Não é dessa vez que o Lula me liga

Compartilhe este artigo!

Ataques raivosos contra blogs me divertem. Já me irritaram muito, hoje eu acho divertido.  Quase todos surgem do desespero de ver o mundo mudando e não conseguir acompanhar. São tão insignificantes como o “seu blog é uma droga, fecha isso agora!” que costumo receber de algumas miguxas (notem que traduzi).

Blogs hoje, se não estão mudando o mundo, o estão moldando. Nós somos ferramentas de nicho, claro, mas o nosso nicho não é necessariamente o consumidor do RBD e Só Pra Contrariar, 12-25 anos, classe G e H. Nosso nicho é o topo da pirâmide. Fake Steve Jobs era lido pelo Bill Gates E pelo verdadeiro Steve Jobs. Dane-se que 99% dos usuários de PC não o conheciam. Quantos jornalistas de tecnologia não venderiam a mãe para ganhar uma referência dessas?

No campo político quem vai decidir a próxima eleição nos EUA será a Internet. Os candidatos estão fazendo uso intensivo da rede, ainda mais por terem um Judiciário menos arcaico, obsoleto e octagenário como o nosso, que proíbe candidato de usar até YouTube. O eleitor jovem é a demografia mais volátil e mais desejada, pois é um gerador de conteúdo E replicador, além de formador de opinião entre seus pares, e não falo daquele seu colega de faculdade chato que vivia fazendo campanha pro PCB.

sarahpalinSó que mais que um formador de opinião entre seus pares, os jovens blogueiros estão sendo ouvidos pelos candidatos E pela mídia. Vocês conhecem a Sarah Palin, Governadora do Alaska, candidata Republicana a Vice-Presidente e MILF VPILF de primeira?

Pois é. Esse pedaço de mau caminho conservador mas que gosta da brincadeira (tem 5 filhos!) não surgiu do nada. Foi avidamente sugerida para o cargo por um lobista, de nome Adam Brickley, que vem investindo em sua candidatura desde Fevereiro de 2007.

Adam esteve inclusive no programa do Stephen Colbert, um dos campeões no ramo (inexistente aqui) de “jornalismo humorístico”, com mais de 2 milhões de espectadores na faixa de 18-34 anos, relevante o suficiente para ser chamado e fazer o discurso do Jantar de Correspondentes de Imprensa da Casa Branca, para desespero de George Bush que foi sacaneado até não poder mais.

O destaque aqui é que Adam é um blogueiro do Colorado, tem 21 anos e seu lobby foi feito através do blog Convoquem Sarah Paling para Vice-Presidente.

Yes, ainda por cima Blogspot, nem domínio próprio ele comprou.

Depois que John McCain anunciou que Sarah seria sua Vice, ela e o marido ligaram pessoalmente para Adam, “agradecendo pelo apoio e tenacidade”.

Resumindo: Um blogueiro, com 19 anos à época, inicia um movimento em um blog, indica aquela que pode se tornar a mulher mais poderosa do mundo e é RECONHECIDO por todos os envolvidos?

“Ah, mas ele é um mega problogger que todo mundo conhece”

“Porra nenhuma”, respondo eu. Vejam os dados do Alexa, comparando o blog dele com o Contraditorium:

widgets.alexa.com

O pico é justamente quando ele apareceu no programa do Stephen Colbert. Até então o blog tinha uma audiência ínfima. Mas uma audiência ínfima que incluía os cabeças do Partido Republicano, e cabeças que por mais conservadoras que fossem não descartaram o blog de Adam por ser um blog.

Então, meninos e meninas, da próxima vez que aparecer algum revoltado dizendo que blogs são coisas de aspirantes a jornalista frustrados, desempregados e desocupados, riam na cara deles, com gosto. House diz que arrogância deve ser merecida, e com a ajuda de Adam Brickley, nós conquistamos esse direito.

Aqui o quadro do Colbert Report com a entrevista de Adam, começa por volta do minuto 5:



Compartilhe este artigo!