web metrics




Nem banana is my business anymore

coreiadosul

Até os anos 50 a Coréia era uma África. Estava entre as nações mais pobres do mundo. Suas principais indústrias de exportação eram tecidos e sapatos. A guerra destruiu o pouco que havia, agravando a situação. Em 1961 o Governo percebeu que não era interessante que a Coréia seguisse o caminho do Camboja, Vietnã e outros atoleiros. Alguém de muita visão percebeu que plantar arroz não leva ninguém a lugar nenhum, então focaram os investimentos em educação, capacitação de mão-de-obra e investimentos em bancos, indústria pesada e alta tecnologia.

Em 1965, após reatarem relações diplomáticas com o Japão, este pagou à Coréia como reparação por danos nos Períodos coloniais US$800 milhões, que foram integralmente investidos.

Hoje a Coréia é a 13a economia do mundo, é líder em várias indústrias, há várias mega-hyper-corporações coreanas das quais o mundo depende, como a Hyundai, Samsung, LG, Kia. Nós aqui batendo cabeça com as operadoras, e mal conseguimos fazer 3G fucionar. A Coréia já está com 4G na rua desde 2000.

Seu Índice de Desenvolvimento Humano é considerado alto, colocando-a em 26o entre 177. O Brasil? é alto na 70a posição, atrás da Albânia e da Macedônia.

Em termos de alfabetização, a Coréia apresenta 99,8% dos adultos sabendo ler e escrever, e 99% da população em geral.

99% de taxa de alfabetização é o mesmo nível da Alemanha, Japão, Dinamarca, Bélgica, Áustria e Canadá.

Brasil? 88,6%. E prefiro não saber o percentual entre adultos, depois que descobri que entre jovens de 15-19 anos a taxa de alfabetização aqui é de 93.2%.

Um em cada dez jovens não sabe ler nem escrever. Vamos pensar grande, vamos colocar essa molecada para estudar, vamos investir em incubadoras, escolas técnicas. Vamos produzir coisas que dão dinheiro, ao invés de plantar soja e desplantar minério de ferro.

Vamos parar de importar tecnologia não por uma Reserva de Mercado, mas por nossa tecnologia ser melhor, e exportada.

Vamos investir nos melhores cérebros, vamos nutrir, cuidar e estimular as crianças mais inteligentes. Vamos transformá-las nos nossos próprios Bill Gates, Steve Wozniaks, Rockfellers, Howard Hugues.

Precisamos pensar grande a a longo prazo, temos que ter aspirações grandes, incutir nas crianças a idéia de que elas podem ser mais, podem ser tudo que sonham, precisamos trabalhar, estudar, aprender e surpreender o mundo com nossa inteligência e inventividade, certo?

Errado. Não é é nossa cultura. Não gostamos de quem se destaca. Qualquer um que se sobressaia no Brasil tem que ser estupidamente “humilde”, tem que ficar pedindo desculpas por ser bom. Michael Phelps disse que entrou para ganhar as OITO medalhas de Ouro. Os EUA aplaudiram. O Cielo aqui falou que era favorito e estava nadando pelo Ouro, já teve gente no Brasil chamando o cara de arrogante.

dizer “eu sou rico”em público. Ganhar dinheiro é feio, basta colocar um banner no seu blog e de um excelente escritor você se torna um vendido ao sistema e traidor do movimento. Aqui existe o conceito estranho para mim de “ganhar dinheiro por acaso”.

“Ah, mas se você faz o blog, é bom, e por causa disso ganha dinheiro, tudo bem. Você não está fazendo para ganhar dinheiro, o dinheiro é conseqüência”

Não é. Dinheiro é RESULTADO, OBJETIVO de um TRABALHO. Eu não ganho dinheiro porque escrevo bem. Eu escrevo bem PARA ganhar dinheiro. Eu faço um bom blog com o OBJETIVO de ganhar dinheiro.

Isso não é errado, não é feio. Trabalho honesto não é feio. Não deveria ser, pelo menos.

Infelizmente aqui no patropi não é assim que a banda toca. Na Veja (hhuuuu Editora Abril, Veja, horror, peguem as tochas!) de 3 de Setembro há uma excelente embora deprimente coluna do Gustavo Ischope onde ele fala da colocação do Brasil nos Jogos Olímpicos Escolares. De 143 medalhas de Ouro o Brasil levou… zero.

“Não existe nenhuma preocupação oficial com a identificação e o desenvolvimento daquilo que o pais tem de mais precioso: Grandes mentes”

Ele fala também sobre a ISMART, uma ONG de São Paulo com um projeto que identifica jovens talentos e superdotados entre os estudantes pobres e os ajuda com bolsas de estudo e benefícios como auxílio-transporte e até computadores.

Excelente projeto, certo? Diga isso então ao senhor Gabriel Chalita, secretário de educação do Estado de São Paulo, que proibiu a ONG de aplicar suas provas de aptidão na rede estadual, e mesmo de divulgar a existência do projeto.

A secretaria de educação do Município de São Paulo foi completamente surreal:

“Se havia uma preocupação com os alunos fora de série, por que não focar naqueles com síndrome de Down?”

Porque, minha querida secretária de educação do Governo Marta Suplicy, retardados não criam tecnologia de ponta, não projetam foguetes, não repõe os quadros altamente capacitados da Embraer, não pesquisam biotecnologia na Fiocruz.

É difícil de acreditar. De um lado temos uma ONG que quer identificar os Gênios que podem alavancar o pais para o futuro. Do outro uma secretária de educação que quer privilegiar o pessoal do sorvete na testa.

É o cúmulo da mediocridade. Seria de chorar, se eu ainda tivesse alguma esperança para o Brasil.

Se bem que eu quase chorei quando estava chegando na Rodoviária do Tietê e dei de cara com isso:

2829172176_9a3a7cdd86

 

Pelo amor dos meus filhinhos (atenção: é apenas uma expressão. Não recebi ainda nenhuma notificação oficial da comarca de Americana para exame de DNA). SANDÁLIA DE PNEU.

Eu aqui pensando em projetos como o NAVE, que é A escola que eu gostaria de ter freqüentado quando era criança, eu aqui pensando nos projetos de capacitação de jovens feitos por fundações como a Bill & Melinda Gates, ou a Fundação Cisco, em projetos como a Índia, que tem pólos de tecnologia e toneladas de Prêmios Nobel no currículo…

Enquanto isso tem gente se se orgulha e TRABALHA para virarmos referencia mundial em… sandálias de pneu.

Esse é o símbolo da nossa mediocridade, esse é o símbolo do vira-latas do Mundo que o Brasil é e sempre será.

E se você acha que é exagero, lembre-se que pouco tempo atrás foi matéria em toda a mídia o sucesso que as Havaianas estavam fazendo no exterior.

Sandália  is my business.

Carmen_Miranda

Sim, sandália de pneu, porque banana, lamento informar, fomos ultrapassados faz tempo. a Índia produz 16,8 milhões de toneladas de bananas por ano, enquanto o Brasil fica em 6,7. Quem vem em terceiro já encostando? China, 6,4. (fonte: Wikipedia) NEM BANANA.

Tira o tubo.


172 Respostas para “Nem banana is my business anymore”

  1. Excelente o texto. Tem uns probleminhas como usar ranking de IDH a invés de usar o número bruto (mas isso é por que eu sou chato), ou citar o Gustavo “Professor no Brasil Ganha Bem” Ischope :P

    Mas eu fiquei de cara com uma coisa: a secretária de educação passou pela Marta, pelo Serra e pelo Kassab e não mudou? Barbaridade!

    Ainda tem escola de lata em SP?

    [Responder]

  2. Excelente Cardoso. Lembro de você comentando e me mostrando a matéria. É incrível como brasileiro adora premiar a mediocridade. Principalmente no caso da ONG. O cara estuda, se esforça, mas não pode colocar em prática e buscar oportunidades melhores simplesmente pelo fato de “um retardado” ter que possuir as mesmas oportunidades.

    Não que isso seja ruim, muitos retardados estão ocupando cargos públicos à nossas custas. Sinto pena é do moleque que nasce com um QI de 185 e não pode desenvolver mais porque a secretaria de Educação quer condições iguais.

    Eu já estou guardando pneu aqui em casa. Esse é o futuro.

    abraço!

    [Responder]

    Bonilha Comentou em: September 8th, 2008 1:04 pm:

    Rafael, cuidado, pois o seu futuro pode ser na cama com dengue. hehehe

    [Responder]

  3. Valorizar a educação no nosso país é o mesmo que “sair do poder” para os políticos.
    Não valorizam a educação porque sabem que com um povo “mais inteligente” eles cairão e não vão mais poder encher os bolsos de dinheiro.
    Mudanças na educação não vão existir tão cedo, fato é que os professores nem têm prazer em ensinar, não levam isso como uma paixão e acabam “deixando passar” os alunos.

    Preguiça é o mal do brasileiro.

    Acho que a iniciativa da Gooc seria melhor vista se fosse colocada de outra maneira. Foi um erro da campanha, ficaria mais bonito se eles falassem: “Vamos tornar o Brasil referência em reciclagem de pneus”. Melhor e politicamente correto, né?

    [Responder]

  4. Importante, mesmo, ressaltar o aspecto da reciclagem dos pneus. Ecologicamente muito correto. Não são simples sandálias de borracha… Parabéns pelo blog. Ab., c.

    [Responder]

  5. Mallandru em 08/09/2008 às 5:02 am

    Como diz o Morróida, deviam explodir esse país e começar tdo de novo. Tem jeito nao.
    Sandalia de pneu… pqp.
    Como de costume - dando uma babada de ovo - é o tipo de post excelente que me faz largar o leitor RSS e carregar o site pra elogiar.

    [Responder]

  6. O triste não é a Gooc né… ela é só um caso exemplar da triste mediocridada brasileira. Sabe de onde mta genta conhece a Gooc, Cardoso? Dos anúncios no Pânico na TV. Então, é pra esse povão que eles focam mesmo…

    Quanto às Havaianas, achei interessante, nunca tinha pensado nelas assim. Ler sobre bananas na wikipedia não me parece mto confiável, mas vá lá, é meramente ilustrativo (e tb não creio que o brasil seja o primeiro nisso).

    O pior de tudoé que fica essa “vergonha” de ganhar dinheiro, de ser bom… meio arraigada, incosciente na população. Eu as vezes me sinto assim, não de propósito.

    [Responder]

  7. Um candidato a prefeito (em eleição passada) disse ‘em off’ numa reúnião que escola é bom pra propaganda, mas se fizer um de verdade com profissionais qualificados e valorizados, motivação pros estudantes e tudo que é necessário, ninguém mais vota nele e ficaria dificil de fazer dinheiro na prefeitura…

    Aí fica a questão, enquanto a população pensa igual esse cara sandália de pneu velho vai ser o principal produto nacional mesmo… O feijão preto que é base da nossa alimentação já é chinês também…

    [Responder]

  8. Carlos Magno em 08/09/2008 às 7:01 am

    Eu já desisti de tentar esperar que brasileiro estude. Agora me voltei só para a minha família. Quando eu ia para a casa da minha ex via mais gente de uniforme saltando do ônibus no Shopping ou baile funk (sim, funk/pagode ao meio dia) que na escola.

    Esquece essa estória de Pré-Sal, invistamos na educação já. Deveria ter vestibular para comprovar que o aluno fez o ensino fundamental direito ao invés de ir só na escola para comer merenda. Na Coréia do Sul as crianças já passam por um mini-vestibular na quarta-série, de modo a passar para colégios mais concorridos. Eu quero ver meu filho (que ainda nem está planejado) virando a noite aos 12 anos, estudando para a prova de qualificação.

    “Não valorizam a educação porque sabem que com um povo “mais inteligente” eles cairão e não vão mais poder encher os bolsos de dinheiro.”

    Políticos só pensam de quatro em quatro anos. Ele não está nem aí se o pobre vai crescer inteligente ou não. No máximo vai querer que o jovem se qualifique para ter mão de obra de melhor qualidade na empresa dele.

    [Responder]

  9. E se eu te disser que desses 88% alfabetizados tem uns 30% de analfabetos funcionais?

    [Responder]

    André Comentou em: September 8th, 2008 6:56 pm:

    30% ? Como você é otimista…

    [Responder]

    John Comentou em: September 8th, 2008 11:56 pm:

    Realmente
    mais de 70% das pessoas são analfabetos funcionais.
    Muitos são sabem usar uma “,” ou “.” corretamente

    [Responder]

  10. Aqui em Portugal um par das legítimas Havaianas custa 15 Euros. Tem gente enriquecendo com isto …

    [Responder]

  11. Enquanto as pessoas que se esforçam e são boas não puderem se orgulhar disso, não vai haver estudo a sério.

    tem um post do Alex Castro muito genial que ele fala disso: o Washington Olivetto não pode sair por aí dizendo que é um bom publicitário (o resto das pessoas pode). O Romário foi quase crucificado quando disse que classificava o Brasil pra Copa de 94, porque era arrogante, presunçoso. Pode ser o melhor do mundo, mas tem que dizer que não é.

    Exceto o Pelé, e porque fala na terceira pessoa.

    [Responder]

  12. Não fode.

    O filho é meu!

    [Responder]

  13. Cardoso, seu texto é bastante pertinente e apresenta bons exemplos. Só acho que você deveria ter um pouco de respeito e não taxar de “retardados” os portadores de Down. É correto afirmar que eles tem um retardo mental de leve a moderado, mas mesmo não sendo incorreto, é duro tratá-los desta forma pois eles entendem o significado da palavra e sentem-se ofendidos com isso.
    Abraços

    [Responder]

    Cardoso Comentou em: September 8th, 2008 10:43 am:

    Eu se fosse um aluno superdotado carente da rede pública, que não posso ter uma bolsa de estudos por causa de um secretário de educação que privilegia os “ofendidos” ficaria MUITO mais ofendido.

    Estou pouco me lixando para ferir os sentimentos dos aluninhos “especiais”, esses já tem uma sociedade inteira e uma secretaria de educação para lhes passar a mão na cabeça.

    [Responder]

    Leonardo Araujo Comentou em: September 8th, 2008 10:49 am:

    Não estou dizendo para mudar sua opinião, Cardoso. Tenho a mesma convicção que você de que este país faz muita merda e perde muito em não investir naqueles que podem, de fato, trazer resultados positivos a longo prazo. Sim, eles devem se sentir fodidos com isso também. Mas nem isso justifica ofensas alheias.

    [Responder]

    Cidão Comentou em: September 8th, 2008 2:59 pm:

    O Cardoso está certo. Sou professor do estado do ensino médio e essa tão malfadada inclusão social é uma das coisas que estão acabando com a educação. Ao fazer com que ela seja acessível a todos, o nível de ensino caiu assustadoramente.

    [Responder]

    Leonardo Monteiro Comentou em: September 8th, 2008 5:41 pm:

    Respondendo ao Cidão. Educação é para TODOS SIM! O nível não cai porque você torna a educação acessível a todos, o nível sobe. O nível cai porque algumas políticas são incrivelmente BURRAS, como por exemplo a “Aprovação automática”.

    Se você se expressou mal, ok. Se não, é de professores com pensamentos como os seus que o Brasil não precisa.

    [Responder]

    André Comentou em: September 8th, 2008 6:58 pm:

    Sobe tanto que os desempenhos estão sempre em níveis altíssimos, em comparação com outros países, não é mesmo?

    Leonardo Monteiro Comentou em: September 8th, 2008 11:25 pm:

    Acho que você André, não sabe ler como muitos brasileiros, eu não disse em momento nenhum que o nível de desempenho do Brasil é altíssimo. Eu disse que quando a educação se torna acessível à todos de um país o desempenho tende a subir e explicitei que o nível no Brasil cai devido a “algumas políticas incrivelmente BURRAS, como por exemplo, a “Aprovação automática” ”.

    Leia de novo.

    Cidão Comentou em: September 9th, 2008 12:51 am:

    Ok, Leonardo, não me expressei mal, esse é o meu pensamento mesmo. Após mais de quinze anos trabalhando tanto em escolas particulares e públicas já pude ver de tudo. O modelo de educação que temos onde todos tem que aprender a mesma coisa cria esse rebaixamento no nível de ensino.
    O ensino fundamental deve ser para todos, mas o médio deveria ser direcionado às áreas do conhecimento.

    André Comentou em: September 9th, 2008 5:21 pm:

    Eu li. Não tenho culpa se vc não ligou o detector de sarcasmo.

    Comentou em: September 8th, 2008 6:15 pm:

    Sou mais um a concordar, não adianta querer ser “bonzinho” inventando moda de turmas heterogêneas demais. Apesar de parecer meio duro, as turmas devem ser separadas por desempenho sim. Ganha o aluno deficiente ou atrasado e ganha o aluno de alto nível.

    [Responder]

    Leonardo Monteiro Comentou em: September 8th, 2008 5:37 pm:

    Respeito é bom e todo mundo gosta. Na minha humilde opinião (porque para conseguir alguma coisa sendo brasileiro, tem que ser humilde)(PIADA) o uso da palavra “retardado” torna a sua posição agressivamente desnecessária, pois não é culpa dos portadores de Síndrome de Down que os ditos superdotados são esquecidos, é culpa da política de governo exercida por políticos que lá estão.

    Mas foda-se, isso aqui é um blog se você quer chamar gay de baitola, viado, bixa, frutinha, o problema é seu, assim como o problema é seu se quiser chamar portadores de síndrome de down de retardado mental, ou profissional do sexo de PUTA.

    Que tal esquecermos essa palhaçada de “politicamente correto”, porque se não estou enganado, no meio político todo mundo tem que ser chamado de vossa senhoria, e são um bando de filhosdaputa(seres humanos).

    [Responder]

    André Comentou em: September 8th, 2008 6:59 pm:

    Não é culpa dos portadores de Down que os superdotados são esquecidos. E não é minha culpa que exista sindrome de Down.

    [Responder]

    Aline Sordili Comentou em: September 8th, 2008 9:32 pm:

    me passa seu email, pls? asordili@abril.com.br

    [Responder]

    Zandormaz Comentou em: September 21st, 2008 2:49 am:

    “Se havia uma preocupação com os alunos fora de série, por que não focar naqueles com síndrome de Down?”
    Acho que o erro dessa frase está no verbo ‘focar’, o que sugere que a atenção dada aos alunos com síndrome de down deveria ser maior do que aos superdotados. Se fosse usado ‘compartilhar’ a preocupação dando a devida atenção tanto a superdotados quanto aos ‘downs’ seria uma proposição mais justa para ambos.
    Discordo totalmente do Cidão ao sugerir que a inclusão social da educação implica necessariamente na redução no nível de ensino. A lógica me parece outra. Se querem inclusão social na educação, o aporte de investimentos tem que ser muito maior, ou o bolo já deficiente sendo dividido ficará ainda pior. Ou seja, não é a democratização do ensino em si que reduz o nível, mas a falta de investimento proporcional ao alcance desejado.
    Cardoso, espero que você nunca tenha nenhum ‘aluninho especial’ na sua família. Mas que mesmo não tendo, reflita mais sobre essa sua frase “Estou pouco me lixando para ferir os sentimentos dos aluninhos “especiais”” e consiga perceber que este tipo de posicionamento em nada contribui para uma sociedade mais humana e justa. Vou colocá-la no mural da nossa APAE para que sirva de estímulo aos profissionais dedicados que apesar de toda dificuldade imposta pela sociedade esforçam-se para tornar a vida desses seres humanos mais digna.

    [Responder]

    Cardoso Comentou em: September 21st, 2008 9:34 pm:

    então me diga o que um aluninho especial contribúi para a sociedade como um todo? Só pq são bonitinhos? Compre um gato. E FYI tenho sim aluninhos especiais na família.

    [Responder]

  14. Educação não vai fazer o brasil andar pra frente nunca. Esqueçam isso.

    Esse país é errado desde o dia que nasceu. Compramos nossa independência, somos a único colônia que, na história do universo inteiro, virou império porque o rei fugiu de portugal e pior, nunca precisamos trabalhar, primeiro eram os escravos que faziam todo o trampo… depois o brasileiro se viu precisando trabalhar, e fez o que? Espalhou propaganda no mundo inteiro, fomos inundados com imigrantes do libano, italia, japão (as maiorias cidades libanesas, japonesas e italianos do mundo fora dos seus respectivos países está aqui). Daí este povo todo trabalhava, e o braisleirão ficava lá, vivendo de bico.

    Povo medíocre e vagabundo merece mais é se fuder mesmo.

    [Responder]

    Fábio Buchecha Comentou em: September 8th, 2008 3:31 pm:

    [OFF TOPIC]
    Tem mais libanês aqui no Brasil do que no Líbano.
    [/OFF TOPIC]

    [Responder]

    John Comentou em: September 9th, 2008 12:03 am:

    também muito Chines e italiano

    [Responder]

    Alexandre Lemke Comentou em: September 10th, 2008 2:18 am:

    Que dizer que eu, descendente de alemães e libaneses que vieram pra cá trabalhar, não sou brasileiro? Ou que os descendentes de escravos, que já passam da metade da população deste país, também não são brasileiros? Acho melhor você reler o que escreveu.

    [Responder]

  15. Aldemir - Cascavel -PR em 08/09/2008 às 11:15 am

    Primeira vez q entro nesse blog, achei ele atravez de um link, que estava em um outro blog lincado no http://www.negaointernauta.com/ num artigo sobre a taal proposta da abril…

    mas vamos ao q interessa.. este post, fazia tempo que eu não ouvia alguem mencionar a educação como parte fundamental para processo de reestruturação nacional, só se fala de geração de emprego e renda… de atrair industrias… de bolsa escola… e de cotas nas universidades… (este ultimo.. sou a favor mas com resalvas, e sobre o penultimo sou terminantemente contra)….

    a “minha” geração de uma maneira geral esta perdida, poucos conseguem realmente fazer uma faculdade (estou no 4 de eng. civil numa estadual)…

    tem q se investir lá na base… lá no pré I (ainda existe isso?).. fazer com que a criança desenvolva o sentido de curiosidade para o lado da pesquisa e da educação, formar hoje os futuros fisicos matematicos engenheiros medicos e advogados…

    e a outra ponta de ataque são as escolas tecnicas como já citado no post…

    escola tecinica pra tudo, até para gari, e este deixe de ganhar 500 por mes.. pra ganhar ai os seus 800.. 1000 reais… dando mais condições de seus filhos terem mais oportunidades… é assim q se constroi um pais diferente…

    muito bom o blog todo… já esta add ao meu Speed Dial…

    [Responder]

  16. Cardoso, se você não leu, leia “Raízes do Brasil” de Sérgio Buarque. Aí descobrimos que essa nossa cultura é herança portuguesa. Quando os portugueses colonizaram o Brasil não havia o objetivo de desenvolver o lugar a longo prazo, o objetivo deles era expropriar as riquezes e voltar a portugal. É aquele papo do ensino fundamental, colonização de exploração. Portanto, não me admira que brasileiro hoje só pensa a curto prazo, é imediatista e acha que pensar a longo prazo é perda de tempo.

    Mas ainda acho que há esperança… quando eu não sei.

    [Responder]

    Fabião Comentou em: September 8th, 2008 11:59 am:

    Desculpa, mas teve país muito pior que além de colonia extrativista era prisão. Hoje é país desenvolvido.

    Sei lá, deve ser coisa do português (idioma), vejamos os países que falam português: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste!

    Só paizão hein? Só pode ser, o idioma profetizou nossa condição de pobreza eterna.

    [Responder]

    Rodrigo Santiago Comentou em: September 8th, 2008 12:20 pm:

    Não digo que seja desculpa, digo que são as origens. Negando-as fica mais difícil repudiá-las e fazer uma nova base.

    [Responder]

  17. Não que eu o esteja mandando ler o livro, é só uma sugestão. :-P

    [Responder]

  18. Ah, e como poderia ter me esquecido do “Homem cordial”, mais uma sacada brilhante do Sérgio.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Jeitinho

    [Responder]

  19. Dois comentários a respeito:

    1 -Aqui no Canadá, a maioria esmagadora (eu diria uma proporção de mais de 50%) dos profissionais bresileiros que imigraram são engenheiros. Engraçado que até os anos 70, ser engenheiro era uma das profissões “corretas” pra se ter no Brasil. E isso caiu em descrédito, infelizmente. Essa turma tá por aqui ajudando a Bombardier a tentar bater na Embraer, as montadoras a produzir carros que nós não vamos chegar a dirigir por aí e um sem-número de atividades estruturais do mercado que são fundamentais e que o nosso país abre mão pela simples displicência com que os trata. Ok, eu sou de TI, tem outra turam, mas certamente menor que a dos engenheiros, essa cambada tem pra qqer lado.

    2 -Ano passado, ao sair o resultado mostrando que em um dos resultados (leitura e ciências) comparativo dos estudantes do mundo inteiro, o governo daqui descobriu que fomos ultrapassados no primeiro e segundo lugares pela Finlândia e Coréa do Sul, posto que mantivemos durante algum tempo. Isso causou uma grita geral, o parlamento caiu de pau em cima do ministério da educação dizendo que isso é inadmissível para o Canadá, que “vamos ter que promover uma revolução no ensino” para reverter esse quadro, considerado muito grave. O discurso parece com algum que conhecemos? Só muda o contexto, os motivos, o enfoque e certamente, os resultados.

    Lamentamos sempre tudo isso. Não saímos daí porque não gostamos do Brasil, só queremos uma vida melhor pra nossos filhos (que estudam feito uns condenados, não gastamos um centavo nem com livros) e o programa de superdotados daqui dá salário para um dos pais poder gerar assistência mais imediata ao aluno nessas condições, porque todo mundo sabe o resultado desse investimento.

    KBN,

    [Responder]

    Cardoso Comentou em: September 8th, 2008 12:08 pm:

    Igualzinho aqui.

    [Responder]

    Nando Comentou em: September 8th, 2008 3:59 pm:

    É. Aqui o Lula fica preocupado se o Dunga vai conseguir levar a seleção pra copa do mundo ou não.

    [Responder]

  20. O planejamento aqui é feito para 4 anos e outra, gente que sabe ler causa problema demais, imagine gente bem educada!

    [Responder]

  21. José Henrique em 08/09/2008 às 11:45 am

    Saí do leitor de feeds pra comentar, um ótimo artigo, estou no meio entre o morróida e você, quero acreditar que o Brasil tem jeito mas acho que só explodindo e começando de novo mesmo. E o sistema de cotas? A universidade que não tem vagas pra todos privilegia quem não tem condição intelectual pra ingressar, creio que seja quase o mesmo caso da secretaria e os “retardados”.

    [Responder]

  22. Sem palavras

    [Responder]

  23. Marcel Mouta em 08/09/2008 às 11:55 am

    Primeira coisa a mudar é a cultura dentro das escolas de que nerds (antigamente era xingamento) ou pessoas com inteligência acima da média são otários, bobos, não beijam na boca e não pretendem ter uma vida sexual ativa pois atrapalha nos estudos (ahn!?!?!?). Por que sempre quem se destaca nas aulas é sacaneado? Mudar essa visão das crianças, adolescentes e adultos de que somente estudar e passar é garantia de um bom futuro.

    [Responder]

    Pedro Comentou em: September 8th, 2008 1:16 pm:

    “Mudar essa visão das crianças, adolescentes e adultos de que somente estudar e passar é garantia de um bom futuro.”

    Para grande parte dos estudantes e dos adultos é sim. Vide a quantidade de concurseiros profissionais. As pessoas abdicam de trabalhar naquilo que gostam e se capacitaram (pelo menos em um cenário idela), e buscam a estabilidade de um emprego público.

    Que País se desenvolve onde o empreendedorismo não é incentivado. Onde desde o início da carreira as pessoas buscam logo sua zona de conforto?

    Digo isso pois me assutei quando minha esposa, professora do ensino médio da rede pública, me disse que grande parte de seus alunos diz não ter intenção de prestar vestibular ou fazer um curso superior. Vão todos prestar concurso público assim que concluírem o ensino médio. Sabe qual a causa disso? De professores, como um da escola onde minha esposa trabalha, servidores públicos estáveis, que se dão o direito de todo dia dizer na sala de professores antes de ir para a sala de aula: [espreguiçando-se] “Vamos lá, mais um dia de enrolação!”.

    É triste, mas é a realidade. Some a isso professores que estão mais preocupados em doutrinação ideológica do que o ensino e o desastre está completo.

    Nesta mesma escola uma professora de Português se orgulha de passar um bimestre inteiro “estudando” com os alunos o manifesto comunista. Inclusive, na prova final de português, havianuma questão : “Com base no que foi discutido durante todo o bimestre, d~e sua opinião sobre o manifesto comunista.”.

    É, a saída para o Brasil fica cada vez mais evidente: Cumbica.

    [Responder]

    Vivian Martins Comentou em: September 10th, 2008 10:26 pm:

    “grande parte de seus alunos diz não ter intenção de prestar vestibular ou fazer um curso superior. Vão todos prestar concurso público assim que concluírem o ensino médio. Sabe qual a causa disso? De professores, como um da escola onde minha esposa trabalha, servidores públicos estáveis, que se dão o direito de todo dia dizer na sala de professores antes de ir para a sala de aula: [espreguiçando-se] “Vamos lá, mais um dia de enrolação!”.”

    Acho que isso não é bem culpa dos professores.Acho que é culpa dos pais,que desde pequenos dizem as crianças que emprego bom e emprego público,porque nunca vai ser demitido,e pode fazer o que quiser…
    Desde pequena conheço gente que quer fazer concurso e nem sequer pensa em vestibular,e quando pensa é “estimulado” pelos pais que dizem que com curso superior você ganha o mesmo que alguém que faz concurso de nível médio(o que,realmente no Brasil,é verdade),que se fizer determinadas coisas vai “passar fome” e etc.
    Com essa cultura que vem de professores e pais no Brasil,é difícil irmos pra frente.
    Quanto à doutrinação que você falou,realmente existe,em escolas que já estudei se falavam coisas absurdas.Extremamente idiota isso de estudar comunismo um bimestre inteiro(e em português!).Claro que comunismo faz parte de HISTÓRIA e é uma coisa importante de se estudar,mas não como forma de doutrinação dos alunos.Estudei comunismo esse ano,e em cerca de 3 aulas.Talvez caia na prova.E é o suficiente.

    [Responder]

  24. Espero que seu filho não seja um “retardado”… pois já deve ser dificil, por natureza, aturar um pai assim!

    [Responder]

    Cardoso Comentou em: September 8th, 2008 12:06 pm:

    Não tenho filhos, obrigado, mas se tivesse um filho retardado não o acharia um precioso floquinho de neve super-especial, e sim uma criança com dificuldade de aprendizado que nunca terá a mesma habilidade de uma criança normal. É triste mas é a realidade, muito pior seria iludir a criança “você é lindo, poderá ser tudo que quiser”.

    [Responder]

    André Comentou em: September 8th, 2008 7:03 pm:

    É tão lindo ter um filho com Down, mas ninguém quer. É tão legal ajudar a essas crianças, não é? Vc quer trabalhar de voluntário?
    .
    Hipocrisia pouca, é bobagem.

    [Responder]

    José Comentou em: September 8th, 2008 11:06 pm:

    Não, ninguém quer um filho assim. Mas eles nascem assim mesmo. E os pais passam a viver em função deles, pois são eles que dão significado à vida. Mas os pais também tem que aprender a “conviver” com quem os chama de retardado. Quem dera só houvessem superdotados…

    [Responder]

    André Comentou em: September 9th, 2008 5:23 pm:

    Nota ZERO em Lógica. Se SÓ houvessem superdotados, não haveriam superdotados. ;)

    [Responder]

    José Comentou em: September 9th, 2008 7:29 pm:

    …ao invés de “retardados”!

    [Responder]

  25. Não sabia dessa do Chalita mas não me surpreende, ainda mais agora que ele é candidato a vereador. Down é a bandeira perfeita pra quem quer voto. Notem que ele não propõe que o projeto inclua os Downs, e sim que foque neles. Ou seja, é mesmo a apologia do fracasso. Eu chego a pensar que esse tipo de gente comemora coisas como a explosão em Alcântara.
    Se eu fosse o Cielo tentaria obter cidadania americana.

    [Responder]

  26. Realmente nossa cultura é estranha. Um jogador de futebol, que na maior parte das vezes não estuda e só quer saber de sair do país para ganhar mais dimdim, é mais valorizado do que um profissional de saúde, um professor, um analista de sistemas. Ganhar dinheiro ralando é crime. Ganhar dinheiro com malandragem é esperteza.

    Vou dar um exemplo bem clássico de como pensa a nossa sociedade: Vi esta entrevista com o autor da novela das oito da Globo e fiquei passada: “Para o público brasileiro, ser milionário é um crime. Apesar do fato de que a Donatela fez tudo certinho, não roubou, e mandou o dinheiro dela para fora através do Banco Central. Mas não adianta. Cheguei a ouvir de uma mulher na feira que ‘é pior ter R$ 22 milhões do que ser uma assassina’. Isso é chocante.” (http://www.jornaldacidade.net/2008/noticia.php?id=11500)

    Como a Globo vai resolver esta rejeição? Fazendo-a com que fique pobre. É cruel.

    [Responder]

  27. [...] eu lendo o Contraditorium, quando tomei conhecimento da existência da ONG [...]

  28. sensacional ser referência mundial em sandália de pneu HAHAHAHAHA.

    Acho que tem um lado de reciclagem que é legal. se as milhões de havaianas fossem feitas de pneu talvez fizesse diferença etc etc etc. Mas é muito engraçado.

    [Responder]

  29. [...] de ler o post do Cardoso sobre a mania dos brasileiros de não incentivar quem tem qualidades. A Cultura do [...]

  30. O Brasil é o país da síndrome de coitado, não é? Quer se dar bem, tenha algum problema: seja retardado, estéril, amputado, tuberculoso… Sempre dá certo. Ou se faça de coitado, falando que tem algum desses problemas, que não acha que está pronto pra nada, que a vida é dura, você tem que treinar todos os dias em uma piscina sem água… Pois é. Nosso presidente é alguém que trabalhou a vida toda e tem um dedo a menos. Aliás, quantas vezes você ouve alguém falar “O Lula não terminou nem o fundamental” e alguém aparece dizendo “ahh, coitado, foi falta de oportunidade…”; e o cara ainda ganha simpatia por isso (de alguns, claro).
    Quando aparece alguma iniciativa decente é exclusão. É incrível. Cota universitária não é exclusão, dia da consciência negra não é exclusão, todo tipo de auxílio a negros e deficientes não tem nada de exclusão. Aí fazem alguma coisa para O OUTRO lado e é preconceito, racismo, absurdo, esse país já prejudicou demais os negros, blablablá whiskas sachê blablablá. Qual o problema desse país? A gente chegou em um ponto onde de tanto falarem em preconceito, racismo, colônia, escravidão, pobreza e afins o pessoal botou na cabeça que todo mundo TEM que ser assim e quem nunca foi pobre, deficiente e meia-tigela em tudo que faz é ruim, é chato, é arrogante, não pode?

    [Responder]

  31. É, o blog é seu, você escreve o que quer. “Retardado”, “sorvete na testa”, “aluninhos especiais”, tudo para ressaltar uma ação governamental infeliz, entre tantas outras. Parabéns, Cardoso. Você conseguiu o destaque que queria. Os ofendidos que se danem. Mas não é meio “baixo” fazer isso? Não é mais ou menos a mesma declaração “surreal” da Secretaria de Educação de São Paulo? E como resolver o problema dos “aluninhos especiais”? Esterilização? Extermínio? Não é do seu interesse, claro. Você está preocupado com o futuro do Brasil. Guardadas as devidas proporções, como Hitler, na Alemanha, em 1933.

    [Responder]

    Cardoso Comentou em: September 8th, 2008 2:23 pm:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Godwin%27s_Law

    [Responder]

    Bonilha Comentou em: September 8th, 2008 2:47 pm:

    Ahahaha. Você é mau Cardoso, às vezes me assusta.

    [Responder]

    Cidão Comentou em: September 8th, 2008 3:02 pm:

    Cardoso, depois dessa, você virou o meu herói!!!

    [Responder]

    Galeno Comentou em: September 9th, 2008 3:50 am:

    hahah tava demorando pra aparecer um assim. Não conhecia a Godwin’s Law. Realmente genial a resposta…

    [Responder]

    Lucho Comentou em: November 2nd, 2008 10:01 pm:

    Já eu não sabia que essa era a lei de Godwin.

    Realmente, muito boa a resposta.

    [Responder]

    Rejane Pillon Vanzella Comentou em: September 9th, 2008 8:47 pm:

    Devemos admitir que, se colocarmos na mesma turma, os superdotados e os “retardados”, isto não será proveitoso para ninguém, pior ainda, se as aulas forem ministradas por professores medíocres que não estão preparados para nem um nem outro, o desastre será total. Cada um, quer seja superdotado ou “retardado”, merece um tratamento diferenciado e adequado ao seu nível, só assim teremos um ensino eficaz e este será um país de verdade.
    Fica só uma dúvida: Se num futuro próximo nós tivermos uma superpopulação de superdotados e uns poucos analfabetos, quem será o presidente da República?

    [Responder]

  32. O que dizer pra complementar o que escreveste?
    Impera uma lógica do coitadismo nesse país sem precedentes… não entendo, nem jamais vou entender.

    [Responder]

  33. Cardoso,

    O fato é o seguinte: Se você incentivar mentes-brilhantes, gente inteligente, gente capaz, etc. Ou se você padronizar as escolas; dá ensino de primeira; tornar pequenos alunos em grandes pensadores; se simplesmente “ARRANCAR” a ignorância do povão, o que acontecerá???

    Acontecerá que esses “burros” de hoje pararia de votar. Aconteceria que esses inteligentes, mentes-brilhantes tomariam os cargos públicos. Fariam com que bandido-credenciado fossem para a cadeia, fariam com que Clodovil queimasse no inferno ao invez de um cargo público. E que Maluf; bom deixa o Maluf.

    É assim que funciona. Infelizmente, a máquina tem o poder. E o poder que quer continuamos burros para sempre… eles dependem de nossas burrices.. eles enriquecem com isso.

    Gente inteligente é perigosa demais.. e o governo tem medo.

    Excelente post o seu.

    Abraços,

    [Responder]

  34. Concordo plenamente. aliás, lembra diretamente dos jogos olimpicos, onde o importante é ser mediocre, tentar ganhar uma medalhina (de bronze tá ótimo) e se não conseguir, é abrir o berreiro. reflete exatemente como o brasileiro é: acomodado, chorão e invejoso ao extremo, pois se alguém não pode falar a verdade de ser bom neste país, é por causa dos outros terem tanta inveja dele saber de seu pontencial que o tratam como “exibido”, “arrogante”, etc.
    e eu acho que nossa colonização portguesa foi sim um dos fatores pra esse país ser a merda que é, afinal portugal é um grande país hj em dia né? ;)
    e por fim, um desabafo: eu odeio essa epóca de tudo tem que ser politicamente correto.

    [Responder]

  35. Esse artigo merece um “Puta merda!” No bom sentido, claro.

    Às vezes eu tenho raiva da visão curta desse governo. Ninguém investe em educação e incentivo, fora algumas iniciativas isoladas e o maldito Criança Esperança, e agora a secretaria de educação resolve barrar um projeto desses?

    E quando eu digo que isso é uma piada disfarçada de país, ninguém acredita…

    [Responder]

    Bruno Guedes(Toupeira Profissional) Comentou em: September 11th, 2008 12:11 am:

    Eu sabia que tinha comentado com o e-mail do Yahoo! por engano. Maldito Akismet! X(

    [Responder]

  36. Realmente Cardoso, no Brasil o incentivo a mediocridade é terrível, vivemos sobre o mito do menino pobre que vira jogador de futebol, até aí é normal, que meninos pobres queiram ser jogadores de futebol…

    Mas o que vemos? Meninos de classe média alta, que tem a oportunidade de estudarem nos colégios mais caros do país, querendo ser o quê? Jogador de futebol…

    Estudar, passar no vestibular de uma boa universidade, se formar, fazer pós-graduações, trabalhar, ganhar e juntar dinheiro, pra poder viver uma vida boa, objetivos que seriam considerados normais em países como Japão e Coréia do Sul, são colocados em último lugar.

    E aqueles que como eu, levam a escola a sério, são os NERDS os CDF’S os certinhos e tantos outros nomes que eu já ouvi, são maltratados, como se fossem criminosos, ao se diferenciar da sociedade imbecil que não leva cultura a sério. Que bom que Gates defende os nerds, ele era um, e hoje é o terceiro homem mais rico do mundo.

    (Merda! Fiquei com raiva!)

    N’way, esse país tá perdido…

    [Responder]

    Alexandre Lemke Comentou em: September 10th, 2008 2:28 am:

    E qual o problema de querer ser jogador de futebol? O que há de desonrado nisso?

    [Responder]

    Guilherme Atencio Comentou em: September 12th, 2008 1:23 am:

    Não há nada de errado em querer ser jogador de futebol. O que está errado é sempre escolher a saída fácil. É ter orgulho de não ter o primeiro grau completo. É botar na cabeça de milhares de crianças que basta saber jogar futebol que tu vai ganhar milhões, quando se sabe que são POUCOS que conseguem isso. É dar MAIS importância para o jogador de futebol do que para o cientista. Ambos merecem NO MÍNIMO a mesma atenção e incentivo.

    [Responder]

  37. Ah, Godwin Ruleia, quando alguém parte para uma comparação como essa, é por que faltam-lhe argumentos mais racionais, ou falta de vontade de pensar em algum…

    [Responder]

  38. É duro dizer isso, mas esta sociedade foi forjada sem lutas, sem aspirações a algo maior.

    Tudo no Brasil veio de mão beijada. A Inglaterra só aceitou a Independência dos E.U.A. porque futuramente os americanos seriam consumidores da produção britânica. Mas houve guerra antes disso! A Alemanha sempre lutou pela Alsácia-Lorena, mas os franceses nunca deixaram de comercializar com os comedores de chucrute.

    Por outro lado, se apenas a índole do povo fosse fator decisivo para o desenvolvimento, a Austrália nem deveria existir mais, pois inicialmente foi uma colônia prisional britânica.

    A VONTADE de um povo é fundamental. É o querer mais, e é o sacrifício do indivíduo pelo coletivo. Vocês acham que algum brasileiro gostaria de dar seu suor pensando em desenvolver o país? Coloca qualquer um prá aprender determinada coisa, até mesmo em outro país, e com tudo pago pelo governo brasileiro. E diz que na volta ele vai receber um bom salário, mas tudo que ele inventar ou produzir será convertido para o Estado. Alguém se habilita?

    Tem também o problema de administração pública, que é patética… mas o que dói não é só imaginar, mas ter certeza que esse país infelizmente não tem jeito…

    [Responder]

  39. Leonardo Monteiro em 08/09/2008 às 5:19 pm

    Como diz um querido amigo meu que esta muito bem na Suiça, “Brasil um país de TOLOS”

    [Responder]

    Leonardo Monteiro Comentou em: September 8th, 2008 5:21 pm:

    Faltou a vírgula, hahaha

    “Brasil, um país de TOLOS”

    [Responder]

  40. Como sempre, de parabéns pelo excelente texto. Mas, o que esperar do país do bolsa-isso-ou-aquilo? O que esperar de políticos que preferem o povo pobre, burro e alienado; apenas para que consigam manter seus currais eleitorais intactos?

    Assim, eles garantem que o povo jamais se questionará suas ações e estará eternamente dependente das migalhas que caem de suas mesas.

    Um exemplo clássico que cito sempre, foi o ocorrido durante o “Plano Marshall”. Os países europeus receberam uma “grana preta” dos aliados e, com isso, investiram em indústias e escolas profissionalizantes de alto nível.

    Getúlio Vargas, recebeu uma quantia enorme na época. Gastou com… (curiosamente) sandálias alpargatas para os nordestinos do semi-árido.

    Por aqui, sobram políticos e faltam estadistas.

    Um abraço.

    [Responder]

    Antonio F. Comentou em: September 16th, 2008 4:04 pm:

    O Brasil não foi “propriamente” incluso no Plano Marshall. Qual a diferença entre os valores “emprestados” ao Brasil e para os outros países? Qual foi o incentivo para que empresas americanas ajudassem a desenvolver o Brasil. A política americana para manter areas de influência contra o comunismo foi totalmente diferente dependendo da onde fosse! Nos países do 3º mundo era exploração por multinacionais, uns trocados a juros cada vez mais altos! Na Europa e Japão os EUA bancaram inclusive o grande desencvolvimento de empresas 100% locais e com juros mais baixos.
    E afinal da onde saiu essa “história” das sandálias, quanto foi gasto, qual era o porcentual sobre o dinheiro emprestado? Se sua fonte tem a ver com Helio Costa, Carlos Lacerda e outras figuras nada confiáveis da imprensa, apague da sua mente e de seus comentários!

    [Responder]

  41. Investir em educação nunca foi a praia dos políticos. Por isso que não me surpreende a atitude da secretaria.

    E outra coisa. Mesmo que a ONG não fosse barrada pela secretaria de ensino não ia ter muito sucesso. Brasileiro não gosta de estudar. O garoto quer ser jogador de futebol porque ganha muito e não precisa estudar. Desde pequeno brasileiro vê a educação como um martírio e a escola como um fardo que terá de ser aturado 5 cinco vezes por semana por 15 ou 20 anos. Ultimamente nem tanto, porque se não for para a escola não vai ganhar o bolsa-esmola.

    [Responder]

  42. Não gosto de culpar governos. Acredito que cada povo tem o governante que merece. Logo, me convenço que, no geral, o povo brasileiro é que é “retardado”. Faz tempo que eu penso como você. Isso aqui não tem jeito não. De Gaulle estava certo.

    [Responder]

  43. Caros, só uma lembrancinha: a comparação com a Coréia é feita há muito tempo - eu lembro de tê-la visto pela primeira vez numa “Veja” milênios atrás… No entanto, quando essa comparação aparece ninguém lembra que existia algo chamado “guerra fria”, e que os americanos investiram pesado no Japão - e em alguns pontos escolhidos do sudeste asiático, diretamente ou por tabela - para evitar que o comunismo pegasse lá. Nós, brasileiros, ficamos noutra parte do mundo, mais exatamente no quintal do Tio Sam, e o nosso ensino degringolou mesmo a partir dos anos 70, depois de uma “revolução” e de um tal acordo Mec-Usaid, do qual também não ouço ninguém mais falar. Quanto aos métodos educacionais hoje usados no nosso amado país, em especial a progressão continuada, lembro-me que eles foram “incentivados” por estarem de acordo com a doutrina geral do assim chamado “Consenso de Washington” (cujo lema principal era redução dos gastos públicos), na época dos recentes governos dos srs. Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique. Em resumo, política é isso aí.

    [Responder]

    Alexandre Lemke Comentou em: September 10th, 2008 2:31 am:

    Bem lembrado. Mas acho que a progressão continuada não é aplicada fora do estado de SP.

    [Responder]

  44. Cara, sou professor e vejo que as coisas são muito piores que as estatísticas. Que merda. MEsmo entre os considerados “alfabetizados”, a maioria não consegue escrever com um mínimo de inteligibilidade ou ler qualquer coisa que não seja escrito para bebês. Nossas escolas estão dando “diplomas” a analfabetos, a mando dos governos que querem índices altos de aprovação. MAs quem se importa?

    [Responder]

  45. Assisti uma palestra semana passada em que o palestrante (brasileiro, professor de cursos de verão em Londres) perguntaram numa entrevista pra um jornal europeu como eram as coisas aqui no Brasil. Ele respondeu que se Bill Gates fosse brasileiro, estaria até hoje na garagem de casa.

    E se tem uma coisa que eu aprendi com o Alex Castro é que eu nasci aqui por mera obra do acaso. Espera só eu juntar grana o suficiente pra zarpar daqui, ou conseguir uma bolsa de pesquisa pelo CNPQ.

    [Responder]

    Pedro Comentou em: September 9th, 2008 12:53 am:

    Lembra que com bolsa do CNPQ você tem que voltar pra cá.

    [Responder]

    Galeno Comentou em: September 9th, 2008 3:56 am:

    e como se uma bolsa do cnpq rendesse muito tb…

    aliás, tem que voltar pro brasil depois da bolsa, mas dá pra se mandar depois do “tempo de espera”. Uma professora minha, antropóloga, me falou que ia fazer isso na semana passada.

    [Responder]

    Pedro Comentou em: September 9th, 2008 9:28 am:

    Você pode não perceber diretamente o quanto “rende” a bolsa do CNPQ, afinal são aproximadamente $1500 para bolsa de doutorado. Porém, o CNPQ arca com todas as taxas e tuition, estes sim um valor considerável…

    E é por conta de “espertos” como a sua professora que a educação está onde está. Se quer ir morar lá fora, que vá se capacitar com seus próprios recursos, ou que aplique para uma das inúmeras opções de financiamento que existem nos Estados Unidos, por exemplo. É fácil mamar nas tetas do governo, que está investindo em você, logo esperando um retorno de sua parte, e depois ir embora.

    Infelizmente esse é um ciclo vicioso. Temos pouco investimento em educação, e os poucos felizardos que recebem investimento do gorverno, que deveriam, uma vez capacitados, dar retorno ao Brasil, justificando o investimento feito e, consequentemente, melhorando a situação da educação no Brasil, vão embora, trabalhar fora do país justamente devido a aqui termos pouco investimento em educação e pesquisa.

    [Responder]

    Galeno Comentou em: September 10th, 2008 11:19 pm:

    blablabla whiskas sache.
    Vivemos num país livre, ou seja, onde este tipo de argumento fica muito invalidado. Btw, o marido dela é holandês, e ela vai voltar pra holanda. Independente disso, citei ela como exemplo pq existem inumeros professores que fazem isso, e não ha como julgá-los por querer ter uma vida melhor.

    [Responder]

    Pedro Comentou em: September 11th, 2008 12:44 am:

    Eu não os julgo querer ter uma vida melhor. Longe de mim.

    Só os julgo querer ter uma vifa melhor às minhas custas.

    Simples assim.

    Fabiane Comentou em: September 11th, 2008 4:44 pm:

    Às suas custas p*rra nenhuma. De uma forma ou de outra, quem ganha bolsa tem que devolver o investimento.

    [Responder]

    Fabiane Comentou em: September 11th, 2008 4:42 pm:

    Sim, mas também é possível devolver o dinheiro investido em suaves prestações. Eu acho que vale a pena.

    [Responder]

  46. Faltou um “disse que” no meu comentário anterior.

    [Responder]

  47. Adriano Garcia em 09/09/2008 às 12:30 am

    Bem, mais cedo ou mais tarde chegaremos nesta discussão às cotas. Ah, é claro, e às reservas-indígenas-convenientemente-localizadas-na-fronteira. Hoje, descontando reservas nacionais, indígenas, quilombolas (acreditam que isso existe?) mais as cidades e locais inúteis à agropecuária, temos um absurdo índice de 7% de estoque de terras ainda aproveitáveis no País.

    Hoje, a verba pública enterrada no ensino superior é, também, usada para “pagar uma dívida social” com os negros. (Oops, ofendi alguém com a palavra “negro”?) Por que não um “cursinho público”? Porque aí teriam que mostrar mérito e isso é “feio”? Não é o que acontece com os demais vestibulandos?

    Alguém lembra dos protestos em SP quando quiseram instituir premiação por mérito entre os professores da rede pública?

    As ditas “minorias” no Brasil quando se reúnem é pra exigir uma esmola ou um privilégio do governo. O problema do brasileiro é, realmente, falta de ambição. Qualquer sinecura, qualquer “dérreau” e ele se vende, com gosto. E também vota, até por menos. Uma camiseta paga.

    [Responder]

    Bruno Guedes(Toupeira Profissional) Comentou em: September 11th, 2008 12:17 am:

    Só discordo do seu último parágrafo, até entre as “minorias” temos gente de consciência.

    Sério, quando vi um dia no “Altas Horas” um grupo a favor da “Consciência Negra” protestanto contra o sistema de cotas, minha esperança pela humanidade deu uma estabilizada. =)

    [Responder]

  48. Ontem mesmo eu estava pensando… A China tem equipes de testes de software para várias corporações mundiais, o trabalho deles é porco. Os testes feitos lá não tem sequer 80% de confiabilidade. Mas é tão barato, que as empresas pagam para outros centros revisarem e achar erros dos erros dos chinas…
    Bem, a China prometeu fazer seu próprio processador… muitos riram. Boatos sobre a INTEL colocar uma fabrica no Brasil nem sequer esquentaram a chapa.
    A China, Malásia, Taiwan…. vem crescendo cobrando barato, mas eles cobram para aprender, e não sei onde vi isso… mas a China forma 450.000 engenheiros por ano.
    Nos próximos 2 anos o maior supercomputador será deles.
    E eu me pergunto… como é que um país que cresce 10% ao ano desmata menos que o Brasil? Como um país com mais de 1.5 Bilhões de bocas tem índice de violência menor que o Brasil, não é só em percentagem, é em números mesmo.

    Aproveitando que vc falou em veja… foi lá que vi o livro “A Cabeça do Brasileiro”, e não é um livro confiável, mas eu concordo com o resultado exposto, é o brasileiro que não presta.

    E só verá mudança quem esperar por uma grande convulsão social, e ver o povo subindo o planalto para decepar a cabeça do próprio sujeito que a massa colocou lá.

    Tá achando ruim? aeroporto!

    [Responder]

    Pedro Comentou em: September 9th, 2008 1:01 am:

    Chantinon,

    concordo com o que você disse, apenas cuidado nos dados em que você está se baseando.

    Você confia nos números divulgados pelo governo chinês? Não seria este mesmo governo que cerceia a liberdade à informação, onde dissididentes e contrários ao regime são presos e mortos? Não foi este governo que colocou outra criança para dublar na abertura das olimpíadas porque a menina que sabia cantar era feinha e tinha os dentes tortos?

    Se o cardoso tivesse feito este post lá, reclamando do governo do partidão, podia dar uma última conferida nas fotos da Luciana Vendramini que era tiro na nuca com certeza.

    [Responder]

    Chantinon Comentou em: September 9th, 2008 11:04 pm:

    Diferente da Rússia que mentiu por 30 anos, a China JÁ É a maior potência do mundo.
    Eles mentem, eles mandam bala, eles levam um carro da GM dos EUA e COPIAM todas as peças, eles são populistas, são escravistas, mas compram quase todo o ferro do mundo, o arroz, e muito mais.
    Você acha que um país que tem a cara de pau de copiar um carro americano por completo tá preocupado em ética ou segredo industrial?
    As placas-mãe da DELL, IBM, SUN, CISCO e tudo que se imagina de TI hoje é feito na China ou em fabricas de Chineses (Malásia, Taiwan, Vietnã…)
    Eles aprenderam a fazer processador, o que não é fácil, e nos aqui com toda nossa “liberdade” aprendemos o que?

    Aqui pra nós… Lulinha e os homens de Brasília não lêem blog, nem sabem ler, e mesmo que o Cardoso sugira tratarmos os deficientes como os índios, enterrando-os vivos, no máximo será acrescido mais 50 comentários… E aqueles deficientes mentais que ganham bolsa miséria continuarão definindo o destino de tudo… Não preciso falar que quem está no poder não ganha nada melhorando o bananal.

    [Responder]

  49. PQP, eu é que deveria ter escrito isso. E a muito tempo. Cara, espero que tu enriqueça, só escrevendo bem. Vou emoldurar este post e coloca-lo na sala.
    Um amigo meu foi ao MIT em agosto fazer um recital. Ele falou (não conferi pra ter certeza) que o MIT tem um orçamento anual de U $ 9,000,000,000.00 (nove bilhões de dólares, só pro MIT). Isto é irreal aqui no Brasil, é algumas vezes o orçamento de Porto Alegre. Mas deve ir algo assim pro futebol.
    - $9.000.000.000,00 para educação: dezenas de Prêmios Nobel
    - $9.000.000.000,00 para o futebol: “- A bola foi indo, foi indo, e… iu.”

    [Responder]

  50. Ah Cardoso, mudando o viés da questão, tem uma coisa que eu queria comentar:

    “Eu faço um bom blog com o OBJETIVO de ganhar dinheiro”

    Ok, hoje seus blogs são famosos. Mas em qqer blog iniciante, convenhamos que não é assim. No que fica perfeitamente compreensível a mentalidade:

    “se você faz o blog, é bom, e por causa disso ganha dinheiro, tudo bem. Você não está fazendo para ganhar dinheiro, o dinheiro é conseqüência”.

    Ah não ser que vc já seja famoso/reconhecido de antemão, não vai começar um blog esperando ganhar dinheiro. Se vc escrever bem, se seu blog fizer sucesso, dinheiro vai acabar sendo consequência.

    [Responder]

    Cardoso Comentou em: September 9th, 2008 10:40 am:

    NÃO!

    Desde o PRIMEIRO DIA meu objetivo foi ganhar dinheiro. Quando você monta uma empresa ela leva uns dois anos para chegar no zero-a-zero, quando você abre uma loja durante um bom tempo você ganha pouco ou nada, precisa COLOCAR dinheiro nela para permanecer aberta até ter clientela.

    Você vai dizer que a loja não foi aberta para ganhar dinheiro e o dinheiro é consequência?

    [Responder]

    Fábio Buchecha Comentou em: September 9th, 2008 4:18 pm:

    É por isso que eu sempre leio o about dos blogueiros que leio: para não falar bobagem

    Manda ele ler isso aqui Cardoso.

    [Responder]

    Galeno Comentou em: September 10th, 2008 11:56 pm:

    Bom Cardoso, acho provável que vc se inclua na categoria dos “reconhecidos de antemão” que eu citei. E veja bem, não é que eu discorde de vc, acho que ganhar dinheiro com blogs era uma evolução natural. Talvez eu tenha uma postura um pouco retrógrada ao não conseguir comparar a criação de um blog com a de uma empresa, mas ainda acho o problogging uma alternativa incomparavelmente muito mais arriscada de se ganhar dinheiro. Pelo menos já tivemos pioneiros, como vc, para abrir caminho.

    [Responder]

    José Comentou em: September 11th, 2008 9:07 am:

    Outro caso de sucesso é a Bruna Surfistinha, que também “deu” certo!

    [Responder]

  51. É um absurdo mesmo não querer investir na educação.
    Eu vi o cara que inventou essas sandalhas, é um cara humilde, sorte dele que alguém acho boa a idéia

    [Responder]

  52. Nossos sinceros aplausos. E inveja profunda de não ter escrito este artigo.

    Aí está nossa piada disfarçada de país. Educação? Investir nas grandes mentes do futuro? Incentivo à pesquisa? Jamais, porque o retorno demora mais de dez anos, e aqui política se faz em dois, no máximo quatro anos. É difícil até saber de quem é a culpa…

    Excelente, caro Cardoso. Excelente.

    [Responder]

  53. [...] Brasil nas Olimpíadas, é triste ver os números da educação no país, é triste ler textos como este do Cardoso e ter que concordar plenamente com sua perspectiva, é triste ver um post como este do [...]

  54. Caros, me parece que aqui há um consenso: os brasileiros não prestam (os outros, não eu, é claro), os políticos (aqueles em que eu não votei) não prestam e a saída passa por Cumbica. Só fico com uma dúvida: se o Brasil é assim tão ruim, com um povo tão porcaria, basta sair dele, pois afinal aqui não é Cuba - assim, o que está fazendo todo esse pessoal aqui ainda? Ganhando dinheiro? Esperando a oportunidade certa (uma bolsa do CNPq, talvez)? Por laços afetivos e emocionais? Sei não, mas isso me lembra uma sessão de descarrego: a gente xinga o demônio, grita em coro que só Jesus salva, e depois volta para casa, com tudo igualzinho como era dantes, mas com a alma mais leve… Ah: só lembrando - ir para outro país é fácil, fácil, custa aí uns três mil reais, no máximo.

    [