Hit the Road, Google, and don’t come back no more, no more, no more…

Compartilhe este artigo!

Depois de um mês de experiência (um pouquinho menos, acho) e reclamações da Lu Monte fui avaliar o resultado da nova facilidade do Google, AdSense para feeds.

O Leitor de feed, como já disse mais de uma vez tende a ser um sujeito mais antenado com os blogs, volátil, que quer informação rápida. Não vou discutir se publicidade polúi ou não o blog, mas quando temos um formato onde passamos a informação e só a informação, como os feeds, é preciso ter cuidado. Pesei os dois lados, e decidi que se o resultado fosse tão bom quanto o blog do google promete, valeria a pena reverter parte da grana em flores e chocolate pra manter a Lu feliz.

A perspectiva era promissora, vejam, direto do Blog Oficial do AdSense:

O CPM é mais alto e a experiência é muito positiva para usuários, porque exibimos anúncios especificamente otimizados para feeds.

Hum. Minha experiência diz que frases como “vamos subir, não vão acontecer nada, é só pra gente ficar mais à vontade” só funcionam quando os DOIS estão mal-intencionados, preferi fazer meu teste a aceitar a promessa.

Vejamos: para publicidade funcionar é preciso massa crítica. Somando o Contraditorium e o Carloscardoso.com devo ter quase 10.000 assinantes RSS. É um número respeitável. Deve dar uma graninha, ainda mais com um CPM (custo-por-mil) mais alto, certo?

shipment_of_fail

Minha experiência foi terrível. Não, terrível é pouco. Sem citar números, para não violar o contrato do AdSense, vamos a uma comparação entre o CPM dos anúncios normais, das páginas de busca (que são excelentes) e do AdSense nos feeds. Lembrem-se, “O CPM é mais alto”. Eu não publico putaria, sodomia, devassidão, não mando link de MP3, de torrent pirata, de download de filmes, nada que gera tráfego ruim. Meu leitor, conforme a última pesquisa demonstrou, é VIP (no bom sentido, não VIP da Abril, que não mostra nada e estragou a Aline Moraes).

Isso resultou em…

cpmgoogle1

Ah, mas e os valores absolutos? Pode ter um CPM baixo mas um retorno alto, muita gente clica, bla bla bla e bla. Digamos assim: Se depender do $$ que veio dos feeds eu não vou a lugar nenhum. Nem de ônibus. A menos que alguém me ajude a completar a passagem. PS: ônibus urbano.

Se alguém está tendo uma experiência diferente, por favor divulgue. Não consigo acreditar que o Google tenha pisado TANTO na bola assim, agindo de forma tão desleixada ao negociar os espaços nos feeds. Caso eu volte a anunciar nessa modalidade, com certeza não será via Google, acreditem.



Compartilhe este artigo!