Desconfortavelmente Chique

Compartilhe este artigo!

Uma vez eu estava em um barzinho entre as boates Bunker e LeBoy, no Rio, decidindo o que fazer da noite e observando a fauna. As filas de ambas as boates eram pra lá de caricatas. Na da LeBoy, uma popular boate gay o couro comia (e dava). Um monte de sujeitos usavam aqueles acessórios que a gente imagina só existir em comédias, como quepes e suspensórios tacheados.

Na fila da Bunker, pior ainda. Nas palavras de uma loura que conheço, a criatura mais nornal na Bunker tem anteninhas.

Nenhum dos ambientes era para mim, não me sentiria bem ali, a própria idéia já era desconfortável.  Tudo bem, nem todo lugar é obrigado a me agradar.

Mas e quando a sensação de desconforto vem de um lugar onde estou confortável?

Eu explico: repararam no anúncio acima? Na TV a loura aparece removendo Jóias e roupas, no final andando pelada, enquanto fala “jadore” ou algo parecido em Francês.

Em outro comercial, da Kenzo, um monte de garrafinhas vermelhas plantadas aparece espalhada em uma paisagem.

Em um que nem sei de quem é, uma mulher sobe uma pilha de maçãs para pegar um fruto em uma árvore estilizada. No da Chanel a Nicole Kidman têm um caso com o Rodrigo Santoro em meio a uma premiere – eu acho.

A pergunta é: Para QUEM são esses comerciais?

Eu os vejo assistindo Family Guy, CSI, Caminhoneiros do Gelo, Simpsons. Eu não imagino que o tipo de gente sofisticada que compra esses produtos rindo do humor escatológico do Seth McFarlane, ou se interessando pelas técnicas de combate das bigas egípcias.

Poxa, esses anúncios são voltados para mulheres que dão para o James Bond, não para mim.

Também não são o tipo de produto que precise manter share-of-mind, Gucci não é Coca-Cola.
Eu não reclamo quando vejo um comercial de produto que não uso, como absorventes, crédito imobiliário ou sabonete, mas esses comerciais pseudo-ultra-sofisticados me deixam extremamente desconfortável, com um senso de inadequação, quase com vontade de mudar de canal.

Será que isso é frescura minha ou esses caras estão realmente jogando dinheiro fora?



Compartilhe este artigo!