Eu não quero brincar então estou saindo do play

Quando eu publiquei aqui a denúncia sobre os banners do Senado consegui uma repercussão imensa. Fui citado em vários veículos da mídia online, ganhei toneladas de comentários e mais de 100 trackbacks. Subi uns bons pontos no Technorati, no blogblogs, no Google. O Cobra quase teve um treco quando viu a quantidade de trackbacks. É compreensível, esse tipo de recurso vale Ouro no mundo online.

São uma indicação de relevância. Pela quantidade e qualidade dos blogs que apontam para um determinado site, consideramos o mesmo mais ou menos relevante. É como o velho boca-a-boca. Se niguém fala de um filme, ou se alguém que você não gosta ou confia fala, não dá bola. Já se um amigo que você respeita sugere, a coisa muda de figura. Uma criatura desagradável encheu meu saco por causa de Lost. Levei um tempão pra ver, assisti o piloto, achei uma bosta. Já a Liliana sugeriu que eu assistisse Criminal Minds. Vi o primeiro, foi perfeito, o tipo de série que gosto. E antes que digam que tenho interesses velados, o Leo Faoro do MeioBit me sugeriu MadMen, e tive a mesma reação, e garante que nenhum interesse meu relacionado à Liliana se aplica ao Leo.

O BlogBlogs tinha um ranking assim. Blogs grandes estavam na frente? SIM, só que os links deles NÃO vinham de blogs grandes. Temos o quê? 100 blogs grandes? Eu diria uns 40, se tanto. Isso daria um total de 40 links individuais. Eu tinha mais de 900. É gente que me lê, gosta do que escrevo e linka para textos relevantes. E repetidamente, pois o BlogBlogs ignora links com mais de 6 meses de vida.

Estar presente no ranking não era uma indicação de que eu possuía links, era uma indicação que eu possuía relevância junto aos leitores-blogueiros. Cada link representava uma referência em uma página, um texto citando, concordando ou discordando.

Não era exclusividade minha. A listagem do BlogBlogs trazia um monte de outros blogs repletos de conteúdo.

Então um belo dia um monte de gente que começou semana passada a blogar resolveu assumir papel de injustiçados e a clamar pelos “pequenos”. Isso, claro, bate fundo na mentalidade vira-latas do brasileiro. A boa e velha luta de classes ensinada no colégio. Vamos depor os blogs bem-posicionados, sem sequer pensar que eles estão lá graças aos NOSSOS links.

Surgiu uma corrente onde um monte de blogs resolveu manipular o ranking do BlogBlogs, com argumentações tão estapafúrdias como:

“Mostramos que a oligarquia do Interney e amigos pode cair”

Puta que me pariu, virou luta de classes MESMO. O Interney tem uma rede com 3674763 blogs e 2,5 googolplexos de links. É CLARO que ele vai ser listado em primeiro. Eu nem considero mais o Interney em rankings, ele é o Clóvis Bornay da blogosfera, hors concours.

Ele está lá por ter um zilhão de blogs E ser linkado por esse um zilhão de blogs. Assim como a hitechlive.com.br, e daí?

Esses links foram conseguidos por relevância. Mérito.

Não, né? O sujeito que começou ontem quer o mesmo espaço, senão é uma oligarquia.

Pois bem, conseguiram. Fizeram uma campanha massiva de links entre os vira-latas, um monte de bloguinhos subiu centenas, milhares de posições, despachando muita gente para o sopé da montanha. Com isso blogs como o do Inagaki sumiram.

Os criminosos digitais que fizeram a tal manipulação dizem que o objetivo era mostrar a falibidade do sistema. Oh D’OH!!!! É claro que o BlogBlogs era manipulável. Todo sistema o é.

O que tínhamos era um acordo de cavalheiros. Escreva, trabalhe, torne-se relevante, linke. Veja o resultado no BlogBlogs. Era nosso clube da luta. E violaram a primeira regra do Clube do BlogBlogs: Não se maceteia o BlogBlogs.

No Twitter gente que apoiou o golpe vem dizer “criem conteúdo, esqueçam rankings”. Curioso. Os blogs bem-posicionados eram invariavelmente blogs recheados de conteúdo excelente. Depois da tal corrente de links o MEU blog ficou atrás de um site cujo slogan era “O Entretemimento Mora AQUI.”.

De que adianta conteúdo se eu fico atrás do Mr Entretemimento? Melhor ainda, de que adianta o BlogBlogs, que até então era um ranking respeitado, o Technorati brasileiro, se um profissional de mídia não pode mais confiar nele como indicador de conteúdo?

Hoje o ranking do BlogBlogs é exatamente o que os perpretadores do golpe queriam transformá-lo: Um ranking de quem tem mais links. E só. Não era, mas eles não tiveram maturidade para entender isso, e mataram a única ferramenta brasileira baseada em relevância.

Para piorar, a postura dos responsáveis pelo BlogBlogs é a pior possível; estão agindo de forma paternalista, preocupados em não perder os blogs novos que entraram. Deixaram claro que NÃO vão punir nenhum dos blogs envolvidos.

Em ferramentas sérias como o Google e o Technorati manipulações, táticas blackhat são muito, muito severamente punidas. Eu usei o TextLinkAds por um tempo e foi o suficiente para ter meu pagerank capado (ainda não se recuperou) e cair muito nas páginas de pesquisa do Google. Outros sites sofrem destino pior, com banimento sumário.

Tentativas de manipulação do sistema, como bem sabe o pessoal de Las Vegas, devem ser desestimuladas através de punição severa. Do contrário você está abrindo espaço para novas e mais sofisticadas invasões.

Então me digam: Com opiniões Pollyanna como:

Todo meme, seja ele com o intuito de compartilhar conhecimentos e
opiniões (aplausos, é isso aí) ou para angariar links de outros blogs
(não é de todo ruim), é legítimo.

Não, nem todo meme é legítimo. Um meme que existe com o único propósito de macetear um sistema é imoral. É matar a galinha dos ovos de Ouro.

Eu não concordo com esse tipo de macete. Eu não concordo com a postura do BlogBlogs em não punir severamente os envolvidos. Quem resumiu muito bem foi o Knutz:

Sou da opinião de que todos os envolvidos deveriam ter sido banidos ou ter o ranking zerado. Não punir deixa a porta aberta…

Blogs não são mais brinquedo. O BlogBlogs era uma ferramenta séria, usada por muito mais do que blogueiros para medir o ego. Entendam, isso não tem nada a ver com ego. Tem a ver com business. Se alguém começar a macetear os resultados do IBOPE eu garanto que a Globo, o SBT e a Band vão chiar. E se o Ibope não fizer nada contra quem maceteou? Bem, vejam o resultado, comentado ainda agora por uma fonte que trabalha em uma agência de mídia online:

O pior é que eles [o blogblogs] apoiaram [a campanha]. Aqui na agência já estamos levando muito mais em conta a autoridade no Technorati, e outras métricas

Qual vai ser o resultado disso? De minha parte estou reescrevendo meu Kit de Mídia, removendo as referências ao BlogBlogs. E nem tive queda significativa, ainda estava entre os 20 blogs mais bem ranqueados. Mas como o BlogBlogs não é mais uma ferramenta que indica blogs lidos e comentados, apenas indicando blogs linkados, perdeu a relevância.

Isso, somado à cultura de impunidade patrocinada pelos responsáveis, só me deixa uma decisão coerente a tomar: Estou encerrando a conta que tinha lá desde Julho de 2006, quando o BlogBlogs ainda era pequeno, irrelevante e preocupado com qualidade em detrimento à quantidade. Hoje essa preocupação se inverteu, e ele deixou de ser um lugar hospitaleiro. É hora de dizer adeus e agradecer pelos peixes.

Seguindo o Cobra, que fez o mesmo ontem, removi meu usuário e meus blogs do BlogBlogs. Eu não quero ter que fazer papel de xerife da blogosfera, procurando campanhas de links e denunciando, para manter a lisura do processo. Pior ainda, não quero ter que denunciar e não ser ouvido, visto que há conivência por parte do BlogBlogs.

Portanto desejo boa sorte aos envolvidos, que vocês se divirtam muito com seus rankings, seus pontos, seus bônus, e que um dia quem sabe vocês consigam tantos links por seu TRABALHO quanto conseguiram por sua trapaça.

Mas eu duvido.



Leia Também:

  • Pois é…
    Não gostei muito desse meme, acho que daqui há algum tempo, esses blogs que subiram e não tem conteúdo irão cair.
    Acho que a equipe do BlogBlogs não deveria deixar por isso, queria até saber o que acontece quando alguém tenta manipular o Technoratti.
    Mas daqui há algum tempo esses blogs vão cair e teremos outros memes agora que a porteira abriu…

    • isso com certeza… Não vai sobrar nenhum nas posições iniciais, e apenas os mesmos (que já estavam) voltarão a aparecer.. devido a suas relevâncias…

    • O triste é ver o nível dos blogs que subiram. Cada um mais lamentável que o outro, com conteúdo ruim. Sinceramente, se a blogosfera "aceitar" uns blogs desses, estamos perdidos.

      • O bom da internet é justamente poder escolher aquilo que você quer acessar. Se não gostou do conteúdo, X na janelinha e parte pro próximo. Porque eles não podem ser aceitos pela blogosfera? A blogosfera é muito mais do que um ranking. E outra, esses blogs foram inspirados em outros e que – pasme – fazem a mesma coisa.

        Todo mundo tem a liberdade de blogar e acessar o que quiser, por mais que o conteúdo de um blog seja péssimo.

        • exatamente!

          concordo com você rafael, e confesso que participei da campanha, mais mesmo esse sendo uma forma de trapaça no ranking, faz com que os blogs tenham mais visibilidade, e por exemplo, se eu estou comentando nesse post, foi porque outros blogs que tambem participaram da campanha tinham o link do contraditorium, entao, mesmo sendo uma trapaça para o ranking, nao será por seu blog esta no topo do ranking que ele será visitado, e sim por seu conteúdo.

          • selvagem!!! errei meu proprio nome!!

            rsrs

          • Mallandru

            Tu é um palhaço mermo… Visibilidade se conquista com talento. Crie conteúdo tão bom quanto o do Interney e do Cardoso e mais breve do que você imagina, terá links difundidos na blogosfera. Se bem que agora tu já queimou teu filme, tenta outra vez.

            "…nao será por seu blog esta no topo do ranking que ele será visitado, e sim por seu conteúdo."

            Entao pra que tu participou dessa fraude?

            Eu quase nunca comento posts (embora leia esse, blog do cardoso e meiobit) mas quando eu vejo esse tipo de atitude egoista e invejosa, faço questao.

        • Ter conteúdo ruim é uma coisa, mas chegar a ser triste ver um blog com erros de português horríveis.

  • #mimimi. Vc só esqueceu que daqui alguns meses, vc continua e eles somem. E outro detalhe: o Interney.net não publica conteúdo tem tempos (salvo anúncios de eventos e um ou outro texto)… não sei bem qual o mérito dele estar no topo. Concordo com o @izzynobre, não se deve levar isso à sério.

  • Estava no mesmo chat quando os criadores desta "campanha" tiveram a brilhante idéia de se ajudar para subir no BlogBlogs. Não contestei mas também não quis fazer parte porque sabia que, de alguma maneira, isto não era ético. Não era ético PARA MIM. Alí era impossível contestar alguma coisa e eles fariam esta campanha independente da quantidade de argumentos contra.

    Pois bem.. deu no que deu!

    Eles chegaram lá no topo. Conseguiram. E agora? O que resta? Descer, claro!

    O Blogblogs errou em não punir, porém agora não resta mais nada a não ser esperar SEIS (longos) MESES para que, talvez, este ranking volte a ser uma ferramenta relevante.

    • A idéia não foi de nos ajudar a subir no ranking. Se você estava lá Ivan, o que não me lembro, deveria saber muito bem disso.

      Faríamos a campanha sim, mas estávamos disponíveis para qualquer opinião. Tanto é que tiveram opiniões contrárias e ninguém foi esculachado por isso.

      • Cleyton Rodrigues

        mas alguem deu ouvidos?

  • Há de surgir o tempo em que eu ficarei preocupado em que ranking eu estou em BlogBlogs, Technorati, etc (ironia = off).

    Quero é melhorar meu conteúdo de acordo com meus leitores/visitantes. E se isso melhorar meu ranking, sucesso total, se não, tá beleza, isso não importa muito para eles e sim para o ego do blogueiro.

    Mundo perfeito se existisse uma ferramenta que fizesse uma medida com conteúdo e comentários relevantes, assim como visitação, sem macetes, lógico.

    Mas enquanto isso vamos blogando e bebendo cerveja.

    • Concordo plenamente com você meu caro, plenamente!

      • Dorly, lembrei-me do seu Botafogo com essa história toda…

        "E ninguém cala esse chororô…"

        Nada contra o Botafogo. :P
        Nem flamenguista eu sou.

        • continuando a música João Pedro…

          …"E ninguém cala esse chororô
          chora blog POP
          chora blog pequeno
          porque não "entrô"!"

        • Pode reparar. Só reclama das injustiças de uma disputa quem não tem condição de vencê-la. Se tivesse, estaria lá participando.

  • Tem um Ranking no blogblogs? :D

  • Concordo totalmente com sua opinião. Infelizmente vivemos num pais de jeitinhos, e da-se jeitinho em tudo para burlar um sistema.

    O único sistema realmente relevante para blogs no Brasil foi simplesmente kibado, de forma irracional. E sei não se muitos desses que estão na campanha não acabem por serem punidos pelo Google, pela quantidade de links que estão em alguns artigos. Um efeito que seria no minimo hilário para quem buscou burlar um sistema antes limpo.

  • Quer que eu dê a mãozinha e diga que isso é assim mesmo?
    depois que ja ganhou seu prestigio resolveu dar um chute ao invés de sugerir a mudança do sistema?? não precisa mais né?

    Bem vindo a era onde somos todos livres pra escrever e fazer o que bem entender…cada qual sua opinião.
    Dessa forma etica e valores dependem do lado que você se posiciona.

    Eu detesto esse posicionamento de pessoas que se acham acima de tudo porque estão há mais tempo numa posição ou fazendo algo, seja blogando, escrevendo livro, apresentando um jornal ou na gerencia de um banco, etc..etc.
    Assim passa a falsa impressão que uma pessoa que fez um blog falando sobre tecnologia há uns 4 meses jamais poderá igualar-se ao meio bit, pura besteira.

    Eu acho que ta na hora do blogblogs ter blogs onde os seus autores só querem escrever um texto e publicar suas ideias.
    Se bem que anda meio dificil a gente ver idéias legais por aí.
    É tanto repeteco…
    #prontofalei !!!

    • Iara,

      Quem disse que ter um blog é tarefa fácil?

      Se quiser ter um blog de tecnologia que se compare ao Meio Bit, faça sua parte! Vista a camisa e TRABALHE!

    • Curioso. No tempo de vida do MeioBit surgiram vários blogs do nada, como o Digital Drops, que hoje é considerado um "dos grandes", mas nenhum desses chegou onde chegou fazendo mimimi.

      Se você quer chegar ao MeioBit fazendo trapaça de links, não vai chegar mesmo.

      De resto, curioso promover conteúdo tentando usurpar o lugar de quem está lá justamente por TER conteúdo.

    • "Bem vindo a era onde somos todos livres pra escrever e fazer o que bem entender…cada qual sua opinião". Iara, essa era já existiu, e muito tempo antes dos dias atuais. Chamava-se barbárie! Ética é uma questão maior e muito mais complexa do que a opinião e as vontades de cada um. Ainda que a época atual tenha facilidades que eu adoro para darmos nossa opinião, para compartilharmos nossos conteúdos e que tais (e eu sou daqueles idealistas que acreditam num mundo melhor e mais democrático, com real liberdade de expressão), ainda existe um contrato social que precisa estar baseado em confiança, e sempre existirá. O "grande" no caso não está clamando pela manutenção de um status quo, mas de punição séria para uma trapaça infantil. O "pequeno" que reclama um lugar num ranking como esse, não importa o preço, está mostrando o quanto se sente inferior, em termos de ego mesmo, e incapaz de criar conteúdo de qualidade.

      • Pois é, só se chega em algum lugar com muito trabalho sério e dedicação. Se o Digital Drops é considerado um dos grandes blogs de tecnologia do Brasil, eu também tenho outros blogs pequenos que estão começando, mas nunca pedi links, fiz memes de troca de links ou nada do gênero.

        Se você discorda e quer fazer algo artificial para passar o Edney no BlogBlogs? Pode fazer, mas eu aviso, a longo prazo isto não dá certo, porque não atrai visitantes, não fideliza leitores, não atrai anunciantes, não traz relevância, não acrescenta conteúdo, enfim, não adianta nada. Se você fizer da forma certa, como o atual líder do ranking que escreveu um widget do BlogBlogs para o blogger, neste caso eu acho totalmente válido. Através de correntes de links, sou contra.

        Todos estes memes de links são rídiculos e sem sentido, seja o emoday, contagem de números ou whatever. Eu prefiro não aparecer em nenhum ranking do que submeter meus leitores e assinantes de feed a isto. Os únicos memes que participei tinham propósito e eram muito mais interessantes, mas isto foi só no começo. E antes que alguém venha dizer que o meu blog só por ser grande não é atualizado, é só visitar e conferir. Eu escrevo várias vezes ao dia, e sempre com muita seriedade.

        Agora vamos trabalhar.

    • ZylyP

      Caríssima Iara e outros,
      Moro fora dessa terra linda que é o Brasil há bastante tempo e vou te falar sobre uma coisa que parece boba mas é regra em qualquer lugar. Há regras sim, e todo mundo respeita. Uma qualidade muito apreciada chamada CREDIBILIDADE só se conquista através de CONSISTÊNCIA. Ser brilhante é muito bom, mas ser brilhante por alguns momentos é como ter uma daquelas bandinhas efêmeras que só lançam um hit. Acho que é disso que se fala quando se menciona a palavra TRABALHO.
      Isso não é mimimi. Não sou blogueiro mas assim como muitos outros brasileiros exilados, fontes confiáveis (e muitas vezes bem humoradas) sobre a nossa pátria mãe querida, sobre o comportamento, seja ele do mercado tecnológico ou "fofial" como preferem alguns, são os bons Blogs. Quando chegamos ao ponto de recomendar, seja na comunidade acadêmica ou business, um blog como fonte de informação ou risadas é porque ele produz esse tipo de material de forma consistente ao longo do tempo.
      Funciona assim no emprego, nas ciências, em qualquer setor. Resultados, conhece?
      Essa coisa de estrelismo súbito e entusiasmo por algo sem estofo ou histórico é o reflexo perfeito do que vemos na inconseqüência de atos de muitos governantes por aí. Há pleno espaço para o talento, desde que regras básicas (ÉTICA) sejam seguidas. Pior pra cada um de vcs que acha "que pode" quebrando regras. Há referências negativas também e elas se solidificam tanto quanto as boas. Uma recomendação de um medíocre é garantia de mediocridade e desrespeito.
      Boa Sorte, pensem mais antes de agir.
      KBN,

  • Emo Day? pode. Dia de Limpar a Bunda? pode. Contagem da blogosfera? pode. Blog miguxo zoando a Abril? pode.

    Qualquer meme pode, mas aquele que ironicamente deixa explícitos o motivo da brincadeira.. esse não, de jeito nenhum.

    • Você me viu participando de algum meme caça-links? E que diabos o blog miguxo da Abril tem a ver com isso?

      • Você não participou, mas também não reclamou deles.

        Os memes que citei poderiam ter o mesmo efeito (e tiveram), no ranking do Blogblogs..

        Citei o blog miguxo porque você mesmo já zoou algum serviço ou trabalho de outra pessoa.. eu achei engraçado, e por mais pífio que seja, você teve seus motivos.. assim como eles tiveram o deles. Se é tão fácil manipular, talvez as agências não devessem confiar tanto no ranking.

        • Tiveram? Não lembro de ter visto nenhum efeito desses outros memes.

          • Hahahahahaha!

            Cardoso, que piada essa sua resposta.

            Só prova o quanto estava a margem do Ranking.

            Não sei se meu exemplo lhe interessa: na primeira semana do novo BlogBlogs, surgiu um meme idêntico e velado. Cai 60 posições.

            Definitivamente: você, que desde sempre foi um guru da blogosfera – meu, inclusive – pagou ridículo nessa história. Uma pena.

          • Não, seu exemplo não me interessa.

          • Claro, só a opinião dos puxa-sacos interessa…

            Continua sendo uma piada a resposta.

          • Ricardo

            #mimimi
            Pra mim este mimimi e chororô é mais ego, tanto seu quanto deles que aplicaram o golpe.
            O que vale é o conteúdo do teu blog.
            Falo por mim, mas leio o que gosto e não por ranking.

            Ego off please.

            Concordo com vc João Pedro.
            Pra mim é EGO sobre EGO, como o cardoso mesmo disse
            um clube da luta, ou melhor do bolinha !!
            mimimi

          • Numa boa… pra mim isso é tudo MEDO de perder o lugar! MEDO de perder a teta onde vivem mamando. Pq, apesar de tudo, em meio a essa barbárie (como os afetados se referem), pode ter certeza que tem muito blog de conteúdo interessante e relevante que só não são vistos por conta da panelinha!
            Veja este exemplo: se aparece uma marca de pizza nova, eu vou experimentar. Apesar disso, tenho a minha marca favorita, tradicional. Mas se a nova marca for melhor, eu mudo mesmo! Não estou nem aí pra tradição da marca. Vou onde eu mais gosto e pronto acabou! O mercado funciona dessa forma, é competitivo. Quem não tem força, vai morrer. E, se vocês (que se consideram grandes blogs) tratam a blogosfera como um negócio, estamos apenas aprendendo a tratá-la da mesma forma. Já tava passando da hora disso acontecer mesmo.
            Mais uma explicação pra ficar bem claro: sabe aquela modalidade do atletismo, o 4×100? Onde os corredores passam o bastão? Se chegar a sua vez, ou a de qualquer outro, que ponham-se em seus devidos lugares e respeitem quem está fazendo algo interessante, diferente e inteligente: passem o bastão!
            Se você encara mesmo essa campanha da forma que está encarando, passe a enxergar o lado dos "pequenos". A internet é um lugar livre e tem lugar pra todo mundo!

          • Se você acha que trapacear é um bom começo, só lamento. E liberdade não quer dizer libertinagem, como vocês descobrirão da pior maneira.

          • Dr. Spock, se lançassem uma pizza sabor "Coliformes Fecais" e a sua "turma" adorasse, você também ia se deliciar, não? :)

          • Você chama isso de trapaça? Definitivamente, você não sabe como funciona o mercado… Estude um pouco de economia (administração também vai te dar uma boa noção) que você vai compreender perfeitamente o que eu disse.

          • Michel, onde você aprendeu a usar o termo coliforme fecal? Leu no meu blog? Deve ser, neh… Mas entenda uma coisa: eu não sou defensor da política "maria-vai-com-as-outras", longe de mim! A questão é vocês tirarem o tapa-olho de burro (aquele que faz o bicho olhar apenas pra frente) e enxergarem que coisas acontecem por todos os lados, não somente em volta de vocês que se acham "os caras" e o centro de tudo.

            E complementando o que eu tinha dito anteriormente: dizer que a blogosfera tem lugar pra todo mundo, não é sinônimo de libertinagem. Chamar de libertinagem, só deixa transparecer mais uma vez o medo que vocês tem de perderem o seu lugar e as tetas gordas.

          • Se você achava o ranking tão importante assim, deveria saber que os outros memes citados tiveram SIM o mesmo efeito. Ninguém reclamou, porque foi em menor escala, isso é, não atingiram você e alguns outros, que só agora que foram afetados, resolveram reclamar e saíram do play.

          • Bingo!

            []'s
            Compulsivo

  • Eu vi esse Meme em vários sites e achei simplesmente ridículo.
    Mas fazer o que né, só não participei, até esqueci de ir ver o resultado dos links presentes.
    Quando entrei no blogblogs, o que não tem muito tempo, achei muito interessante esse sistema de links, mas mal entrei e já fui tudo por água a baixo. Realmente uma pena.
    Não sei se a melhor opção é sair, ou lutar para que o blogblogs se recupere, afinal acho importante ter uma ferramenta desse porte direcionada para o publico brasileiro.
    Mas a melhor opção só o tempo dirá.

  • Ação idiota esta destes blogs. Pra que manipular um rank se não tem conteúdo para segurar leitores? Como diz o Emílio Surita "eu rezo pelos meus ouvintes", adapto isto para "eu blogo para nossos 100 leitores diários", eles que no boca-a-boca (link-a-link) estão aumentando este número.

  • Ético ou não, nas palavras da Iara, dependendo do lado em que está….aconteceu. O Blogblogs é, ou era, uma ferramenta que media conteúdo, se hoje não é mais, outra será e quem mais vai sair prejudicado nessa história toda é o próprio blogblogs….a tática dos pequenos de se unir para fazer frente aos grandes, dentro do blogblogs, foi acertada. No mundo dos negócios, se é que todos entendem que Blog já virou negócio para muita gente, isso acontece mesmo. Só devem se preocupar com o seguinte: como o andré falou antes, vc continua, eles somem….Quem não tem relevância cai fora do jogo e quem tem fica….Adaptação é a palavra chave…

  • Depois de tudo que li na bloglista, o post do Manoel Lemos e agora sua retirada do blogblogs, chego a seguinte conclusão. A credibilidade nos blogs nacionais ainda é um fato muito distante. Talvez este formato de comunicação jamais tenha algum tipo de credibilidade efetiva. Restando a poucos blogueiros os méritos e as cifras.
    No entanto, não reclamo disso tudo.
    Se observarmos, existem blogs (a maioria de conteúdo humorístico) que conseguiram um excelente respaldo na internet em poucos meses. Mas todos eles tiveram uma idéia inovadora e uma boa jogada de marketing.
    Blogar é muito bom. Mas ser blogueiro é muito chato.

  • Eu acho estúpida essa corrida atrás de links e posições em rankings. Blogo há algum tempo já – contando todos os blogs que eu tive, já o faço há 6 anos – e nunca tive essa fome desenfreada em estar em primeiros em rankings e afins.

    Tenho uma conta no blogblogs e fiquei sabendo desse meme, incrivelmente, pelo "Ah! tri né!", que eu achava que era um blog grande e relevante, mas ao fazer uma coisa dessas me parece que nem é tão grande assim né?

    Meu blog é pequeno (tenho em média 200 visitas por dia) e não corro atrás de parcerias como um desesperado, então esse meme seria uma maravilha para mim né? Prefiro não. Se for para ganhar links, que seja de alguém que ache um texto meu bom e resolva linká-lo para trasmitir a idéia para outras pessoas.

    E fora que o fato de estar bem colocado no ranking não vai fazer um blog ser contratado por todas as agências de publicidade do mundo, porque logicamente a agência vai visitar o blog e ver que ele é uma merda.

    Corrida atrás de links é ridículo e ineficiente. Algum dia as pessoas vão se dar conta disso.

  • JV

    Vou ficar sentado dando risada com o que o Google vai fazer com a fazendinha de links do meme.

  • Eu sou contra essa panelosfera, sou um dos que não é fã do Cardoso mas achei ridículo isso que fizeram.
    Quando fiquei sabendo postei no twitter @leomc que achava que o blogblogs deveria punir esses blogs.
    Eu tenho alguns blogs que se não estão no topo do rankings têm mais de 50.000 pageviews/mês e acho que o mínimo a ser feito era banir esses blogs do blogblogs.

    Mas… essa é só mais uma injustiça nesse mundo… tem um site copiando conteúdo do meu descaradamente, o adsense baniu meu site e deixou o outro lá.

    • Esqueça o AdSense. Eles cagam e andam pra denúncias de plágio. Apesar de estar nos regulamentos deles.

  • Rafael Netto

    Numa frase: fizeram com o BlogBlogs o que fizeram com o Orkut. Então Cardoso praticou o "blogblogcídio" da mesma forma que muita gente séria fez o "orkuticídio" quando ele virou esgoto.

    • Johann

      Ops, comentei a mesma coisa lá em baixo, mas não vi que vc ja tinha comentado isso aqui ;)

      Concordo totalmente!

  • Dificilmente concordo com um post do Cardoso do início ao fim. E acho que nunca comentei aqui. Mas neste caso, onde eu assino?

  • Cardoso, só tem um nome para isso, trapaça, é a mesma coisa que ficar clicando nos links do Adsense aleatoriamente. Se esses caras que participaram disso querem mesmo subir em un rank, então que façam conteúdo que preste, que atraia mais e mais leitores. Isso é comparável a vender leite vencido pela metade do preço, só que sem avisar os consumidores que o leite está vencido. Realmente agora o BlogBlogs perdeu sua credibilidade.

  • Johann

    Pois é… Agora o BlogBlogs esta se transformando no Orkut da Blogosfera. Brasileiro é f0d@ mesmo. É a velha cultura de querer tirar vantajem de tudo e todos.

  • Bom não sei se vale de consolo mas eu tenho um blog "pequeno" e por menor que nós sejamos eu acredito que podemos ser grande um dia. Porém blogs "pequenos" que querem ser grandes forçando continuaram sendo pequenos.

    Relaxa cara e deixa "os revolucionários" fazerem o que eles acham que é o tão prazeroso, individual e singular ato de Blogar.

    Nós do Palavra Ácida estamos contigo. (Mesmo sendo um blog pequeno mas nós somos honrados).

    Abraço e parabéns pelo post.

    • E os blogs que participaram não são honrados? Só por causa de um ranking? Da mesma forma que você diz se esforçar, eu também me esforço. Posso dizer que meu contéudo é 85% original. Só posto coisas de outros sites ou blogs quando realmente estou sem tempo pra elaborar alguma coisa coisa.

  • Acho que muito bate-boca rolou desnecessariamente. Aceito [embora não acredite] que a reclamação de boa parte não seja por ego, seja pelo fato do BlogBlogs rankear por relevância e qualidade.

    Mas o equívoco mora nessa parte, caro Cardoso. Imagine que a relevância e a qualidade de um vídeo no Youtube fossem medidos pela quantidade de vezes linkado [ou acessado]. O Créu seria padrão de qualidade. Quantas palestras e discursos, de qualidade e relevância, têm uma repercussão tão grande quanto o Créu? Ou qualquer coisa do gênero.

    Acredito que o problema seja dizer [e acreditar] que o método é com base em links, mas estamos avaliando relevância e qualidade.
    Desculpe, Cardoso, mas o BlogBlogs SEMPRE rankeou com base em links. Desde o princípio. O que aconteceu foi a blogosfera dizer [e acreditar] "OK, o sistema é à base dos linkados e linkadores, mas acreditamos que isso indique qualidade e relevância".

    Utiliza-se um método matemático, perfeito, robotizado para avaliar algo tão relativo, humano e discutível.

    A questão é tentar criar, sempre, um método que rankeie com base na qualidade e relevância. Quantos assistiam às sessões de filmes da Mostra, na TV Cultura, quarta-feira, quase 1AM? O programa deixa de ter qualidade e ser relevante porque no IBOPE sua participação não chega a 1%?

    Acho válido isso ter acontecido [embora considere errado, por entender que era um acordo de cavalheiros, como você disse, e não um método exato] pois a blogosfera [e os pensadores dela] deixam de ficar acomodados e partem para a nova questão: OK, como rankear com base na REAL qualidade e REAL relevância?

    Um abraço.

    • O Blogblogs sempre indexou links, só que eram em sua esmagadora maioria links válidos. Leia meu texto de novo, vai. Quem sabe dessa você entende.

      • "Hoje o ranking do BlogBlogs é exatamente o que os perpretadores do golpe queriam transformá-lo: Um ranking de quem tem mais links. E só. Não era, mas eles não tiveram maturidade para entender isso, e mataram a única ferramenta brasileira baseada em relevância."

        Sempre foi um ranking de quem tem mais links. Só que os 40 grandes achavam que essa quantidade se baseava em relevância e qualidade.
        Mais uma vez, O QUE É relevância e qualidade?
        Essa é a pergunta… essa que deve ser a discussão.
        E não ficarem questionando quem 'quebrou' o sistema.
        "Os criminosos digitais que fizeram a tal manipulação dizem que o objetivo era mostrar a falibidade do sistema. Oh D’OH!!!! É claro que o BlogBlogs era manipulável. Todo sistema o é."

        Se todo o sistema o é, porque se acomodaram em um tão facilmente falível, a ponto de pobres 'coitados' conseguirem isso?
        A questão é essa.

        Por favor, releia o comentário.
        Se não entender dessa vez, sinto muito.
        Achei que você fosse um cara inteligente…

        • Caro Gabriel, o que o Cardoso quis dizer, é que embora o ranking sempre tenha sido baseado na quantidade de links, estes eram links legítimos, justificados pelo contexto em que eram produzidos. Não tinham a mera intenção de soma. E naturalmente, quando o critério para o link é a relevância da fonte citada,quem tem mais chances de ser linkado: blogs que produzem bom conteúdo ou blogs medíocres?

          O fato é que os "grandes blogs" ocupavam as primeiras posições do ranking, não porque manipulavam os critérios de ranqueamento, mas simplesmente porque eram muito citados por centenas de outros blogs, espontaneamente, por serem significativos.

          • Caro Daniel, isso eu entendi.
            O comentário é apenas sobre a questão 'números de links'.
            Se eles são legítimos ou não, não interessa, porque é um sistema falível.
            A questão que acredito ser mais profunda é: tentar criar, sempre, um sistema menos falível possível, só isso.
            Ficar discutindo sobre a falibidade do sistema é dizer "O trânsito de São Paulo está um caos"… jura?! Me diz algo novo.
            Sugiro que seja dito algo novo.
            Só isso.
            Ou que, no mínimo, os grandes que tanto têm assunto de qualidade e relevância a tratar, pensem em uma saída, estratégia ou algo do gênero.
            É fácil criticar algo que é/está ruim sem propor algo melhor.

            Em Semiótica é possível perceber que a Cultura não é um simples movimento. Há os que pensam, propõem, discutem e argumentam.
            O caos, o problema, faz o homem subir um degrau na sua experiência… isso se ele se propor a isso.
            Ou podemos ficar até o próximo Campus Party discutindo essa pendenga.

            Mas Daniel, obrigado pela resposta e se dispor a esclarecer o assunto.

          • E, por favor, sem essa de achar que estou defendendo a ação do meme, ou que estou 'do lado deles'.
            Expliquei nessa parte "Acho válido isso ter acontecido [embora considere errado (…)]"
            Achar válido não quer dizer que eu concorde, aprove ou que faria o mesmo. Achar válido significa perceber que isso pode servir pra alguma coisa, mesmo tendo sido um equívoco… por maior que a merda seja, é possível que seja válido [e olha que isso está LONGE de ser uma merda grande. Há coisas absurdamente mais importantes].
            Menos pensamento maniqueísta e mais aprofundamento.

  • É como você falou no início. Quando vi esse "meme" começando e logo depois, as justificativas dos autores/participantes, senti o fedor da trapaça, mas com a sua opinião a coisa ficou bem elucidativa.
    Mas sabe o que é pior, fiquei curioso prá saber quem é o "Entretemimento".

  • Brasileiro por brasileiro, prefiro o meu jeito.
    Conteúdo pra todo gosto, nenhum texto relevante e um monte de anúncio que me deixa com o sorriso aberto no final do mês.
    Agora… O objetivo dos infelizes em questão era só subir no Blogblogs? Pobres mortais consumidores das Casas Bahia que dormem em cima de um carnê.
    O que me surpreendeu foi que nenhum destes fulanos parou pra pensar nesse bendito ranking daqui a 6 meses. Só um retardado pra achar que vai se manter no "topo" dessa maneira. O que preocupa também é que vários retardados podem pensar em criar um "meme" desse por mês… hilário!!!
    E fica a pergunta. Haverá futuro para o Blogblogs depois dessa ou de outras que certamente virão?

  • Não tenho nenhuma vergonha em dizer que participei desse meme, assim como participo de muitos outros, daqui ou vindos de fora, e que atire a primeira pedra quem nunca pensou no angariamento de links seja nos próprios memes, correntes ou em blogagens coletivas.

    A lição que se deve tirar disso é que o sistema é falho e facilmente pode ser burlado.

    Eu entendo sua posição, Cardoso, mas não apóio a sua saída do Blogblogs, você deveria lutar junto com os demais para que o sistema funcione e que volte a ser respeitado.

  • Cab

    Seu argumento é válido, assim como o dos criadores da tal campanha e não estou aqui para julgar quem está com a razão… Só acho que o senhor fez tempestade em copo d'água! u_u'

    Não demorará muito até que as coisas voltem ao normal e você só abriu mão de todo trabalho que construiu esse tempo além de vários links do blogblogs para os seus blogs. Não sei para o senhor mas o meu blog indexado pelo Blogblogs rende 200 visitas ao mês (parece pouco mas de grão em grão a galinha enche o papo). E quantas dessas visitas vem do ranking? Nenhuma. =D

    Agora a pergunta que não quer calar é, muitos dos blogs que participaram colocaram bem mais de 100 links por página, será que o Google considerará isso como linkfarm e colocará o chapéu preto na cabeça de todo mundo? Preço bastante caro a se pagar apenas para aparecer em primeiro em um ranking qualquer… =P

  • Demorei a me atualizar sobre essa polêmica do ranking do BlogBlogs, mas vinha percebendo que, de uns tempos pra cá, posts de alguns blogs estavam repletos de links aleatórios de outros blogs, o que me obrigou a desassinar e deslinkar o que havia para ser desassinado e deslinkado, só pela poluição e irrelevância do conteúdo.

  • Pingback: Chá de Hortelã - O Blog da Liliana » Encerrando o assunto BlogBlogs()

  • Confesso que senti muita vontade de expor a minha opinião a respeito dessa campanha, mas acabei deixando de lado. Participar de campanhas como essa é assinar o atestado de falta de criatividade. Formou-se uma panelinha de blogs na estúpida luta de ranking, mas na boa, você acha que o leitor está interessado em saber sua posição no Blogblogs? Claro que não. Sou blogueiro, sinto prazer no que faço e tenho um blog minúsculo e não me importo com isso. Tenho certeza que quando blogs de repercussão, como Kibe Loco, por exemplo, não passavam o dia mendigando links ao invés de se preocupar com o conteúdo. É bom saber que existe blogueiro como você.

    Parabéns, a nossa classe agradece.

  • Nossa, Cardoso! Estou até sem fôlego! Li esse texto quase que sem respirar.Perfeito!
    Quem me dera ter conseguido falar sobre esse assunto com tanta maestria.
    Como eu lhe disse no Dicas Blogger, vocês foram os pioneiros da blogosfera brasileira e vinham fazendo a coisa certa. Respeitavam-se uns aos outros, bem como ao ranking em questão. Agora a Blogosfera se vê poluída por atitudes desse tipo.
    O que vou dizer é sério: eu não participei desta brincadeira tosca, mas mesmo assim não me sinto confortável com a posição que meu blog está ocupando atualmente .Na minha visão, não faz sentido ele estar na frente de um Contraditorium, de um Interney, de um Pensar Enlouquece. Como diz o ditado popular "cada macaco no seu galho".
    Um ranking que apenas contabiliza links, não consegue mensurar a importância de um blog. Fico no aguardo de mudanças no BlogBlogs, porque esperar mudanças nas atitudes dos usuários, é querer demais, né?
    Um grande abraço.

    • Juliana, você não tem que se sentir desconfortável por estar com uma posição de ranking acima da do Cardoso. O seguimento dos blogs é totalmente diferente e os leitores nem sempre são os mesmos. Se eu perguntar para o Cardoso como é que se configura algo em meu blog, talvez ele nem responda e se eu lhe perguntar algo sobre campanha viral ou marketing de redes sociais você não saiba me responder.

      Você tem os seus mériots junto a seus leitores, se quiser fazer uma comparação justa de ranking, veja o ranking do Compulsivo, da Ariane e outros de seguimento semelhante.

      Em minha opinião seus textos nçao devem nada aos do Cardoso e ele também é seu leitor.

      • Lembrando que o compulsivo participou do meme, será que é mérito o posicionamento?
        Ao contrario da Ariane, que não participou!

        Abraços

  • Apesar de concordar em número e grau com o que disse no texto, discordo em relação à qualquer tipo de ranking ser referência para se medir a qualidade de um blog. Para os anunciantes, principalmente, o melhor trunfo de um blog é a segmentação e os blogs mais linkados dificilmente são segmentados para fins não humor, tecnológico ou blogosfera.

    A falta de algo humano a nível de catalogação de blogs é que o faz, muitas das vezes, que um blog regional não faça tanto sucesso em sua região, ou que um blog de culinária não tenha tanto destaque.

    Compare com uma banca de revistas, lá você encontra espaço pra playboy e pra outras que só vendem uma por mês e custam muito caro. Por qualquer ranking que fosse (número de vendas, lucratividade, assinantes, etc) jamais teríamos revistas dos mais variados tipos.

    A maré leva à segmentação, os mecanismos automatizados não.

  • Olá !

    Primeiramente, parabens pelo seu blog. Vi a matéria da revista Epoca e espero que meu blog um dia faça tanto sucesso quanto o seu.

    Meu nome é Caio Camargo, e há cerca de cinco meses iniciei o FALANDO DE VAREJO, um blog que da dicas sobre merchandising, atendimento e marketing de varejo, aproveitando e respondendo também perguntas de internautas.

    Me faça uma visita !

    FALANDO DE VAREJO
    http://falandodevarejo.blogspot.com

    Um grande abraço e sucesso

    Caio Camargo

    FALANDO DE VAREJO

  • Senhoras e senhores, meninos e meninas de todas as idades.

    Concordo plenamente com o Mestre Dulça ali em cima. Dificilmente haverá um ranking perfeito que mostre a relevância da blogosfera. Rankings – na teoria – servem como parâmetro de qualidade e de conteúdo relevante, mas e na prática?

    Na prática vemos um grande massageador de ego, vemos o Cardoso ficar puto (e com suas razões) de ficar atrás de um blog com menos da metade de vida e influência do dele.

    Essa campanha serviu para mostrar que o ranking do BlogBlogs não pode servir de parâmetro de qualidade, pois bastou uma ação simples e viral para quebrar o sistema. Antes já houveram várias campanahs do tipo com muito mais links e não teve alteração nos rank, por que? O sistema mudou? São perguntas que temos que fazer.

    E como o Pedro falou, normalmente não concordo 100% com o que o Cardoso escreve, mas dessa vez o atingiu totalmente essa campanha, ainda mais quem ganha grana com isso.

    Quando fiz o comentário para criarmos mais e nos preocuparmos menos com rankings, é porque sou da turma que acredita que rankings – na prática – só servem para inflar ego e criar competição barata. Aqueles comentários como: "Ah, fulaninho tal está na minha frente, que injusto!" é bem coisa de competição da quinta série por quem ficará com o título do intercolegial.

    Você é maior que isso Cardoso, sua influência é maior que isso, não é um ranking que vai quebrar o seu conteúdo ou o conteúdo dos outros. Se o BlogBlogs punir ou não, deixou de ser nossa escolha, você saiu do sistema por achar errado e com certeza pode voltar a hora que quiser, essa liberdade que a internet nos dá que não pode se perder.

  • Cardoso, que bom que agora posso falar sobre isso aqui, ao invés de tentar arumentar em 140 caracteres.

    Eu não criei a campanha, mas conheço quem criou e estive lá desde o começo. Por alguns motivos

    – A idéia da campanha era mostrar o que significava esse tanto de campanhazinha velada de algum "ideal" realmente queria dizer. E que por isso o rank do blogblogs não poderia mais ser 'confiável'. A diferença é que de cara a campanha disse que era para isso que ela existia.

    – O meu blog estava em uma posição tal, conquistada por tudo isso que você falou, não era uma posição alta, mas para alguns meses desde quando comecei a usar a ferramenta, já estava satisfeito. Mas quando mudei o meu domínio, eles disseram que não poderiam transferir o ranking.

    – Por exatamente campanhas como o EmoDay, Dia de não sei oq, e tantas outras, surtirem o mesmo efeito. Sendo assim, não é esse ranking que diz quem tem relevância ou não.

    Bom, com certeza, você não irá concordar, você tem a sua opinião e eu respeito isso. Exatamente por você ser um blogueiro relevante e por concordar com muita coisa que você fala. Mas algumas coisas eu não concordo e achei de extrema infelicidade.

    Você chamou o cara de está na sua frente de filha da puta, por um erro de digitação ou por estar puto com a campanha.

    Outra coisa, você fala dos que criaram a campanha com extremo desprezo, e dizendo que não tem relevância nem nada. Você mesmo linkou o Rafa Barbosa, elogiando o texto dele sobre o caso Eloá. Você não faria isso atoa.

    Para terminar, vou falar como publicitário, NÃO acredito, que as agências usavam apenas o ranking do Blogblogs como referência. Para mim é de muita preguiça, seja uma agência de mídia, a área de mídia de qualquer agência que faça campanha em mídias sociais, não estar inserido no meio para saber se um blog é relevante ou não.

    Bom, é isso.

  • Cara, que escrotidão. Fala sério que adultos estão fazendo isso…

  • Toda a ação dessa campanha talvez não tenha sido tão grava quanto a reação do Blogblogs. Quem definiu a completa irrelevância do serviço foi o próprio pessoal do Blogblogs ao adotar a política dos panos quentes. Tivessem eles adotado uma postura séria e dura em relação a esse assunto poderiam ter continuado, e até melhorado, sua imagem de confiabilidade.

    O próprio Google pode ser facilmente manipulado. Existem milhares de "macetes" para se conseguir isso. A diferença é que quem faz uso desses macetes acaba sendo detectado e severamente punico pela empresa. É por isso que eles estão aí como os maiores indicadores de relevância de qualquer site da internet.

    O Blogblogs decepcionou. Pior que todos saímos perdendo. Lamentável.

  • A sua colocação foi perfeita! Eu me coloquei na posição de que não entraria nessa polêmica de certo ou errado, mas esperava uma posição dos administradores do blogblogs, quando me deparei com essa mensagem no twitter (http://twitter.com/blogblogs/statuses/1005347599).

    Tudo bem que eles achem o meme legítimo, mas apoiar??? Não! Eles jogaram a credibilidade do ranking por agua a baixo e assinaram isso. Será que acharam engraçado? Não é possível que o brasileiro seja conivente com trapaças e jeitinhos, se é no google não tem perdão, se é no technorati não tem perdão, mas no blogblogs voce tem que aguardar 6 meses para ver o resultado (se não tiver o meme: "Eu quero subir de novo, pois já passou a validade").

    Simplesmente lamentável.

  • Finalmente alguma voz sensata sobre esta palhaçada de derrubarem o Interney em rankings.

    Obrigada! :)

    • Carol, creio q vc não conseguiu "pegar" o real sentido dessa campanha. A última coisa q pode-se dizer a respeito é derrubar o Interney no ranking…
      Leia o post onde surgiu a campanha e tire suas próprias conclusões

  • Bom Cardosão, o que eu tinha que te dizer já disse no Twitter.

    Agora subi e desci esses comentários umas 200 vezes em busca de um posicionamento do Manoel, mas não encontrei.

    Isso sim é triste.

    • Fábio, se não me engano você participou da campanha e ainda comentou:

      "No mais, acho bacana a inciativa. Só espero que todo mundo atualize os link".

      Mudou de idéia depois que todo mundo começou a falar mal?

      • Mudei de idéia sim, mas só quando vi que os únicos que levaram a proposta da campanha a sério (mostrar que estar no top 10 do ranking não quer dizer nada) foram os primeiros a aderir. O resto só quis os links e possíveis aumentos de visitas por ter subido de posição no ranking. Inclusive ela começou ser chamada pelos próprios participantes de "suruba de links", o que indica a conotação de safadeza na história toda.

        Aliás, se você se deu ao trabalho de ler o post vai saber que eu chamei a campanha de linkbaiting filho-da-puta, ia saber que anticipei isso e ia saber que eu discordo do Cardoso.

    • Você é um palhaço baba-ovo,

      participou da campanha, ainda pagou pau pra quem fez…fico todo felizinho por subir no ranking.

      seu merda

  • Cardoso, ANTES do meme o blog Cogumelo Louco (www.cogumelolouco.com) já figurava na 10º posição. Você sabia disso? Tenho a "leve" impressão que não.

    A manipulação do ranking já vinha acontecendo há tempos e os sabichões – tipo você – nem percebiam. Mas o "moleque" que criou o meme sim. E mostrou que o BlogBlogs já havia deixado de ser parâmetro há muito tempo.

    Eis que temos dois resultados MUITO positivos:

    • o blogblogs se comprometeu a tornar o ranking mais confiável;

    • pode parecer clichê, mas você deixou cair a máscara. A turma do meme é um bando de "vira-latas"? Engraçado, o Rafael Barbosa, criador do rolo todo, é (ou era) seu fã e leitor assíduo – talvez você lembre e saiba melhor disso do que eu.
    Decepcionante ver um "dinossauro" da blogosfera se achando no direito de tratar o público assim.

    Aliás, pior é eu estar comentando e ter a certeza de que serei considerado mais um vira-lata com uma opinião inútil. Enfim…

    PS: esclarecendo, eu não participei deste meme, nem dos anteriores que tinham o mesmo objetivo, mas de maneira velada.

    • "Decepcionante ver um “dinossauro” da blogosfera se achando no direito de tratar o público assim". Discordo. Esses que participaram do meme são um blogueirinhos metidos a espertos. Não são "o público", longe disso.

      Na verdade, a culpa disso é dos administradores do blogblogs, que deveriam ter impedido o meme no início, sob ameaça de banimento. Deixaram rolar, e agora deu no que deu. Dizer que os espertinhos são "criminosos digitais", como disse o Cardoso é um exagero.

      Nada havia nos regulamentos que proibisse burlar o sistema. Mas os administradores poderiam, apesar disso, ter advertido os espertalhões e acabado com a farra. Pelo que dizem, não foi o primeiro meme a fazer isso (aliás, existe algum outro propósito pros memes?).

      • Você é só mais um que não entendeu a campanha.

        Como muitos.

      • "Esses que participaram do meme são um blogueirinhos metidos a espertos"

        Acho, você não leu a parte em que eu disse "o Rafael Barbosa, criador do rolo todo, é fã do Cardoso".

        O fato é que o BlogBlogs já havia se desvirtuado bem antes dessa campanha. Quem não sabia disso é mal informado. O Cardoso, inclusive.

        Sugiro que, antes de vir aqui puxar o saco, informem-se mais a respeito do rolo do BlogBlgos. Podem começar lendo esse post do próprio Rafael, em outubro:
        http://rafabarbosa.com/2008/10/28/a-questao-do-ra

        • Tanto li, meu caro, que se ler os comentários deste post do Rafa Barbosa que você linkou, vai ver que eu escrevi pra ele lá, antes de postares o link aqui. Já tinha visitado o blog dele antes e gostado. Perguntei da incoerência dele de apontar as falhas no sistema e dizer que não precisa de memes pra subir no ranking, e depois fazer justamente o contrário.

          A propósito, isso ele não respondeu.

  • Vou apenas fazer o comentário minúsculo que eu fiz pelo twitter (e que vc provavelmente nem viu pq deve ter chovido comentários sobre o assunto, kkk):
    vc é relevante, vc tem uma boa cabeça.
    O Blogblogs se mostrou falho, baseado em quantidade, não em qualidade.
    Que tal pensar em uma alternativa, um ranking, uma seleção de blogs pela qualidade e não pela quantidade? Existem inúmeras maneiras de fazer isso, até mesmo com uma mistura de "digg" com editores, visitando e olhando os blogs, com ranking de links (algo como o blogblogs, mas misturado com outras técnicas para evitar esses "meme-farmings")

    Sei lá, só uma idéia.
    * shrugs * EU realmente não me importo muito com isso. Mas seria legal ter um diretório legal de blogs nacionais para se visitar, podendo escolher categorias, assuntos, tags…

    Fica a idéia. Você certamente seria uma das pessoas da blogosfera que teria como levar a idéia adiante :p

  • Pingback: Na blogosfera, nós somos negros e os PROs a Klu Klux Klan | Muita Pimenta()

  • vergonhoso isso, a briga para subir nos ranks de formal totalmente desleal.

  • o Blogblogs tem um ranking que mede os links dos últimos seis meses e só! Ele não mede qualidade, nunca fez isso!

    Não consigo entender porque tanto barulho. Essa deve ser a décima campanha que acontece, será que só agora se tocaram do que estava acontecendo? Todo esse barulho, por mais que não assumam, é EGO ferido dos blogs considerados "grandes" sim!

    Menosprezar os blogs "pequenos" é ridiculo! E daí se um blog tem 100 visitas díarias? Os blogs "grandes" já "nasceram" com 10 mil visitas/dia??

    Existem vários blogs "pequenos" de ótima qualidade e que não devem nada pra nenhum outro blog "grande".

    • Leia o texto de novo, tente entender dessa vez.

      • Eu li e entendi muito bem o texto! Talvez você devesse procurar entender a ironia dessa campanha de links. Não foi quebrada nenhuma regra. Um blog pode linkar quem ele quiser, isso é um direito!
        No fim a campanha fez mais barulho do que se esperava, graças as criticas sem fundamento feita pelos blogs "grandes" como esse.

        MUITO OBRIGADO POR DIVULGAR NOSSA CAMPANHA!!!

        ps: da proxima vez, por favor, nao esqueça de linkar os blogs responsáveis pela "baderna".

        • A falta de ética de vocês me surpreende.

        • Andre

          Meu filho, se seu blog n]ão sai das 100 visitas diárias, é pq deve ser uma bela bosta. Se vc acha que estar numa posição melhor no BlogBlogs ajudará a ter maior visibilidade, sugiro fazer um site de torrent.

          • André vou ignorar seu comentário! Como não deixou um link, imagino que não tenha um blog, sendo assim o ranking do Blogblogs não serve de nada para você! Estar "bem" no ranking não interfere nada na minha vida nem no meu blog e meu blog nem subiu muita coisa no ranking!!!! Continuo postando coisas que me agradam e só!

            E novamente quero agradecer OBRIGADO POR DIVULGAR NOSSA CAMPANHA!!!!

            O "eixo pobre" agradece.

  • Sinceramente, eu tô cagando pra essa história, porque meu foco, e minhas regras são outras. Eu jogo com a minha imagem, e não só com o blog.

    Mas assino embaixo de cada palavra tua.

  • Pingback: E o ranking do BlogBlogs… | Rodrigo Flausino()

  • Pelo menos esse texto vai lhe valer um monte de links…

  • Nome Obrigató

    ":::: Lazer ::::

    Por Lazer • Atualizado às 02:30 de 21/Nov

    O Entretenimento Mora AQUI."

    Você escreveu "entreteMimento" por qual razão? Erro de digitação ou a frase realmente estava assim e foi corrigida?

    Além de não ter absolutamente nada de errado na frase (algo que poderia justificar – minto, não poderia, mas vamos dizer que sim – você ter chamado o cara de "filhodaputa" via Twitter), obviamente é uma piadinha de Reversal Russa, que apesar de não ter graça, tenho que insistir que não há nada errado.

    Concordo com você em todo o resto, mas ter levado isso pro lado pessoal – mesmo que não tenha sido a intenção, é o que parece – foi um pouco longe demais.

    PS.: Espero que ninguem se sinta ofendido com o que eu disse. Se você – que está lendo meu comentário – está se sentindo ofendido com o que falei, sugiro fazer algo pra esfriar a cabeça. Os animos aqui estão um tanto exaltados por bobagem.

    • Era o SLOGAN do seu blog e você sabe disso. Quando você não sabe português BÁSICO não tem que se meter a blogueiro.

      Você estar na minha frente em qualquer ranking lista ou apanhado é uma ofensa a mim e à língua portuguesa.

    • Era o SLOGAN do seu blog e você sabe disso [2]

      Cara de pau pouca é bobagem hein…

      Eu fui no tal blog e conferi. Não só isso, como também inúmeras aberrações ortográficas.

      • É impressão minha ou esse Fábio Buchecha e o maior baba do Cardoso?

        • Então o mundo se divide entre gente que discorda de mim e gente que puxa meu saco?

          • Em nome da diversidade, viva a confusão, viva a anarquia que impera neste pseudo espaço democrático! (by Ruisley).

            A questão do Buchecha é bem coisa de babar ovo mesmo, o cara participou da campanha e depois vem aqui procurar posicionamento do Manoel Lemos e apoia suas palavras contra o blogs que participaram, salvo que ele também entrou na campanha e depois apagou o post.

            Post ficou bem na pauta do seu blog, que é fazer crítica a Blogsfera, mais algumas partes vc teve poscionamento de menino em fica xigando a mãe dos outros, no mais aguardo mais post pelo feed.

            abas.

        • pwned!

        • Que tipo de baba ovo discorda da pessoa? Aliás, por acaso o mundo se divide entre gente que discorda do Cardoso e quem puxa o saco dele? [2]

          Agora o sujeito tem a cara-de-pau de vir aqui depois de corrigir o erro groteso de ortografia para dizer que o Cardoso acusou injustamente e você está mais preocupado em me acusar de baba-ovo do que pensar no respeito que o blog de um sujeito que vem aqui pagar de bonzinho (e de espertinho) merece. Definitivamente a internet não precisa de um sujeito como você. Você levou para o pessoal, quase como se fosse com você.

          É impressao minha ou você é o maior baba do carinha do entretemimento?

    • Comentário FAKE… acho que já deu muito #mimimi isso.

      • O comentário é fake, mas você corrigiu o entretemimento sim.

        :-P

  • Depois da crise vem a evolução. O sistema de ranking do BlogBlogs obviamente usava um método frágil de classificação, mas não concordo com a atitude de fazer posts somente para manipular rankings, assim como acredito que se o blog recebe muitos links é porque ele tem conteúdo relevante.

    Muitos blogs bons caíram e muitos blogs do tipo "olha que legal o que achei na net" (copia&cola) subiram. Esses mesmos blogs, que justificam essa atitude acusando os Interneys e MeioBits da vida de formarem panelinha, têm centenas de links para outros blogs e vivem reproduzindo conteúdo uns dos outros, sem nem ao menos fazer um comentário útil, sem ao menos agregar um valor ao seu blog.

    Se há duas "panelinhas" eu fico do lado daquela que produz CONTEÚDO, mesmo com meu blog sendo um ilustre desconhecido que poderia se beneficiar com essa manipulação. Afinal, o que o meme que fez essa massa de blogs subir no ranking trouxe de conteúdo? Será que daqui a seis meses você (e os blogs de sempre) não estariam nas mesmas posições?

    Pior mesmo foi a postura do BlogBlogs. Talvez estivessem com medo por causa da grande quantidade de blogs envolvidos. Trocaram quantidade por qualidade (como fazem com os links). Disseram que o meme foi válido e, ironicamente, estão trabalhando numa versão 2.0, que, se for melhor mesmo, vai deixar o ranking muito parecido com o que estava antes. Qual foi mesmo o objetivo do meme?

    Vou parar por aqui. Tenho que me controlar. Cada lugar que eu vou fazer um comentário acabo escrevendo um texto…

    PS: Eu vi um erro 404 na barra Jabá, então pensei, ele é o dono do blog e deve ver a página com frequência; em minutos ele descobre o erro e conserta. Eu nem ia citar isso no comentário, até que eu cliquei no link "Política de Privacidade" e fui agraciado com mais um erro 404. Deve ser meu dia de sorte! :)

    • Droga. Na política também?

  • Opa Cardoso, conhece o Postrank? http://www.postrank.com/feed/d96eefb155b9a570d821
    Se existisse algum ranking aqui no Brasil que utilizasse os concentos do Postrank, acho que seria algo mais justo.

  • Eu evitei comentar pois meu site ainda nao esta pronto e portanto nao divulgo tanto quanto poderia, assim como o universo de blogs ainda eh pequeno se comparado a um blogblogs, mas o Ranking dele, pelo menos nisso, nao usamos somente backlinks, usamos pagerank, technorati(sim, nao temos problemas com concorrencia), yahoo, alexa, mencoes no google search tradicional e algumas coisinhas mais….

    Ele mora aqui: http://yoomp.com/blogs

    Nao eh perfeito, mas espero que esteja bem mais maduro em algumas semanas.

  • Cara, entendo sua indignação, mas ela é pouco prática.
    Cliquei em alguns dos blogs q fizeram o tal "gorpinho", e realmente boa parte deles era um lixo.
    Porém, esperar que os blogs tenham responsabilidade, ou q saibam esperar anos pelo sucesso, é querer demais do ser humano (infelizmente).
    Fica a lição de q precisamos de melhores ferramentas de relevância, assim como um banco precisa de sistemas de segurança (e não ficar injuriado qnd alguém o invade).

  • Ricardo

    #mimimi
    Pra mim este mimimi e chororô é mais ego, tanto seu quanto deles que aplicaram o golpe.
    O que vale é o conteúdo do teu blog.
    Falo por mim, mas leio o que gosto e não por ranking.

    Ego off please.

    • Concordo, puro Mimimi…

      Até pq, tb não sou leitor de blogs por ranking, leio oq tem contéudo e continuo sendo leitor dos blogs que tem oq se comentar, como o seu… o resto é ego, puro ego.

      Uns fizeram mimimi por querem espaço, outros pq perderam, tá, kd a novidade?!

  • Muito bom Cardoso. Seu texto disse tudo e o parabenizo por remover sua conta como forma, mesmo não assumida, de protesto. Fez muito bem e o artigo ficou muito bem escrito…

    Também fiz um artigo em meu blog com o Título "Mamae eu quero forjar o ranking do blogblogs e ficar entre os primeiros, mesmo meu blog não prestando" no qual faço uma crítica a [campanha] também… Convido todos a ler…

    Grande abraço e sucesso aos novato no ranking, que logo sumirão.

    Monthiel

  • Parabéns, era tudo o que eles queriam. Mas o que eles queriam? Mostrar que o sistema é falho ou que o jogo pode ser facilmente manipulado.
    É muito mais fácil abandonar o barco que retirar a água do convés…

  • Franceso

    Isso é típico de brasileiro!

  • Não sou blogueiro…

    Mais acampanho algus blogs que são muito úteis no meu dia-a-dia, e o que eu vejo como todo nesse mudinho de blogs é a "hipocrisia". Sempre estão discutindo questões de ética, transparência e relevância e nisso algunas vem de peito aberto falando que tem mais, vc mesmo falou isso e um debate com outros blogueiros, em ser mais transparente que veiculos de comunicação.

    Como o autor da campanha disse em seu post, o objetivo era mostrar a falhar em que o ranking do blogblogs tem, e que podia ser manipualda facilmente. Vai saber ser isso não vinha acontecendo às escuras?

    O mais importante não e o autor e sim a obra.

    • Colega, acredito que você esteja um pouco equivocado. Essa história de mostrar a falha do blogblogs não é verdadeira, ao passo que vi essa campanha nascer, praticamente, quando havia posts com pouquíssimos links. A idéia sempre foi "vamos linkar os outros para subir nos rankings", apenas.

    • RODRIGO VOCÊ NEGA O "ENTRETEMIMENTO" MAS ESCREVE "ALGUNAS" VÁ SE F####, MALDITO HIPÓCRITA!!!!!!!

      [off post]normalmente eu não me exaltaria assim mas isso é hipocrisia de mais até pra mim[/off post]

  • Eu, acho que mimimimimimimi
    O blogblogs mimimimimimimimimi
    cai no Rank mimimimimimimim
    EL DELETAY MELS BLOGS Mimimimimimimimi

    Carlos Cardoso mimimimimimimimi

    • Deixa ver se entendi. No comentário acima VOCÊ me chama de infantil?

      • ha ha ha Owned!

        • Pedro de Lara

          "ha ha ha Owned!" [2]

      • Andre

        Pra mim, é trissomia do nº 21.

        • Não ofenda os pobres downs…

  • Eu sou mais uma das que lê o seu blog mas não concorda com tudo.
    Conheço as pessoas que criaram a campanha. Falei pras duas que não concordava, que não entraria nessa campanha. Entrei em outras campanhas que achei legal como o amigo secreto, por exemplo. Boa idéia, jeito legal de conhecer blogs novos.
    Mas acho também que você foi um pouco radical. Banir a sua conta do blogblogs, na minha opinião, não mudará a decisão do pessoal de lá, de voltar atrás, punir os responsáveis. Mesmo porque, eles não fizeram nada de ilegal (apesar de eu não concordar com a campanha). O blogblogs é uma ferramenta que baseia a posição dos blogs pela quantidade de links que ela recebe e não pelo conteúdo do blog, então, eles criaram uma campanha para gerar links entre eles.

    Com essa campanha, eu (que não participei) cai umas 100 posições. Eu vou me preocupar com isso? Claro que não! Vou correr atrás do prejuízo (se é que isso é prejuízo) publicando meu conteúdo, linkando e sendo linkada, como sempre fiz.

    Talvez você desse importância demais a um sistema (que é bom, na minha opinião) que só mede a quantidade de links que um blog recebeu!

    Abraços.

  • Clap, clap, clap.
    A Juliana Sardinha tens razão, não há como esse texto ficar melhor, ele está perfeito.
    O problema de toda essa suruba de links, não é ela propriamente dita, e sim o seu objetivo. Já foram criadas memes com os mais variados temas, e grande parte dos participantes entravam apenas pela brincadeira, tanto que nenhuma delas citava um serviço de indexação. Eu mesmo já participei de alguns e confesso que somente depois do último, o Contagem da Blogosfera, que fui perceber a real intenção de quem cria esses esquemas (tive que ser punido pelo Google para 'cair na real').
    A posição do BlogBlogs também, julgo que foi deplorável. Não esperava uma punição para os que participaram da meme, só que imaginaria que a posição deles seria diferente dessa:

    …devemos dizer que todo meme, seja ele com o intuito de compartilhar conhecimentos e opiniões (aplausos, é isso aí) ou para angariar links de outros blogs (não é de todo ruim), é legítimo.

    Pra mim, isso quer dizer que o serviço agora está muito mais preocupado nos cliques em anúncios do que o rank propriamente dito.
    Só vou esperar mais alguns capítulos dessa novela, e se continuar assim, farei igual você, sairei do play.
    Abraços

  • Carlos Cardoso, essa sua atitude é de uma menina que acabou de perder um brinquedo.
    Primeiramente, achei demais quando você xingou o Evandro, do blog http://lazer2.blogspot.com. Isso talvez mostrou toda sua superioridade para com os outros blogueiros, não foi? Ganhou algumas Internetz com isso, right?

    Cara, não se limite apenas com o BlogBlogs, delete também sua conta no Technorati. Hey, espere, delete seus blogs também. Deixe que os vira-latas, que somos nós, bagunceiros, SEM-CONTEÚDO, e com blogs porcos, acabem com tudo de vez.

    Eu perdi as contas de quantas vezes eu entrei nos seus blogs e ia dormir rindo. Pensava: "Caraca, esse Carlos Cardoso é fod*, Engraçado bagarai".

    Agora você continua fazer rir, mas infelizmente com essa sua posição mediante essa campanha.

    Em Tempo: Por acaso você saberia dizer qual é a melhor ração? Aquela com gosto de frango e talz… To com mó fome agora :(

    • O Technorati PUNE quem faz esse tipo de molecagem. Não há motivo para sair de lá.

      • Bom, essa campanha também afetou o ranking no Technorati. Mas, como sua posição não foi afetada, por quê reclamar? Não é?

        Cardoso, você percebeu que o povo da panelamimimiblogs, ficou tão chateado quanto você? Poxa, não sabia que uma mordida de um vira-lata poderia machucar tanto :(

        E tipo, meu blog no blogblogs figura a 57ª posição. Se alguém entrar no meu blog e não achar nenhum conteúdo, eu o deleto. Pois além de games, trato de entretemimento.

        • "..trato de entretemimento…."
          pronto Cardoso, está preparado. Pode descer a lenha…

          • Ironia. Ou você entende, ou faz comentários rídiculos.

          • Ortografia.Ou você sabe, ou faz comentários rídiculos.

          • PWNED

          • UAHUhuHUAHUhauhUAHUhuahU. O Cardoso está bem arrumado com esses leitores. Bem, como não tem mais nada de interessante por aqui, partirei.

          • rsrsrs mó baba ovo esse Fábio.

          • Pedro

            Porra, mas o Daniel OWNOU o cara mesmo.

            sem entrar no mérito da questão cental….

            uAHuaHuAHuAHaUHaUhaUhaUha

          • PWNED[3]

          • Poucas coisas são tão denotativas de imbecilidade quanto atacar o uso da ortografia/gramática de um comentarista.

            O assunto aqui não é língua portuguesa e seu uso. Quem escreve "pobrema" pode ter um argumento tão ou mais válido do que aquele domina a norma culta da língua.

            Não sejam ridículos. Citiquem o ponto de vista do sujeito e deixem de lado os erros de ortografia.

            Por que ninguém criticou os erros que o próprio Cardoso cometeu no post?

          • Você só diz isso porque no nome do seu blog tá escrito espresso com S e não com X ou é porque também não tem nada a acrescentar?

            Vá, tenha um orgasmo e me chame de imbecil.

        • Owned (incontestável)

          • Porra, vocês estão achando que eu escrevi ENTRETEMIMENTO por erro de ortografia? Meninas, vocês chegaram na festa agora. Foi por isso que a madame Cardoso ficou puta, POIS ELE VIU ONDE O ENTRETEMIMENTO MORA!!!!!!!!11111111

            Cara, eu ainda acredito que vocês estão zoando. Sério. UAIHIUAHUISAHUISHAISHAUIHSAUIHSAUIHSUIA

          • Caro Super Wallace, agora o Fábio não estava mais zoando você, mas sim o Mr. Prawiro.

          • Pedro de Lara

            "Aposto que vc leu isso na Wikipedia."

            Só seria legitimo se ele tivesse deduzido tudo isso, você tem razão.

            Fora conhecimento adquirido! Se for pra aprender lendo não vale, ou deduz ou induz!

            (obs.: Só vale partir de premissas empéricas também, senão fica fácil)

          • Mr. Prawiro

            O sujeito se diz jornalista e não sabe a diferença entre expresso e espresso. Patético.

          • Cara eu não quero ser chato, mas vamos lá:

            Em italiano se diz "caffè espresso" . No português não existe esta forma com 's', porque a palavra expresso vem do latim expressus, que é particípio passado de exprimère. Não li o seu blog, não sei se você é português. Mas acredito que não, porque em Portugal se diz coloquialmente 'bica'.Portanto,as evidências mostram que está escrito errado mesmo.

          • Aposto que vc leu isso na Wikipedia.

          • Leitura significa aprendizado. Você deveria experimentar também, sobretudo antes de abrir a boca e ter um blog.

          • Tá bom, tá bom… Você tá certo… Agora vai brincar com seu amiguinho "buchecha", vai… Deixa o tio trabalhar…

          • UNSTOPPABLE
            eu "si divirto"

          • Pedro de Lara

            “Aposto que vc leu isso na Wikipedia.”

            Só seria legitimo se ele tivesse deduzido tudo isso, você tem razão.

            Fora conhecimento adquirido! Se for pra aprender lendo não vale, ou deduz ou induz!

            (obs.: Só vale partir de premissas empéricas também, senão fica fácil)

  • Lavação de roupa suja é sempre desagradável. Na blogosfera, então, ainda mais…Quem foi atingido tem direito de reclamar, é claro. E quando a reclamação vem de um dos "big players" da blogosfera nacional ela é naturalmente amplificada, o que vai gerar uma discussão que vai durar uma ou duas semanas, criar algumas inimizades e depois ninguém mais vai se lembrar dela. Já vi esse filme outras vezes…

    Se esses blogs "anarquicos" querem implantar o "comunismo blogosférico", eles começaram a sua "luta" do jeito errado. Seria muito melhor eles se linkarem a si próprios no contexto dos seus posts. É simples: se você é um "comunista blogosférico" e escreve sobre, digamos, tecnologia, então pare de linkar o MeioBit e outros blogs ditos "grandes" e encontre alternativas de links entre os "pequenos". Claro que isso pressupõe que existam bons blogs sobre esse assunto que não estejam entre os grandes. Mas também é um erro achar que todos os blogs pequenos são ruins.

    Infelizmente esse caminho é longo e os "comunistas blogosféricos" são muito imediatistas. Ainda está por nascer o "Lenin" dos comunistas blogosféricos. Ou não.

    • Henderson, da minha parte estou achando isso tudo MUITO interessante, o que se chamava "blogosfera" (termo estranho pra mim) está mudando muito, vai ser bem educativo ver onde isso tudo vai dar :)
      (Se é que vai…)

  • Enquanto vocês discutem isso, eu continuo fazendo posts.

    Fim.

  • Vocês não sabem como o Kibeloco, um blog que chega a ter 180.000 visitas únicas por dia, bastante elogiado pela mídia tradicional, muito solicitado para as campanhas da Skol, Visa, Microsoft, entre outras grandes, está preocupado com o ranking do Blogblogs.

    Discussão patética.

    • Você trabalha pra ele?

    • Realmente, o Kibeloco e Jacare Banguela são referençias em blogs, muito dos meus amigos que nem saber o que e blog, fala deles.

      O Contraditorium também é uma grande referência, mais em vez de fazer conteúdo, fica nessa birra, ficou mais de 20 dias sem postar nada e vem esse texto chamando blogueiros de vira-lata.

      Cara, vai postar que vc ganhar mais, eu agradeço.

      • Tenho ouvido muito esta crítica de que alguém fica 20 dias sem postar. Que diferença isto faz? Blogs precisam ser bem escritos, com conteúdo original e bem trabalhado. Não adianta nada atualizar todo dia várias vezes se o conteúdo é uma bosta.

    • Andre

      Eu nunca perdi meu tempo lendo o Kibeloco. Bem, tem gente que gosta de novela e Big Brother…. É o mesmo tipo de público.

      • Janilson

        "Eu nunca perdi meu tempo lendo o Kibeloco. Bem, tem gente que gosta de novela e Big Brother…. É o mesmo tipo de público." [2]

  • Também sou contra a ação de links para subir no ranking. Já está um saco acessar o buzz por que a cada post ele coloca uma série de links, de vários blogs.

    Um link, necessariamente significa que você confia e indica aquele blog ou site. OU vc está referenciando algo sério. Eu mesmo linko todas as fontes de notícia que comento no meu blog. Especialmente por que eu não sou o autor daquela informação, eu estou comentando uma informação que li em algum lugar. Por isso devo linkar.

    A banalização do link é ridícula. O blogblogs deveria ter um sistema semelhante ao Google Analytics, que conta as visitas e não os links. Um bom blog é um blog que tem visitas.

  • Como você mesmo disse, o blogblogs ignoram links com mais de 6 meses de vida. Logo, essa atitude sua e de outros que deletaram a conta lá, demonstra que essa brincadeira de blogueiros que estão começando e ainda aprendendo sobre o que é blogar , atingiu em cheio o ego inflado de que acha que está acima de tudo e de todos.

    Aí, pra continuar se sentindo superior, você se tornou um mártir pra si mesmo, e caiu na mesmice tupiniquim que tanto critica.

    O blog de quem é grande vai continuar grande. Parem de chorar, logo tudo volta ao normal e vai ser só uma lembrança na cabeça de todo mundo.

  • Clap Clap Clap.
    A regra é clara, encheu de gente, virou bagunça.

  • Pingback: Dois pitacos sobre “a crise do BlogBlogs” « Dois Espressos()

  • Já leu esta crítica ao Google, que também fala sobre essas fraudes? http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=47259

  • Só um pouquinho, deixa eu parar de rir….hehauehauehauehaueh…..

    Respirei agora…

    Comparo a sua atitude ao seguinte exemplo: Você é o melhor do time e dono da bola. Aí, o time resolve mudar a estratégia, afinal os tempos mudam, e vc não concorda com isto. Não concordando, em um acesso de raiva (bem loca =P), resolve sair do jogo e, ainda por cima, quer levar a bola??!!

    Faça-me o favor, né… Uma atitude como esta "soa", no mínimo, como anti-esportista.

    Mas, cada um, cada um…

    Sucesso.

  • Janilson

    Quem é bosta nessa merda toda é o BlogBlogs. Idiotas, como diria meu avô, são incontáveis nesse mundo. Agora, atitudes que coibam idiotices sempre foram bem vindas. Tá aí o Estado de Direito para comprovar minha teoria, pelo menos tentando coibir práticas idiotas, tais como um serial killer de sair matando todo mundo. Não fico puto com os blogueiros não, já perdi minha fé na humanidade há um tempo, agora uma instituição como o BlogBlogs não pode ser levada a sério não, perdeu qualquer credibilidade a partir do momento que perdeu o foco no seu escopo!

    BOA CARDOSO!

  • Aí me aparece o Alexandre Sena e solta uma abobrinha dessas:

    "outro 'escândalo' que abateu a blogosfera por esses dias foi a decisão do BlogBlogs de não punir os usuários que fraudaram [fraudaram???] o sistema de ranking do (até agora) maior indexador brasileiro de blogs. Blogs com melhor conteúdo [melhor conteúdo???] foram derrubados no ranking por blogs de qualidade inferior [blogs de qualidade inferior???], mas com mais links.

    E ainda tem gente que dá os parabéns pelo "trabalho jornalístico" dele…

  • Pingback: Alexandre Sena » Blog do Sena » Blog Camp Bahia: o mais simpático. E o mais polêmico.()

  • Antes de comentar essa postagem, gostaria de fazer uma observação: você passou um tempão numa tal de festa (veja meu comentário na postagem anterior) e voltou mais silencioso do que nunca a respeito dela. Porra, quase um mês sem postar, se preparando pra festa e nenhum comentário depois? Sei não, hein?…

    Com relação à postagem atual, quando o blogblogs mudou sua forma rankear os blogs, entrei em contato e questionei o fato de que haveria o surgimento de "correntes" com o único objetivo de uns linkarem os outros e melhor posicionarem seus blogs, sem qualquer compromisso com a qualidade das postagens, e obtive como resposta que no modelo anterior de ranquear os blogs também haviam falhar e que, à medida que falhas fossem constatadas no novo modelo, essas seriam corrigidas de forma oportuna. O certo é que, quem quiser ficar bem colocado no rank do blogblogs tem que fazer ou participar de "correntes" ou "campanhas", senão, tá fora. Quando da mudanda, o meu blog estava na colocação 370 e de repente foi para mil e lá vai pedrada. Aderi a uma campanha e já voltou para o posto 367. Então, fica assim, ou fazemos uma campanha firme para o blogblogs voltar ao que era ou aderimos ao que está aí. E foda-se.

  • vim bater aqui por indicação de um amigo q recebeu indicação de outro amigo. foda-se blogblogs

  • Mr. Prawiro,

    Aprenda o que é jornalismo opinativo antes de criticar o que escrevo.

    Não concordo com tudo o que o Cardoso escreveu, mas acredito realmente que a manipulação na troca de links configura fraude no ranking. Convença-me do contrário e retirarei o que escrevi.

    Quanto a blogs de melhor ou pior conteúdo, trata-se de questão subjetiva. Você tem suas preferências, eu tenho as minhas. Não há o que se discutir.

    • Alex, concordo com o que você disse aí e no post, mas jornalismo opinativo usando critérios subjetivos e sem embasamento nos seus posicionamentos não é jornalismo. É achismo.

      Abraço cara.

    • By the way, também sou jornalsita.

      • engraçado, pelo que parece voce participou da campanha tambem..
        tem medo de ser julgado por blogs grandes?

        • Ainda lembrando que voce apagou o post depois, mas como existe o cache, temos até print, assuma uma responsabilidade cara…

        • Você leu meu post?

  • Mandou bem Cardoso.. No início do meme, até pensei em entrar e participar, depois passei a pensar que não seria muito "justo", ai fiquei apenas acompanhando pelos arredores mesmo.. rsrs
    Obs: vc ta enrolado com alguns comentadores ai.. UAhuhuA
    Abraço

  • Carlinhos

    O Cardoso deveria ter feito isso há muito tempo atrás quando o Interney fez a mesma coisa que os "vira-latas", ele começou a fazer links em cada post para outros blogs dentro do Interney Blogs, logo os blogs de sua rede subiram absurdamente no ranking.

    E o pior de tudo, sabe qual é a diferença dos dois casos?

    Os "vira-latas filhadaputa" fizeram de cara limpa em um jogo aberto.

    O Interney fez pq precisava APENAS "linkar conteudo relacionado" ou coisa e tal, ou seja, balela…

    Pq somente agora a "chiliquenta da blogosfera" resolveu parar de brincar?

    Pq antes era seu amiguinho que estava manipulando o ranking e agora é os "vira-latas filhadaputa" ?

    Caia na real Cardosão.

    Abraços
    Carlinhos

  • Pingback: Não quero brincar, mas vou descer “pro” Play. | Muita Pimenta()

  • Cardoso, me tire uma dúvida. A campanha dos links teve ou poderá ter impacto nos contratos publicitários dos que perderam suas posições?

    • Diretamente não, mas o Mercado perdeu uma ferramenta de referência. Isso vai dificultar a identificação de blogs relevantes, tornando mais trabalhoso para as agências montar um plano de mídia. Isso pode diminuir o interesse em publicidade online.

      • Jean

        e também pode causar maremotos na Ásia… jamais se esqueça disso…

        • Quando meche no dinheiro tem gente que vira bicho…

  • Anderson

    Uiiiii, os diários virtuais estão em crise!!!!!!

  • Pingback: O ranking do BlogBlogs já era uma merda há muito tempo (e ninguém falava nada) | Pois Bem()

  • Ah.. os chorões. Já que estão tão preocupados com CRIAR CONTEÚDO, criem mais conteúdo e parem de dar "pití de estrelinha" um pouco.

    Ficaram bravinhos porque fizeram um riot no rankzinho que vocês dominam? Tadinhos.. Querem ser as estrelinhas solitárias ):

  • Como de costume, já virou molecagem e página virada… "Brasileiros" [SIC]
    "Beju mi liga"

  • Seu site é legal cara, agora como disseram acima, para com esse mimimi do kct, vc ta parecendo adolescente idiota que fica reclamando que mudaram as regras do jogo.
    Se adapta cara, tu não é quadrado e já mostrou isso com os outros conteúdos dispostos no site.
    abraço e bola pra frente cara.
    Leia Charles Darwin caso precise superar isso.
    abraço

  • Na boa? Eu ainda vou fazer gente chorar com essa história de blog, tô até vendo…

    No mais, eu quero que as pessoas se matem, eu quero VER SANGUE, vou repetir isso quantas vezes for necessário.

    Falta maturidade de tudo que é lado. E esse negócio de pequeno, médio e grande parece adolescente medindo o pinto. Ainda é micronicho e prá fazer alguma diferença na vida das pessoas, ainda precisa crescer muito.

    A blogosfera não passa de uma criancinha birrenta.

  • Me deu um "imenso alívio" de ter já há algum tempo dado um foda-se pra rankings, comentários em outros blogs, trackbacks, etc… A última referência que fiz a um blog foi ao Undergoogle, que está no meu iGoogle, mas nem fiz trackback, só linkei a index. Claro que, falo como alguém que não usa o blog como trabalho (no que se refere ao sustento) e tem muito tempo que sequer acompanho o que rola nas rodinhas (no bom sentido).

    Não sei do BlogBlogs, não tenho como dar opinião direta, pois fiquei sabendo agora disso tudo aí. Mas há mais de um ano, saí do Second Life porque após ter ganho limpo 800 Reais no primeiro e 1200 Reais no segundo mês, um "bando de moleques" cagou meu tipo de negócio (e de vários outros usuários) por lá e ficou impossível permanecer. Além de deixar de ganhar, achei que tinha solução e perdi dinheiro no processo, justamente por não ter um "regulador" pra isso por lá. E lá se lida de maneira direta com grana.

    Meu blog hoje tem assuntos que gosto muito apenas e geralmente não atraem "povão". Somente dois posts atraem muita gente através do Google – uma avaliação do Norton 360 e outro falando sobre um medicamento. Não fico na "paranóia" com seo e já mudei a estrutura de categorias duas vezes, que faz cair nas buscas mas consequentemente afasta spans e visitantes indesejados no meu caso (os que buscam coisas como "mulher transando com cachorro).

    Eu me acho com algum conteúdo relevante, mesmo sem links. Esses blogs citados na "tramóia" das duas uma: Ou querem dinheiro rápido com seus blogs (e não vão conseguir com isso) ou querem só aparecer. Mas com isso, assim como o meu caso com o Second Life, metem a mão em quem faz da coisa mais que um passatempo ou uma brincadeira.

    Ah, sei lá… Acabei de acordar e já nem sei mais o que tô falando. Minha opinião (s é que tenho uma) não é relevante. :D

  • Anderson

    Mimimi, meu diário tem mais lantejoula que o seu.
    Mimimi, somos parciais (ou não). Jornalistas da mídia tradicional nem sempre são.
    Mimimi, a diáriosfera não é uma panelosfera.
    Mimimi…
    Mimimi, os pequenininhos são safados, o que será que a mídia tradicional pensa de nós?

    Para de subir nas tamancas e escreve porra. É isso que a gente quer. Façam por merecer nossa leitura e o resto, o mercado regula sózinho. Olha, isso aqui está igual diário de menininha que escreve que o professor não corresponde sua paixão… chega de mimimi.

  • LucasMS

    Parece que a "onda" de blogblogcídios surtiu efeito: http://www.alexa.com/data/details/traffic_details

  • mu

    …queopariu, até escrevendo sobre esse tipo de coisa, o cara já tá batendo 200 comments, SÓ NESSE POST. Se isso não é ser relevante, o que é? Acho que vc não precisa se preocupar muito, Cardoso, qualidade sempre tem dono e, na maioria dos casos, leva pra frente.

    @mal-amados da internet, até você que odeia e não gosta dos textos de Cardoso, que acha que é um ataque por causa de ego machucado, pq ele não quer mais que brinquem com sua bola (epa! – como diria o mesmo)…lê seus posts, E TEVE O TRABALHO DE VIR COMENTAR TAL FATO, comprovando ainda mais a relevância e qualidade do autor. Hipocrisia? Se não gosta (ou se é contra, ou sente dó), não leia, po…mbas (eu ia colocar um palavrão aqui, mas prefiro manter meu privilégio =P)! Não percebem que esse post TAMBÉM virou conteúdo, "piti de estrelinha" ou não, vc leu, (não) entendeu e comentou aqui.

    Engraçado que tem gente que fala que "Cardoso tá se sentindo superior, que patético/infantil/ridículo!" e não percebe que tal sentimento é recíproco (pros mais limitadinhos: quis dizer que ao chamá-lo de patético [post, ou mesmo o cidadão] vc se coloca acima dele, achando que é alguém que pode julgar outrém). Ei, eu também sou dono da verdade! E agora?

  • e ainda tem gente q nao acredita em seleção natural ;)

  • Eu estou começando minha vida "blogueira" agora, ainda como um passatempo e tudo mais.
    Apesar do meu foco não ser rentabilidade, eu gostaria de ainda ter algo que medisse a relevância de meus posts.

    A sua recomendação seria, então, buscar o Technoratti ao invés do BlogBlogs?

    Pergunto isso porque me agrada(va) a idéia de participar de algo brasileiro e que reflete(ia) melhor a relevância dos blogs no Brasil.

    • A minha recomendação é ficar de olho nos seus comentários, nos trackbacks. Veja quem linka para você. Não participe de troca de links nem de memes com essa finalidade. Pelos seus leitores você determina sua relevância.

  • Cavalera

    Hum… não sei por qual motivo eu sinto cheiro de segundo grau por parte da turminha da putaria de links.

    Não se trata de fazer uma mudança de estratégia ao agir como alguém acima falou, defendendo esse meme fazendinha. Se trata de fazer a mesma cosa que você fazia porque não tinha capacidade de jogar final fantasy: Cheat.

    Vamos analisar os fatos:

    Nós temos um grupo (os grandes blogs) e esse grupo está em melhor posição no blogblog porque produz material de qualidade por várias vezes, e por isso os outros blogs os fazem links, em materias.
    O que gera obviamente a subida deles no blogblogs.
    Mas veja bem, essa subida se dá ao fato de produzirem conteudo original, e de qualidade (e volto a repetir para aqueles que tem problemas), que as pessoas leem e linkam.

    Agora nós temos um outro grupo, formado por bilhões de outros blogs "menores' por assim dizer. Que em alguns casos até mesmo tem conteudo decente, mas que ainda não deslanchou, por que além de levar tempo, isso também exige divulgação.
    E ao invés de fazer do old way, e fazez comentárois relevantes em blogs e tentar a cada post produzir material de maior qualidade, é decidido que se vai fazer uma campanha para subir ao topo do ranking, fazendo uma suruba de links.

    Por questões éticas obviamente eu fico ao lado dos blogues como o do cardoso que não aceitam de bom grado esse cheat no sistema.
    O certo obviamente é lutar para ganhar posições. Fato. Mas se luta da maneira certa, dentro das regras, produzindo conteudo, e não chorando, se escondendo em cantos escuros, e fazendo criações de links.
    Vocês não entendem que violaram um acordo não escrito, algo que ficava subentendido nisso tudo. Que era que quando houvesse conteudo, ele seria reconhecido de uma forma ou de outra. Mas acho que gente que se diverte vendo Naruto não deve conhecer muito sobre "fighting the good fight".

    Acho que devia ser criado um sistema de cotas para blogues que produzem merda nenhuma, assim pelo menos talvez não fosse necessário educar as crianças.

    A juventude é o futuro da humanidade my ass.

    O que foi feito foi errado, e anti-ético.
    Eu quero ver o que vocês vão fazer quando terminarem a escolinha e tiverem de seguir a vida como homens.

  • Pingback: valadares.org » Do BlogBlogs, seu Ranking e uma solução()

  • Shane Goose

    Como era mesmo aquela história?

    "… eu vou… DEIXAR O QUARTETO FANTÁSTICO!"

  • viva a BLOGOZONA DO CAPETA o/

    quando querendo criar polêmicas conseguimos o/

    êeeeeeeeeeeeee o/

  • Algo que os "moleque" jamais vão conseguir é a maestria com a qual o Cardoso consegue criar polêmica e angariar comentários e trackbacks (e popularidade) seja o tópico favorável ou desfavorável a ele. Esse tipo de competência não se consegue com esqueminhas.

  • Agora eu entendi minha queda…

    De 37 fui parar em 2500 !

    Que lixo, o pior de tudo é ver os admins do BlogBlogs aceitarem esse tipo de coisa!

    Punição em todos que participaram já!

    • O Admin do Blogblogs está debaixo dágua e ainda não sabe de nada. =D

    • warrior

      Jur que o teu tava no 37? O seu blog é pior do que os blog que participaram na campanha.

      • warrior

        foi mal. por algum motivo, não saiu no lugar certo.

  • Black Hat Specialist

    Carlos Cardoso,

    Eu acho que você está dando muita importância para rankings, o BlogBlogs fica muito longe de ser o IBOPE da internet. Existem sites sérios de métricas para isso.

    Acredito que seus leitores não estão aqui por causa de seu ranking do BlogBlogs e sim pelo conteúdo. Sobre a importância de rankings para anunciantes, pode ser que eu esteja enganado, mas o seu forte é Adsense, neste caso Kit de Mídia não serve para nada.

    Fica feio para você,se vangloriar de ser "O maior blogueiro do Brasil" e ficar comprando briga com peixe pequeno. Deixe os caras brincarem de ser TOP, acho que isso não vai te prejudicar.

    Quanto a postura do BlogBlogs, eu acho correta, eles não devem punir mesmo, mas já que foi demonstrado que o sistema é falho, eles deveriam melhorar o algorítimo do Ranking para que este tipo de coisa seja mais difícil de acontecer.

    Na boa, ve se pare de chorar, você quer o que com tudo isso? Está esperando que o Manoel do BlogBlogs vai implorar de joelhos para você voltar? Se liga, o negocio do cara é dinheiro, ele quer quantidade e não qualidade.

    Saiu do Play em boa hora, play é lugar de criança, tu já é macaco velho, seu lugar é no escritório.

  • Nossa!! O trabalho está me tomando boa parte do meu tempo. Eu nem fiquei sabendo que estava acontecendo isso. Realmente, muito idiota uma atitude dessas. Eles conseguiram o que queriam (as primeiras colocações do Blogblogs). Mas certamente o google vai penalizar quem participou do esquema. Aí é bom se perguntar se realmente valeu a pena.

    Mas acho que você fez errado ao remover a sua conta do Blogblogs, Cardoso. Minha vovó já dizia: "O que vem fácil, vai fácil". Assim como esse pessoal rapidamente chegou as primeiras posições do ranking, ainda mais rápido eles vão deixar de figurar nas primeiras colocações, que serão novamente ocupadas a quem é de direito.

    • O Google não vai punir não :D. Entretanto, nós conseguimos o que queríamos provar: a decadencia do BlogBlogs. Como vovó já dizia: só os fracos ficam atrás do entretemimento.

  • Eu tô muito atrasado?

    Porque só hoje vi a edição de novembro da revista época, com a maior galera conhecida numa lista de 80 blogs imperdíveis. Maneiro… não dá medo não, Cardoso? hahhahaha

    • O Cardoso deletou o account dele da revista época também. uashuahsuahushauhsuahsauh

    • Jura que você não sabe que eu fui um dos 25 blogueiros consultados para a tal matéria? E que eu estou listado nela?

      • Que você está listado eu vi, mas não sabia que foi consultado.

        E também, nem sei se o reply é pra mim ou pro Wallace… hehehe

  • Pingback: Cabresto sem Nó » Blog Archive » Blog Contraditorium se retira do Blogblogs()

  • É, deu pano pra manga isso aqui. Próxima campanha: "Vamos xingar o Cardoso via comentário. Blogs participantes:…"
    E segue assim até o fim dos tempos.

  • Saí do play faz algumas semanas e não me arrependo.

    Não gostei do desmerecimento do BlogBlogs em relação a histórico da blogosfera, desconsideram não apenas blogs pelo conteúdo mas alguns que ajudaram a blogosfera a se desenvolver (os primeiros blogs-tutorias, por exemplo) e vão gerar nos anunciantes uma busca confusa pois exceto pelo Technorati não haverá nenhuma ferramenta nacional que adeque as necessidades de quem banca a blogosfera.

    Fora isso há a distorção dos robots de ferramentas de busca que viram inúmeros sites sem qualquer importância no que diz respeito a conteúto e criatividade. Obviamente todos serão punidos com perda do PR (isso se tiverem), mas o maior punido será o BlogBlogs que sofrerá o mesmo que aconteceu com os Top-sei-lá-o-quê que anos atrás distorciam resultados de Altavista, Yahoo e do próprio Google e que hoje em dia nem aparecem (baniudos, claro) nesses mecanismos (me lembro do quanto sofria procurando por alguns assuntos e só encontrava rankings).

    Ademais o que acontece com o BlogBlogs afetará muito pouco a relevância de determinadas coisas. Claro, ficará mais difícil catar agulha no palheiro em que a blogosfera se transformou, mas depois da primeira queimada a palha some e fica apenas o metal. Até porque com a molecagem de agora apenas blogueiros iniciantes usarão o serviço e o acessarão, saindo a cada seis meses quando forem retirados do ranking (isso se seus blogs durarem dois meses).

    Até que demorou a acontecer, primeiro tentaram destruir a credibilidade da Blogosfera com coisas como macacos, e não conseguiram, então o caminho alternativo foi escolhido: desgaste por super-exposição. No final poucos restarão das cinzas da blogosfera.

    • Sinceramente Dragus, você acredita que é a publicidade quem banca a blogosfera? Engraçado ler um pensamento assim de quem se se diz blogueiro. Só mostra que cada vez mais as pessoas blogam visando apenas dinheiro. Ganhar dinheiro sentadinho na frente do PC é mole né?

      Parabéns. São pessoas como você que me incentivam a blogar. Não como exemplo, mas como parâmetro a NUNCA ser seguido.

      • Rafael, presta atenção. Sem anunciantes (98% do faturamento do Google) o blogger não teria condições de se sustentar. Os anunciantes se baseiam na analise de conteúdo para exibir anuncios relacionados. Se o conteúdo é ruim, não exsistem anúncios relacionados.

        Entenda. Quem banca 90% da blogosfera brasileira (serviços como blogspot, UOL blog e outros gratuitos) são os anunciantes sim. O resto são blogs que "se bancam" através de AdSense e afins ou pessoas que blogam por prazer apenas (que infelizmente são poucas).

        • Caciano, temos linhas de raciocínio completamente diferentes. Primeiro: O Adsense não foi criado para os blogs. Ele foi criado para sites. E, os blogs, digo isso com autoridade de quem estudou o assunto por quase um ano pra fazer uma monografia, não começaram sendo monetizados. O Adsense e a publicidade contextual foram criados para pequenos editores de sites. Isso é algo relativamente recente na blogosfera.

          Outro ponto é que dentro do contexto da discussão, estamos falando da blogosfera brasileira e da influencia do ranking na relação agência x blogueiro. Definitivamente não são as agências quem bancam a blogosfera.

          Claro, todo serviço gratuito é bancado por anunciantes. Pena que bons serviços não foram pra frente por não saber explorar isso, como o Desembucha.com.

          Mas enfim, é uma discussão que vai longe.

          • Me pergunto em que parte do comentário falei que o AdSense foi criado para blogs…

  • Cardoso, corrige correndo a concordância da frase no texto:

    "São uma indicação de relevância"

    beijo

  • Diego – Sphink

    #mimimi

    Ninguém mais olha pra mimimim

  • Daniel

    Tudo #mimimi dos 'grandes', blé to cansado disso ¬¬'

  • Melhor momento do texto: "(…) Hoje essa preocupação se inverteu, e ele deixou de ser um lugar hospitaleiro. É hora de dizer adeus e agradecer pelos peixes. (…)"

    Viva Douglas Adams!

  • Pingback: O Melhor da Semana - XXXI - Blog do yogodoshi()

  • Na blogosfera a ética tem sido valor último.

    Mas ainda sim você não poderia ter saído do grupo por aquele ditado: "Apelou perdeu"

  • Pingback: Links - Quem está certo? | BrPoint()

  • Fran Molina

    Que novidade, um bando de criança querendo se aparecer com trapacinha e acha que tá certo.

    Relaxa, Cardoso. A própria seleção natural vai cuidar desses retardados. ;)

  • Post perfeito, meu!
    Quando vi essa campanha da galera pra subir no Blogblogs, não entendi qual a verdadeira razão. Pior ainda se for por despeito ao Interney.
    Sensacional o post! Parabéns.

  • Como integrante dos blogs pequenos, também vi com extrema desconfiança o meme circulando por aí. Razão? Por que toda o esquema de corrente é antiético. Qualquer site sério puniria isto.

  • A maioria do ranking é tudo por QI. Tem blog que figura até na capa da Época, tudo por QI (que indica, diga-se de passagem). Então quero mais é que morram Edney e sua turma. Se UM conseguiu por mérito e 423423 por serem satélites do que conseguiu, então não há mérito nenhum, basta ter contatos na blogosfera.

    Agora pelo que vi, isso ardeu bem no orifício anal de blogueiros mais "famosos" porque perderam por pouco tempo o reinado. É bom que sintam que na web não há o que segurar, quando o pessoal fica de saco cheio da panelinha, põe mãos a obra e faz o barulho que tem que fazer e eu apoio isso mesmo.

    Não no sentido de ver meia dúzia de blogueiros menos famosos figurando no ranking, mas ao ver que boa parte da panela dos "famosos" figura lá por falsos méritos

  • Sirius

    Nossa senhora, quanta babaquice… No fundo é tudo questão de orgulho ferido. Tanto dos tidos como grandes, como dos pequenos.

    Não sei se é só porque eu não me ligo nessas porras de blogs que eu não dou relevância nenhuma pra isso… Mas puta merda, quanta frescura.

  • Pingback: Interney volta ao topo do Blogblogs()

  • Walter

    Você diz que não é questão de ego e sim de relevância, acho que o título do seu site reflete de fato o seu discurso, ou seja, totalmente CONTRADITÓRIO.

    É questão de ego sim, e você agora ficou toda sentida porque seu site ficou abaixo de um semi-analfabeto.

    Pelos textos que você escreve (aqui e no Meio Bit) só mostram que você se acha um "famoso" na Internet, tipo o Ney (do Interney), ele sim é tem certa fama, pois conheço pessoas que já escutaram falar de Interney e nem sabem o que é um blog. Relevância é isso.

    Já você, Cardoso, é um aspirante a Ney que só sabe criticar com humor ácido.

    Essa fraude serviu pra uma coisa: baixar a bola de pessoas como você, que acham que são famosos e devem ser respeitados, quando nem se dão respeito.

  • Pingback: Um novo BlogBlogs » Realidade Subjetiva()

  • Pingback: Fatos que marcaram a Blogosfera em 2008.()

  • Pingback: FORA DE ÓRBITA » Sobre Egosfera, Rankings e Mimimis()

  • Pingback: Yoomp - Rede social dos blogueiros! | Chapéu Branco Blog - SEO, White Hat & Webmastering()

  • Pingback: Posição do Cidadão Maluco referente à confusão no BlogBlogs « Cidadão Maluco()

  • Pingback: Retrospectiva da Blogsfera em 2008, segundo minha opinião e ponto final | Pois Bem()

  • Pingback: Entremundos » Blog Archive » Gabriel Meissner Recomenda #2 – O que andei lendo na blogos()

  • Pingback: LG Renoir é lançado com uma certa dose de polêmica | DireitoeTrabalho.com()

  • Pingback: Pô, meu! » Blog Archive » Há muito tempo não rolava um meme()

  • Mallandru

    ehauehau eu nao ia ler mais nenhum outro post, mas ficou tão comédia que eu não resisti.

    Cambada de invejosos. Queridas salsinhas, isso nem arranha a reputação e o trabalho do Cardoso, já o de vocês… A intenção do post foi denunciar a falta de credibilidade E de ética do blogblogs pra todos que utilizam o serviço.

  • Pingback: Post aberto sobre a polêmica do ranking do BlogBlogs | Me Tire Deste Ócio!!!()

  • Eu nem sabia que o meme servia para isso. hauahauahauhua

    <abbr>Bruno Vox – último post do blog… FUTEBOL – NÍVEL ALTO</abbr>

  • uma pessoa

    Meu sorte sua que conseguiu terminar com a sua conta no blogblogs eu to tentando e nada prá ajudar descobri que minha conta esta com foto quer nem é minha e ai da uma dica o que faço??

  • parabéns por ralevante questionamento e relato senão também uma denúcia ou mesmo protesto se posso assim entender, pois estava com certas dúvidas que foram aqui dirimidas, vale meu amigo por nos relatar tudo isso e dessa forma, ok!