Blogueiro tem que ser jornalista!

Compartilhe este artigo!

Eu nem deveria me assustar, afinal o próprio conceito de corporativismo é a base dos sindicatos. O problema é quando um sindicato está tão no passado (mais do que o normal) que assume posições basicamente ridículas diante do mundo que o cerca mas não o penetra. Um bom exemplo é apresentado pelo Martelada,  onde em uma palestra da UNISINOS onde ironicamente era discutida a desregulamentação do jornalismo um cidadão de nome José Nunes, presidente do sindicato dos jornalistas do RS declarou, entre outras coisas:

 

Um blog jornalístico evidentemente precisa ser assinado por um jornalista, pois passa a ter um caráter de veículo, tal como um noticiário de rádio ou mídia impressa.

 

Adiantando a galera do mimimi: “bla bla bla ele fala de blogs em empresas jornalísticas bla bla bla blogueiros egocêntricos bla bla bla vocês não são veículos bla bla bla” Então vamos a outra parte da declaração do companheiro Nunes:

os blogs de maior destaque, uma pequena parte da blogosfera, costumam trazer apuração jornalística, ‘furando’ a mídia tradicional com novidade ou provocações, ou são escritos por aficionados em determinado assunto (cinema, música, quadrinhos, etc), naturalmente trazendo um volume de informação justamente pela afinidade do autor com o tema. Material jornalístico, regularmente assinado por jornalista, independente do meio em si, é a posição do Sindicato.

A parte das “provocações” me afeta pessoalmente. Como assim, Bial? O cara admite que é furado regularmente pelos blogs e para satisfazer o ego coletivo dos jornalistas corporativistas ele quer que quem o fure seja um blogueiro com diploma de jornalista? Estou livre para ter um blog miguxo mas não para ter um blog onde faço uma denúncia séria de nível nacional furando TODOS OS VEÍCULOS DE IMPRENSA DO PAÍS? Desculpe, seu nunes, mas se a minha fonte escolheu meu blog para divulgar a denúncia, ao invés do seu jornal (assumindo que o dr nunes não é sindicalista em tempo integral, como muitos que conheci) eu não tenho culpa. Eu não vou ter um blog miguxo para satisfazer seus egos, caros sindicalistas.

Eu não quero que fechem o Judão por não ser escrito somente por jornalistas, muito menos o Dinheirama por não ser escrito por um também. E o que dizer blogs mais especializados, justamente os “escritos pro aficionados” que em geral trazem informações muito melhores que qualquer veículo especializado?

 

che_and_fidel_castro

O da direita escreve no Granma e não é jornalista. Companheiro Nunes, qual sua posição?

 

Bem, eu cansei de ser do contra. Eu concordo com o companheiro Nunes. Blogueiro tem que ser jornalista sim. Eu quero blogueiros sérios sendo tratados com os mesmos privilégios da grande imprensa, como sigilo da fonte, visto especial para os EUA e carteirada em show de rock. Companheiro Nunes, conte com meu apoio.

Infelizmente para o companheiro sindicalista é que eu também apóio o Recurso Extraordinário (RE) 511961, em julgamento no Supremo Tribunal Federal, que quando aprovado tornará a exigência de diploma para exercer o trabalho de jornalista opcional.

Portanto, caros estudantes de jornalismo, montem seus blogs. Escrevam muito, mostrem serviço, criem nome. Cheguem na primeira entrevista de estágio sem precisar se apresentar. O companheiro nunes está pregando a jornalistificação dos blogs por ter medo da nossa maior força, do modelo que é a base da blogosfera: A meritocracia. Aqui ninguém é respeitado por escrever no blog A ou B, e sim pela qualidade do que produz. Isso vai inevitavelmente chegar à mídia tradicional. Estejam preparados e vocês estarão na crista da onda. Do contrário só lhes restará se candidatar a uma vaga no sindicato.



Compartilhe este artigo!