

Apesar de “reconhecer a Internet como importante meio de comunicação e promoção do esporte” em sua diretriz à imprensa, o CO-Rio impôs fortes restrições: essa mídia não poderá apresentar nenhuma reportagem com imagens da competição, entrevistas exclusivas e até mesmo treinos em locações oficiais.

Fonte: Bonks

Acha pouco? Imagine que você é atleta e blogueiro (Você não, Cobra, te provei que golfe não esporte). Está desfilando na cerimônia e abertura do Panamericano. Tirando fotos. Quer subir pro seu blog. Bzzzt. Proibido. Veja o que o Sérgio, meu comunista de estimação publicou em seu blog:

Acabo de ler agora no Jornal O DIA, aqui do Rio de Janeiro, que o COB pretende censurar os atletas para que eles não possam publicar em seus blogues ou sítios pessoais nada sobre os jogos panamericanos de 2007!

“Nenhum atleta e/ou oficial da Delegação Brasileira dos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007 pode atuar como repórter, produzindo textos ou pesquisas mesmo para fins editoriais, enviar periódicos ou diários on-line para sites na Web durante o período dos XV Jogos Pan-Americanos”, diz o comunicado, assinado por Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB e do Comitê Organizador do Pan-Americano.”

Então vejamos: O COB queria centralizar tudo sobre Panamericano em seu site, censurou atletas blogueiros, bla bla bla. Perfeito. É uma postura. Acho completamente idiota e inútil, mas é uma postura.

Corta para hoje, matéria achada no Pensa Rics, Pensa!

Os Jogos Olímpicos de Pequim 2008 estão muito além dos pódios, dos jornais e da TV. Desta vez, você, torcedor brasileiro, poderá acompanhar nossos atletas bem de pertinho, com a ajuda do YouTube.
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) fechou parceria com o Google para apresentar o canal exclusivo do Time Brasil, o canal oficial da torcida olímpica brasileira no YouTube. Por ele, você tem a oportunidade de mandar mensagens e fazer perguntas aos seus ídolos, que vão enviar as respostas diretamente de Pequim. E mais: quem é fã de verdade, pode adicionar o tema do Time Brasil à sua página do iGoogle.

Ué… eles não odiavam internet, não queriam tanto controlar tudo, não proibiram os próprios atletas de postarem online qualquer coisa relacionada com os jogos?

Então das duas uma:

a) O Comitê Olímpico Brasileiro passou por uma transformação mágica na virada de 2007/2008, passou a entender a Internet, novas mídias redes sociais, Web2.0, abraçou toda essa tecnoloia, a participação dos internautas e enterrou de vez seu passado, nunca mais repetindo os erros do distante ano de 2007

ou:

b) Como redes sociais estão na moda e eles não ganham nada NEM tem como controlar o que os internautas sobem para os intertubos (como descobriram da pior maneira no Panamericano) estão transformando um “relaxa e goza” em oportunidade de marketing, como o pessoal que anuncia Orçamento Grátis como vantagem, embora o Código do Consumidor defina isso como um direito.

De qualquer jeito é muita cara-de-pau. Pena que vai dar certo, um monte de ovelhinhas vai achar o máximo e dizer que o COB está “ouvindo os internautas”. Memória curta. Duvidam? 1 mês depois do affair Cicarelli a Wired fez um post de blog falando de putas, e ilustrou com foto da 1a Ronaldinha. UM MONTE de gente saiu em defesa da “modelo injustiçada”. Nazistas fugiam para o Brasil não para se esconder, mas em busca de perdão e compreensão. Aqui não só o crime prescreve, como também a culpa…



Compartilhe este artigo!