A Vida Kiba a Arte

Compartilhe este artigo!

Em seu excelente livro “Debt of Honour” Tom Clancy descreve -bem antes de 11 de Setembro- um plano para jogar um avião comercial no Capitólio, então quanto as Torres Gêmeas e o Pentágono foram atacados junto com o senso de “UAU! Parece Filme!” fiquei com um “já vi isso antes”.

Agora com o pouso do Airbus da US Airways no Rio Hudson, tive a mesma sensação. Onde foi que vi isso antes?

Pois é, eu vi isso antes, aqui:

Um viral para uma agência de viagens, se meu norueguês está em dia.

Na época foi um dos mais tensos que já vi, com uma finalização magistral e espalhado por todos os intertubos.

O problema é que ele tirou parte do impacto do acidente real. Com o avanço da tecnologia a realidade tem perdido a graça. Mesmo aberraçõe cinematográficas como o filme Postal, do Uwe Boll trazem representações do ataque de 11 de Setembro melhores do que qualquer vídeo feito.

Até os anos 80 catástrofes naturais, grandes acidentes ainda eram melhores “ao vivo”, hoje as simulações superam a realidade.

Os viraleiros então precisam correr uma corrida perdida, a realidade é MUITO mais estranha que qualquer viral doido, vide os gameshows japoneses.

O resultado é que muitos sequer acreditam nas notícias, dada a baixa qualidade das imagens. Ontem mesmo teve gente no Twitter comentando “achei que era fake”, em referência ao acidente.

Parecia mesmo. E sem-graça. Aeroporto 77 foi muito melhor em termos de drama.

Será que  nossa capacidade de fazer ficção visual melhor do que documentamos a realidade irá criar uma geração alienada, que só se interessa pelos eventos depois que viram especiais no Discovery ou History Channel?

Ontem mesmo eu só pensava no especial que fariam mostrando a retirada do avião do fundo do rio.



Compartilhe este artigo!